A Volkswagen
do Brasil

Expansão do mercado e
a consolidação da Nova VW

A crise do novo coronavírus impactou consideravelmente a produção industrial, o setor automotivo e também a Volkswagen do Brasil. Se, por um lado, a pandemia obrigou a empresa a rever suas metas e reorganizar os postos de trabalho, por outro impulsionou os projetos de digitalização e a comunicação da Marca, por meio de novos modelos de negócios e da consolidação da Nova Volkswagen, estratégia que completou três anos em 2020.

A Volkswagen do Brasil fechou 2020 com o licenciamento total de 327.710 veículos. Os destaques de produção foram o Gol – que completou 40 anos com mais de 7 milhões de unidades emplacadas no mercado nacional, 71.153 delas só em 2020, mantendo por 27 anos o topo do ranking em vendas e exportação no Brasil – e o T-Cross, líder do mercado de A0 SUV no Brasil (60.124 unidades emplacadas) e na Argentina (9.779 unidades).

De modo geral, o volume de produção registrou uma queda de 29% comparado a 2019 (fábricas Volkswagen do Brasil), uma baixa histórica para a empresa. Apesar disso, a Volkswagen manteve o crescimento de participação no mercado, com 13,5% de market share (Região SAM em 2020, considerando o ano completo), um aumento de 1,2 ponto percentual. Em agosto de 2020, a VW foi a marca com o maior número de licenciamentos do Brasil, responsável por 19,4% de participação no mercado. No acumulado do ano, a empresa chegou a 16,8% de participação no mercado nacional, garantindo a vice-liderança do ranking, um reflexo direto do mapa estratégico implementado com a Nova Volkswagen.

O câmbio ao longo de 2020 impulsionou as exportações e contribuiu para minimizar os impactos da desvalorização do real. Novos mercados de atuação foram abertos, a exemplo do T-Cross, que passou a ser exportado para a Bolívia e mais sete países do continente africano (em dezembro de 2020), além do Nivus, embarcado para Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Paraguai, Peru, St. Maarten e Uruguai. O volume total de veículos exportados pela Volkswagen do Brasil foi de 72.636 unidades, frente aos 106.800 de 2019, o que corresponde a 23,66% das exportações de veículos leves do País, além de componentes produzidos em São Carlos. Números que colocam a Volkswagen como a maior exportadora da indústria automotiva do Brasil, somando mais de 4 milhões de carros embarcados em sua história.

Outro passo importante na Ofensiva de Produtos e Inovação foi a exportação de tecnologia, como a construção de protótipos para a Skoda e a VW Play, a plataforma de infotainment da Volkswagen totalmente desenvolvida na região, já comercializada com outras empresas do Grupo VW e uma das grandes apostas para novos mercados em 2021.

"A pandemia afetou a produção, mercado interno e exportação, impactando fortemente o caixa das empresas e consequentemente os investimentos programados."

Antonio Megale

Diretor de Assuntos Governamentais da VW do Brasil

2020 em números

(GRI 102-1, 102-2)

347.335

Veículos produzidos no País pela
Volkswagen do Brasil em 2020

R$ 22 bi

Receita Líquida

R$ 16,7 bi

Vendas mercado interno

R$ 5,3 bi

Exportações

R$ 2,8 bi

Pagos em impostos

R$ 1,9 bi

Salários e benefícios de empregados

R$ 5,7 mi

Investimentos sociais

Volume de produção de 2020 por fábrica:

Anchieta

138.101 veículos

Taubaté

121.025 veículos

Curitiba

88.209 veículos

São Carlos

460.489 motores

Em 2020, a receita líquida da Volkswagen do Brasil somou R$ 22 bilhões (15% a menos do que em 2019), dividida em R$ 16,7 bilhões de vendas para o mercado interno e R$ 5,3 bilhões de exportação.

Apesar da crise econômica causada pela pandemia, a companhia negociou com governo e entidades de classe para manter os postos de trabalho (saiba mais no capítulo Nossas Pessoas). Cerca de R$ 1,9 bilhão foi destinado ao pagamento de salários e benefícios de cerca de 14 mil empregados. Outros R$ 5,7 milhões foram investidos em projetos e ações sociais, incluindo iniciativas de incentivo fiscal.

