Estratégia
e gestão

Investimento em novos modelos de negócio e na digitalização da marca

Em 2020, a Volkswagen do Brasil viu a digitalização crescer com a implementação de novos modelos de negócios, a renovação do portfólio – por meio da Ofensiva de Produtos e Inovação – e a Transformação Cultural avançar na diversidade e na quebra de silos.

Em um ano atípico, que pegou o mundo de surpresa, a Volkswagen seguiu focada nos negócios para manter a competitividade. A redução dos custos desnecessários e da burocracia, aliada à produção de veículos com qualidade e eficiência, estiveram entre as metas para minimizar o impacto da pandemia no resultado operacional, que encolheu os números da produção e refletiu sobre o câmbio. 

Novos mercados de atuação, a exemplo da exportação do T-Cross para a Bolívia, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Líbia, Madagascar, Ruanda e Sudão; e do Nivus para Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, St. Maarten e Uruguai foram conquistas importantes nas exportações da empresa. Em Córdoba, na Argentina, a Volkswagen aumentou a produção em 400 mil unidades de transmissão MQ 200 para o período 2021-2025. O destino das peças será integralmente a Europa e África do Sul, equipando modelos VW, Audi e Seat. Não só produtos, mas a tecnologia e o conhecimento também passaram a ser itens de exportação da Marca, como a construção de protótipos para a Skoda e a plataforma de infotainment VW Play para novos mercados a partir de 2021.

A empresa trabalhou integrada com stakeholders, BNDES, Governo Federal, ANFAVEA e outras entidades para contornar a falta de caixa e liquidez no sistema. Ações foram adotadas para renegociar contratos de serviços gerais, reduzir matérias-primas e nacionalizar cada vez mais peças e outros insumos.

Para superar os desafios, a companhia investiu em digitalização, inteligência artificial e conectividade para criar carros cada vez mais modernos, seguros e que atendam aos desejos e às necessidades do consumidor. Entre os destaques da Ofensiva de Produtos e Inovação estiveram o T-Cross, SUV líder da categoria no Brasil e Argentina em 2020; o Nivus, carro mais premiado de 2020; e a pré-estreia do SUV Taos, fabricado na Argentina.

Essas frentes impulsionaram uma estratégia de digitalização 360° em todo o ciclo do veículo: desde o desenvolvimento, com protótipo digital; passando pelos processos produtivos altamente tecnológicos, com ferramentas da Indústria 4.0, como Fábrica Digital; até vendas e pós-vendas, como a Concessionária Digital (DDX – Digital Dealer eXperience), as Vendas Móveis (DDX Sales) e o Agendamento On-line de Serviços (App Meu VW). Além de novas formas de negócio: carro por assinatura (VW Sign&Drive) e a inauguração da primeira loja on-line (VW e-store).

Do ponto de vista da gestão, foram concluídas importantes auditorias sobre a efetividade dos processos implementados. A empresa fortaleceu a avaliação e o acompanhamento dos parceiros de negócio para cuidar de temas valiosos para a Marca, como Meio Ambiente e as Leis de Compliance.

Em 2020, temas como integridade e diversidade continuaram em evidência. Todos os executivos receberam a missão de comunicar e trabalhar esses temas dentro dos times. Uma ênfase que continuará em 2021.

Ao completar três anos, a estratégia da Nova Volkswagen mostrou estar no caminho certo, desenvolvendo produtos para o gosto do mercado brasileiro e sul-americano, ouvindo os clientes e a rede de concessionárias. Como resultado, nesse período, o market share da Volkswagen do Brasil cresceu de 12% para 17% no Brasil, ou seja, cinco pontos percentuais. Nenhuma outra empresa brasileira do setor automotivo teve salto no mercado tão expressivo como a Volkswagen. E de forma sólida e sustentável.

"Para 2021, esperamos uma recuperação do mercado em toda a região. Nossa expectativa é ter crescimento significante, entre 20% e 25%."

Thomas Owsianski

Presidente e CEO do Grupo VW Argentina e Vice-Presidente de Vendas e Marketing SAM

Estratégias para consolidar a Nova Volkswagen

A jornada pela consolidação de uma Nova Volkswagen teve desdobramentos nos setores estratégicos e gerenciais da empresa. Avanços foram acumulados na redução de custos, eficiência dos recursos e eliminação de desperdícios, na digitalização dos processos – para obter agilidade e produtividade – e resultados sustentáveis.

