Nossa
imagem

Uma marca mais digital
e humana

Uma nova atitude de marca, voltada para o futuro, com um novo logo VW, cores vibrantes e pessoas em primeiro lugar. Assim é o New Brand Design (nova identidade visual) da Volkswagen que revitalizou todos os canais de comunicação em 2020, cuja estreia na linha de produtos ocorreu com o lançamento do Nivus e, progressivamente, chega à rede de concessionárias.

Muito mais que um logo, o New Brand Design da Volkswagen é um posicionamento que está em sintonia com a proposta de digitalização da Marca, sempre em busca de oferecer uma experiência inovadora aos clientes, seja em sua jornada de compra totalmente on-line ou em um ambiente moderno e acolhedor das novas concessionárias. As atualizações se traduzem em uma comunicação mais versátil, jovem, atual, vibrante, conectada e integrada à diversidade.

A nova marca foi apresentada pelo Grupo VW no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, em setembro de 2019. No Brasil, quem inaugurou o conceito dentro da Ofensiva de Produtos e Inovação foi o Nivus. A escolha não foi à toa. Ele é a tradução do direcionamento que a empresa vem trabalhando, no qual a comunicação com o cliente torna-se mais guiada pela tecnologia, conectividade e personalização.

O símbolo da marca foi redesenhado. O logo da Volkswagen é o elo mais importante entre o produto e a marca e representa os princípios da companhia, como qualidade, atenção ao detalhe, valor e durabilidade, considerando as pessoas em primeiro lugar com suas emoções, opiniões e estilo de vida. O novo logo bidimensional foi simplificado aos seus elementos essenciais. Ele é plano e aberto, tem alto contraste e pode ser usado com extraordinária flexibilidade na mídia digital e demais formatos.

A linguagem visual da marca Volkswagen também está mudando. Ela será muito mais vibrante, mais colorida e mais natural do que no passado. Além disso, o tom da comunicação segue novas diretrizes: mais humana; com senso de humor; estimulante; focada e acolhedora.

Por muitas décadas, os materiais em vídeo da Volkswagen têm usado uma voz masculina para apresentar seus veículos em propagandas e outros materiais de comunicação. A partir de agora, a marca adota um tom de voz feminino. Nas mídias audiovisuais, os materiais receberão ao final uma assinatura sonora exclusiva seguida por uma mulher com uma voz, agradável, acolhedora e confiante que falará pela Volkswagen.

A revitalização da marca chegou também às concessionárias em 2020. Em uma live, a VW apresentou a toda rede e aos clientes os avanços no novo showroom (saiba mais no capítulo Nossos Clientes). A mudança no Brasil vem sendo implantada em etapas, com a utilização de um enfoque consciente voltado à otimização de custos e à conservação de recursos, principalmente em função do atual cenário. O website comercial, materiais de comunicação e redes sociais da marca já adotaram o novo design.

“Nós, não eu”

Em tempos de pandemia, a Volkswagen do Brasil levantou a bandeira da coletividade. Campanhas internas estimularam a ação solidária e o trabalho colaborativo entre os empregados. Esse propósito foi sintetizado na frase “Nós, não eu” que traduz tanto a quebra de silos, a comunicação horizontal e o trabalho em equipe quanto o espírito voluntário e participativo em prol da comunidade. A empresa acredita que a inovação e a superação acontecem quando se trabalha em equipe. Afinal, para a Volkswagen do Brasil, a transformação está na união das pessoas.

Repercussão
global

A estratégia de comunicação para o lançamento mundial do Nivus já estava pronta e em prática há quase um ano antes de a pandemia chegar e mudar todo o planejamento. Os desafios fizeram a equipe de Assuntos Corporativos, Relações com a Imprensa, Vendas & Marketing e Desenvolvimento do Produto e Design mudar o enfoque das ações completamente para o mundo digital, o que transformou a apresentação do primeiro carro totalmente desenvolvido no Brasil em um case da Marca.

