Mensagem
do Presidente

Um ano desafiador só se vence com um time forte

(GRI 102-14)

O ano de 2020 despontou no calendário com a promessa de um período de retomada econômica, mas, em pouco tempo, tivemos de rever nossas projeções. A pandemia trouxe um cenário sem precedentes: a paralisação dos negócios, a produção nacional alcançando os menores índices históricos e as relações pessoais completamente transformadas. Apesar dos desafios, conseguimos superar os obstáculos e o crescimento da produção registrado nos últimos meses confirma isso. Em um ano com tantas adversidades, conseguimos colocar a nossa Marca em um patamar de destaque ainda maior no mercado automotivo brasileiro e na Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe). Tenho um grande orgulho do trabalho que fizemos na Volkswagen.

Fomos a primeira montadora a parar as operações, pensando na integridade física das pessoas. Mais do que isso, atuamos em diversas frentes no combate ao novo coronavírus. Realizamos na unidade Anchieta a manutenção de ventiladores pulmonares, aparelhos essenciais para o tratamento da Covid-19. Uma ação coletiva que contou com o trabalho voluntário de empregados de diversas áreas da empresa. Também como parte dos esforços para salvar vidas durante a pandemia, a Volkswagen do Brasil doou máscaras faciais protetoras e realizou o empréstimo de veículos da frota a autoridades de saúde municipais e estaduais. Internamente, reforçamos a comunicação e adotamos rígidos protocolos de segurança, além de orientações e ações da área da Saúde, com atividades digitais, lives e informativos em redes sociais. Nesse ponto, valorizo o trabalho do nosso time pelo empenho, dedicação e, principalmente, pela criatividade. Mesmo a distância, continuamos próximos. Tudo isso é fruto de uma Transformação Cultural profunda que estamos vivendo, com foco na valorização humana e na digitalização da companhia. Essa é a Nova Volkswagen.

Dentro das cinco batalhas (5 Must Win Battles) que fundamentam a nossa estratégia, considero a Transformação Cultural a mais importante. Entendemos que esse processo começa pela quebra de silos, com uma comunicação que transita de forma horizontal e transversal, não vertical. E agradeço ao time pelos avanços que fizemos nesse sentido. Realizamos a nossa primeira Semana da Diversidade, progredimos na meta de ter mais mulheres em cargos de liderança e, pelo segundo ano consecutivo, conquistamos o Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo, promovido pela Automotive Business, um claro reconhecimento das boas práticas adotadas pela Volkswagen do Brasil em prol da diversidade. Na Pesquisa Barômetro, nosso índice de satisfação dos empregados no trabalho, alcançamos uma participação recorde. Isso revela o quanto as pessoas querem falar com a gente. Nesses 20 anos em que a pesquisa é realizada em toda a companhia, tivemos a participação histórica de 97% dos funcionários e atingimos o maior índice de satisfação de todos os tempos, com 87,3% de aprovação, números que ganham mais relevância por termos atravessado o período mais difícil da Volkswagen por causa da pandemia.

Na Ofensiva de Produtos e Inovação, nossa segunda batalha, entregamos com sucesso os lançamentos e implementamos serviços e produtos cada vez mais inovadores. O Nivus, destaque do ano, reforça nosso pioneirismo ao inaugurar um novo segmento no mercado. Um carro desenvolvido e lançado 100% de maneira digital, com design e tecnologia nacionais que, agora, ganham o mercado da América Latina e, futuramente, da Europa. O Volkswagen Nivus já foi lançado na Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, St. Maarten e Uruguai. Ao todo, o Nivus venceu 18 comparativos contra os principais concorrentes do mercado e se tornou o carro mais premiado do Brasil em 2020, com seu design arrojado e altos níveis de conectividade e segurança. Junto dele, apresentamos a nossa central de infotainment de última geração – VW Play – desenvolvida integralmente na região da América Latina. Um marco tecnológico na indústria que representa uma nova era em streaming e serviços. A VW Play Apps, loja de aplicativos exclusiva que está em constante atualização, corrobora este movimento em direção a uma conectividade surpreendente.

Outro importante lançamento do ano foi a Amarok V6 com 258 cv, produzida na fábrica de General Pacheco, na Argentina. A picape média mais rápida do Brasil se destaca por apresentar desempenho de esportivo e conforto de SUV de luxo, decorrência do forte trabalho feito sobre o motor 3.0 V6 TDI (turbodiesel). Enquanto isso, o T-Cross, nosso primeiro SUV produzido na Região SAM, continua fazendo história no Brasil. O modelo foi o utilitário esportivo mais vendido do País em 2020 e o primeiro SUV da história a ocupar o posto de carro mais vendido do Brasil em um único mês, uma posição geralmente ocupada por hatches compactos. O sucesso do T-Cross rompeu as fronteiras brasileiras, exportado para 26 países, ele também ocupou a liderança de vendas da categoria na Argentina.

"As pessoas olham o Brasil como uma fonte exportadora de ideias, não só de carros, mas de conhecimento. E isso nos dá muito orgulho."