A Diretoria de Assuntos Governamentais seguiu com seu papel de mediadora com Governo, associações e entidades, reforçando os objetivos da quarta batalha da companhia (Proximidade com as Pessoas), que é a melhoria da interlocução com os stakeholders. Nesse sentido, a área buscou medidas que pudessem minimizar o impacto da pandemia – em diálogo com outras áreas internas e, sobretudo, com os sindicatos – a exemplo do plano de flexibilização da jornada de trabalho com pagamento de parte dos recursos pelo Governo. Outro mecanismo foi a redução de IOF nas transações, que contribuiu com o financiamento para venda de veículos.

Já a área de Planejamento de Manufatura ajustou a forma de atuação, utilizando ferramentas e soluções para o trabalho remoto, instalações virtuais e links de acesso a distância. A integração do time, dentro dos rígidos protocolos de saúde e segurança, garantiu a continuidade dos projetos conforme o cronograma, sem perda de prazos. Exemplos disso são o lançamento totalmente digital do Nivus, a nova Unidade de Pintura em Pacheco, na Argentina (para o lançamento do Taos) e a instalação de uma prensa de grande capacidade na fábrica Anchieta-SP (saiba mais no capítulo Nossas Fábricas).

Contenção de custo e alinhamento entre produção e demanda foram os grandes desafios de todas as áreas da empresa, coordenadas pela vice-presidência de Finanças. Comitês para controlar os custos da companhia e fóruns virtuais foram criados para validação de despesas ou investimentos. A área realizou campanhas robustas para geração de caixa, com foco na redução do custo fixo.

A área de Assuntos Jurídicos concentrou esforços em uma atuação transversal e colaborativa, com a renegociação de contratos em decorrência do novo cenário da pandemia. Esteve também diretamente envolvida em projetos estratégicos para formalização de novos negócios, como o VW Play e a VW e-store. A área passou a ser responsável também pela implementação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD, que ganhou ainda mais relevância no contexto do trabalho remoto. O documento, que entrou em vigor em setembro de 2020, firma princípios, direitos e deveres no tratamento de dados pessoais para todos os empregados da Volkswagen do Brasil.

Objetivos do plano estratégico Moving People Forward

O plano estratégico para a Região SAM, denominado Moving People Forward (Movendo as Pessoas à Frente, em tradução livre) traça objetivos focados em inovação, tecnologia e digitalização, tanto nos veículos e nas fábricas, quanto nos pontos de venda e na própria maneira de se comunicar. Essas grandes metas representam os objetivos da companhia. São elas:

– Um time forte e íntegro que vive a cultura da Nova Volkswagen em uma organização ágil

– Produtos, soluções de mobilidade e novos modelos de negócio que definem a tendência

– Cadeia de valor de produção orientada à qualidade e otimizada

– Parceiro confiável e desejável

– Empresa rentável e sustentável

– Time sul-americano totalmente integrado

Os objetivos abrangem a atuação da Volkswagen nos mais diferentes aspectos, entre os quais estão a renovação do portfólio e os compromissos com o desenvolvimento sustentável e a integridade. A avaliação do cumprimento destes objetivos é feita de modo abrangente, especialmente com o acompanhamento de 12 indicadores.

A transformação de uma cultura

As chamadas “cinco batalhas” (5 Must Win Battles) são objetivos alinhados à estratégia Moving People Forward da Volkswagen do Brasil e direcionam todos os programas e iniciativas da empresa. Nos últimos três anos, foram responsáveis por transformações profundas, tanto nas tecnologias quanto no relacionamento com as pessoas.

A Volkswagen do Brasil mostrou que sabe propor soluções rápidas, criativas e de baixo custo. Criou a maior Ofensiva de Produtos e Inovação da sua história e fez a transformação digital, com processos modernos e enxutos, que hoje são referência para o Grupo VW.

A diversidade acelerou a Nova Volkswagen, uma empresa cada vez mais humana, inclusiva, justa e que celebra as diferenças. A Volkswagen do Brasil buscou integrar os times (quebra de silos) e novas formas de se comunicar, para ficar mais próxima das pessoas, mesmo distante fisicamente.

