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Lançamentos de sucesso e serviços inovadores marcam o ano

A Ofensiva de Produtos e Inovação da Volkswagen cresceu em 2020 com o lançamento de quatro modelos – Polo GTS, Virtus GTS, Amarok V6 258 cv e o Nivus, o carro mais premiado do ano –, além da estreia mundial do Taos, que chegará no segundo trimestre de 2021.

Apresentado em janeiro de 2020, o Polo GTS trouxe de volta a sigla que marcou o portfólio da Volkswagen com uma combinação de tecnologia, inovação e tradição, para tornar-se uma nova referência em esportividade dentro de seu segmento.

No mês seguinte, a Marca lançou o Virtus GTS, o primeiro sedã com a sigla. Fabricado sobre a Estratégia Modular MQB, o modelo é sinônimo de excelência em dirigibilidade, conforto, segurança e alto nível de equipamentos. Agora, ele acrescenta à sua lista de predicados a esportividade.

Juntos, o hatch e o sedã comemoraram a marca de 300 mil unidades em 2020. Polo e Virtus marcaram o início da maior Ofensiva de Produtos e Inovação da Marca no Brasil, em 2017, e se tornaram símbolos do surgimento da Nova Volkswagen. Além disso, em seus respectivos anos de lançamento, foram os veículos mais premiados e líderes nos comparativos, recebendo, inclusive, o prêmio “Carro do Ano”, da revista AutoEsporte em 2018 e 2019.

Sucesso absoluto, o Nivus chegou para completar essa “garagem de prêmios”. O modelo, que foi destaque em vendas, conquistou o título de “Carro do Ano”, da revista AutoEsporte, em 2021, em um total de 10 prêmios das mais importantes publicações e associações do Brasil e da América Latina (saiba mais no capítulo Nossa Imagem). O lançamento no mercado contou com duas pré-vendas que se esgotaram rapidamente: o primeiro lote, no site, durou apenas sete minutos.

Com o seu design inovador, que mistura elementos de SUV e linhas esportivas, o Nivus é o primeiro “smart car” do Brasil e consagra uma nova era do infotainment na Volkswagen, com o VW Play. Atualmente, o modelo fabricado na Anchieta, São Bernardo do Campo (SP), é exportado para diversos países da América do Sul, América Central e Caribe.

A partir de 2021, o Nivus será o primeiro modelo desenvolvido pela Volkswagen na região da América Latina que também será produzido e comercializado no mercado europeu, fato que comprova a capacidade dos profissionais da Volkswagen do Brasil de criar localmente produtos globais com os mais elevados níveis de qualidade.

Para fechar o calendário de lançamentos de 2020, a Amarok V6 com 258 cv foi apresentada em uma live exclusiva para jornalistas. O evento digital revelou a potência extra da picape: a aceleração vai de 0 a 100 km/h em apenas 7,4 segundos com velocidade máxima de 190 km/h (limitada eletronicamente). Trata-se da picape média mais rápida do País.

Fabricada na unidade de General Pacheco, na Argentina, a Amarok estabeleceu novos patamares de performance e dirigibilidade entre as picapes no mercado brasileiro. A Amarok V6 se destaca pelo motor mais potente da categoria, com desempenho de carro esportivo no conforto de um SUV de luxo.

Ofensiva de produtos

A Ofensiva de Produtos anunciada em 2017 teve seu cronograma estendido para 2021 e será sucedida em breve por um novo ciclo de investimentos. A estratégia em fase de conclusão recebeu um aporte de R$ 7 bilhões para a renovação da linha de produtos em busca da liderança do mercado. Relembre os lançamentos:

2017

  • Novo Polo

2018

  • Virtus
  • Amarok V6
  • Tiguan Allspace
  • Golf
  • Golf Variant
  • Polo MSI AT
  • Virtus MSI AT
  • Gol 1.6 AT
  • Voyage 1.6 AT
  • Novo Jetta