Valor econômico direto gerado e distribuído (R$ bilhões) – Volkswagen do Brasil

(GRI 201-1)
201820192020
Receita líquida total21.962.31325.888.55522.067.503
Mercado interno16.559.50120.063.594 16.734.106
Mercado externo5.402.812 5.824.960 5.333.396
Benefícios
Salários e benefícios de empregados1.268.4432.607.990 1.920.153
Pagamentos ao governo
Impostos diretos--296.984
Impostos indiretos15.739.061 3.474.7832.539.074
Investimentos sociais (em R$ milhões)3.411.8156.189.1215.708.143

1. No anuário de 2018 foram divulgados, de forma equivocada, os valores pagos de impostos indiretos como sendo impostos diretos (corrigidos a partir da edição de 2019).

Volkswagen do Brasil:
portfólio

Em 2020, o portfólio da Volkswagen do Brasil era composto por nove modelos de veículos produzidos nas fábricas brasileiras e comercializados no País, além de cinco importados. O Passat e o Golf GTE tiveram as importações suspensas, em agosto e dezembro, respectivamente, enquanto o Nivus entrou em produção em junho, na fábrica Anchieta.

Anchieta (SP)

Taubaté (SP)

São José dos Pinhais (PR)

Importados

(Importação encerrada)

(Importação encerrada)

Marcos históricos

Do Fusca ao Nivus: o avanço da produção e da tecnologia nacional

1953
Primeiros passos da empresa no Brasil, com a fabricação do Fusca e, na sequência, da Kombi, em um galpão na cidade de São Paulo (SP). As peças utilizadas na montagem eram importadas da Alemanha.
1955
Início da construção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que viria a se tornar a primeira unidade fabril da Volkswagen fora da Alemanha.
1957
Fábrica Anchieta passa a produzir a Kombi, equipada com 50% de componentes nacionais (esse percentual foi elevado a 95% no ano de 1961). O Fusca foi o segundo modelo produzido na unidade.
1959
Inauguração oficial da fábrica Anchieta, que contou com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitschek. Na ocasião, ele circulou a bordo de um Fusca conversível.
1976
Inauguração da fábrica de Taubaté (SP), com propósito de produzir o Gol, outro ícone da Marca.
1996
Início das atividades da fábrica de motores de São Carlos (SP).
1999
Volkswagen inaugura uma das mais modernas fábricas do Grupo em todo o mundo, em São José dos Pinhais (PR).
2018
Lançamento de 11 modelos da ofensiva de Produtos e Inovação, como parte da estratégia Nova Volkswagen.
2019
A Volkswagen do Brasil lança o T-Cross, o primeiro SUV fabricado pela montadora no Brasil, e inicia seu processo de eletrificação de veículos, com o Golf GTE.
2020
Chega ao mercado o Nivus, primeiro smart car do País. Um veículo global totalmente desenvolvido na América Latina, que inaugura um novo segmento no mercado brasileiro.
Atualmente
Além das fábricas, a empresa gerencia uma cadeia de fornecimento e distribuição de peças, responsável por abastecer cerca de 450 concessionárias espalhadas pelo País. A VW do Brasil se mantém como a maior produtora de veículos do País, ultrapassando a marca de 23 milhões de automóveis fabricados. É também a maior exportadora da história brasileira, superando os 4 milhões de carros embarcados.
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Destaques do mercado
automobilístico nacional

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) apontam que o setor automotivo no Brasil contabilizou mais de 1,9 milhão de veículos leves (automóveis e comerciais leves) licenciados em 2020, uma queda de 26,7% em relação a 2019. Já as exportações encolheram 24,7%.

A produção nacional operou sob o impacto dos protocolos sanitários, que reduziu o número de pessoas em trabalho nas fábricas, e teve que lidar com a falta de componentes e insumos, um cenário observado desde que as montadoras retomaram as operações. Dezembro foi o melhor mês para as vendas de veículos leves em 2020 (232.984 unidades). Na comparação com 2019, apenas fevereiro teve média de vendas superior.