As batalhas foram intensificadas em 2020, com objetivos claros estabelecidos para os líderes – dos membros do Board até os gestores. Canais de comunicação como o Jornal Volkswagen, o aplicativo VW&Eu (utilizado por 98% dos empregados), webinars e Management Meeting (Encontro Executivo) alinharam as equipes na mesma rota: a sustentabilidade do negócio.

5 Must Win Battles
– as 5 principais batalhas da Volkswagen do Brasil:

Conheça as principais conquistas de 2020 divididas por batalha.

Viver e liderar a transformação da VW SAM por meio da Nova Cultura VW, liderança e comunicação.

As principais conquistas de 2020 foram a Diversidade (incluindo meta de mais mulheres na liderança), retorno seguro ao trabalho (com rígidos protocolos de saúde e segurança), Viva Bem VW (cuidando da saúde física, mental e emocional), Pesquisa Barômetro de satisfação dos empregados no trabalho (nota 87,3%, 2 p.p. maior que 2019, com participação recorde de 97%), reestruturação (aprovação do acordo coletivo), encerramento do Monitor, digitalização (agilizando o trabalho e conectando o time), Quebra de Silos e os 3 anos de Nova VW.

Realizar com sucesso os lançamentos e criar produtos e serviços inovadores.

Entre as principais conquistas, o lançamento digital do Nivus, VW Play (plataforma de infotainment desenvolvida na região, também para ser exportada), avant première digital do SUV Taos, infraestrutura de carregamento para carros elétricos (inauguração do 1º eletroposto de recarga ultrarrápida), VW Sign&Drive (carro por assinatura), consolidação do DDX – Digital Dealer eXperience (Concessionária Digital).

Otimizar e simplificar a organização, processos e sistemas.

Entre as conquistas de 2020 estão o programa de RECOF/Taxes (com otimização do fluxo de caixa e ganhos tributários e incentivos), Employee Solutions (digitalização de processos de RH), certificação dos processos por entidade externa, VW e-store (loja digital onde é possível comprar seu VW em apenas 7 cliques).

Reconectar a Volkswagen aos stakeholders internos e externos.

As principais conquistas foram os inúmeros webinars e lives (evoluímos como Marca formadora de opinião), a VW Talks Newsletter Corporativa (custo zero e mais de 1.200 stakeholders cadastrados), posts no WhatsApp (empregados multiplicam informações em suas redes sociais), influenciadores digitais regionais (112 influenciadores em todo o País, mais de 700 posts, mais de 20,2 milhões de contatos impactados), world première digital do SUV Taos (mais de 75 mil pessoas assistiram), inauguração da Pintura de Pacheco (transmissão ao vivo), além de prêmios importantes como Top of Mind (da Folha de S.Paulo/ Datafolha, pelo 29º ano), Carro do Ano (revista AutoEsporte – Nivus), Marca Digital do Ano (da AutoEsporte) e o Top Employer (pelo 3º ano consecutivo).

Melhorar o resultado do negócio por meio do crescimento rentável.

As principais conquistas de 2020 foram a liderança da VW na Região SAM pela 1ª vez (agosto), o 1º PVEX (Pós-Vendas Experience) on-line, com mais de R$ 55 milhões em negócios, market share recorde em LAM (4,98%), Pós-Vendas SAM com maior turnover em peças e acessórios (US$ 419 milhões), maior volume de emplacamentos do ano no Brasil em novembro (market share de 16%), 17 anos de liderança na Argentina e a Campanha Missão Possível Corte de Custos, do Programa Geração de Ideias, para incentivar os empregados e todas as áreas com o objetivo de encontrar iniciativas que possam diminuir gastos em produtos ou operações e simplificar os processos.

Visão, Valores e
Propósito

(GRI 102-12 e 102-16)

Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Visão, Valores e o Propósito da empresa.

VISÃO

Moving People Forward
(Movendo as Pessoas à Frente).

VALORES

Unidos, arrojado, orientado ao cliente, eficiente, genuíno e consciente.

