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Uma empresa conectada com o futuro

Novas funções do DDX (Digital Dealer eXperience) ou Concessionária Digital chegaram ao mercado em 2020 para oferecer uma experiência ainda mais completa ao cliente.

A Volkswagen do Brasil investe na Digitalização como ferramenta de aproximação entre clientes e Marca. A empresa foi pioneira ao criar uma estratégia digital 360°, que envolve o ciclo completo do produto, do desenvolvimento ao pós-venda, alcançando clientes, fornecedores, concessionárias, empresa e empregados.

A Concessionária Digital já é uma realidade em toda rede de concessionárias, superando as projeções da empresa. Com essa tecnologia, o cliente pode ver todo o portfólio de modelos VW, por dentro e por fora, em óculos de realidade virtual e configurar o modelo VW dos seus sonhos pela TV touchscreen.

A Jornada Digital da VW ficou completa com a Venda Móvel, que permite comprar um veículo pelo tablet do vendedor, inclusive simulando o financiamento, onde o cliente estiver. Não é preciso ir à concessionária.

Com um conceito moderno, digitalizado e voltado para o futuro, a Volkswagen do Brasil vem redesenhando o layout das concessionárias. As novidades na fachada, na exposição dos produtos e na interação com os clientes estão em sintonia com o New Brand Design da Marca, que gradativamente chega aos showrooms do País (saiba mais no capítulo Nossa Imagem).

Entre as novas ferramentas do espaço de vendas estão o VW Genius, tablets com informações ao lado dos veículos, e a tecnologia Behavior Sensing, de inteligência artificial, com câmeras que mapeiam a movimentação e o perfil de clientes, percebendo os carros que atraem maior fluxo, o comportamento e expressões faciais, como empolgação.

A digitalização também impulsionou a forma de lançar os produtos da Marca em 2020. Tanto o Nivus como a Amarok V6 258 cv tiveram pré-vendas virtuais que foram sucesso absoluto: o primeiro lote de vendas do Nivus, com 1.200 veículos, esgotou em menos de 24 horas, sendo que 200 unidades foram vendidas em apenas sete minutos.

Como parte da Jornada Digital do Cliente, a Volkswagen conta, desde 2019, com o agendamento on-line de serviços e revisões pelo aplicativo “Meu VW”. Nele, o cliente acessa o Manual Cognitivo – que usa o IBM Watson para responder questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro – e o Plano Digital de Serviços, com o selo digital que atesta que o veículo está com as revisões em dia, entre outras facilidades.

Mesmo com a pandemia, a Volkswagen do Brasil manteve contato com representantes da rede de concessionárias para avançar nas estratégias de vendas e na evolução da Jornada de Digitalização da empresa. A fim de garantir mais comodidade, transparência e agilidade aos consumidores, em 2020 o Pós-Vendas também foi aprimorado. Em parceria com a Volkswagen Financial Services e a Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores VW), a companhia lançou o programa Sign&Drive, serviço de assinatura de veículos com contratação on-line (saiba mais no box abaixo).

"Temos a necessidade de maximizar os resultados, gastando menos e fazendo mais, em proximidade com o cliente."

Marcelo Quio

Diretor de Assuntos Jurídicos

Carro por assinatura

Atenta à maneira contemporânea de consumir carros, a Volkswagen lançou, em 2020, o VW Sign&Drive. O novo serviço permite ao cliente fazer uma assinatura (ao invés da compra) para usufruir de um veículo da marca.

A contratação pode ser on-line, no site da Volkswagen do Brasil, ou nas concessionárias, em um processo rápido – apenas seis passos para adesão – com opções de planos para um ou dois anos, a depender do modelo escolhido. Após a contratação, a retirada do veículo é feita em até sete dias na loja selecionada no pedido.

O programa foi desenvolvido em parceria com a Assobrav e com a Fleet Solutions Brasil, empresa da Volkswagen Financial Services que atua na terceirização e gestão de frotas.

O sucesso de assinaturas foi imediato: todas as unidades disponibilizadas do T‑Cross 200 TSI esgotaram. Devido à grande procura, a Volkswagen decidiu ampliar a oferta para as demais versões do T-Cross, continuar com o SUV Tiguan e acrescentar o Virtus e o Nivus na gama de opções.