2019

  • T-Cross
  • Jetta GLI
  • Golf GTE

2020

  • Polo GTS
  • Virtus GTS
  • Nivus
  • Amarok V6 258 cv 

2021

  • Taos

Os lançamentos de 2020

Avançando na renovação do portfólio, uma das metas da Nova Volkswagen, a companhia apostou na esportividade e no crescimento da família SUV. As novidades anunciadas colocam a Marca como uma referência em inovação e melhoria de processos, com digitalização, inteligência artificial e conectividade. Conheça os perfis dos novos modelos que foram para a garagem dos brasileiros em 2020.

Polo GTS

Fabricado sobre a Estratégia Modular MQB – conceito de produção de automóveis referência em prazer ao dirigir, eficiência e recursos tecnológicos –, equipado com o motor 250 TSI e câmbio automático de seis marchas, o Polo GTS nasceu de um conceito inspirado nos lendários modelos GTS dos anos 1980 e 1990 e fez grande sucesso no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2018.

O Polo GTS acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos. Sua velocidade máxima chega a 207 km/h. Isso graças ao consagrado conjunto mecânico que combina o motor 250 TSI (1,4 litro com injeção direta de combustível e turboalimentado), com potência de 150 cv (etanol ou gasolina) e 250 Nm (25,5 kgfm) de torque a partir de 1500 rpm – também com etanol ou gasolina – e câmbio automático de seis marchas AQ250.

Parte da família EA211 de motores, o 250 TSI é produzido na fábrica de São Carlos. Também aplicado nos modelos T-Cross, Jetta e Tiguan, esse motor possui vários recursos de alta tecnologia para oferecer excelente desempenho, alta durabilidade e baixo consumo de combustível – como o duplo circuito de arrefecimento, bloco e cabeçote feitos de alumínio e duplo comando de válvulas variável.

A lista de equipamentos de série traz os novos faróis full LED e lanternas em LED, sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros para auxílio ao estacionamento (que incluem câmera de ré), sistema start/stop (que desliga e liga o motor nas paradas em semáforos, por exemplo, trazendo mais economia de combustível), e o sistema de som Discover Media, com tela colorida de 8 polegadas sensível ao toque, navegação, App-Connect e comando por voz.

Virtus GTS

Da mesma forma que o Polo GTS, a versão esportiva do Virtus é equipada com o motor 250 TSI (1,4 litro, 150 cv e 250 Nm de torque com etanol ou gasolina), combinado ao câmbio automático de seis marchas AQ 250.

Esse conjunto mecânico dá ao Virtus GTS desempenho de encher os olhos: o modelo vai de 0 a 100 km/h em apenas 8,7 segundos e atinge a velocidade máxima de 210 km/h. O motor 250 TSI é membro da consagrada família EA211.

Externamente, o Virtus GTS traz várias diferenças no visual em relação às versões Comfortline e Highline. Na dianteira, os novos faróis full LED conferem identidade visual diferenciada e o novo para-choque, mais imponência. Há ainda a grade do radiador tipo colmeia com o logo “GTS” e um filete vermelho que liga os dois faróis – características marcantes nos veículos “GTI” da Volkswagen em todo o mundo.

As rodas são diamantadas e têm 17 polegadas, com pneus 205/50 R17 – perfil que colabora para que o Virtus mantenha sua qualidade de rodagem, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em curvas, contribuindo para o acerto esportivo da suspensão. Como opcional, a linha 2021 ganhou exclusivas rodas de liga leve de 18 polegadas.

Da mesma forma que o Polo GTS, o Virtus GTS é equipado com o XDS+ (bloqueio eletrônico do diferencial), que faz parte do ESC – Controle eletrônico de estabilidade (item de série). O XDS+ aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos, permitindo uma transferência do torque disponível do motor para as rodas externas.