PROPÓSITO

Oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Diretrizes e princípios

Além destes, a empresa assume compromissos internos e externos de integridade, dentre os quais estão:

Internos:

Código de Conduta do Grupo Volkswagen, revisado em 2017, com comunicação e capacitações ampliadas em 2019 (saiba mais no capítulo Nossa Imagem); Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia; e a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os empregados. Além disso, a empresa conta com a Carta de Relações Laborais (com avanço em pontos importantes e discussões periódicas), que expressa o compromisso da Volkswagen com os direitos e os princípios de representatividade e sociais.

Externos:

A empresa é signatária de compromissos como as declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa), os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global das Nações Unidas para promover a igualdade de gênero, e é a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris, com o objetivo de tornar-se climaticamente neutra até 2050.

"Os tempos atuais exigem dos gestores um olhar muito mais atento para o seu time. É essencial manter a equipe unida e focada no objetivo comum."

Vilque Rojas

Gerente Executivo da Fábrica de Taubaté

Ações de enfrentamento
à Covid-19

A Volkswagen foi a primeira indústria automotiva a suspender suas atividades no Brasil em decorrência do avanço da Covid-19. A medida foi implementada para preservar a saúde dos empregados e de seus familiares.

As quatro unidades brasileiras da empresa paralisaram a produção no dia 23 de março. A suspensão, inicialmente prevista para três semanas, foi estendida até maio. Durante esse período, os empregados estiveram em férias coletivas, medida que faz parte das ferramentas de flexibilização previstas em Acordo Coletivo de Trabalho.

São José dos Pinhais foi a primeira fábrica a operar dentro do programa de retomada gradual da Volkswagen. A unidade reiniciou suas atividades no dia 18 de maio, com a produção do T-Cross.

A fábrica de motores em São Carlos foi a segunda a reabrir (em 26 de maio), seguida das fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté, ambas no estado de São Paulo, que tiveram o retorno escalonado de 26 de maio a 1º de junho.

No regresso, medidas de higiene e segurança para proteger a saúde dos empregados foram significativamente expandidas, baseadas nas experiências das fábricas do Grupo VW na China e Alemanha, em conformidade também com os protocolos internacionais e alinhadas às determinações do governo.

Os Centros Industriais em Córdoba e Pacheco, na Argentina, ficaram com as atividades suspensas do fim de março até 29 de abril e 18 de maio, respectivamente. Somente a equipe administrativa continuou com suas atividades em trabalho remoto no período de lockdown.

O processo de retomada das atividades nas fábricas foi acompanhado pelas áreas de Engenharia Industrial, Segurança do Trabalho e Ergonomia. Uma nova forma de realizar o rodízio entre os postos de trabalho foi planejada com a Manufatura para que, mesmo em tempos de Covid, a empresa pudesse garantir a melhor sequência de atividades aos empregados, respeitando os protocolos necessários.

Responsabilidade social

Durante a pandemia, a Volkswagen do Brasil empenhou recursos próprios e investiu em ações no combate à Covid-19. As iniciativas estiveram concentradas, principalmente, nas regiões que ficam no entorno das fábricas.

Conserto de ventiladores pulmonares

Empregados voluntários da fábrica Anchieta (SP) fizeram a manutenção e o reparo de 37 ventiladores pulmonares. Os equipamentos recuperados foram entregues para hospitais nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, ajudando a salvar centenas de vidas. A ação foi coordenada pelo SENAI CIMATEC.

Distribuição dos equipamentos por Estado: 37 equipamentos reparados e entregues para os hospitais de origem nas Regiões Sul e Sudeste.

São Paulo

9 hospitais

8 cidades

Paraná

5 hospitais

4 cidades

Rio de Janeiro

3 hospitais

3 cidades

"Tivemos mais de 50 voluntários participantes, incluindo as atividades de backoffice (emissão de nota fiscal, logística) e conseguimos prestar auxílio a diversos hospitais. Uma ação que foi patrocinada pela empresa, do ponto de vista de infraestrutura, de instalações, do fornecimento de peças, mas principalmente com a ajuda dos empregados que se dedicaram, mesmo durante uma pandemia."

Edvaldo Picolo

Gerente Executivo da Sustentabilidade Corporativa

Empréstimo de veículos

A Volkswagen do Brasil disponibilizou uma frota de 100 veículos da Marca para utilização das Prefeituras de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR), localidades onde a empresa mantém fábricas, e para o Governo do Estado de São Paulo. O empréstimo teve como objetivo apoiar o deslocamento de médicos e enfermeiras, bem como o transporte de medicamentos e equipamentos de saúde.

