Stand futurista VW

Um caminho de evolução rumo à Nova Volkswagen

Em 2019, a evolução da estratégia foi marcada por esforços em várias frentes, especialmente inovação, tecnologia e digitalização, e pelo avanço da Transformação Cultural, a primeira e mais desafiadora das cinco principais batalhas da Volkswagen do Brasil (5 Must Win Battles), que abrangem ainda: Ofensiva de Produtos e Inovação, Processos Eficientes, Proximidade com as Pessoas e Resultados Sustentáveis.

Há pouco mais de dois anos, a Volkswagen do Brasil tem focado sua atuação na construção de uma empresa mais ágil, eficiente, inovadora e próxima de seus públicos. Essa transformação é a consolidação do conceito da Nova Volkswagen, vivenciado, na prática, por uma grande mobilização na maneira de repensar o negócio e imprimir um novo jeito de trabalhar.

Ao longo de 2019, a Volkswagen do Brasil deu continuidade à execução dos objetivos traçados (veja quadro a seguir) em seu plano estratégico para a Região SAM (América do Sul), denominado Moving People Forward (Movendo as Pessoas à Frente, em tradução livre). As ações se desenvolveram em várias frentes, com esforços especialmente focados em inovação, tecnologia e digitalização, tanto nos veículos e nas fábricas, quanto nos pontos de venda e na própria maneira de se comunicar.

Destacam-se, no período, lançamentos como o T-Cross, que representa uma mudança de portfólio na organização como o primeiro modelo 100% conectado da Volkswagen e o primeiro SUV fabricado pela montadora no Brasil, e o híbrido plug-in Golf GTE, que representa a entrada da Marca no segmento de veículos híbridos e elétricos na Região.

Os avanços na construção da Nova Volkswagen também são evidenciados por iniciativas como a Fábrica Digital VW, dentro do conceito da Indústria 4.0, na qual a Volkswagen já é considerada referência no setor automotivo brasileiro. A aplicação de novas tecnologias como softwares e realidade virtual permitem otimizar processos existentes, simular novos processos produtivos, ergonomia em postos de trabalho, novas construções e instalações, tudo em ambiente virtual, resultando em redução de custos e tempo de implementação, entre outros benefícios.

Outro exemplo é o Laboratório de Protótipo Virtual (Fábrica Anchieta), que desenvolve protótipos de veículos com a utilização de realidade virtual e aumentada. Os testes e eventuais correções são feitos no próprio ambiente virtual, com ganho de custo, tempo e mais assertividade até a construção do protótipo físico.

Tecnologias do mundo digital também vêm revolucionando a experiência do cliente com a Marca. A Concessionária Digital VW (DDX – Digital Dealer Experience) conta com ferramentas como óculos de realidade virtual, por meio do qual o cliente conhece o portfólio da Marca; a TV touchscreen, que simula o “carro dos sonhos” e o tablet do vendedor, com informações detalhadas sobre os produtos.

O conceito digital também está na Venda Móvel, que permite ao cliente comprar um carro zero km de onde estiver, sem precisar ir a uma concessionária. Ele pode ter a experiência de um test-drive nos óculos de realidade virtual e a compra é fechada e assinada no tablet do vendedor. A Key Store também é um conceito inovador de loja sem carro, já que é uma concessionária itinerante em formato de chave que é levada a eventos e locais de grande circulação pública, onde permanece por alguns dias. Nela, o cliente pode ter as mesmas experiências de ambiente virtual que na DDX.

TCross em show room de concessionária

Alinhado ao propósito de ‘Oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas’, definido na revisão do plano estratégico em 2018, a Volkswagen lançou mão de novidades como o VW Move, serviço inovador, que permite alugar um veículo (por dia ou por algumas horas), em linha com a tendência de oferecer também serviços de mobilidade, além dos carros.

A conquista dos objetivos para a execução da estratégia na companhia é capitaneada pelo Board da montadora na Região SAM. Essa atuação é suportada pelo SAM Strategy Team, comitê formado por representantes de diversas áreas da empresa, que se reúne mensalmente e tem papel fundamental na mudança de cultura na companhia. O grupo é responsável também pelo suporte de projetos ligados ao plano estratégico nas áreas que representam. Em 2019, eventos envolvendo este time e startups que atuam em segmentos ligados ao negócio, como mobilidade, por exemplo, representaram importantes oportunidades de trazer a inovação de fora para dentro da companhia.