Nivus

Além do consagrado motor 200 TSI e da transmissão automática de seis marchas, o Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função ‘Coming & Leaving home’ e luz de condição diurna (DRL) em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função ‘Tilt Down’ no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.

A versão topo de linha, Highline, traz de série o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe  de veículo no Brasil. Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (Autonomous Emergency Brake), ‘Front Assist’, ‘Post Collision Brake’, ‘City Emergency Brake’, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura ‘Climatronic’, faróis de neblina em LED com função ‘Cornering Light’, bancos com revestimento sintético ‘Native’, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema Kessy (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com ‘Shift-paddles’, o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha.

Amarok V6 258 cv

A Amarok com motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel) de 258 cv chegou ao mercado em 2020. Para extrair essa potência extra, a Volkswagen realizou um trabalho robusto sobre o moderno propulsor que já equipava a picape. Com uma nova calibração da ECU (central eletrônica), o motor passou dos 225 cv (165 kW) para 258 cv (190 kW), um ganho significativo de 33 cv (25 kW), ou 15%, entregues entre 3.250 rpm e 4.000 rpm. Com esse ganho de potência, o torque também foi elevado, passando de 56,1 kgfm (550 Nm) para 59,1 kfgm (580 Nm), o que representa um incremento de 5%.

Além da potência adicional, a Amarok passa a oferecer o pacote Black Style para a versão topo de linha Extreme na cor Mystic Black. Como o próprio nome diz, a picape da Volkswagen assume um visual “dark”, com a introdução de uma série de acessórios na cor preta.

"O ACC é uma diferença total do Nivus. Nenhum carro no segmento traz isso. É um radar com uma ECU. Você programa a velocidade que quer para o carro, a distância a manter do veículo à frente e o Nivus faz tudo automaticamente."

José Loureiro

Gerente Executivo de Desenvolvimento do Veículo Completo

Confiável, eficiente e com excelente aceitação entre os clientes de Polo, Virtus e T‑Cross, o motor 200 TSI Total Flex (família EA211) equipa as duas versões do Volkswagen Nivus, proporcionando acelerações e retomadas vigorosas. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, este propulsor gera até 128 cv (94 kW) de potência e excelente torque de 20,4 kgfm (200 Nm) – com etanol – já a partir de 2.000 rpm. O resultado é um Nivus extremamente ágil e esperto a todo momento. O motor 200 TSI está acoplado à consagrada transmissão automática de seis marchas (AQ250).

A “Ilha digital” combina o painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas com a nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida na região com foco no consumidor local. Além do Nivus, o VW Play está presente também no T-Cross e futuramente no Taos.

VW Play: uma plataforma tecnológica à frente do seu tempo

O Volkswagen Nivus marcou a estreia do VW Play, uma nova era em conectividade, streaming e serviços. Capaz de ler praticamente todos os formatos de mídia, reunindo informações do veículo, do sistema de som, de conectividade (sem fios para IOS), de streaming de conteúdo, de aplicativos e de serviços, VW Play é um novo “device”, um dispositivo tecnológico, semelhante a um smartphone ou tablet, que traz a VW Play Apps, uma loja de aplicativos exclusiva.

O VW Play foi desenvolvido na região com base em pesquisas com usuários, pensado na usabilidade real do cliente. É um recurso que traduz bem a Nova Volkswagen, com foco total na digitalização e que abre oportunidades de novos modelos de negócios para a Marca.

O funcionamento do VW Play foi inspirado no uso de um smartphone, com botões virtuais sensíveis ao toque e padrões intuitivos. São três telas de comando: a primeira mostra itens de conectividade, comandos do rádio e atalhos de acesso rápido (o cliente pode escolher os mais úteis para ele); a segunda tela reúne a central de controle do veículo, com informações do computador de bordo, ajustes do painel digital e notificações dos aplicativos; e a terceira concentra os aplicativos instalados no veículo.