Doação de máscaras

Duas mil máscaras faciais protetoras foram doadas para as quatro cidades onde a VW mantém suas operações fabris. As máscaras faziam parte do estoque da companhia e eram de utilização na linha de produção. As doações foram realizadas em parceria com a Defesa Civil de cada localidade.

Reparo gratuito

Em parceria com a Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen), foram oferecidos, de abril a até o fim de junho, serviços de reparo para veículos VW da Secretaria da Saúde dos estados de São Paulo e Paraná. A mão de obra foi disponibilizada gratuitamente, com todos os cuidados de segurança e higiene dos profissionais das concessionárias, e as peças foram cobradas a preço de custo.

Estrutura de Governança

(GRI 102-5, 102-18)

Sociedade limitada, de capital fechado, a Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen com atuação independente e autônoma da Matriz.

A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen do Brasil (Comex), estrutura atualmente formada por 12 membros escolhidos pela Matriz em conjunto com a área de Recursos Humanos da Volkswagen Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe). O grupo se reúne semanalmente, com objetivo de tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios.

Além do presidente, participam sete vice-presidentes e quatro diretores, sendo 11 homens e uma mulher. Deste total, 50% são brasileiros.

A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por nove membros, representantes da VW do Brasil e da VW Argentina, e está à frente do processo de regionalização da Marca.

Composição do Comitê Executivo

Volkswagen do Brasil

Volkswagen Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe)

Pablo Di Si

Presidente e CEO da VW América Latina

Thomas Owsianski

Vice-Presidente de Vendas e Marketing SAM & Presidente e CEO do Grupo VW Argentina

Ciro Possobom

Vice-Presidente de Finanças da Volkswagen do Brasil e Região SAM

António Pires

Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Martin Fries

Vice-Presidente de Suprimentos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Marcellus Puig

Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Matthias Michniacki

Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Jorge Paulo

Diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Roger Corassa

Vice-Presidente de Vendas & Marketing

Marcelo Quio

Diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Antonio Megale

Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Priscilla Cortezze

Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Mudanças na gestão

Em janeiro, Matthias Michniacki assumiu a Vice-Presidência de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe). Michniacki é graduado em Engenharia Mecânica e iniciou sua carreira na Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha, na área de desenvolvimento de bancos, em 1998. Ele sucede o executivo Dr. Markus Kleimann, que assumiu nova função na marca VW como Head of Product Line Mid/Fullsize. No Brasil desde 2015, Kleimann contribuiu com a renovação do portfólio, em novas tecnologias e conectividade, que resultaram na criação do Nivus e do VW Play.

Em setembro, Marcelo Quio Ribeiro do Nascimento assumiu a diretoria de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e Região América do Sul, dirigida antes por Daniela Demôro. Marcelo tem mais de 20 anos de experiência na área Jurídica, trabalhando na Camargo Corrêa Cimentos, Alfa Conglomerate e por último na Mercedes-Benz do Brasil. É formado em Direito pela FMU, com Especializações em Direito Processual, Comercial, Econômico e Corporativo na PUC e Fundação Getúlio Vargas e MBA na Business School São Paulo.

Em outubro, Thomas Owsianski assumiu a Vice-Presidência de Vendas e Marketing para a Região América do Sul, além de manter sua responsabilidade de presidente e CEO do Grupo Volkswagen Argentina, acumulando as duas funções. Ele sucede a Stefan Mecha, que foi designado para uma nova função no Grupo VW.  Owsianski é formado em Economia e trabalha no Grupo VW desde 2012, quando integrou o time da Skoda como Head de Marketing. Em 2018, assumiu a Presidência da Audi China, em Pequim, e desde setembro 2019 atua como Presidente & CEO do Grupo Volkswagen Argentina.

Em março de 2021, Roger Corassa assumiu a Vice-Presidência de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil. O executivo agora é responsável pelas estratégias de Vendas, Pós-Vendas, Desenvolvimento da Rede e Marketing da empresa. Desde 2019, Roger atuava como vice-presidente de Desenvolvimento de Rede para a América Latina da FCA, acumulando 26 anos de experiência no grupo. Ele é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e especialização em gestão de redes de distribuição. Roger assume a vice-presidência na Volkswagen do Brasil conduzida interinamente desde dezembro por Ricardo Casagrande.