O evento de lançamento ocorreu de forma 100% virtual. Mesmo com as adaptações necessárias para o novo formato, o cronograma foi mantido. O esforço exigiu integração e trabalho em equipe e só foi possível pela resposta ágil e a alta performance dos empregados na Volkswagen para promover soluções criativas.

Ativações digitais ganharam a confiança dos consumidores e da imprensa especializada. Foram criados conteúdos em vários formatos para atender todas as mídias: entrevistas virtuais, posts no LinkedIn, muitos vídeos, tutoriais do VW Play e a grande aposta na informação ao vivo.

A live do VW Play foi transmitida para toda a América Latina e alcançou cerca de 15 mil pessoas, com grande participação de jornalistas e formadores de opinião da região. Já a World Première do Nivus contabilizou um público on-line de quase 100 mil pessoas em 56 países, entre jornalistas e influenciadores digitais, funcionários, concessionários, fornecedores e clientes.

"Estamos trabalhando com foco na jornada 360°, onde a digitalização passa por todas as áreas da companhia, desde o desenvolvimento do carro até o sistema de pós-vendas. O ano de 2020 foi muito desafiador e avançamos bastante nesse sentido. E vem mais por aí."

Priscilla Cortezze

Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa

Prêmios e
reconhecimento

Os investimentos na comunicação levaram a Volkswagen a ser eleita a Marca Digital de 2020 pela AutoEsporte, o mais importante e tradicional prêmio da imprensa especializada do País, organizado pela revista e por um júri composto por 24 jornalistas de todo o Brasil.

A produção totalmente digital do Nivus, sem a necessidade de um protótipo físico em nenhuma de suas fases, chamou atenção dos jurados, além do lançamento da plataforma de infotainment VW Play, que inaugurou uma nova era em conectividade, streaming e serviços. Foram realizadas também ativações nas redes sociais, warm-ups e disponibilizadas ferramentas, como o DDX (Digital Dealer eXperience) e App Volkswagen Experience, para que o cliente pudesse ver o carro em realidade aumentada, inclusive na sua própria garagem. Todas essas ações foram desenvolvidas sem ter um único automóvel nas concessionárias e o sucesso de vendas mostrou a efetividade da equipe Volkswagen do Brasil em entender e atingir os consumidores da maneira correta.

O resultado disso foi mais um prêmio. Pela 29ª vez, em 30 edições, a Volkswagen liderou a categoria Carro na pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha/ Folha de S. Paulo. Ou seja, quando o assunto é automóvel, a VW é a marca mais lembrada pelos brasileiros.

Outros destaques

Ao todo, a Volkswagen somou em 2020 mais de 40 prêmios em sua galeria:

– Montadora do ano na 4ª edição do prêmio UOL Carros.

– Exportadora do Ano, eleita pela AutoData.

Top Employer 2021, certificação obtida pela terceira vez consecutiva da Top Employers Institute.

– Prêmio AB Diversidade 2020 no setor Automotivo, promovido pela Automotive Business, em parceria com a MHD Consultoria.

– Prêmio Profissionais do Ano 2020, concedido pela Rede Globo para a campanha “Vida” na categoria “Nacional” para filmes de 30 segundos ou mais.

– Prêmio Whow! de Inovação 2020, da revista Consumidor Moderno, que elencou as 100 Empresas Mais Inovadoras. A VW venceu a categoria Carros e ficou em 7º lugar no ranking geral.

– Homenagem pela ação voluntária do conserto de respiradores (Confederação Nacional da Indústria – CNI e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI).

Nivus: o carro mais premiado do
país em 2020

O Volkswagen Nivus é o carro mais premiado do Brasil em 2020. Com design inovador, novos conceitos de conectividade, tecnologias e segurança, o primeiro smart car do País conquistou o respeito dos jornalistas especializados. Até o momento, o modelo coleciona um total de 10 prêmios no ano, das mais importantes publicações e associações do Brasil e da América Latina.