Objetivos do plano estratégico Moving People Forward

As grandes metas instituídas no plano estratégico representam os objetivos da companhia. São eles:

  • Um time forte e íntegro que vive a cultura da Nova Volkswagen em uma organização ágil.

  • Produtos, soluções de mobilidade e novos modelos de negócio que definem a tendência.

  • Cadeia de valor de produção orientada à qualidade e otimizada.

  • Parceiro confiável e desejável.

  • Empresa rentável e sustentável.

  • Time sul-americano totalmente integrado.

Os objetivos abrangem a atuação da Volkswagen nos mais diferentes aspectos, entre os quais estão a renovação do portfólio e os compromissos com o desenvolvimento sustentável e a integridade. A avaliação do cumprimento destes objetivos é feita de modo abrangente, especialmente com o acompanhamento de 12 indicadores.

A transformação de uma cultura

A difusão da estratégia a todo o time é feita por meio das 5 Must Win Battles (Batalhas a Serem Vencidas, em tradução livre) na Volkswagen do Brasil (veja quadro a seguir). A Transformação Cultural no ambiente interno é a primeira delas. Um dos maiores desafios da empresa, foi reforçada em 2019, representando um grande suporte para a consolidação da Nova Volkswagen.

Essa mudança tem como pilares o desenvolvimento da cultura por meio da liderança (liderar pelo exemplo) e comunicação (mais humanizada e próxima das pessoas), simplificação de processos e transmissão de valores aos públicos internos e externos.

O desdobramento das batalhas foi intensamente trabalhado em 2019, com objetivos claros estabelecidos para os gestores. Os princípios de liderança foram trabalhados em todos os níveis da companhia, desde os membros do Board, para os quais foi aplicada uma pesquisa estruturada de clima e estilos de liderança, até os gestores, dentro do programa #Liderança TSI.

As ferramentas de comunicação aplicadas ao público interno tiveram papel fundamental nessa frente de ação em 2019. Canais como o Jornal Volkswagen e o aplicativo VW&Eu (que atinge 98% dos empregados), fóruns como o Megadiálogo com empregados, World Café com gestores, encontros executivos e workshops de desenvolvimento, reforçam o novo caminho da companhia. Veja mais sobre as frentes de comunicação aos públicos interno e externo em Nossas pessoas e Nossa imagem.

5 Must Win Battles – as 5 principais batalhas da Volkswagen do Brasil:

1

#1 Transformação Cultural

por meio da nova cultura Volkswagen, da liderança e da comunicação

2

#2 Ofensiva de Produtos e Inovação

com lançamentos de sucesso e a criação de produtos inovadores

3

#3 Processos Eficientes

a partir da modernização dos sistemas e processos internos, incluindo a alta tecnologia e inovações na produção

4

#4 Proximidade com as Pessoas

reconectando a Volkswagen com seus públicos, tanto internos quanto externos

5

#5 Resultados Sustentáveis

com a melhora dos resultados do negócio e maior rentabilidade

Um novo jeito de pensar e fazer o negócio

Trazer um novo olhar para os negócios, a partir da estratégia da Nova Volkswagen, implica muitas vezes em renovar a forma de se trabalhar. Assim, mudanças na rotina, nos métodos de trabalho e nos processos vêm sendo implementadas na companhia com o intuito de promover agilidade, proximidade entre as pessoas, otimização e redução de custos, entre outros aspectos que suportem a busca por resultados sustentáveis. Como exemplo, temos o Programa de Desburocratização, com importantes avanços em 2019 (saiba mais neste capítulo).

Na Diretoria Financeira, foram estabelecidos cinco pilares de atuação com foco no aumento da eficiência da área: pessoas, geração de caixa, margem tributária, redução de custo fixo e digitalização. No pilar “pessoas”, por exemplo, foi criado um Comitê com olhar para a identificação de talentos. Já dentro do pilar “redução de custo fixo” foram implantadas ações simples de conscientização sobre consumo de energia. Com isso, a área pode direcionar recursos economizados para iniciativas que gerem eficiência, como digitalização de processos, por exemplo.