Investimento em infraestrutura para a eletrificação da Marca

A mobilidade elétrica brasileira deu um passo importante em 2020. Volkswagen, Audi e Porsche, em parceria com a EDP (empresa que atua no setor elétrico) inauguraram o primeiro carregador ultrarrápido público do Brasil, na cidade de Caraguatatuba (SP). O tempo médio de recarga é de aproximadamente 15 minutos para 100 km de autonomia. 

O eletroposto faz parte do Plug&Go, nome escolhido para o programa aprovado na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Esse projeto ajudará a formar a maior rede de carregadores ultrarrápidos da América do Sul, com a instalação de 30 novas estações ao longo de três anos, cobrindo todo o estado de São Paulo.

A Volkswagen tem o objetivo de se tornar a marca global número um em mobilidade elétrica. Para isso, serão investidos pelo Grupo VW 73 bilhões de euros nos próximos anos. Na América Latina, a Ofensiva de Produtos elétricos e híbridos iniciou em 2019, com o lançamento do Golf GTE, híbrido plug-in.

O Plug&Go conta com um investimento de R$ 32,9 milhões e vai conectar com os eletropostos de outras iniciativas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Florianópolis. Este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW).

Um levantamento realizado pela Bloomberg New Energy Finance (BNEF) indica que, em 20 anos, mais da metade dos veículos vendidos no mundo serão elétricos. O Brasil seguirá a tendência global de crescimento. De acordo com pesquisa feita pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o mercado nacional de automóveis elétricos e híbridos deve crescer de 300% a 500% nos próximos cinco anos. 

Sustentabilidade: tema central na Volkswagen

Na Volkswagen do Brasil, a sustentabilidade é tratada como um tema transversal, um conceito que orienta a condução íntegra de toda a cadeia de produção, permeando estratégias nas mais diversas áreas. É por meio de ações e projetos sustentáveis que a companhia cria valor e mantém seus negócios saudáveis e duradouros.

Orientada pelas diretrizes da Matriz do Grupo Volkswagen, na Alemanha, a gestão do tema é de responsabilidade da área de Sustentabilidade Corporativa, que assegura o envolvimento dos aspectos socioambientais e sustentáveis em todos os programas e projetos da Volkswagen. Todo esse trabalho é acompanhado de perto pela Vice-Presidência de Recursos Humanos.

Anualmente, gestores do Grupo Volkswagen do mundo todo se encontram para compartilhar práticas bem-sucedidas acerca do tema. Essa troca de experiências e conhecimento propicia a evolução constante do trabalho focado na sustentabilidade. Além disso, outras ações são realizadas com o mesmo intuito, a exemplo dos comitês de Responsabilidade Social e de Gestão Ambiental e de Energia.

Objetivos e metas da sustentabilidade1

Responsabilidade social

Ano Base Compromisso Prazo Status 2020
2012 Estruturação de programa de estímulo ao voluntariado. 2022 Em 2020, por causa da pandemia, não houve nenhuma ação de voluntariado externa, somente ações de assistencialismo, com doações realizadas pelas unidades de produção para algumas instituições, conforme informado nas ações das fábricas.
2013 Estruturação de programa de estímulo à diversidade. 2017 A estruturação foi concluída em 2019, com destaque para várias iniciativas no período. Foram realizados workshops com staff da Presidência e das vice-presidências da Volkswagen do Brasil e também para treinamento de embaixadores da diversidade, conduzido pela Matriz, com a participação de representantes de todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, Scania, VW Argentina, MAN e Audi. Em junho de 2019, foi publicada a Política de Diversidade da Volkswagen do Brasil, a primeira do gênero no Grupo Volkswagen, e em outubro de 2020 a empresa realizou a 1ª Semana da Diversidade SAM. Como reconhecimento pelas iniciativas, a montadora recebeu pela segunda vez consecutiva o Prêmio AB Diversidade 2020 no Setor Automotivo, no 3º Fórum AB pela Diversidade, promovido pela Automotive Business, em São Paulo.