– Carro do Ano 2021 – Categoria até R$ 120.000 (AutoEsporte)

– Prêmio UOL Carros – Categoria ‘Melhor SUV Compacto’ (Portal UOL)

– Melhor Compra 2020 – Categoria Principal (Quatro Rodas)

– Qual Comprar 2020 – Categoria SUV (AutoEsporte)

– Menor Custo de Reparabilidade – Categoria SUV Compacto (Cesvi)

– Melhor Carro Nacional – CAR Awards Brasil 2021 (CAR Magazine)

– Prêmio Americar – Categoria Melhor SUV América Latina (Americar)

– Prêmio Top Car TV – Categoria Melhor SUV até R$ 100.999 (Top Car TV)

– Prêmio Abiauto – Categoria Melhor SUV/Crossover Nacional (Abiauto)

– Prêmio Mobilidade Estadão 2020 – Categoria Melhor SUV Compacto (Jornal do Carro)

Fox

  • Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020 – categoria Hatch Compacto de Acesso (KBB/Quatro Rodas)

Jetta

  • Melhor Compra 2020 – Carros até R$ 100.000 (Quatro Rodas)

Polo

  • Prêmio “Os Eleitos” – Hatches Compactos Premium (Quatro Rodas)
  • Prêmio Mobilidade Estadão 2020 – Categoria Hatch Compacto (Grupo Estado)
  • Melhor Compra 2020 – Esportivos até 250 cv (Quatro Rodas)
  • Menor custo de reparabilidade – categoria Hatch Compacto (Cesvi)

Saveiro

  • Menor custo de reparabilidade – categorias Picape Compacta Cabine Simples e Picape Compacta Cabine Dupla (Cesvi)
  • Selo Maior Valor de Revenda – categoria Picape Pequena (Autoinforme)
  • Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020 – categoria Picape Compacta (KBB / Quatro Rodas)
  • Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020 – categoria Picape Compacta Comercial (KBB / Quatro Rodas

T-Cross

  • Compra do Ano 2020 – (Motorshow)

  • Menor custo de reparabilidade categoria utilitário esportivo (Cesvi)

Tiguan

  • Qual Comprar – categoria SUV Premium (AutoEsporte)
  • Selo Maior Valor de Revenda – categoria SUV Médio (Autoinforme)

up!

  • Menor custo de reparabilidade – categoria Hatch Subcompcato (Cesvi)

  • Selo Maior Valor de Revenda – categoria Entrada (Autoinforme)

  • Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020 – categoria Hatch Subcompacto de Acesso (KBB / Quatro Rodas)

  • Prêmio “Os Eleitos” – categoria Hatch Compacto (Quatro Rodas)

Virtus

  • Menor custo de reparabilidade – categoria Sedã Compacto (Cesvi)

  • Prêmio “Os Eleitos” – categoria Sedã Compacto (Quatro Rodas)

Voyage

  • Prêmio Melhor Valor de Revenda 2020 – categoria Sedã Compacto de Acesso (KBB/Quatro Rodas)

Relacionamento
com a imprensa

Pelo 10º ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil foi reconhecida entre as “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, na categoria “Automotivo”. A empresa venceu todas as 10 edições já realizadas do prêmio, promovido pela revista Negócios da Comunicação em parceria com o Cecom (Centro de Estudos da Comunicação).

O reconhecimento é resultado de pesquisa realizada com 25 mil jornalistas de todo o Brasil e revela que, mesmo diante do cenário de 2020, a proximidade e a credibilidade que a Volkswagen construiu ao longo dos anos se manteve constante e fortalecida. O prêmio também reflete o investimento da empresa na digitalização da comunicação, a exemplo do canal de comunicação com a imprensa, VW News.

O índice de favorabilidade da Marca na imprensa é monitorado periodicamente pela Volkswagen. De 87% em 2019, o índice passou para 85% em 2020, um leve recuo nas divulgações sobre produtos e nas notícias que tratam sobre a empresa.

