O Anuário de Sustentabilidade da Volkswagen segue a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) – referência mundial em relatórios de sustentabilidade – na versão GRI Standards, classificado como Opção Essencial, o que exige, no mínimo, o reporte de um indicador de cada tema material.
Os dados de desempenho retratam a Volkswagen do Brasil e foram compilados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2020. Eventualmente, o Anuário sinaliza fatos do primeiro trimestre de 2021, por estarem atrelados ao ciclo anterior. Para contextualização das informações, o documento traz também resultados da Região SAM, que engloba 29 países (veja mais no capítulo A Volkswagen do Brasil).
A coordenação geral é do departamento de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e contou com a contribuição de todas as áreas da companhia e das gerências das unidades de produção para o levantamento e a análise dos indicadores reportados.
Em um ano atípico, marcado pelo avanço do novo coronavírus (Covid-19) e seu efeito na saúde e na economia do País, a Volkswagen se mostrou atenta aos impactos da pandemia nos negócios, nos relacionamentos e no trabalho. Este documento sintetiza algumas respostas a esses desafios.
Este Anuário está dividido em nove capítulos que representam os temas mais relevantes à estratégia corporativa e definem as frentes de atuação da empresa em 2020. Seu conteúdo está alinhado ao plano mundial da Marca Volkswagen TRANSFORM 2025+.
1) Mensagem do Presidente
2) A Volkswagen do Brasil
3) Estratégia e Gestão
4) Nossas Pessoas
5) Nossa Imagem
6) Nossos Produtos
7) Nossos Clientes
8) Nossas Fábricas
9) Nossos Fornecedores
* O processo de revisão dos Temas Materiais ocorre a cada três anos. A próxima atualização estava prevista para 2020, mas, em função da pandemia, foi reprogramada para 2021, quando serão identificados os novos temas válidos para o período de 2022-2024.
O Anuário de Sustentabilidade da Volkswagen foi elaborado com base nos Temas Materiais vigentes para o período de 2018-2021*. Em 2017, eles foram revisados após uma ampla consulta pública, que incluiu a análise de documentos estratégicos da empresa e setoriais, entrevistas com especialistas, representantes do poder público e da sociedade civil, além de executivos da Volkswagen do Brasil e uma consulta on-line, que gerou aproximadamente 1,7 mil retornos dos públicos interno e externo.
Participaram da sua construção empresas do setor automobilístico, clientes, representantes de governo, de entidades de classe e de organizações não-governamentais, fornecedores, concessionários, empregados, sindicatos e comunidades do entorno.
Com base nesses dados, a Volkswagen do Brasil mapeou os assuntos mais relevantes e sensíveis ao público estratégico para compor as diretrizes deste documento. Assim, os temas tratados ao longo do Anuário de Sustentabilidade 2020 são:
– Satisfação dos clientes
– Conduta ética e transparente
– Segurança e qualidade dos veículos
– Pesquisa e inovação
– Geração de emprego e renda
– Desenvolvimento de capital humano
– Saúde e segurança dos empregados
– Mobilidade
– Cadeia de fornecimento sustentável
– Emissões no uso dos produtos
– Ecoeficiência operacional
O conteúdo do Anuário de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil está disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A tradução é feita por um avatar e, para visualizá-la, basta clicar no ícone que aparece no canto direito da página (sinal gráfico de duas mãos).
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Entre em contato com a área de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil pelo e-mail: sustentabilidade@volkswagen.com.br