A crise do novo coronavírus impactou consideravelmente a produção industrial, o setor automotivo e também a Volkswagen do Brasil. Se, por um lado, a pandemia obrigou a empresa a rever suas metas e reorganizar os postos de trabalho, por outro impulsionou os projetos de digitalização e a comunicação da Marca, por meio de novos modelos de negócios e da consolidação da Nova Volkswagen, estratégia que completou três anos em 2020.
A Volkswagen do Brasil fechou 2020 com o licenciamento total de 327.710 veículos. Os destaques de produção foram o Gol – que completou 40 anos com mais de 7 milhões de unidades emplacadas no mercado nacional, 71.153 delas só em 2020, mantendo por 27 anos o topo do ranking em vendas e exportação no Brasil – e o T-Cross, líder do mercado de A0 SUV no Brasil (60.124 unidades emplacadas) e na Argentina (9.779 unidades).
De modo geral, o volume de produção registrou uma queda de 29% comparado a 2019 (fábricas Volkswagen do Brasil), uma baixa histórica para a empresa. Apesar disso, a Volkswagen manteve o crescimento de participação no mercado, com 13,5% de market share (Região SAM em 2020, considerando o ano completo), um aumento de 1,2 ponto percentual. Em agosto de 2020, a VW foi a marca com o maior número de licenciamentos do Brasil, responsável por 19,4% de participação no mercado. No acumulado do ano, a empresa chegou a 16,8% de participação no mercado nacional, garantindo a vice-liderança do ranking, um reflexo direto do mapa estratégico implementado com a Nova Volkswagen.
O câmbio ao longo de 2020 impulsionou as exportações e contribuiu para minimizar os impactos da desvalorização do real. Novos mercados de atuação foram abertos, a exemplo do T-Cross, que passou a ser exportado para a Bolívia e mais sete países do continente africano (em dezembro de 2020), além do Nivus, embarcado para Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, St. Maarten e Uruguai. O volume total de veículos exportados pela Volkswagen do Brasil foi de 72.636 unidades, frente aos 106.800 de 2019, o que corresponde a 23,66% das exportações de veículos leves do País, além de componentes produzidos em São Carlos. Números que colocam a Volkswagen como a maior exportadora da indústria automotiva do Brasil, somando mais de 4 milhões de carros embarcados em sua história.
Outro passo importante na Ofensiva de Produtos e Inovação foi a exportação de tecnologia, como a construção de protótipos para a Skoda e a VW Play, a plataforma de infotainment da Volkswagen totalmente desenvolvida na região, já comercializada com outras empresas do Grupo VW e uma das grandes apostas para novos mercados em 2021.
Veículos produzidos no País pela
Volkswagen do Brasil em 2020
Receita Líquida
Vendas mercado interno
Exportações
Pagos em impostos
Salários e benefícios de empregados
Investimentos sociais
138.101 veículos
121.025 veículos
88.209 veículos
460.489 motores
Em 2020, a receita líquida da Volkswagen do Brasil somou R$ 22 bilhões (15% a menos do que em 2019), dividida em R$ 16,7 bilhões de vendas para o mercado interno e R$ 5,3 bilhões de exportação.
Apesar da crise econômica causada pela pandemia, a companhia negociou com governo e entidades de classe para manter os postos de trabalho (saiba mais no capítulo Nossas Pessoas). Cerca de R$ 1,9 bilhão foi destinado ao pagamento de salários e benefícios de cerca de 14 mil empregados. Outros R$ 5,7 milhões foram investidos em projetos e ações sociais, incluindo iniciativas de incentivo fiscal.
2018 | 2019 | 2020 | |
---|---|---|---|
Receita líquida total | 21.962.313 | 25.888.555 | 22.067.503 |
Mercado interno | 16.559.501 | 20.063.594 | 16.734.106 |
Mercado externo | 5.402.812 | 5.824.960 | 5.333.396 |
Benefícios | |||
Salários e benefícios de empregados | 1.268.443 | 2.607.990 | 1.920.153 |
Pagamentos ao governo | |||
Impostos diretos | - | - | 296.984 |
Impostos indiretos1 | 5.739.061 | 3.474.783 | 2.539.074 |
Investimentos sociais (em R$ milhões) | 3.411.815 | 6.189.121 | 5.708.143 |
1. No anuário de 2018 foram divulgados, de forma equivocada, os valores pagos de impostos indiretos como sendo impostos diretos (corrigidos a partir da edição de 2019).