Juntos pela Integridade:
ética e transparência na empresa

(GRI 102-17 , 103-2, 103-3, 205-1, 205-2, 206-1)

Todos os valores da Volkswagen estão atrelados à vivência da integridade no dia a dia dos colaboradores. Foi pensando nisso que o Grupo VW lançou, em 2019, o programa global Together4Integrity – T4I (Juntos pela Integridade).

Por meio dele, o empregado é incentivado a assumir a responsabilidade, ser honesto mantendo a palavra, viver a diversidade e ter empatia para que isso abra novos caminhos e traga orgulho a todos. Na VW do Brasil, as ações são acompanhadas e multiplicadas pelos embaixadores da integridade, uma equipe treinada sempre à disposição para sanar dúvidas sobre compliance e conduta ética.

Toda a atuação na empresa é guiada pelas diretrizes expressas em seu Código de Conduta, principal ferramenta para orientar sobre regras e padrões de ética e integridade, pela Política de Compliance e a Política de Governança em Assuntos Governamentais, que procuram assegurar o cumprimento das determinações.

"A estratégia da Nova Volkswagen e o empoderamento das pessoas, em ações consolidadas nos meses antes da pandemia, nos auxiliaram a manter a integridade e compliance mesmo em um cenário em que não tínhamos o controle direto."

Christian Lamboy

Gerente Executivo de Governança, Risco e Compliance

Conheça os Pilares do Together4Integrity

Encorajamos, protegemos e valorizamos a comunicação de preocupações e suspeitas de irregularidades.

Riscos de integridade e compliance são identificados, reconhecidos, gerenciados e mitigados.

Integridade e compliance são pontos centrais da estratégia de negócios.

Os nossos líderes em todos os níveis da organização criam e sustentam uma cultura de integridade.

Tomamos medidas e nos responsabilizamos quando ocorrem irregularidades.

Nós assumimos a responsabilidade pelo meio ambiente e pela sociedade.

Nós somos honestos e falamos quando algo está errado.

Nós abrimos novos caminhos.

Nós vivemos a diversidade.

Nós temos orgulho do trabalho que fazemos.

Nós, não eu.

Nós mantemos nossa palavra.

Monitoramento
finalizado com sucesso

O monitor de auditoria independente certificou que a Volkswagen cumpriu seu compromisso sob o acordo firmado com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ) para criar e implementar um programa de compliance a fim de prevenir e detectar violações de leis antifraude e ambientais. A certificação cobre o Grupo Volkswagen, suas subsidiárias e afiliadas, exceto a Porsche AG e a Porsche Cars North America, que não faziam parte do Monitoramento. Ao longo do Monitoramento, iniciado em 2017 e agora concluído, a Volkswagen atualizou e fortaleceu suas estruturas, processos e sistemas em diversas divisões da empresa, incluindo desenvolvimento técnico, governança, gestão de riscos, compliance e funções jurídicas. A VW implementou um sistema expandido de denúncias, anticorrupção e antitruste com parceiros de negócios. A organização também nivelou hierarquias, descentralizou a tomada de decisões e delegou mais responsabilidade às suas marcas e escritórios regionais para tomarem decisões adequadas às condições de seus mercados. O relatório final está disponível conforme determinado pelo Acordo, em alemão e inglês em: https://bit.ly/3pDgSMV

Acompanhamento
dos processos

(GRI 102-15, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2)

A Volkswagen do Brasil possui uma estrutura de Auditoria Interna que executa um programa baseado nos principais riscos do negócio e uma equipe dedicada a avaliar e analisar denúncias de violações das regras internas e do Código de Conduta.

Complementam o monitoramento um comitê corporativo composto por representantes das áreas de Governança, Risco e Compliance (GRC), Auditoria, Segurança e Assuntos Jurídicos, que discute ações de combate à corrupção e de fortalecimento dos processos relacionados aos tópicos contidos no Código de Conduta.

Além disso, o processo de avaliação de desempenho dos empregados administrativos (GAP) verifica o quanto cada empregado atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade se submete.

