VW TCross em movimento na estrada

Avanço na ofensiva de produtos

A Nova Volkswagen fechou o ano de 2019 com o 14º lançamento da Ofensiva de Produtos, que prevê a entrada de 20 novos veículos no mercado entre 2017 e 2020. Esse avanço vem acompanhado da estreia da companhia na produção de SUVs no Brasil, com o VW T-Cross, e do início da estratégia de eletrificação da Marca na região, marcada pelo lançamento do híbrido plug-in Golf GTE.

A Ofensiva de Produtos e Inovação, uma das batalhas da estratégia Nova Volkswagen, seguiu acelerada em 2019 com três dos 20 modelos previstos para chegar ao mercado até 2020: o T-Cross, o primeiro SUV produzido pela montadora no Brasil e o segundo de cinco lançamentos do segmento de utilitários esportivos; o Jetta GLI, que combina esportividade com a sofisticação de um sedã; e o Golf GTE, o 14º lançamento da ofensiva, dando início à estratégia de eletrificação da Marca na Região SAM, que prevê um portfólio completo com modelos elétricos e híbridos nos próximos anos.

Elementos que se destacam na estratégia Nova Volkswagen – a conectividade e a tecnologia embarcadas nos veículos – continuam a ser destaque nos modelos lançados, ao lado de atributos como o design moderno e o conforto, que se alinham aos desejos dos consumidores da Região SAM, identificados em clínicas conduzidas pelas equipes de Desenvolvimento de Produtos e Marketing.

Celular segurando celular conectado a central de motimidia
VW Connect

Os novos veículos são construídos sob a Estratégia Modular MQB (Matriz Modular Transversal, no significado da sigla em português). Implantada em 2018, a plataforma confere padronização aos processos produtivos, permitindo a inserção de novos recursos e tecnologias antes disponíveis somente para categorias superiores (saiba mais em Nossas Fábricas).

Laboratório de Protótipo Virtual

Antes de chegar aos veículos, a inovação que move a Nova Volkswagen traz tecnologia de ponta para seus processos de desenvolvimento dos produtos. Em 2019, a montadora inaugurou o Laboratório de Protótipo Virtual na fábrica Anchieta, um importante aliado para o time de Desenvolvimento de Produto. A utilização de recursos tecnológicos como realidade virtual e realidade aumentada otimiza o desenvolvimento de novos produtos, tornando o processo ainda mais eficaz.

Nos projetos desenvolvidos a partir de informações recebidas das áreas de Design e Engenharia do Produto, as imagens são tão perfeitas que é possível visualizar texturas, cores, vãos e encaixes com precisão máxima. Também é possível fazer alterações com apenas um toque, como cores, acabamentos e opcionais. Com o protótipo virtual estruturado em um software, as áreas de simulações dão início às suas atividades em ambiente virtual para verificar itens de segurança, acústica, aerodinâmica, durabilidade, entre outros pontos. Em seguida, são realizados os testes físicos.

Empregados com tablet na linha de montagem

O equipamento, que inclui uma carroceria com bancos, painel e volante, além dos óculos de realidade virtual, permite visualizar o veículo em detalhes por dentro e por fora, com a sensação física de estar dentro do futuro modelo. A imagem visualizada nos óculos de realidade virtual também é projetada em um monitor de 60” instalado na sala, onde as modificações e variações do projeto podem ser feitas e analisadas no ambiente virtual, em tempo real. A tecnologia de realidade aumentada, por sua vez, permite mesclar os ambientes físico e virtual: ao direcionar o tablet para a carroceria, as alterações podem ser feitas e visualizadas na tela.

Outra tecnologia do Laboratório de Protótipo Virtual é um projetor de alta resolução, onde é possível enxergar os projetos de veículos em tamanho ampliado, com o máximo de detalhes.

Mais um modelo destinado ao público PcD

As novas versões com transmissão automática lançadas pela Volkswagen do Brasil nos últimos anos continuam garantindo a ampliação de vendas da Marca para o público de Pessoas com Deficiência (PcD).

Depois de lançar cinco modelos na versão automática em 2018 e evoluir as vendas do segmento, a empresa apresentou, em 2019, o T-Cross Sense, versão destinada ao público PcD do primeiro utilitário esportivo produzido pela Marca no Brasil.