A área Fiscal e de Comércio Exterior foi remodelada a fim de imprimir um olhar mais estratégico para a governança fiscal, centrado na inteligência tributária e de comércio exterior. Em busca de novas formas de trabalhar e tornar os processos da controladoria de operações mais robustos e eficientes, integrantes da equipe de Finanças participaram de um workshop com startups. Na ocasião, conheceram ferramentas inovadoras focadas em agilidade e digitalização e já trabalham em melhorias para implementação em 2020.

equipe reunida em ambiente corporativo

Na Diretoria de Assuntos Jurídicos, 2019 foi o ano da consolidação da estratégia traçada há pouco mais de dois anos para a área, que se concentrou em uma atuação mais transversal e preventiva do departamento, inserido na tomada de decisões com base em coleta de dados inteligentes, a fim de contribuir ainda mais para a mitigação de riscos na companhia.

Um dos reflexos positivos das ações de desenvolvimento da área e de reaproximação com stakeholders foi a visita inédita da Escola de Magistratura de São Paulo à fábrica Anchieta, em maio de 2019, a partir de uma solicitação feita pela instituição. Na ocasião, cerca de 80 magistrados tiveram a oportunidade de conhecer a empresa e ter contato com o ambiente produtivo de uma grande planta industrial.

Além da reestruturação de equipes dedicadas, separadamente, à advocacia contenciosa (que envolve ações judiciais e resolução de litígios) e consultoria, o período marcou a estabilização do E-law, sistema de inteligência artificial implantado em 2018 para digitalização dos processos jurídicos. A iniciativa auxilia no gerenciamento de informações da base de dados da empresa, resultando em mais produtividade à área de Assuntos Jurídicos, além de mais confiabilidade, transparência e rastreabilidade dos indicadores.

Já a área de Engenharia de Manufatura concentrou esforços no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias de fabricação de veículos, especialmente tendo em vista modelos como o Nivus, que será lançado em 2020, além de avanços em soluções alinhadas ao conceito de Indústria 4.0. Outra frente de ação foi a remodelação de ambientes de trabalho: só em banheiros e vestiários, foram mais de 40 obras de reforma, com vistas à melhoria do bem-estar dos empregados. A área também investiu em Tecnologias da Informação e novos modelos de reunião via web, trazendo mais agilidade à comunicação e redução de custos.

A atuação da Diretoria de Assuntos Governamentais segue no papel de interlocutora com os governos municipais, estaduais e federal brasileiros, com o intuito de contribuir para a evolução e transformação do setor, fomentando debates e levando a visão do setor privado. Da mesma forma, traz a perspectiva pública para dentro da empresa, numa interface com as áreas, reflexões, debates e tendências do cenário externo, antecipando fatores que podem impactar a atuação da companhia. Internamente, a área está alinhada com a estratégia da empresa e a transformação cultural, em busca de melhores alternativas para agilizar seus processos.

Programa de Desburocratização: foco na eficiência

Depois de simplificar alguns processos internos, o Programa de Desburocratização, criado em 2017 pelo Presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, e gerenciado pela área de Recursos Humanos, avançou ainda mais em 2019, na nova versão denominada 2.0. O trabalho concentrou-se em uma menor quantidade de projetos, porém, com maior impacto e complexidade para as áreas de negócio. Os projetos foram conduzidos utilizando-se de metodologias ágeis (Scrum framework), com foco em entregas parciais. O objetivo do Programa é deixar a empresa mais ágil e simples, alinhando-se aos esforços de modernização que integram a estratégia da Nova Volkswagen.

retrato empregado

Por meio da participação de todas as áreas da empresa, estão sendo implementadas ações com resultados relevantes em vários departamentos. Destacam-se a revisão e otimização do processo de faturamento de veículos, com impacto direto na entrega dos veículos aos clientes, melhorando a experiência de compra e o relacionamento com as concessionárias. Nesta frente, foi implementada uma plataforma de upload e triagem de documentação, possibilitando o envio de documentos digitalmente, com interface atualizada e dinâmica. Além da revisão do check-list de documentação e pedido de compra, que também ficou mais enxuto e focado em informações primordiais.

Outro exemplo de melhoria promovida pelo Programa está na área de Assuntos Jurídicos, com a implementação do sistema E-law, que trouxe digitalização e modernidade aos processos judiciais da companhia, com uso de inteligência artificial. Entre os benefícios está a otimização do gerenciamento de contratos.

