Com 67 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento de renovação, único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, cuja estratégia prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões.
A Volkswagen é a marca que mais cresceu em 2019, tanto em vendas como em participação de mercado. São conquistas expressivas no país: maior produtora de veículos, alcançando 23 milhões de veículos fabricados; maior exportadora da história, com 4 milhões de carros embarcados.
Cerca de 15 mil empregados atuam em quatro fábricas, um centro de peças e diversos escritórios regionais em todo o País, sempre com a missão de oferecer a melhor experiência de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.
Em 2019, a Volkswagen entregou 6.278.300 veículos no mundo todo, um crescimento de 0,5% nas vendas em comparação com 2018. Em um mercado global cada vez mais reduzido, a Marca expandiu sua participação no mercado. O acréscimo do volume de vendas foi alcançado na América do Sul (com crescimento de 3,7% em relação a 2018) e também na Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos.
O período foi marcado pelo maior interesse dos clientes por modelos elétricos, somando mais de 80 mil veículos elétricos entregues, o que corresponde a um aumento de mercado de cerca de 60%. No Brasil, a estratégia global de eletrificação da Marca foi concretizada com o lançamento do híbrido plug-in Golf GTE, dando início à ofensiva de elétricos e híbridos na América Latina, com seis modelos previstos até 2023.
Assim, em 2019, a empresa fortaleceu sua posição no mercado global, com ganhos consideráveis em participação de mercado, demonstrando um sinal claro da força da Marca, da competitividade dos produtos e serviços e da performance da força de vendas da companhia.
De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Brasil fechou o ano de 2019 com 2,57 milhões de veículos licenciados, aumento de 8,6% em relação a 2018. Isso levou o País a saltar da 8ª para a 6ª posição no ranking global, superando França e Reino Unido.
O mercado interno foi o grande responsável pelo crescimento de 2,3% na produção acumulada do ano (2,94 milhões de veículos fabricados). O mês de dezembro registrou recorde de licenciamentos: 262,6 mil unidades, melhor resultado mensal desde os 370 mil de dezembro de 2014. Foi também a melhor média diária de vendas em seis anos, com 13.173 unidades em 2019.
As exportações de automóveis, por sua vez, sofreram variação negativa – grande parte em decorrência da aguda crise argentina. Ao todo foram 428,2 mil veículos embarcados para o exterior, uma baixa de 31,9% nas exportações se comparado a 2018.
Fonte: ANFAVEA
Total de veículos produzidos no país pela Volkswagen do Brasil até o final de 2019
Receita Líquida
Vendas mercado interno
Exportações
Pago em impostos
Salário e benefícios de empregados
Investimentos sociais
Veículos produzidos na planta Anchieta
Veículos produzidos na planta Taubaté
Veículos produzidos na planta Curitiba
Motores produzidos na planta de São Carlos
Em 2019, a receita líquida da Volkswagen do Brasil somou R$ 25,9 bilhões (18% a mais que em 2018), sendo R$ 10,1 bilhões resultantes das vendas para o mercado interno e R$ 5,8 bilhões de exportações.
Acompanhando o maior volume de produção registrado no ano, os gastos com impostos indiretos chegaram a um valor de R$ 3,5 bilhões em 2019. O valor destinado ao pagamento do salário de empregados e benefícios foi de cerca de R$ 2,6 bilhões e o montante destinado aos investimentos sociais chegou a R$ 4,3 milhões, uma leve variação positiva em comparação ao período anterior.
Da produção do primeiro Fusca aos dias atuais: a expansão consolidada pela Volkswagen no Brasil.
Com sede em Wolfsburg, na Alemanha, o Grupo Volkswagen está presente em 147 países comercializando seu completo portfólio, que engloba modelos compactos, médios, de alto luxo, além de picapes, caminhões e motocicletas.
Com mais de 80 anos de história, o Grupo VW consolidou-se como um dos maiores fabricantes mundiais do setor automotivo. Atualmente, é formado por 12 Marcas de veículos, que operam no mercado de modo independente.
As Marcas dividem-se em nove fabricantes de comerciais leves (Volkswagen, Audi, Porsche, SEAT, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Ducati) e três que integram o TRATON Group, nomenclatura lançada em 2018 para a Volkswagen Truck & Bus, como parte da estratégia de potencializar a presença do Grupo no setor de transportes (MAN, Scania e Volkswagen Veículos Comerciais).
O TRATON contempla, ainda, a Marca RIO, responsável pelo desenvolvimento do portfólio de serviços e soluções digitais.
Em 2019, o portfólio da Volkswagen do Brasil era composto por oito modelos de veículos produzidos nas fábricas brasileiras e comercializados no País, além de cinco modelos importados:
1. Anchieta (SP)
Polo
Virtus
Saveiro
Saveiro Cross
2. Taubaté (SP)
Gol
Voyage
UP
3. São José dos Pinhais (PR)
T-Cross
Fox
4. Importados
Golf GTE
Amarok
Tiguan Allspace
Novo Jetta
Passat
Confira no capítulo Nossos Produtos detalhes sobre as novidades que chegaram ao portfólio da Volkswagen do Brasil em 2019.
A Região SAM, alinhada à estratégia global de regionalização da Volkswagen, cresceu 2,1% em 2019, o maior percentual entre todas as estruturas regionais da Marca no mundo. Dentro da região, o Brasil se sobressai, respondendo por mais de 6% das vendas globais do Grupo Volkswagen.
O objetivo da regionalização era dar autonomia aos mercados onde a Marca está presente, de modo que a empresa adquirisse uma atuação próxima dos desejos dos diferentes perfis de consumidores, reforçando características como agilidade, competitividade e personalização.
A Região SAM é composta por
da América do Sul, América Central e Caribe
População total aproximada de
de pessoas
Mercado anual de veículos de cerca de
de unidades
Via concessionárias: Argentina, Bahamas, Barbados, Brasil, Costa Rica, Cuba, Curaçao, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Jamaica, Panamá, St. Barth, St. Marteen e Trinidad & Tobago.
Via importadores: Bermudas, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai, Paraguai e Venezuela.
Em 2019, a região registrou um crescimento de 16% nas vendas, com destaque para: a Bolívia, com 40,2% de crescimento; Equador, com 25,8%; e Peru, com crescimento de 14,9%, em relação às vendas de 2018.
Fábricas
1. São Bernardo do Campo (SP) – Sede
2. Taubaté (SP)
3. São Carlos (SP)
4. São José dos Pinhais (PR)
5. General Pacheco (Argentina)
6. Córdoba (Argentina)
Centro de Distribuição
de Peças e Acessórios
7. Vinhedo (SP)
Empregados
no Brasil
na Argentina
Pontos de venda
no Brasil
na Argentina
em 21 países da América Latina