Equipado com o eficiente motor 1.0 TSI de 128 cv com etanol e 116 cv com gasolina e câmbio automático de seis marchas, o T-Cross Sense tem diferenciais importantes em comparação às versões disponíveis no segmento. Entre eles, seis airbags, Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e todos os recursos atrelados a ele, como controle de tração (ASR), bloqueio eletrônico do diferencial (EDS) e assistente de partida em subida/descida (HHC).

A Ofensiva de Produtos focada em PcD rendeu à Volkswagen do Brasil um recorde de vendas para esse público, saltando de 1.603 unidades em 2018 para 8.180 unidades ao fim de 2019.

A empresa mantém o Programa Mobilidade Volkswagen, em que pessoas com deficiência, condutores de veículos ou não, são beneficiadas com isenções de impostos (IPI, ICMS, IPVA e IOF), em atendimento à legislação brasileira, além de um desconto especial, conforme o perfil do cliente.

Tecnologia para a eficiência energética dos veículos

(GRI 103-2, 103-3, 302-5, 307-1)

A Volkswagen do Brasil manteve o foco em avançar a eficiência energética dos veículos em 2019, buscando, em cada projeto, índices inferiores ao limite requerido pela legislação brasileira para a frota VW (1,79MJ/km). As diretrizes da Política Ambiental e de Energia da VWB orientam o desenvolvimento de produtos, o processo de homologação de todo veículo é acompanhado por órgãos como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), e são realizadas auditorias com o projeto já em produção pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Investimentos em desenvolvimento tecnológico, nos últimos anos, vêm permitindo a incorporação de novos recursos aos produtos lançados, colaborando para o avanço na relação entre o rendimento e o consumo de combustível. Exemplo é o lançamento do T-Cross nas versões 200TSI e 250TSI. O primeiro SUV com motor de cilindrada 1.0l no mercado nacional colabora com a redução de emissão de poluentes da frota Volkswagen. A versão Trendline 200TSI manual é cerca de 3,5% mais econômica que o Polo 1.6l MPI manual, mesmo sendo um veículo maior, mais pesado e com maior resistência aerodinâmica. Tecnologias como o StartStop (recurso responsável por desligar e ligar automaticamente o motor do veículo em paradas de semáforo) na versão Highline 250TSI proporcionam consumo equivalente à versão 200TSI Comfortline (1,82 MJ/km).

O Golf GTE, primeiro veículo híbrido plug-in da Volkswagen do Brasil, que representa a inserção da Marca no mundo dos veículos com propulsão elétrica no País, é cerca de 65% mais eficiente quando comparado com o Golf 1.4TSI automático.

Informações disponíveis aos consumidores

GRI 417-1

Todos os veículos da Volkswagen são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (relacionadas à segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O manual do proprietário acompanha todos os veículos, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores e garantir, assim, sua segurança. Com relação à proteção do meio ambiente, vale destacar que há mais de duas dezenas de observações no documento. A Volkswagen do Brasil participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular coordenado pelo INMETRO e, desde 2017, a montadora etiqueta 100% dos veículos.

Rota 2030

Os avanços tecnológicos com foco em eficiência energética têm perspectivas positivas para os próximos anos, principalmente com o Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística, regulamentado em dezembro de 2018 pelo Governo Federal, por meio da Lei 13.755, sucedendo o Inovar-Auto. O programa estimula o investimento em pesquisa e desenvolvimento, por meio da dedução de 10% do valor total dos recursos aplicados com esse foco do Imposto sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Para a Volkswagen, o programa imprime mais organização ao setor automotivo ao estabelecer metas obrigatórias em eficiência energética e segurança, incentivos a investimentos em P&D e geração de recursos para programas de desenvolvimento do setor, por meio da redução de importação de peças.

São aspectos que permitem trabalhar com previsibilidade, uma grande vantagem para a Volkswagen, que empenha esforços não apenas para atingir as metas, mas superá-las, especialmente em eficiência energética. Benefícios fiscais de 1 a 2 pontos percentuais com o atingimento de metas do programa, por exemplo, representam um importante avanço na busca por resultados sustentáveis para a montadora.

Carro elétrico sendo recarregado

Nessa frente, a empresa tem investido em veículos cada vez mais eficientes no consumo de combustível e um importante passo foi a eletrificação, com o lançamento do híbrido plug-in Golf GTE.

