Nossos
fornecedores

Sustentabilidade em toda a cadeia produtiva

Uma atuação mais próxima dos fornecedores, a nacionalização de peças e a negociação de grandes volumes em parceria com outras unidades do Grupo VW para garantir melhores condições de fornecimento foram algumas das frentes de ação da Volkswagen do Brasil em 2020 para amenizar os impactos da crise provocada pela pandemia.

Iniciativas conjuntas das áreas de Compras e Qualidade Assegurada trouxeram celeridade na implementação de propostas de redução de custos e desburocratização dos processos. Em 2020, as áreas deram início ao programa SBIP (Supply Base Improvement Plan). Durante 12 semanas, técnicos dos dois times mapearam oportunidades e elaboraram, em parceria com fornecedores, um plano de ação para elevar as notas de VDA 6.3, sistema que avalia o processo produtivo. Vinte e dois fornecedores participaram do treinamento. A ideia é que, após concluírem o programa, todos passem por reavaliação para assegurar a robustez do processo.

O programa tem vários objetivos definidos, entre os quais ajudar os parceiros a atingirem Classificação A, que comprova um sistema de qualidade robusto, confiável e capaz, de acordo com os requisitos exigidos pela VW.

"Precisamos de uma base de fornecedores forte, que atue com parceria e comprometimento. O programa SBIP permite a sinergia entre os times técnicos da Volkswagen e das empresas parceiras em um processo de ganha-ganha, ou seja, todos melhoram a qualidade de seus produtos e o resultado é a satisfação do cliente."

Jorge Paulo

Diretor de Qualidade Assegurada

Veja outras metas para os fornecedores:

  • Melhorar indicadores de performance (série e campo) junto à Volkswagen
  • Melhorar produtividade e estabilidade dos processos produtivos
  • Motivar a melhoria contínua da cadeia de fornecimento
  • Reduzir custos por falta de qualidade (KPMs, scrap, desperdício, devoluções, paradas de linha, recall, retrabalho, reclamação etc)

Mais autonomia

No último trimestre de 2020, a Matriz da Volkswagen do Brasil deu aval ao departamento de Compras Gerais para o aumento dos valores de aprovação local para processos de compras. Na prática, isso significa maior autonomia nas decisões (o nível de aprovação local triplicou), processos de compras mais ágeis e a integração entre as Marcas da Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe): cada vez mais projetos sendo feitos em colaboração, melhorando a imagem da região com o Grupo VW.

Para obter a concessão, o time de Compras Gerais realizou ações diretas em algumas frentes, como revisão do procedimento, padronização e qualidade dos processos, aumento da transparência, treinamento regular dos usuários e compradores, desenvolvimento de novos fornecedores e negociações em pacote, aproveitando a sinergia entre as fábricas e marcas.

Encontros digitais
e treinamentos

Com o tema “VW e Fornecedores: Parceria para o Sucesso de Todos”, o 16º QDay Supplier reuniu o número recorde de 220 participantes e 98 empresas.

O encontro, promovido pela Qualidade Assegurada em formato virtual, destacou a importância da transparência e do compromisso entre todas as empresas, principalmente em tempos desafiadores para a economia e a sociedade, como na pandemia.

O time da QA também abordou temas como homologações emergenciais (assunto crítico devido à falta de matéria-prima e componentes) e o programa conjunto da Qualidade Assegurada e Compras para desenvolvimento de fornecedores (Supply Base Improvement Plan).             

No evento, 24 fornecedores assinaram o Acordo de Qualidade se responsabilizando com uma melhor performance nos indicadores das peças para 2021.

"Para oferecermos produtos de qualidade, é fundamental que toda a nossa cadeia de fornecedores tenha processos produtivos robustos. E precisávamos tentar algo diferente: é importante engajarmos e suportarmos os fornecedores, para que também busquem melhorias. Isso ajuda tanto eles, como a VW."

Martin Fries

Vice-Presidente de Suprimentos

Webinars-Sem-Filete

Webinars

As ferramentas digitais têm sido indispensáveis para a Volkswagen manter a proximidade com seus parceiros de negócios. Em 2020, o setor de Compras realizou dois webinars com fornecedores voltados para a retomada da produção, o primeiro com 60 e o segundo com 86 empresas participantes.

Para o lançamento do Nivus, a área de QA reuniu 200 representantes de 80 empresas que, juntas, acertaram questões técnicas para o retorno das atividades. Foi definido, entre outras coisas, o alinhamento de estratégias para o novo cenário de trabalho virtual.

Análise de violações e
bloqueios de fornecedores

A Volkswagen revisou o procedimento de análise dos parceiros de negócio em 2020. Os times de Funções Centrais de Compras, Auditoria Interna, Trade Compliance – Central de Cadastro, GRC e Jurídico, por meio de reuniões de alinhamento, aperfeiçoaram o processo de bloqueio dos fornecedores, além de adaptar o procedimento de investigação dos desvios (Comitê Ad Hoc) à realidade brasileira, destacando a sinergia entre os times para detectar e reagir de forma mais assertiva e antecipada a riscos externos.