Em 2020, o portfólio da Volkswagen do Brasil era composto por nove modelos de veículos produzidos nas fábricas brasileiras e comercializados no País, além de cinco importados. O Passat e o Golf GTE tiveram as importações suspensas, em agosto e dezembro, respectivamente, enquanto o Nivus entrou em produção em junho, na fábrica Anchieta.
(Importação encerrada)
(Importação encerrada)
Do Fusca ao Nivus: o avanço da produção e da tecnologia nacional
Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) apontam que o setor automotivo no Brasil contabilizou mais de 1,9 milhão de veículos leves (automóveis e comerciais leves) licenciados em 2020, uma queda de 26,7% em relação a 2019. Já as exportações encolheram 24,7%.
A produção nacional operou sob o impacto dos protocolos sanitários, que reduziu o número de pessoas em trabalho nas fábricas, e teve que lidar com a falta de componentes e insumos, um cenário observado desde que as montadoras retomaram as operações. Dezembro foi o melhor mês para as vendas de veículos leves em 2020 (232.984 unidades). Na comparação com 2019, apenas fevereiro teve média de vendas superior.
A surpresa positiva foi o volume de veículos leves exportado em novembro, aproximadamente 42 mil unidades, o melhor resultado desde agosto de 2018. Ainda assim, de acordo com o balanço da ANFAVEA, as montadoras embarcaram apenas 306,9 mil veículos leves em 2020. No acumulado do ano, as vendas para a Argentina, maior importador, caíram 34%. No caso do México, a queda foi de 30%; a desaceleração também foi vista nas exportações para a Colômbia, 36%, e Chile, com 35%.
- 26,7%
-32,1%
-24,7%
(Na comparação entre 2019 x 2020)
A Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe) foi estruturada pela Volkswagen em 2016 para regionalizar os negócios e dar autonomia aos mercados onde a Marca atua. A estratégia permitiu personalizar e ampliar a competitividade de acordo com os diferentes perfis de consumidores.
Em 2020, a VW na Região SAM conquistou a liderança pela primeira vez, no mês de agosto, impulsionada, sobretudo, pelo número de emplacamentos no Brasil. No Pós-Vendas, a região alcançou o maior turnover em peças e acessórios (US$ 419,4 milhões).
A Região LAM (América Latina) fechou o ano com o share histórico de 4,37%, um crescimento de 0,37 ponto percentual, mesmo em um cenário tão adverso. Outro destaque foi a Argentina (onde a Marca lidera há 17 anos consecutivos), que acrescentou 1,6 ponto percentual ao market share e ficou com 17,2% do mercado no acumulado do ano.
países da América do Sul,
América Central e Caribe.
milhões de pessoas.
milhões de unidades.
Via concessionárias
– Argentina
– Brasil
– Bolívia
– Colômbia
– Chile
– Equador
– Peru
– Uruguai
– Paraguai
– Venezuela
Via importadoras
– Bahamas
– Barbados
– Bermudas
– Costa Rica
– Cuba
– Curaçao
– El Salvador
– Granada
– Guatemala
– Haiti
– Honduras
– Ilhas Cayman
– Jamaica
– Panamá
– República Dominicana
– São Bartolomeu
– São Martinho
– Suriname (LCV/Amarok)
– Trinidad & Tobago
Fábricas
1 – São Bernardo do Campo (SP) – Sede
2 – Taubaté (SP)
3 – São Carlos (SP)
4 – São José dos Pinhais (PR)
5 – General Pacheco (Argentina)
6 – Córdoba (Argentina)
Centro de Distribuição de Peças e Acessórios
7 – Vinhedo (SP)
no Brasil
na Argentina
no Brasil
na Argentina
em 27 países da América Latina (exceto México)
O Grupo Volkswagen, com sede em Wolfsburg (Alemanha), é uma das empresas líderes mundiais em produção de veículos e a maior produtora de carros da Europa. O grupo opera 125 unidades fabris em 20 países europeus e outros 10 nas Américas, Ásia e África.
Diariamente, 200 mil empregados em todo o mundo produzem cerca de 70 modelos diferentes, bem como componentes automotivos, como motores e sistemas de transmissão. Os produtos vão de compactos, médios, de alto luxo, a picapes, caminhões, ônibus e motocicletas.
O Grupo VW é detentor de 12 marcas automotivas: Volkswagen Automóveis, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN. Além disso, o Grupo VW oferece uma vasta gama de Serviços Financeiros, que incluem desde financiamentos até gerenciamento de frota. Cada marca possui sua própria personalidade e opera como entidade independente no mercado.