No caminho da mobilidade elétrica

O Golf GTE (conheça as características do carro em detalhes no texto a seguir) é o primeiro veículo da ofensiva elétrica da Volkswagen na América Latina. Seu lançamento, em 2019, marca o início da estratégia de eletrificação da Marca na região: até 2023, serão seis lançamentos nas categorias de elétricos e híbridos, integrando a estratégia do Grupo Volkswagen, que planeja o total de 70 novos modelos elétricos até 2025 em todo o mundo.

Golf GTE Elétrico

Além do novo hatch, a Volkswagen passou a oferecer soluções eficientes em micromobilidade com emissão zero que já são tendência na Europa: bicicleta e patinete com motor elétrico e bicicleta dobrável (convencional) sem motor, disponíveis para venda nas concessionárias da Marca.

Por entender os desafios da eletrificação no Brasil, que passam especialmente pela necessidade de aprimoramento da infraestrutura, a companhia firmou parceria com Audi e Porsche, empresas do Grupo Volkswagen, e EDP, que atua no setor elétrico, para a instalação de 30 novas estações de recarga de veículos elétricos no Estado de São Paulo. O projeto vai conectar 64 pontos de carregamento que interligam os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina, formando um corredor de abastecimento de automóveis híbridos e elétricos de mais de 2.500 quilômetros de extensão.

Aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente, o empreendimento, com investimento de R$ 32,9 milhões, é o primeiro e maior projeto de instalação de carregadores ultrarrápidos (150kw e 350kw) da América do Sul. A implementação da rede teve início em 2019 e as primeiras inaugurações estão programadas para 2020, com sua conclusão prevista para três anos.

Os lançamentos de 2019

Seguindo o compromisso de renovar seu portfólio no cumprimento de sua estratégia, a Nova Volkswagen lançou três modelos no mercado brasileiro em 2019. Conheça mais sobre as novidades que ganharam as ruas e conquistaram os consumidores.

T-Cross

(Fabricado em São José dos Pinhais, Paraná)

VW TCross em movimento na estrada

Primeiro SUV fabricado pela Volkswagen no Brasil, o T-Cross foi o grande destaque da Marca em 2019. O modelo foi eleito o melhor Compacto da categoria em diferentes premiações.

O T-Cross traz uma nova concepção de design, tecnologias e máxima segurança, em linha com a estratégia da Nova Volkswagen. É um veículo prático, moderno e intuitivo, para um público conectado, que reúne uma série de sistemas de assistência ao motorista, até então disponíveis apenas em categorias e veículos superiores.

Muito bem equipado, o T-Cross oferece de série Controle de Estabilidade (ESC), seis airbags, freios a disco nas quatro rodas, extensão do bloqueio eletrônico do diferencial (XDS+), direção elétrica, ajuste de altura e distância para o volante, Hill-Hold (assistente de partida em subidas), luzes de condução diurna e lanternas traseiras em LED, banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível, suporte para smartphone com entrada USB para carregamento, travas e vidros elétricos e volante multifuncional. Há ainda recursos opcionais, como o Detector de Fadiga e o Park Assist (assistente de estacionamento).

O T-Cross possui quatro versões: 200 TSI, a única equipada com câmbio manual de seis marchas; 200 TSI Automático; Comfortline 200 TSI Automático e Highline 250 TSI Automático.

O motor 200 TSI Total Flex desenvolve potência de 128 cv com etanol e de 116 cv com gasolina e entrega um torque de 200Nm. E o motor 250 TSI Total Flex, que equipa a versão Highline, o qual gera potência de até 150 cv com gasolina e etanol e entrega um torque de 250Nm.

O novo modelo ainda foi considerado pela revista Quatro Rodas como o campeão do “Melhor Compra 2019”, na categoria utilitários esportivos até R$ 100 mil.

Ícone motor

Motor 200 TSI Total Flex

128 cv de potência com etanol

116 cv de potência com gasolina

TCross

Melhor Compra 2019

Categoria utilitários esportivos até R$ 100 mil Revista Quatro Rodas

Ícone motor

Motor 250 TSI Total Flex – versão Highline

150 cv de potência com gasolina e etanol

Golf GTE

(Fabricado na Alemanha)

Golf em movimento na rua Augusta em São Paulo

O Golf GTE é o primeiro veículo híbrido lançado no Brasil e faz parte da estratégia de eletrificação da Volkswagen na América Latina. A Marca pretende lançar seis veículos híbridos e elétricos na região até 2023.