O novo procedimento publicado visa concentrar as solicitações de bloqueios de parceiros de negócios no departamento de Compras e na Central de Cadastro por meio de uma análise prévia da motivação e do encaminhamento mais adequado à solicitação.

Assim, os bloqueios que não indicarem riscos à imagem ou às questões de sustentabilidade da VW do Brasil serão solicitados pelas áreas e inspecionados pelo GRC, para encaminhamento à Central de Cadastro.

O objetivo do Comitê Ad Hoc é avaliar as informações reportadas de possíveis desvios de conduta social, ambiental e de compliance cometidos pelos parceiros de negócios da VW. Esse comitê buscará orientar e adequar as ações dos fornecedores para evitar quaisquer danos reputacionais ou financeiros à empresa, além de garantir a sustentabilidade das operações de toda a cadeia, em alinhamento com as diretrizes do Grupo VW.

Foto tirada antes da pandemia.

As cinco etapas do programa de desenvolvimento de fornecedores

A Volkswagen do Brasil possui, desde 2019, um sistema para a seleção de fornecedores – Sustainability Rating (Avaliação de Sustentabilidade) – que estabelece critérios para atender aos padrões de condutas sociais, ambientais e de compliance da empresa.

Para integrar a rede de parceiros VW, todos passam por uma avaliação em cinco etapas:

1

Inputs (entradas)
Partindo de uma avaliação dos indicadores de qualidade, logística, capacidade e comercial são identificados fornecedores que potencialmente possam se beneficiar com uma abordagem da área de Desenvolvimento de Fornecedores.

2

Awareness (acordo)
Contato com o fornecedor para detalhar a dinâmica de um possível suporte pela área de Desenvolvimento de Fornecedores. Havendo o aceite, são definidas as metas, procedimentos e escopo do projeto, com a criação de uma base para a cooperação conjunta entre a Volkswagen do Brasil e o fornecedor.

3

Assessment (avaliação)
Elaboração do Mapa do Fluxo de Valor Atual da peça ou processo previamente definido. Essa etapa é a base que orienta a elaboração do treinamento e do workshop que será realizado com o time de multiplicadores definido pelo fornecedor.

4

Workshop (oficinas de trabalho)
Visa avaliar o processo produtivo buscando otimizações e, com isso, construir um Mapa do Fluxo de Valor Otimizado.

5

Implementation (implementação)
Fase na qual se concretiza o processo otimizado, realizando o follow-up para implementação das ações de melhoria identificadas durante o workshop.

Perfil de fornecedores

(GRI 102-9, 102-10, 103-2, 103-3, 204-1)

Os processos de compra da Volkswagen do Brasil são orientados pelos princípios éticos do Código de Conduta e da cartilha de Melhores Práticas para Aquisição de Bens e Serviços, documento que apresenta os processos de suprimentos vigentes na empresa, bem como a forma de conduzir, da melhor maneira possível, a negociação e eventual contratação direta de um fornecedor.

A empresa utiliza como parâmetro na seleção de fornecedores os requisitos de Engenharia, Qualidade, Sustentabilidade e Logística, com compromisso e habilidade demonstrados para alcançar e manter o alto nível de competência técnica em geral, incluindo instalações e capacidade de engenharia e manufatura. Esse conjunto de recursos deve assegurar o fornecimento de produtos da mais alta qualidade disponível na indústria, a preços mundialmente competitivos.

Um dos critérios do processo de nomeação dos fornecedores da empresa é o Sustainability  Rating, responsável por garantir a conformidade dos parceiros aos requisitos de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil. A nomeação de fornecedores não é mais possível sem essa avaliação, válida por um período máximo de seis anos.

Por meio de uma plataforma digital, os fornecedores devem compartilhar todas as suas informações de sustentabilidade que serão, posteriormente, avaliadas e ranqueadas pela Volkswagen. Adicionalmente, é solicitado o preenchimento de um questionário sobre combate à corrupção. Conforme o desempenho da empresa no relatório, a análise pode incluir visitas presenciais a fim de identificar eventuais riscos para a habilitação do parceiro.

A Volkswagen do Brasil busca constantemente o desenvolvimento de fornecedores locais, que representaram quase 81% dos custos com compras da montadora em 2020 (veja quadro abaixo), e oferece oportunidade para pequenos e médios fornecedores participarem dos processos de seleção.

201820192020
Orçamento para fornecedores (R$ bilhões)11,5515,5114,14
Valor investido em fornecedores locais (R$ bilhões)10,4513,5911,39
% do orçamento investido em fornecedores locais90,5087,6280,60

1. Dados referentes às quatro fábricas da Volkswagen do Brasil. São classificadas como locais todas as peças, bens e serviços fornecidos e fabricadas em plantas brasileiras.