Outros destaques são a tela temperada anti-risco de altíssima resolução, de 10,1 polegadas, conexão de internet via celular, manual cognitivo, App Meu VW pré-instalado (possibilita o agendamento de revisões periódicas, por exemplo) e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros. É uma experiência inédita de uso do infotainment como um tablet a bordo.

Sobre o desenvolvimento do VW Play

+ de 0
profissionais envolvidos
0 anos
de produção
+ de 0 mil
horas de entrevistas quantitativas e qualitativas e pesquisas em nove estados brasileiros
0
clientes envolvidos em pesquisas
0
clínicas de usabilidade realizadas

Família SUVW

A VW oferece uma gama diversificada de produtos no segmento que mais cresce no Brasil e na região da América Latina: Nivus, T‑Cross, Tiguan e o Taos – este último apresentado em outubro de 2020. Esse portfólio é fruto da maior ofensiva de SUVs da região, que trouxe modelos inovadores, seguros, versáteis, confortáveis e com elevado nível de tecnologia e conectividade para atender os mais diferentes perfis de consumidores.

O lançamento 100% digital do Nivus no primeiro semestre e a chegada do Taos, o primeiro SUV fabricado na fábrica de General Pacheco, na Argentina, consolidam o arrojado plano da companhia de oferecer o mais completo lineup de produtos.

O Taos, novo membro da família, foi apresentado pela primeira vez na live da World Première e, posteriormente, já em solo brasileiro, no SUVW Day, que divulgou os avanços da VW no segmento. O Taos representa um investimento de US$ 650 milhões na Argentina, onde será produzido e exportado para toda a região. Juntos, Nivus, T‑Cross, Tiguan e Taos formam um time imbatível de SUVs na região SAM.

O SUV mais vendido do Brasil

O T‑Cross fechou 2020 como o grande destaque dos SUVs, com 60.124 unidades emplacadas no período no Brasil. Lançado em abril de 2019, o modelo conquistou o consumidor nacional e se tornou líder do segmento no ano. O T‑Cross é também o primeiro SUV da história a ser o carro mais vendido em um único mês no País, deixando para trás os hatches de entrada e compactos, veículos que tradicionalmente lideram a lista. Esses destaques mostram que o design, a tecnologia e a versatilidade do T‑Cross conquistaram o mercado. Nas exportações, o SUV foi líder em vendas da categoria também na Argentina, com 9.779 unidades comercializadas no ano passado no país vizinho.

O hermano argentino da família

O Volkswagen Taos chega em 2021 para completar a ofensiva de SUVs da VW e reúne qualidades para fazer bonito no mercado da Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe). Seguro, tecnológico, confortável e com design moderno, o modelo fabricado na Argentina, será equipado com VW Play, tem motor 250 TSI de quatro cilindros, turbo, com injeção direta de combustível, produzido em São Carlos, que desenvolve 25,5 kgfm (250 Nm) de torque e 150 cv (110 kW) de potência. Apresenta ainda faróis com tecnologia IQ. Light com Assistente Dinâmico e Luz de Conversão Dinâmica, ACC, AEB, Detecção de Ponto Cego e e Assistente Traseiro de Saída de Vaga, entre muitos outros recursos que farão dele um SUV único em sua categoria.

Avanços na eficiência
energética dos veículos

(GRI 103-2, 103-3, 302-5, 307-1)

Como fabricante de automóveis, a Volkswagen busca ser mais competitiva e produzir modelos cada vez mais evoluídos dos pontos de vista tecnológico, de eficiência energética e segurança. Para isso, pesquisa, desenvolvimento, engenharia, digitalização e conectividade são recursos considerados essenciais pela Marca.

No Nivus, produto incorporado ao portfólio em 2020, desempenho e eficiência energética são itens de série. Com o motor 200 TSI de três cilindros, Total Flex e injeção direta de combustível, o modelo entrega até 128 cv (94 kw) de potência máxima e 20,4 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O mesmo conjunto mecânico que atualmente faz sucesso entre os clientes de Polo, Virtus e T-Cross.