Responsabilidade ambiental

Ano Base Compromisso Prazo Status 2020
2012 Energia (MWh/veículo
produzido) = 0,88
2025 Em 2020, atingimos 1,63 MWh/veículo produzido. O resultado abaixo da meta estipulada para o indicador foi devido à redução de volume de produção causada pela pandemia de Covid-19 quando comparado ao ano-base 2010. Ainda assim, a empresa implantou um grande número de ações com foco na eficiência energética nas fábricas.
2012 CO2 (kg/veículo produzido) = 89 2025 Em 2020, atingimos 119 kg CO2/veículo produzido. O resultado abaixo da meta estipulada para o indicador foi devido à redução de volume de produção causada pela pandemia de Covid-19 quando comparado ao ano-base 2010. Ainda assim, a empresa possui 100% de sua energia elétrica proveniente de fontes renováveis.

Fundação
Grupo Volkswagen

A Fundação Grupo Volkswagen, denominação adotada publicamente pela instituição desde março de 2020, compartilha o propósito de mover pessoas pelo conhecimento. Desde 1979, a Fundação investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos provenientes de um fundo constituído pela Volkswagen, abraçando atualmente três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. Além disso, apoia tecnicamente algumas ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Hoje, fazem parte da governança da Fundação representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services. Desde o início de suas atividades, mais de 3 milhões de brasileiros já foram beneficiados, dos quais mais de 17 mil beneficiários diretos somente em 2020. Mais informações sobre as ações e projetos desenvolvidos pela Fundação Grupo Volkswagen podem ser encontradas no Relatório de Atividades da instituição.

Foto tirada antes da pandemia.

Investimentos sociais

A Volkswagen do Brasil e o Governo do Paraná inauguraram, em janeiro de 2020, o Hospice Erasto Gaertner, em São José dos Pinhais, unidade que oferece tratamento humanizado para pacientes com sintomas decorrentes do câncer que precisam de cuidados específicos. Ainda em 2020, a unidade hospitalar recebeu um aporte de mais de R$ 5 milhões da Volkswagen do Brasil para a construção do Centro de Hematologia e Transplante de Medula Óssea, inaugurado em fevereiro de 2021.

O Hospice Erasto Gaertner é a primeira unidade de cuidados paliativos do Sul do Brasil e conta com pronto atendimento, ambulatório e 26 leitos humanizados – com proposta de decoração mais semelhante a de uma casa do que de um hospital e acomodações para acompanhante –, além de espaços de convivência, o que proporciona maior conforto e apoio emocional a todos, mas principalmente qualidade de vida.

Voluntariado

O projeto Uma Hora para o Futuro incentiva a ação voluntária dos empregados da Volkswagen do Brasil com a doação do valor equivalente a uma hora de trabalho por ano em prol de causas sociais. Em 2020, três instituições nas cidades de São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, no Estado de São Paulo, foram beneficiadas pelo projeto que arrecadou mais de R$ 162 mil.

Investimentos sociais promovidos pela Volkswagen do Brasil em 2020

Descrição Projetos CNPJ beneficiado Valores 2020
Incentivos fiscais Criação do Centro de Hematologia do Hospice Erasto Gaertner 76.591.049/0001-28
(Liga Paranaense de Combate ao Câncer)
5.546.110,74
Doações de empregados para entidades filantrópicas Projeto 1 Hora para o Futuro

03.409.038/0001-00
(Centro Cultural Solano Trindade) - São B. do Campo

57.716.185/0001-52
(ACORDE) - São Carlos

04.960.194/0001-28
(Entidade Filantrópica Projeto Esperança São Pedro Apostolo) - Taubaté

162.032,94
Total 5.708.143,68

Rumo ao futuro

Em março de 2021, a Volkswagen colocou em ação a estratégia ACCELERATE, um avanço em temas para o futuro – como a digitalização, novos modelos de negócios e condução autônoma – para se consolidar como a “marca mais atraente de mobilidade sustentável”. A nova estratégia sucede a TRANSFORM 2025+, implementada em 2016. Os desdobramentos desse planejamento na companhia, as metas financeiras e os primeiros resultados do ACCELERATE serão temas centrais da próxima edição deste anuário.