Desde 2017, a digitalização é um dos principais pilares da Nova Volkswagen. Trabalhamos em uma abordagem 360º para oferecer soluções tecnológicas em todos os processos e produtos, do desenvolvimento ao pós-venda. Estamos cada vez mais preparados para atender de forma totalmente digital os nossos clientes. Graças ao excelente trabalho do nosso time, durante a pandemia aceleramos muito esse processo. A Concessionária Digital, o DDX (Digital Dealer eXperience), é uma realidade em toda a rede Volkswagen, antecipando em alguns anos as nossas previsões. Nos últimos meses de 2020, lançamos outros dois importantes projetos de inovação voltados para a comodidade dos nossos consumidores. O primeiro é o VW Sign&Drive, um serviço on-line de assinatura de veículos, que já é sucesso e será constantemente expandido com novos modelos e versões. O segundo é a VW e-store, a nova loja on-line da Marca, feita em parceria com toda a rede de concessionárias do País, que leva ainda mais praticidade, agilidade e conveniência para atender o que o novo consumidor busca. É por essas inovações, pensando sempre nos benefícios aos nossos clientes e parceiros de negócios, que fomos eleitos a Marca Digital em 2020. Mas não vamos parar por aqui. Em breve, muitas outras novidades serão anunciadas.

Em 2020, a linha GTS, que se tornou ícone da Volkswagen no Brasil, voltou com o Novo Polo e Virtus, primeiros veículos esportivos desenvolvidos no País sobre a Estratégia Modular MQB. Para completar a nossa Ofensiva de Produtos, fizemos o SUVW Day com a apresentação do Taos, o primeiro SUV fabricado na Argentina e o quarto SUV da nossa ofensiva na Região SAM. Ele é fruto do investimento de 650 milhões de dólares na modernização da fábrica de Pacheco e completa a nossa família SUVW. O Taos se destaca pelo design e tecnologia e traz tudo o que há de mais moderno nos modelos premium da Volkswagen: acabamento exclusivo, diversos itens de segurança, espaço interno, performance e conectividade. Definitivamente, temos a mais variada gama de SUVs do mercado, para atender aos mais diferentes perfis de públicos.

Otimizar e simplificar os procedimentos internos foram duas diretrizes que estiveram na base para avançarmos em Processos Eficientes, nossa terceira batalha. Entre as conquistas de 2020, destaco o programa de RECOF/Taxes, que otimizou o fluxo de caixa e permitiu ganhos tributários; o Employee Solutions, responsável pela digitalização dos processos de RH; e o já citado lançamento da VW e-store, plataforma que permite ao cliente ter um novo Volkswagen em sete cliques. Ainda nesse cenário, concluímos o monitoramento (iniciado em 2017) que certificou que a Volkswagen cumpriu seu compromisso de criar e implementar um programa de compliance para prevenir e detectar violações de leis antifraude e ambientais.

Pela 29ª vez, em 30 edições realizadas, recebemos o prêmio Top of Mind do Datafolha e Folha de S.Paulo como a marca mais lembrada na categoria carro. Conquistamos ainda, pelo terceiro ano consecutivo, a certificação Top Employer, o mais importante reconhecimento internacional em excelência nas práticas de Recursos Humanos. Somos a única montadora do País com essa certificação e tais premiações coincidem com uma transformação que vivemos de mais Proximidade com as Pessoas, nossa quarta batalha.

Neste ano tão desafiador para a indústria e o mundo, buscamos melhorar o resultado do negócio por meio do crescimento sustentável. Como efeito, a Volkswagen na Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe) assumiu a liderança pela primeira vez, no mês de agosto. Promovemos o 1º Pós-Vendas Experience (convenção com donos de concessionárias, gerentes de peças e gerentes de serviços) totalmente on-line, que movimentou mais de R$ 55 milhões em negócios, e o Pós-Vendas SAM com maior turnover em peças e acessórios (US$ 419,4 milhões). Tudo isso impulsionou nossos Resultados Sustentáveis, a quinta batalha da companhia. Obtivemos o maior volume de emplacamentos do ano no Brasil em novembro, com o market share de 16,2%, e a região da América Latina alcançou uma participação de mercado de 12,8%, com ganhos no acumulado do ano.

No pilar ambiental, a Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris e ao compromisso de ser neutra em carbono até 2050. O Grupo VW investirá cerca de 73 bilhões de euros em eletrificação, motores híbridos e tecnologia digital. Na América Latina, temos a meta de lançar cinco modelos híbridos ou elétricos até 2023. Nós, da Volkswagen, estamos cientes da nossa responsabilidade social e sentimos que precisamos contribuir também com o desenvolvimento da infraestrutura do País para o abastecimento de carros elétricos. Por isso, em parceria com a EDP, Audi e Porsche, inauguramos o primeiro eletroposto de recarga ultrarrápida, um marco para a mobilidade elétrica brasileira.

Para concluir, quando olhamos 2020 em retrospectiva, vemos um ano de muitos desafios, certamente, mas também de muita superação e êxitos. Esse sucesso não é por acaso. É resultado de um time integrado, competente e dedicado que implementou nossa ofensiva de produtos empenhado em atender aos desejos e às necessidades dos consumidores. Agradeço a todos que participaram conosco dessa jornada de superação. Encerramos 2020 mais unidos, fortalecidos e comprometidos na missão de ser uma empresa inovadora, focada no cliente e socialmente responsável. Em 2021, vamos trabalhar firmemente para manter a retomada da indústria, a partir de novos modelos de negócios e da diversificação dos mercados de exportação, para fazer da Volkswagen uma marca cada vez mais digital, humana e próxima das pessoas.

Boa leitura!
Pablo Di Si

Presidente e CEO da Volkswagen América Latina