O modelo une o desempenho esportivo a uma excelente eficiência energética. Pode ser conduzido utilizando somente eletricidade por cerca de 39,1 km, conforme ciclo brasileiro.

O GTE traz dois motores, um 1.4 turbo de 150 cv e um elétrico de 102 cv. Combinados, os motores entregam 204 cv de potência e torque de 350Nm. Sua aceleração de 0 a 100 km/h leva 7,6 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 222 km/h.

O GTE traz dois motores:

1.4 turbo de 150 cv

Elétrico de 102 cv

Golf GTE

Combinados, os motores entregam:

204 cv de potência

350Nm de torque

Ícone velocidade

Aceleração de 0 a 100 km/h:

7,6 segundos

Velocidade máxima:

222 km/h

O GTE tem transmissão automática DSG de 6 marchas com função Tiptronic, desenvolvida especificamente para veículos híbridos. Esse câmbio possui três embreagens: duas atreladas ao motor a combustão interna e outra específica para o motor elétrico.

O modelo é o único com tecnologia plug-in, que permite o carregamento em tomada convencional 220V ou em aparelhos wallbox de 3,6 kW ou mais. A bateria precisa de 2h45 para carregar completamente em uma estação de recarga e 4h30 em uma tomada convencional, permitindo uma variação de cerca de 20 minutos.

Além disso, o modelo traz itens exclusivos na categoria, como ACC (Controle Adaptativo de Cruzeiro), painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display) e sistema de infotainment com tela sensível ao toque de 9,2 polegadas e controle por gestos.

O sistema híbrido plug-in utilizado pelo Golf GTE possui uma série de tecnologias para aproveitar ao máximo toda a energia disponível, como a energia cinética, produzida pelo veículo ou em função de seu deslocamento.

Jetta GLI

(Fabricado no México)

VW Jetta GTI em movimento na estrada

Produzido sobre a Estratégia Modular MQB, o Jetta GLI reforça a ofensiva de sedãs Volkswagen no Brasil. O modelo complementa a linha Jetta no País, sendo posicionado acima das configurações R-Line, Comfortline e 250 TSI.

Único da linha Jetta equipado com motor

350 TSI de 320 cv

Jetta GLI

80 cv a mais

que o motor presente nas demais versões, o 250 TSI de 150 cv

Ícone velocidade

Aceleração de 0 a 100 km/h:

6,8 segundos

Velocidade máxima:

250km/h

É o sedã Volkswagen mais rápido no Brasil atualmente.

A configuração GLI é a única da linha Jetta equipada com motor 350 TSI de 230 cv. São 80 cv a mais que o motor presente nas demais versões, o 250 TSI de 150 cv. O Jetta GLI acelera de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos e possui velocidade máxima de 250 km/h. É o sedã Volkswagen mais rápido no Brasil atualmente.

O modelo traz visual arrojado e diferenciado, proporcionando uma ótima eficiência aerodinâmica e, consequentemente, baixo consumo de combustível. A proposta de design foi deixar o modelo com a aparência mais baixa e dar uma atitude única ao sedã esportivo. A parte inferior do veículo é toda contornada por elementos escuros e as rodas de 18 polegadas (pneus 225/45 R18) têm estilo dinâmico (direcional), não simétricas, o que resulta em um conjunto exclusivo e harmônico com a proposta do veículo.

Modelo mais esportivo da sétima geração do sedã, o Jetta GLI mantém as proporções elegantes e equilibradas da linha. São 4.709 mm de comprimento, 1.799 mm de largura, 1.478 mm de altura e 2.680 mm entre-eixos (o que garante ótimo espaço interno). O porta-malas tem capacidade de 510 litros.

O Jetta GLI é equipado de série com direção progressiva. O sistema permite aos condutores fazer curvas com menor movimentação do volante. Com respostas mais diretas, a direção progressiva diminui perceptivelmente o trabalho do volante em manobras e ao estacionar em comparação aos sistemas de direção convencionais, que trabalham com uma relação de redução constante.

Outro componente que colabora para uma condução mais refinada é o sistema de suspensão independente nas quatro rodas. O resultado é uma dirigibilidade única entre os sedãs médios à venda no Brasil.