Investimentos nas fábricas também contribuíram para os avanços na eficiência energética. Na Estamparia da fábrica da Anchieta, foi instalada a nova prensa PXL capaz de ampliar a produção de peças em até quatro vezes por minuto, bem como reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.

A prova de que a companhia segue o caminho certo, de forma responsável, estabelecendo os sistemas e processos necessários para melhorar o desempenho energético – incluindo a eficiência, uso e consumo – estão nas auditorias externas que conferem a norma ISO 50.001. Obter a recertificação é um sinal notório de amadurecimento da gestão pautada nos requisitos dos clientes, também mostra que o dia a dia da empresa é norteado por práticas ideais e competência em todos os processos pertencentes à organização.

A busca constante para proporcionar mobilidade de forma neutra em termos climáticos resultou no programa Zero Impact Factory, que traça metas específicas para a eficiência energética (saiba mais sobre as certificações ISO e o programa Zero Impact Factory no capítulo Nossas Fábricas).

A Volkswagen do Brasil mantém o compromisso de obter índices de consumo inferiores ao limite estabelecido pela legislação brasileira para toda a frota (1,72 MJ/km). As diretrizes da Política Ambiental e de Energia da empresa orientam o desenvolvimento de todos os produtos. O processo de homologação é acompanhado por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). São realizadas auditorias com o projeto já em produção pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Mobilidade elétrica
e tecnologias híbridas

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e tem como objetivo tornar-se carbono neutro até 2050. Nos próximos dez anos, até 2030, o Grupo pretende lançar aproximadamente 70 veículos totalmente elétricos. Cerca de 20 deles já estão em produção e serão seguidos por mais 50. 

Conforme projeções do Grupo VW, aproximadamente 26 milhões de carros totalmente elétricos serão produzidos até 2030. Cerca de 19 milhões desses veículos serão baseados na Plataforma de Propulsão Elétrica (MEB – Modular Electric Drive Toolkit), com a maior parte dos 7 milhões restantes utilizando a plataforma elétrica premium (PPE) de alto desempenho. O Grupo VW estima uma produção de aproximadamente 7 milhões de veículos híbridos durante o mesmo período.

Na América Latina, a Volkswagen espera lançar nos próximos anos modelos híbridos e elétricos. A Volkswagen do Brasil também trabalha com parcerias para o desenvolvimento de infraestrutura no Brasil, a exemplo da realizada com a EDP, Audi e Porsche para a instalação de 30 estações de recarga de veículos elétricos (saiba mais no capítulo Nossos Clientes).

A chegada desses carros elétricos vai complementar e ajudar a indústria na eliminação das emissões. Uma solução adicional para a descarbonização é a utilização em maior escala do etanol, um combustível renovável, que oferece menor emissão considerando o ciclo completo. A VW trabalha no desenvolvimento de um programa transversal, entre indústrias, pesquisadores e o Governo, para desenhar as frentes de estudo e atuação, a curto e longo prazo, para o uso de etanol em carros híbridos e elétricos.

Segurança em primeiro lugar

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)

A segurança veicular é mais do que um compromisso da Volkswagen em toda a sua linha de produtos, do projeto à execução final, incluindo atenção também à manutenção. As ações implementadas na empresa buscam superar os requisitos de segurança veicular exigidos pelas legislações brasileira e internacional (nos critérios de exportação).

A VW é pioneira em segurança veicular e crash tests no Brasil, desde os anos 1970. Foi a primeira montadora do País a promover testes, que posteriormente se tornaram obrigatórios. O Laboratório de Segurança Veicular, na fábrica Anchieta, é um dos mais avançados da América Latina e reconhecido pela excelência no Grupo Volkswagen. A Marca tem o maior número de modelos com nota máxima na proteção para ocupantes pelo Latin NCAP (veja box a seguir), sendo referência na antecipação de tendências, como a segurança dos pedestres.

