Empregados posando para foto na linha de montagem

2019 sob a ótica da sustentabilidade

(GRI 102-50, 102-52, 102-54)

Esta é a oitava edição do Anuário de Responsabilidade Corporativa da Volkswagen do Brasil, um documento que expressa o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a transparência, valores que integram a estratégia e direcionam sua atuação. Esse Anuário apresenta os destaques e desafios nas esferas financeira, operacional, socioambiental, de governança e de gestão no ano de 2019.

Pelo oitavo ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil publica seu Anuário de Responsabilidade Corporativa, cujo objetivo é prestar contas à sociedade e aos parceiros da empresa. O documento foi elaborado a partir da metodologia Global Reporting Initiative (GRI) – a mais utilizada mundialmente para relatórios de dados referentes à sustentabilidade – seguindo a versão GRI Standards, classificado como Opção Essencial, o que exige, no mínimo, o reporte de um indicador de cada tema material. A publicação apresenta os dados da empresa referentes ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2019. Eventualmente, traz informações relevantes do início de 2020, por se tratarem de repercussões ou resultados do ciclo anterior. As informações e os indicadores de desempenho aqui relatados referem-se à Volkswagen do Brasil. Em alguns momentos, para contextualização dos resultados e estratégia dos negócios, o documento remete-se à Região SAM, que engloba 29 países (veja mais no capítulo A Volkswagen do Brasil). Sob coordenação do departamento de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, o Anuário obteve a contribuição de todas as áreas de negócios da empresa para o levantamento e a análise dos dados reportados.

Sobre este Anuário

Este Anuário está dividido em nove capítulos que apresentam os temas de maior relevância e aderentes à estratégia da empresa, que exprimem os esforços empreendidos pela companhia, bem como os principais desafios nas diversas frentes.

O conteúdo alinha-se à estratégia mundial da Marca TRANSFORM 2025+.

Também está disponível uma breve apresentação da Volkswagen, com o perfil e o histórico de atuação da empresa no Brasil.

Matriz de materialidade

(GRI 102-46, 102-47, 103-1, 102-48, 102-40, 102-42,102-43, 102-44)

Este Anuário foi elaborado com base na Matriz de Materialidade vigente na Volkswagen do Brasil para o triênio 2018-2020, alinhada aos ciclos de renovação da certificação da empesa na metodologia ISO 14001.

Atualizada em 2017, a Matriz* foi elaborada a partir de uma ampla consulta aos públicos com os quais a Volkswagen do Brasil se relaciona: empresas do setor automobilístico, clientes, representantes de governo, de entidades de classe e de organizações não-governamentais, fornecedores, concessionários, empregados, sindicatos e comunidades do entorno.

Foram realizadas análises de documentos estratégicos da empresa e setoriais, entrevistas com especialistas externos, representantes do poder público e da sociedade civil, além de executivos da empresa e uma consulta on-line, que gerou aproximadamente 1,7 mil retornos dos públicos interno e externo.

A partir dos dados coletados e compilados, foram mapeados os temas mais relevantes e as questões sensíveis no âmbito da empresa.

Desta forma, os temas tratados ao longo deste Anuário de Responsabilidade Corporativa 2019 são:

  • Satisfação dos clientes;
  • Conduta ética e transparente;
  • Segurança e qualidade dos veículos;
  • Pesquisa e inovação;
  • Geração de emprego e renda;
  • Desenvolvimento de capital humano;
  • Saúde e segurança dos empregados;
  • Mobilidade;
  • Cadeia de fornecimento sustentável;
  • Emissões no uso dos produtos;
  • Ecoeficiência operacional.

*O processo de revisão da Matriz de Materialidade ocorre a cada três anos. A próxima atualização está programada para 2020, quando será elaborada a Matriz válida para o triênio 2021-2023.

+ acessível

Desde a edição 2018, o conteúdo do Anuário de Responsabilidade Corporativa da Volkswagen do Brasil está disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A tradução de todos os textos desta publicação é feita por um avatar, possibilitando a leitura por surdos, o que se alinha aos esforços da montadora em ampliar a inclusão por meio da acessibilidade digital. Estima-se que 80% dos surdos têm dificuldade em ler e escrever a língua escrita, o que reforça a pertinência da comunicação visual.

Para visualizar o conteúdo em libras, clique no ícone do intérprete virtual (um personagem 3D), que está disponível em todos os capítulos, sempre posicionado no canto superior direito da página.

Esse personagem 3D traduz as informações presentes na página e auxilia a navegação por todo o Anuário. Isso garante a comunicação interativa e assegura a fácil compreensão pelo espectador.

Hugo. Tradutor de libras

Dúvidas ou dados adicionais?

(GRI 102-53)
Entre em contato com a área de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil pelo e-mail:
sustentabilidade@volkswagen.com.br.