Compromisso com a segurança

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)

Garantir o mais elevado desempenho de segurança é um compromisso da Volkswagen no desenvolvimento de 100% de seus veículos, com a meta de atender e superar os requisitos de segurança veicular exigidos pelas legislações brasileira e internacional (critérios de exportação).

Boneco de crash test em veículo

Esse compromisso abarca a busca pelo máximo de segurança possível aos ocupantes dos veículos durante a utilização, especialmente em caso de acidentes, e também aos pedestres, procurando colaborar para reduzir as estatísticas de acidentes fatais.

A empresa é pioneira em segurança veicular e crash tests no Brasil, desde os anos 1970. Foi a primeira montadora do País a promover testes, que posteriormente se tornaram obrigatórios. O Laboratório de Segurança Veicular, na fábrica Anchieta, é um dos mais avançados da América Latina e reconhecido pela excelência no Grupo Volkswagen. A Marca tem o maior número de modelos com nota máxima na proteção para ocupantes pelo Latin NCAP (veja box a seguir), sendo referência na antecipação de tendências, como a segurança dos pedestres.

Durante o desenvolvimento do produto e após, todos os veículos testados e seus componentes são descartados. O processo ocorre em conformidade às exigências da legislação ambiental, de modo que fluidos são drenados e airbags, por exemplo, são deflagrados.

Liderança entre os mais seguros

Selo Latin NCAP. Teste 2019

Em 2019, três modelos da Volkswagen receberam a classificação máxima (5 estrelas) do Latin NCAP, instituto independente que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe, além do prêmio Advanced Award, pelos recursos de proteção a pedestre e frenagem autônoma de emergência: T-Cross, Tiguan Allspace e Jetta.

O recurso de frenagem automática pós-colisão aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente, evitando colisões subsequentes. A tecnologia de proteção aos pedestres mitiga lesões em situação de atropelamentos, por meio de áreas de deformações programadas e elementos de absorção de energia. O reconhecimento da entidade reforça o posicionamento dos modelos com a oferta de proteção máxima para adultos e crianças.

Com seis modelos classificados com 5 estrelas no Latin NCAP (para adultos e crianças), a Volkswagen torna-se a marca líder entre os mais seguros do mercado. Além de Tiguan Allspace, Jetta e T-Cross, Polo, Virtus e Golf também têm classificação máxima da entidade.

Detalhes em cada etapa

(GRI 103-2, 103-3, 416-1)
Empregados posando para foto na oficina
Desenvolvimento do produto

Desde o início do projeto, aspectos de segurança dos ocupantes são extremamente relevantes e previstos em detalhes. A proteção dos pedestres é um item que passou a receber cada vez mais atenção no desenvolvimento de projetos, especialmente nos últimos três anos.

TCross em laboratório de pesquisa e desenvolvimento
Pesquisa e desenvolvimento

Os componentes incorporados aos veículos são desenvolvidos com os mais modernos processos laboratoriais, com a utilização de recursos como simulações de predições veiculares – do componente, do veículo completo e da sua interação com os demais durante os crash tests.

Boneco de crash test
Certificação

A certificação do produto é feita por meio de ensaios destrutivos em crash test, etapa indispensável que antecede a sua liberação ao mercado. Durante o processo, manequins antropométricos de última geração permitem certificar que os valores biomecânicos obtidos em órgãos vitais atendem ao padrão de segurança exigido e se encontram, inclusive, acima do especificado pela legislação.

Veículo em linha de montagem
Fabricação e produção

A montadora dá início à fabricação do produto somente após a certificação da eficiência dos componentes e do veículo completo. O modelo precisa atender às especificações aprovadas no projeto.

Pessoa segurando celular com imagem de realidade aumentada
Marketing e comunicação

As áreas de Marketing e Assistência Técnica são as responsáveis por divulgar os aspectos de segurança veicular aos consumidores, orientando-os sobre a utilização dos recursos disponíveis.

Jovem interagindo com celular
Uso do produto

A orientação sobre os recursos de segurança disponíveis e sua correta utilização é uma preocupação constante da montadora. Ela está retratada em detalhes nas mídias e no manual do proprietário. Além deste, a Volkswagen disponibiliza aos clientes orientações de segurança veicular e um caderno de direção segura, com instruções para ajustes dos componentes de segurança, visando a obter a posição mais segura de direção ergonomicamente e alcançar o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.

Três versões do TCross em movimento na rua
ISO 9001

Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001), que se soma a outras normas internas.