Os cuidados com a segurança veicular contemplam tanto os ocupantes dos veículos, principalmente em caso de acidentes, quanto os pedestres, procurando colaborar para reduzir as estatísticas de acidentes fatais.

Após o desenvolvimento do produto, todos os veículos testados e seus componentes são descartados. O processo ocorre em conformidade às exigências da legislação ambiental, de modo que fluidos são drenados e airbags, por exemplo, são deflagrados.

Robôs nos testes

O Nivus foi o primeiro carro da Volkswagen do Brasil a usar robôs no desenvolvimento do AEB (Autonomous Emergency Brake). Os equipamentos, de alta tecnologia e precisão, atuam no acelerador, freio e comandam o volante do carro nos testes de calibração do sistema. Durante o processo de certificação, esses robôs ajudam a garantir precisão e repetitividade nos testes. Os resultados virtuais de crash test conseguiram demonstrar com rigor e fidelidade a simulação de impacto (comprovada, posteriormente, nos testes físicos na fase de pré-lançamento).

Nota máxima em segurança

Com seis modelos classificados com cinco estrelas (nota máxima) no Latin NCAP – Tiguan Allspace, Jetta, T-Cross, Polo, Virtus e Golf – a Volkswagen é a marca líder entre os mais seguros do mercado.

O Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e o Caribe (Latin NCAP) oferece aos consumidores informação independente e transparente sobre os níveis de segurança nos veículos do mercado. Ele qualifica de zero e a cinco estrelas a proteção oferecida pelos carros para ocupantes adultos e crianças.

O órgão tem por política atualizar seu protocolo de avaliação a cada quatro anos. Em 2020, o número de testes foi reduzido e nenhum veículo da Volkswagen esteve em avaliação.

Detalhes em cada etapa

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)

Desde o início do projeto, aspectos de segurança dos ocupantes são extremamente relevantes e previstos em detalhes. A proteção dos pedestres é um item que passou a receber cada vez mais atenção no desenvolvimento de projetos, especialmente nos últimos três anos.

Os componentes incorporados aos veículos são desenvolvidos sob os mais modernos processos laboratoriais, com a utilização de recursos como simulações de predições veiculares – do componente, do veículo completo e da sua interação com os demais durante os crash tests.

A certificação do produto é feita por meio de ensaios destrutivos em crash tests, etapa indispensável que antecede a sua liberação ao mercado. Durante o processo, manequins antropométricos de última geração permitem certificar que os valores biomecânicos obtidos em órgãos vitais atendem ao padrão de segurança exigido.

A montadora dá início à fabricação do produto somente após a certificação da eficiência dos componentes e do veículo completo. O modelo precisa atender às especificações aprovadas no projeto.

As áreas de Marketing e Assistência Técnica são as responsáveis por divulgar os aspectos de segurança veicular aos consumidores, orientando-os sobre a utilização dos recursos disponíveis.

A orientação sobre os recursos de segurança disponíveis e sua correta utilização é uma preocupação constante da montadora. Ela está retratada em detalhes nas mídias e no manual do proprietário. Além deste, a Volkswagen disponibiliza aos clientes orientações de segurança veicular e um caderno de direção segura, com instruções para ajustes dos componentes de segurança, visando a obter a posição mais segura de direção ergonomicamente e alcançar o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.

Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001), que se soma a outras normas internas.

Informações disponíveis
aos consumidores

(GRI 417-1)

Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O manual do proprietário é disponibilizado (em livreto e/ou digital) a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança. Com relação à proteção do meio ambiente, vale destacar que existem mais de duas dezenas de observações no manual. A Volkswagen do Brasil participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular coordenado pelo INMETRO e desde 2017 a Volkswagen do Brasil etiqueta 100% dos veículos.