Cliente com óculos de realidade aumentada

Tecnologia e inovação a serviço do cliente

A incorporação de recursos tecnológicos aos processos e ao portfólio da Nova Volkswagen também tem transformado a maneira de vender e comprar carros, levando aos clientes experiências cada vez mais inovadoras e digitais.

A excelência no relacionamento é fundamental para a Nova Volkswagen, uma empresa cada vez mais próxima das pessoas, ágil, eficiente e inovadora. A companhia investe em tecnologia e inovação para oferecer produtos e serviços que proporcionem a melhor experiência aos consumidores. O ano de 2018 já havia marcado o pioneirismo da montadora com a implantação da Concessionária Digital (Digital Dealer Experience – DDX), dando início a um novo modelo de negócio na Região SAM. Em 2019, além de avançar nesse aspecto, a empresa evoluiu na implantação de tecnologias inovadoras com a experiência da venda móvel (DDX Sales).

A Concessionária Digital é um conceito implantado nas lojas físicas que utiliza recursos de realidade virtual e outras ferramentas digitais. Por meio delas o cliente pode simular a configuração de seu veículo dos sonhos em TV touchscreen e experimentar virtualmente as tecnologias presentes no modelo escolhido. O conceito, que começou no Brasil como piloto em 2018, foi levado também para a Argentina e, ao fim de 2019, chegou a mais de 150 concessionárias da Região da América Latina. A expectativa é que 100% da rede tenha o modelo implantado em 2020 na América Latina.

Empregado com óculos de realidade aumentada

Já a Venda Móvel, também desenvolvida pela Volkswagen do Brasil, é um recurso que oferece ao consumidor a oportunidade de realizar toda a jornada de compra sem ir a uma concessionária. O vendedor leva ao cliente, onde ele estiver, o tablet e os óculos de realidade virtual para apresentação do portfólio VW, além do veículo físico para test-drive.

A solução de Venda Móvel permite que a negociação, as simulações de financiamento e o pagamento sejam feitos digitalmente, por meio do tablet do vendedor, no local de conveniência do cliente. Além de configurar o veículo, o sistema mostra em tempo real o estoque disponível na concessionária e os preços praticados para aquele modelo.

Em 2019, a Volkswagen realizou as cinco primeiras vendas na modalidade móvel. O objetivo é que todas as concessionárias que já contam com o DDX passem a utilizar esse sistema de venda móvel no País. O conceito também estará disponível em toda a América Latina.

Concessionária itinerante

Como forma de inovar ainda mais a experiência de compra, a Volkswagen do Brasil estreou, em novembro de 2019, a Key Store, uma concessionária compacta, temporária e itinerante, em formato de uma chave de carro. A Key Store fica posicionada em locais de grande circulação, levando o portfólio da Marca até os clientes.

No espaço, os consumidores têm a oportunidade de conferir os modelos em óculos de realidade virtual, recurso disponível nas Concessionárias Digitais da Volkswagen, além de configurar o carro dos sonhos em uma TV touchscreen. O modelo itinerante já foi exposto em Brasília e São Paulo.

Stand futurista VW

Gestão premiada

O trabalho focado na relação mais próxima da Marca com o cliente rendeu à Volkswagen do Brasil o Prêmio “Consumidor Moderno” de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria “Automóveis”. Realizado pela revista Consumidor Moderno em parceria com o Centro de Inteligência Padrão (CIP) e auditoria de qualidade OnYou, o prêmio, em sua 20ª edição, é o maior reconhecimento nacional às empresas que praticam a excelência da gestão focada nas melhores práticas de relacionamento e atendimento ao cliente.

Rede de Concessionárias

Tabela do Mapa das regiões
Mapa do Brasil com indicação das regiões

A Rede de Concessionárias Volkswagen conta com 463 pontos de venda no Brasil. Em 2019, o destaque foi o lançamento de mais uma conveniência para os clientes: o início do projeto-piloto de aluguel de carros, na concessionária VW Faria, no Centro de São Paulo.

O serviço VW Move, uma parceria com a Fleet Solutions, permite ao cliente alugar os modelos T-Cross, Virtus e Voyage no momento em que deixa seu carro para revisão. Há previsão de estender o serviço para outras concessionárias em breve.

Logo VW Move
Foto TCross em concessionárias

O objetivo do novo serviço é contribuir com a mobilidade dos clientes enquanto seu veículo realiza as revisões previstas. Além disso, proporciona aos clientes a oportunidade de conhecerem outros modelos da Marca.

Espalhadas por todas as regiões do País, as concessionárias são responsáveis pela comercialização dos veículos e serviços de pós-vendas, como vendas de peças e acessórios, reparos e manutenções em geral e serviços de funilaria e pintura.

Alinhadas à Nova Volkswagen, desde 2018 as concessionárias vêm avançando na introdução de novidades que visam à aproximação com os clientes, tornando o atendimento cada vez mais personalizado.