Avaliação ambiental
de fornecedores

(GRI 103-2, 103-3, 308-1, 308-2)

O processo de avaliação ambiental de fornecedores da Volkswagen do Brasil segue a Política Ambiental e de Energia do Grupo VW, que tem como princípio o atendimento à legislação e normas aplicáveis, além da melhoria contínua do desempenho ambiental e energético.

Os fornecedores são informados sobre a avaliação ambiental por meio do Manual de Cadastro para Novos Fornecedores, que determina a certificação ISO 14.001 como requisito da Volkswagen. Ao se cadastrarem, eles assumem o compromisso do atendimento ao Caderno de Encargos de Compras, que determina quais requisitos ambientais devem ser atendidos pelos parceiros comerciais. A atividade tem como objetivo identificar e prevenir riscos na cadeia de fornecimento, uma vez que a corresponsabilidade está prevista na Lei de Crimes Ambientais.

A Gestão Ambiental Volkswagen do Brasil realiza auditorias periódicas1 nos fornecedores produtivos e não produtivos críticos. A avaliação segue quatro etapas: pré-auditoria (levantamento da documentação ambiental), auditoria documental, auditoria em campo e auditoria de acompanhamento (requerimento do plano de ação dos fornecedores reprovados). Os resultados são comunicados aos setores solicitantes da auditoria, responsáveis pelas ações aplicáveis com os parceiros.

Em 2020, a empresa obteve avanços na comunicação das áreas internas, refletindo em um melhor acompanhamento das operações e desempenho dos fornecedores.

Os parceiros classificados com risco ambiental crítico (impactos significativos e negativos) foram comunicados quanto à necessidade de ações corretivas e preventivas em um prazo acordado. Já os fornecedores com melhor desempenho são convidados para participar de workshops de sustentabilidade na Volkswagen, para expor seus cases de sucesso.

1. A Volkswagen adota os seguintes critérios de escolha para as auditorias em seus fornecedores ativos: empresas cuja atividade tem alto potencial poluidor, fornecedores estratégicos ou insolventes ou quando há solicitação específica de outras áreas. A periodicidade e a frequência são definidas de acordo com o grau de risco do fornecedor. 

Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais1 

(GRI 308-1)
201820192020
Novos fornecedores considerados para contratação1.4681.3041.493
Novos fornecedores contratados com base em critérios ambientais466710 717
Percentual de novos fornecedores contratados com base em critérios ambientais (%)31,7454,45 48,02

Fornecedores com impactos ambientais negativos potenciais e reais

(GRI 308-2)
201820192020
Fornecedores avaliados1747175
Fornecedores identificados413147
Impactos ambientais negativos significativos identificados21096
Fornecedores com melhorias acordadas como resultado da avaliação19126
Porcentagem de fornecedores com melhorias acordadas como resultado da avaliação (%)46,338,713
Fornecedores identificados com os quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação685
Porcentagem de fornecedores identificados com os quais as relações foram encerradas como resultado da avaliação (%)14,625,810,6

1. Os fornecedores avaliados estão localizados no Brasil. Aqueles considerados críticos estão localizados, em sua maior parte, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

2. Os impactos considerados na avaliação ambiental são: não possuir documentação ambiental (Licença Ambiental, AVCB, Ibama, Produtos Controlados, Certificado ISO 14001, Outorga de Recursos Hídricos, relatórios e avaliações que demonstram atendimento à Licença Operacional); não estar em conformidade com a legislação vigente sobre gestão de resíduos, efluentes, emissões atmosféricas e no monitoramento de ruído e vibração; além disso, possuir passivos ambientais ou autos de infração e ações civis públicas.

Impactos sociais

(GRI 103-2, 103-3, 408-1, 409-1, 414-1, 414-2)

Os requisitos de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil são comunicados aos fornecedores por meio da Cartilha de Sustentabilidade nas Relações com Fornecedores, que descreve os critérios e compromissos dos parceiros em relação aos temas de impacto social negativo, como trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo.

A Política de Compliance da montadora orienta as rotinas de verificação dos parceiros de negócios para assegurar que esses critérios sejam cumpridos. A avaliação social é feita durante as auditorias de qualidade e gestão ambiental e inclui a análise do histórico reputacional e criminal dos parceiros, avaliando riscos adicionais, como os de lavagem de dinheiro ou corrupção, por exemplo.

A gestão do trabalho infantil é monitorada e avaliada pela Verificação do Parceiro de Negócio e por auditorias de qualidade. Caso sejam identificadas irregularidades, a área de Suprimentos em conjunto com Jurídico e Compliance definem as ações pertinentes para resolução.

Em 2020, nenhuma ocorrência de impacto social foi registrada e não foram identificados riscos reais ou potenciais de trabalho infantil, de trabalho análogo ao escravo ou de descumprimento à legislação trabalhista.