Em 2020, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil foram contempladas pela avaliação de riscos relacionados à corrupção, o que representa 19 áreas de negócios distribuídas nas quatro unidades de produção e um Centro de Distribuição de Peças e Acessórios. Não foram encontradas falhas de efetividade nos controles relacionados a estes riscos.

"Em 2020, tratamos muito sobre mudança cultural, mudança de mindset, empatia e aproximação com as áreas auditadas. A intenção é fomentar um debate sobre a nossa atuação na empresa, nosso papel como auditores e o mindset que queremos criar na equipe."

Marcelo Martin Mansilla

Gerente Executivo de Auditoria Interna

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

(GRI 205-3)

O indicador é considerado confidencial. Os dados apurados são reportados diretamente ao Grupo Volkswagen.

Acordo para resgate histórico

O Ministério Público Federal formalizou em janeiro de 2021 o arquivamento do inquérito aberto contra a Volkswagen. O encerramento da investigação é resultado do Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela empresa em setembro do ano anterior como parte da revisão de sua história durante o regime da ditadura militar no Brasil. Com esse acordo, a Volkswagen quis promover o esclarecimento da verdade sobre as violações dos direitos humanos naquela época. 

No documento, a Volkswagen do Brasil se comprometeu a pagar R$ 9 milhões aos Fundos Federal e Estadual de Defesa e Reparação de Direitos Difusos (FDD). Além disso, a empresa decidiu doar R$ 10,5 milhões para projetos de promoção da memória e da verdade em relação às violações de direitos humanos ocorridas no Brasil durante a ditadura militar.

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) receberá R$ 4,5 milhões. Desse total, R$ 2,5 milhões serão destinados para o Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) para apoiar a identificação das vítimas que estão enterradas em valas comuns. Os outros R$ 2 milhões serão direcionados ao desenvolvimento de novas pesquisas para apurar a cumplicidade de empresas em violações de direitos humanos durante o governo militar.

O Memorial da Luta pela Justiça, iniciativa promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB / SP) e pelo Centro de Preservação da Memória Política (NPMP), receberá R$ 6 milhões. O valor será utilizado para a conclusão da implantação do Memorial.

A empresa ainda vai doar R$ 16,8 milhões à Associação dos Trabalhadores da Volkswagen – Associação Henrich Plagge. A maior parte dessa verba será destinada a ex-trabalhadores da Volkswagen do Brasil – ou seus sucessores legais – que manifestaram terem sofrido violações de direitos humanos durante a ditadura.

A Volkswagen é a primeira empresa estrangeira a enfrentar seu passado de forma transparente durante a ditadura militar no Brasil. Em 2016, a empresa encomendou um estudo científico independente que concluiu que houve cooperação entre os agentes de segurança da Volkswagen do Brasil e o antigo regime militar, mas não foram encontradas evidências claras de que essa cooperação foi institucionalizada na empresa. Naquela época, os funcionários poderiam ter sido expostos a violações dos direitos humanos.

Código de conduta

(GRI 103-2, 103-3)

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen chancela o compromisso da empresa com a ética e a integridade, detalhando o comportamento esperado dos empregados.

Compõe o documento um amplo detalhamento de diversos itens para os quais são apresentadas legislações que regem o assunto abordado, a postura buscada pela empresa, exemplos de situações e orientações sobre como agir para preservar a identidade, dentre outros. Também apresenta normas para evitar conflitos de interesses e para recebimento de presentes, convites e demais vantagens por parte dos empregados. Mais recentemente, foram incorporados aspectos como lavagem de dinheiro e proteção de dados pessoais.

O documento pode ser acessado na página da Volkswagen do Brasil (link) e, para os empregados, no aplicativo VW&Eu.

O Código de Conduta para os parceiros de negócios foi reformulado em 2019, com aperfeiçoamento do conteúdo sobre integridade e compliance.