E-commerce: nova loja on-line

Com o lançamento de sua primeira loja on-line, a Volkswagen do Brasil deu mais um passo em direção à Jornada Digital do Cliente. A VW e-store, nova ferramenta digital de vendas, foi desenvolvida em conjunto com a Assobrav e o apoio da rede de concessionárias brasileiras.

Pela plataforma, é possível escolher a concessionária de sua preferência, configurar qualquer modelo da marca, simular e consultar o crédito pré-aprovado junto ao Volkswagen Financial Services, fazer a avaliação de seu carro usado (que pode ser inserido na negociação) e ao término do processo, mediante o pagamento de sinal, fazer a compra de um VW diretamente do estoque do concessionário. Todos os modelos da Marca estão disponíveis na loja on-line, garantindo comodidade e conveniência aos consumidores.

+ de 0 mil
acessos na primeira semana

"A VW e-store representa um marco para a Volkswagen. Em um mundo digital e conectado, mais uma vez damos um importante passo alinhado ao comportamento e à expectativa do consumidor."

Fabio Rabelo

Gerente Executivo de Digitalização e Novos Modelos de Negócios

Realidade aumentada

O Volkswagen Experience foi lançado em 2020 com a pré-venda do Nivus. O aplicativo utiliza realidade aumentada para projetar o veículo, em miniatura ou até mesmo em tamanho real.

Com ele, o cliente pode ver, por exemplo, como o carro ficaria na sua garagem, testar as cores, conhecer a parte interna, explorar o painel digital Active Info Display e o VW Play, ou até simular que está dirigindo. O sistema permite uma visão de 360º da cabine e dispõe de marcações que apresentam informações adicionais e dados técnicos do veículo.

DDX Sales

Nessa nova onda de investimentos em inovação, a Volkswagen ampliou o leque de funcionalidades do DDX (Digital Dealer eXperience) ou Experiência de Concessionária Digital. Agora, mais do que conhecer todo o portfólio de modelos VW em óculos de realidade virtual e configurar um Volkswagen de modo personalizado em TV touchscreen, o sistema permite exibir vídeos explicativos de tecnologias VW, como, por exemplo, o ACC (controle adaptativo de velocidade e distância) que está no Nivus, um recurso inédito nessa categoria de veículos no Brasil. Outra novidade é a possibilidade de configurar acessórios e visualizá-los instalados no veículo. O DDX, ou Experiência de Concessionária Digital, permite configurar o VW dos sonhos em TV touchscreen e visualizar os modelos da marca em óculos de realidade virtual.

A tecnologia também possibilita ao consumidor realizar toda a jornada de compra sem necessariamente ir a uma concessionária. Com o DDX Sales (Venda Móvel), a negociação, as simulações de financiamento e o pagamento são feitos de maneira digital no tablet do vendedor. O cliente escolhe o dia, o horário e o local para um vendedor ir atendê-lo.

Conectando concessionários
em todo o País

Em tempos desafiadores, a Volkswagen do Brasil mostrou que sabe se reinventar. A primeira edição virtual do PVEX (Digital Pós-Vendas Experience 2020) reuniu mais de 1.000 representantes da rede de concessionárias em todo o Brasil. O evento debateu estratégias para intensificar o uso de ferramentas digitais, alavancar negócios e garantir a satisfação dos clientes.

PVEX em números:

+ de 0 milhões
em vendas de peças e acessórios
+ de 0 mil
participantes
0 horas
simultâneas de Feira de Negócios e de especialistas
0 estandes
de fornecedores
0 estandes de especialistas VW

Rede de concessionárias

Fábricas

Região 1

(Grande São Paulo): 40 concessionárias

Região 2

(Estado de São Paulo): 84 concessionárias

Região 3

(Sul): 115 concessionárias

Região 4

(Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais): 96 concessionárias

Região 5

(Nordeste, exceto Maranhão): 69 concessionárias

Região 6

(Norte, Centro-Oeste e Maranhão): 73 concessionárias

A rede de concessionárias Volkswagen conta com 477 pontos de venda no Brasil (status em dezembro de 2020).