Visão, Valores e Cultura Corporativa

(GRI 102-12 e 102-16)

Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Visão, Valores e o Propósito da empresa.

Visão

Moving People Forward (Movendo as Pessoas à Frente)

Valores

Unidos, arrojado, orientado ao cliente, eficiente, genuíno e consciente

Propósito

Oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Diretrizes e princípios

ícone alvo

Além destes, a empresa assume compromissos internos e externos de integridade, dentre os quais estão:

Internos

Código de Conduta do Grupo Volkswagen, revisado em 2017, com comunicação e capacitações ampliadas em 2019 (saiba mais no capítulo Nossa Imagem); Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia e a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os empregados. Além disso, temos a Carta de Relações Laborais (com avanço em pontos importantes e discussões periódicas), que expressa o Compromisso da Volkswagen com os direitos e os princípios de representatividade e sociais.

Externo

A empresa é signatária de compromissos como as declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa).

Processos e controles fortalecidos

Em 2019, a Volkswagen do Brasil dedicou esforços para fortalecer seus processos e controles internos, a fim de garantir uma adesão ainda maior às políticas e procedimentos na companhia. Por isso, promoveu a avaliação e revisão de seus processos, especialmente em aspectos de integridade e compliance, para assegurar que estes princípios sejam fundamentais em qualquer área da companhia.

Imagem conceitual. Complaince

Uma auditoria, realizada no Grupo Volkswagen em todo o mundo, envolveu a equipe das áreas de Auditoria Interna e Governança, Risco e Compliance da Volkswagen do Brasil na revisão de processos-chave. Um trabalho desafiador que ocorreu em paralelo à estratégia de consolidar o suporte dos departamentos a todas as áreas de negócio.

Estrutura de Governança

(GRI 102-5, 102-18)
Equipe da Governança Corporativa liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen do Brasil

Sociedade limitada, de capital fechado, a Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen com atuação independente e autônoma da Matriz.

A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen do Brasil (Comex), estrutura atualmente formada por 12 membros escolhidos pela Matriz em conjunto com a área de Recursos Humanos da América do Sul (Região SAM). O grupo se reúne semanalmente, com objetivo de tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios.

Além do presidente, participam sete vice-presidentes e quatro diretores, sendo 10 homens e 2 mulheres. Deste total, 42% são brasileiros.

A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por nove membros, representantes da VW do Brasil e da VW Argentina, e está à frente do processo de regionalização da Marca.

Novos desafios para as áreas

A trajetória da companhia no caminho da Nova Volkswagen implicou mudanças em algumas áreas no ano de 2019. Em fevereiro, foi criada uma nova Gerência de Comunicação Digital, com o desafio de tornar a Comunicação Corporativa ainda mais digitalizada, além de ampliar o foco no segmento de mídias de tecnologia, já que os temas automóveis e tecnologia estão cada vez mais interligados.

Já as áreas de Digitalização/Novos Modelos de Negócios e TI Digital foram unificadas em dezembro. O objetivo é acelerar a transformação digital, os projetos de monetização de dados e de novos modelos de negócios, proporcionando uma visão completa do Grupo para a Região SAM. Aspectos de Integridade e Compliance foram destacados em todos os processos da empresa, para todas as áreas de negócio, suportado pelo programa Together for Integrity.

Mudanças na gestão

retrato Martin Fries

Em março, Martin Fries, que está na companhia desde 1997, assumiu a Vice-Presidência de Suprimentos, substituindo Heiner Lanze, que retornou à Alemanha como responsável por Suprimentos da divisão de componentes do Grupo VW. Martin Fries iniciou sua carreira na Volkswagen da Alemanha, na área de veículos pré-série, e também trabalhou na Volkswagen do Brasil, em São José dos Pinhais e em diversos departamentos de Compras na fábrica Anchieta.