Nesse sentido, os pontos de vendas estão introduzindo espaços de convivência, inspirados no estilo coworking, com sofás, mesas em estilo bistrô e bancadas, que valorizam a experiência dos consumidores.

Uma nova forma de interagir com os veículos

Para a Volkswagen, transformar a experiência de um cliente cada vez mais antenado, implica não apenas inovar no formato da venda, mas do próprio uso do veículo. A versão Highline do T-Cross trouxe uma funcionalidade pioneira na América do Sul, o VW Connect, plataforma digital que reúne as principais informações sobre o funcionamento do veículo, atualizadas em tempo real e disponíveis para consulta por meio de um aplicativo de smartphone.

Imagem com celulares mostrando gráficos

Ao conectar um Data Plug na entrada específica disponível no veículo, a ferramenta imediatamente passa a fazer a leitura do sistema, fornecendo ao aplicativo, via Bluetooth, informações como quilometragem, autonomia, velocidade média, trajetos percorridos, datas de viagens, consumo de combustível de cada trajeto e localização onde o veículo foi estacionado, para citar algumas. O VW Connect também está disponível como acessório na Rede de Concessionárias, podendo ser adicionado a todos os modelos Volkswagen fabricados a partir de 2012 (ano/modelo).

Celulares com telas com informações sobre a VW

A substituição do manual de bordo pelo Manual Cognitivo, disponível desde 2018, também transforma a experiência do consumidor. Desenvolvido pela Volkswagen do Brasil em parceria com a IBM, a ferramenta carrega no ambiente virtual todas as informações do manual, por meio de um sistema de inteligência artificial. Os clientes interagem com a plataforma pelo aplicativo Meu VW, disponível para download gratuito e compatível com sistemas iOS e Android. Basta que o usuário envie a dúvida (por mensagem de voz, fotografia do painel ou mensagem de texto) e ela é esclarecida com o envio de um áudio pelo sistema, que literalmente ‘conversa’ com os usuários.

A jornada digital do Pós-Vendas

Ampliando a digitalização no serviço de Pós-Vendas, a Nova Volkswagen desenvolveu funcionalidades com foco nas reais necessidades do cliente que, além da comodidade e conveniência para o consumidor, trazem mais agilidade e transparência aos serviços realizados na Rede de Concessionárias.

Uma das novidades é o agendamento on-line de serviços, por meio do App Meu VW, proporcionando ao cliente uma experiência mais imediatista e conveniente. Outro recurso inédito é o Plano Digital de Serviços, que substitui o livreto junto ao manual do proprietário, ao disponibilizar todas as informações sobre as revisões no aplicativo. A cada serviço realizado é gerado um comprovante com um código específico, à prova de fraudes.

Painel com apresentação e imagem do Virtus

Nas revisões, o consultor da Volkswagen também dispõe de ferramentas digitais, como o uso de um tablet para realizar o check-list no veículo, que torna possível mostrar ao cliente tudo que está sendo analisado, garantindo transparência no atendimento, além de uma experiência digital.

Seguindo a tendência mundial de mercado, a montadora também passou a oferecer uma pesquisa de satisfação on-line. A graduação da avaliação é feita por estrelas, de forma intuitiva, muito utilizada no ambiente digital. Além das estrelas, a pesquisa oferece a opção de comentários livres aos clientes.

Na escuta do cliente

Um dos maiores desafios para atender às expectativas dos clientes, para qualquer empresa, é acompanhar a velocidade das plataformas de comunicação pelas quais o consumidor se expressa. Atenta a essa dinâmica, a Nova Volkswagen criou um fórum de acompanhamento de dados de campo, que envolve diversas áreas da companhia.

Ícone balões de conversa

Informações coletadas nas mais variadas fontes (redes sociais, equipes de pós-vendas, imprensa, entre outras) são analisadas em reuniões mensais, tornando possível transformar potenciais causas de problemas em medidas preventivas. A iniciativa é coordenada pela área de Qualidade Assegurada.

Concessionários engajados na Nova Volkswagen

Alinhada aos objetivos traçados com a Nova Volkswagen, a companhia vem buscando cada vez mais proximidade com stakeholders fundamentais para o sucesso dos negócios, como os concessionários. Em 2019, a empresa reuniu os times de Vendas e Pós-vendas em uma semana de eventos, que contou com a participação de mais de 1.800 pessoas.

Nos eventos Vendas Experience e Pós-Vendas Experience, os participantes puderam compartilhar objetivos, estratégias e desafios e conheceram as novas ferramentas digitais aplicadas aos processos de Vendas e Pós-vendas. As equipes de vendas também tiveram a oportunidade de receber informações valiosas dos executivos de Vendas e Marketing da companhia com foco em novas oportunidades de negócios.

Paralelamente, na Feira de Negócios e Especialistas VW, os convidados conheceram produtos de fornecedores e souberam mais sobre os programas e ferramentas inovadoras da Marca voltadas para a melhor interação e experiência com o cliente.