A surpresa positiva foi o volume de veículos leves exportado em novembro, aproximadamente 42 mil unidades, o melhor resultado desde agosto de 2018. Ainda assim, de acordo com o balanço da ANFAVEA, as montadoras embarcaram apenas 306,9 mil veículos leves em 2020. No acumulado do ano, as vendas para a Argentina, maior importador, caíram 34%. No caso do México, a queda foi de 30%; a desaceleração também foi vista nas exportações para a Colômbia, 36%, e Chile, com 35%.

Vendas

- 26,7%

Produção

-32,1%

Exportações

-24,7%

(Na comparação entre 2019 x 2020)

"O nosso desafio financeiro é enorme nos próximos anos e somente com a ajuda de todos conseguiremos buscar o equilíbrio em nosso negócio."

Ciro Possobom​

Vice-Presidente de Finanças

Região SAM

A Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe) foi estruturada pela Volkswagen em 2016 para regionalizar os negócios e dar autonomia aos mercados onde a Marca atua. A estratégia permitiu personalizar e ampliar a competitividade de acordo com os diferentes perfis de consumidores.

Em 2020, a VW na Região SAM conquistou a liderança pela primeira vez, no mês de agosto, impulsionada, sobretudo, pelo número de emplacamentos no Brasil. No Pós-Vendas, a região alcançou o maior turnover em peças e acessórios (US$ 419,4 milhões).

A Região LAM (América Latina) fechou o ano com o share histórico de 4,37%, um crescimento de 0,37 ponto percentual, mesmo em um cenário tão adverso. Outro destaque foi a Argentina (onde a Marca lidera há 17 anos consecutivos), que acrescentou 1,6 ponto percentual ao market share e ficou com 17,2% do mercado no acumulado do ano.

A Região SAM
é composta por
0

países da América do Sul,
América Central e Caribe.

População total
aproximada de
0

milhões de pessoas.

Mercado anual
de veículos estimado em
0

milhões de unidades.

Presença comercial
na Região SAM

Via concessionárias

– Argentina

– Brasil

– Bolívia

 – Colômbia

– Chile

– Equador

– Peru

– Uruguai

– Paraguai

– Venezuela

Via importadoras

– Bahamas

– Barbados

– Bermudas

 – Costa Rica

– Cuba

– Curaçao

– El Salvador

– Granada

– Guatemala

– Haiti

– Honduras

– Ilhas Cayman

– Jamaica

 – Panamá

– República Dominicana

– São Bartolomeu

– São Martinho

– Suriname (LCV/Amarok)

– Trinidad & Tobago

Volkswagen do Brasil e
Região SAM

(GRI 102-3, 102-4)

Fábricas

1 – São Bernardo do Campo (SP) – Sede

2 – Taubaté (SP)

3 – São Carlos (SP)

4 – São José dos Pinhais (PR)

5 – General Pacheco (Argentina)

6 – Córdoba (Argentina)

Centro de Distribuição de Peças e Acessórios

7 – Vinhedo (SP)

0
empregados

14.003

no Brasil

5.080

na Argentina

0
pontos de venda

477

no Brasil

125

na Argentina

168

em 27 países da América Latina (exceto México)

O Grupo Volkswagen

O Grupo Volkswagen, com sede em Wolfsburg (Alemanha), é uma das empresas líderes mundiais em produção de veículos e a maior produtora de carros da Europa. O grupo opera 125 unidades fabris em 20 países europeus e outros 10 nas Américas, Ásia e África.

Diariamente, 200 mil empregados em todo o mundo produzem cerca de 70 modelos diferentes, bem como componentes automotivos, como motores e sistemas de transmissão. Os produtos vão de compactos, médios, de alto luxo, a picapes, caminhões, ônibus e motocicletas.

O Grupo VW é detentor de 12 marcas automotivas: Volkswagen Automóveis, Audi, SEAT, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Ducati, Volkswagen Veículos Comerciais, Scania e MAN. Além disso, o Grupo VW oferece uma vasta gama de Serviços Financeiros, que incluem desde financiamentos até gerenciamento de frota. Cada marca possui sua própria personalidade e opera como entidade independente no mercado.