Em maio, Ciro Possobom assumiu a Vice-Presidência de Finanças. Com sólida experiência na área financeira em empresas do setor automotivo, o executivo sucedeu Oliver Schmidt, que assumiu nova função no Grupo Volkswagen na China.

retrato Ciro Possobom
Em 1º de setembro de 2019, Jorge Paulo assumiu a Diretoria de Qualidade Assegurada da VW Brasil e Região SAM. Jorge é graduado em engenharia mecânica e iniciou sua carreira no Grupo VW em 1997 na VW Autoeuropa, em Portugal, na área de Planejamento de Qualidade e Análise de Dados de Campo. Entre 2004 e 2006, atuou na VW do Brasil, na área de Qualidade Assegurada na fábrica de São José dos Pinhais. Depois disso, atuou em projetos em Wolfsburg, Emden e Dresden, na Alemanha. Sua última função foi como responsável por Qualidade Assegurada da Marca VW na FAW-VW em Changchun, China.

Em setembro, Thomas Owsianski, na empresa desde 2012, assumiu a Presidência da VW Argentina, em substituição a Thomas Zahn, que voltou à matriz para exercer a função de diretor de Vendas Internacionais da Volkswagen para os mercados do Leste Europeu, Rússia, África, Oriente Médio, Índia e Ásia-Pacífico.

retrato Thomas Owsianski
retrato Matthias Michniack

Em 1º de março de 2020, Matthias Michniacki assumiu a Vice-Presidência de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM, em substituição a Markus Kleimann, que assumirá nova função na Marca VW como Head of Product Line Mid/Fullsize. Michniack iniciou sua careira na Volkswagen da Alemanha em 1998, na área de desenvolvimento de bancos e, desde 2017, atuava como responsável pelo Desenvolvimento Exterior e Interior na Skoda, na República Tcheca.

Composição do Comitê Executivo

Volkswagen Região América do Sul (SAM)

Volkswagen do Brasil

retrato Pablo Di Si
Pablo Di Si

Presidente e CEO da VW América Latina

Retrato STEFAN MECHA
Stefan Mecha

Vice-Presidente de Vendas e Marketing da VW Região SAM

retrato CIRO POSSOBOM
Ciro Possobom

Vice-Presidente de Finanças da VW do Brasil e Região SAM

Retrato ANTÓNIO PIRES
António Pires

Vice-Presidente de Operações da VW do Brasil e Região SAM

retrato MARTINS FRIES
Martin Fries

Vice-Presidente de Suprimentos da VW do Brasil e Região SAM

Retrato MARCELLUS PUIG
Marcellus Puig

Vice-Presidente de Recursos Humanos da VW do Brasil e Região SAM

retrato MATTHIAS MICHNIACK
Matthias Michniacki

Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto, Baureihe e Estratégia da VW do Brasil e Região SAM

retrato JORGE PAULO
Jorge Paulo

Diretor da Qualidade Assegurada da VW do Brasil e Região SAM

Gustavo
Gustavo Schmidt

Vice-Presidente de Vendas & Marketing da VW do Brasil

Daniela Demôro

Diretora de Assuntos Jurídicos da VW do Brasil

Antonio Megale

Diretor de Assuntos Governamentais da VW do Brasil

retrato PRISCILLA CORTEZZE
Priscilla Cortezze

Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da VW do Brasil e Região SAM

Sustentabilidade: um conceito transversal

A sustentabilidade na Volkswagen do Brasil é um conceito que perpassa toda a companhia. Elemento indispensável para que a empresa siga sua trajetória e continue a criar valor, também orienta a conduta íntegra e ética em toda a cadeia produtiva, vislumbrando a perenidade dos negócios.

A gestão do tema é orientada pelas diretrizes da Matriz do Grupo Volkswagen, na Alemanha, sendo conduzida pela área de Sustentabilidade Corporativa, com reporte direto à Vice-Presidência de Recursos Humanos. A área tem como responsabilidade assegurar que aspectos socioambientais e o conceito de sustentabilidade sejam considerados nas decisões e estejam presentes em todos os programas e projetos conduzidos pela companhia.

Gestores de sustentabilidade de todo o Grupo Volkswagen se reúnem anualmente para compartilhar boas práticas, visando à melhoria contínua do trabalho nessa frente. Outros fóruns complementam a troca de informações e aprendizado, como o Comitê de Responsabilidade Social e o Comitê de Gestão Ambiental e Energia.

Objetivos e metas de sustentabilidade

Responsabilidade econômica

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Responsabilidade social

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Responsabilidade ambiental

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Conheça os compromissos ambientais da Volkswagen do Brasil expressos na Política Ambiental e de Energia