Comunicação e treinamento

(GRI 103-2, 103-3, 205-2)

A Volkswagen do Brasil mantém o compromisso de utilizar seus canais de comunicação internos e externos para abordar práticas e processos relacionados ao combate à corrupção. O cronograma de treinamentos é revisado anualmente, com o objetivo de capacitar todos os públicos.

Em 2020, a empresa lançou o Treinamento On-line Anticorrupção, obrigatório para todos os empregados. A não realização é passível de medidas disciplinares e a cada dois anos todos devem refazê-lo.

A corrupção no Brasil é crime previsto no Código Penal (Decreto Lei nº 2848/1940) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12846/2013). Na Volkswagen do Brasil, o conceito está definido na Política de Compliance e é mais amplo do que o previsto em lei. Orientações específicas sobre o tema podem ser consultadas por todos os empregados na Cartilha Anticorrupção.

Aspectos relacionados ao tema foram abordados nos seguintes treinamentos: Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência e Respeito e Diversidade.

Diretores comunicados1 e treinados2 sobre procedimentos anticorrupção3
(GRI 205-2)
201820192020
ComunicadosTreinadosComunicadosTreinadosComunicadosTreinados
Total de membros da Diretoria da empresa121212
Diretores comunicados/treinados12312101212
% de diretores comunicados/treinados100%25%100%83,33%100%100%
Empregados comunicados1 e treinados2 sobre procedimentos anticorrupção3
(GRI 205-2)
201820192020
Região SudesteComunicadosTreinadosComunicadosTreinadosComunicadosTreinados
Número total de empregados comunicados/treinados100%2.058100%9.019100%10.155

1. Empregados que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a Compliance e Integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros.

2. Empregados que receberam treinamentos específicos sobre o tema de Compliance e Integridade (públicos identificados com maiores riscos em razão das atividades exercidas).

3. Os comunicados e treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção também se estendem aos parceiros comerciais. Em 2020, 100% dos cerca de 37,5 mil parceiros que se relacionam com a Volkswagen do Brasil foram comunicados sobre o tema. Além das comunicações, treinamentos com este foco também foram promovidos para 477 profissionais que atuam nas empresas parceiras, identificados como aqueles com as maiores exposições a riscos durante o exercício de suas atividades.

Carta norma

Em convergência com a Política de Compliance da companhia, que detalha as normas para evitar conflitos de interesses e para o recebimento de presentes, convites e outras vantagens por colaboradores, foi distribuído entre os empregados elegíveis o formulário Carta Norma 2020. O objetivo foi identificar e analisar eventuais conflitos de interesses na empresa. Executivos e mensalistas das áreas administrativas e horistas em postos de liderança e de algumas áreas específicas receberam o formulário para preenchimento e assinatura digital, afirmando a inexistência de conflitos de interesse em suas relações de trabalho.

Canais de denúncias

Os Canais de Denúncias são uma importante ferramenta para reportes de má conduta ou violações que possam afetar a empresa. No Grupo Volkswagen, estes canais estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelo telefone 0021-800-444-46300 ou via Internet (www.bkms-system.com/vw) a todos os seus stakeholders. As plataformas reúnem as denúncias que chegam à montadora, tratadas de modo padronizado e direcionadas às áreas responsáveis pela apuração. Denúncias também podem ser enviadas para o endereço: Via Anchieta km 23,5 – CPI: 1050 – São Bernardo do Campo – São Paulo – CEP 09823-901.

O público interno possui ainda abertura para reportar casos passíveis de denúncia via Intranet, telefone 0800-770-5-770 ou pelo e-mail conduta@volkswagen.com.br. Na Volkswagen do Brasil, os canais recebem mais de 150 denúncias por ano. A avaliação das manifestações recebidas é de responsabilidade da área de Gestão, Risco e Compliance e dá subsídios para melhoria de processos internos e importantes avaliações de potenciais atos de corrupção.

Canais de Denúncias:

Via Anchieta km 23,5 – CPI: 1050
SBC – São Paulo – CEP 09823-901

Canais de Denúncias – público interno:

Intranet