Foto noturna da fachada VW

Expansão da participação de mercado

2019 foi um ano de evolução nas vendas da Volkswagen do Brasil, com aumento de 12% em relação a 2018. Na América do Sul, o crescimento foi de 3,7%.

Com 67 anos de presença na vida, no coração e na garagem dos brasileiros, a Volkswagen vive um momento de renovação, único no Brasil. Nasce uma Nova Volkswagen, cuja estratégia prevê a maior ofensiva de produtos da marca no País, com 20 lançamentos até 2020, fruto de um investimento de R$ 7 bilhões. 

A Volkswagen é a marca que mais cresceu em 2019, tanto em vendas como em participação de mercado. São conquistas expressivas no país: maior produtora de veículos, alcançando 23 milhões de veículos fabricados; maior exportadora da história, com 4 milhões de carros embarcados.  

Cerca de 15 mil empregados atuam em quatro fábricas,  um centro de peças e diversos escritórios regionais em todo o País, sempre com a missão de oferecer a melhor experiência   de mobilidade para melhorar a vida das pessoas.

Em 2019, a Volkswagen entregou 6.278.300 veículos no mundo todo, um crescimento de 0,5% nas vendas em comparação com 2018. Em um mercado global cada vez mais reduzido, a Marca expandiu sua participação no mercado. O acréscimo do volume de vendas foi alcançado na América do Sul (com crescimento de 3,7% em relação a 2018) e também na Europa, Ásia-Pacífico e Estados Unidos.

O período foi marcado pelo maior interesse dos clientes por modelos elétricos, somando mais de 80 mil veículos elétricos entregues, o que corresponde a um aumento de mercado de cerca de 60%. No Brasil, a estratégia global de eletrificação da Marca foi concretizada com o lançamento do híbrido plug-in Golf GTE, dando início à ofensiva de elétricos e híbridos na América Latina, com seis modelos previstos até 2023.

Assim, em 2019, a empresa fortaleceu sua posição no mercado global, com ganhos consideráveis em participação de mercado, demonstrando um sinal claro da força da Marca, da competitividade dos produtos e serviços e da performance da força de vendas da companhia.

VW TCross em movimento na estrada

Destaques do mercado automobilístico nacional

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Brasil fechou o ano de 2019 com 2,57 milhões de veículos licenciados, aumento de 8,6% em relação a 2018. Isso levou o País a saltar da 8ª para a 6ª posição no ranking global, superando França e Reino Unido.

O mercado interno foi o grande responsável pelo crescimento de 2,3% na produção acumulada do ano (2,94 milhões de veículos fabricados). O mês de dezembro registrou recorde de licenciamentos: 262,6 mil unidades, melhor resultado mensal desde os 370 mil de dezembro de 2014. Foi também a melhor média diária de vendas em seis anos, com 13.173 unidades em 2019.

As exportações de automóveis, por sua vez, sofreram variação negativa – grande parte em decorrência da aguda crise argentina. Ao todo foram 428,2 mil veículos embarcados para o exterior, uma baixa de 31,9% nas exportações se comparado a 2018.

Fonte: ANFAVEA

2019 em números

(GRI 102-1, 102-2)

489.345 mil

Total de veículos produzidos no país pela Volkswagen do Brasil até o final de 2019

R$ 25,9 bi

Receita Líquida

R$ 20,1 bi

Vendas mercado interno

R$ 5,8 bi

Exportações

R$ 3,5 bi

Pago em impostos

R$ 2,6 bi

Salário e benefícios de empregados

R$ 6,2 mi

Investimentos sociais

Veículos e motores produzidos por planta

201.182

Veículos produzidos na planta Anchieta

178.193

Veículos produzidos na planta Taubaté

109.970

Veículos produzidos na planta Curitiba

643.129

Motores produzidos na planta de São Carlos

Em 2019, a receita líquida da Volkswagen do Brasil somou R$ 25,9 bilhões (18% a mais que em 2018), sendo R$ 10,1 bilhões resultantes das vendas para o mercado interno e R$ 5,8 bilhões de exportações.

Acompanhando o maior volume de produção registrado no ano, os gastos com impostos indiretos chegaram a um valor de R$ 3,5 bilhões em 2019. O valor destinado ao pagamento do salário de empregados e benefícios foi de cerca de R$ 2,6 bilhões e o montante destinado aos investimentos sociais chegou a R$ 4,3 milhões, uma leve variação positiva em comparação ao período anterior.

Valor econômico direto gerado e distribuído (R$ bilhões) – Volkswagen do Brasil

Receita

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Benefícios

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Pagamentos ao governo

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Alguns marcos de sua história

Da produção do primeiro Fusca aos dias atuais: a expansão consolidada pela Volkswagen no Brasil.

1953
Primeiros passos da empresa no Brasil, com a fabricação do Fusca e, na sequência, da Kombi, em um galpão na cidade de São Paulo (SP). As peças utilizadas na montagem eram importadas da Alemanha.
1955
Início da construção da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), que viria a se tornar a primeira unidade fabril da Volkswagen fora da Alemanha.
1957
Fábrica Anchieta passa a produzir a Kombi, equipada com 50% de componentes nacionais (esse percentual foi elevado a 95% no ano de 1961). O Fusca foi o segundo modelo produzido na unidade.
1959
Inauguração oficial da fábrica Anchieta, que contou com a presença do Presidente da República, Juscelino Kubitschek. Na ocasião, ele circulou a bordo de um Fusca conversível.
1976
Inauguração da fábrica de Taubaté (SP), com propósito de produzir o Gol, outro ícone da Marca.
1996
Início das atividades da fábrica de motores de São Carlos (SP).
1999
Volkswagen inaugura no Brasil uma das mais modernas fábricas do Grupo em todo o mundo, em São José dos Pinhais (PR).
2018
Lançamento de 11 modelos da ofensiva de Produtos e Inovação, como parte da estratégia Nova Volkswagen.
2019
A Volkswagen do Brasil lança o T-Cross, o primeiro SUV fabricado pela montadora no Brasil, e inicia seu processo de eletrificação de veículos, com o lançamento do Golf GTE.
Atualmente
Além das fábricas, a empresa gerencia uma cadeia de fornecimento e distribuição de peças, responsável por abastecer cerca de 500 concessionárias espalhadas pelo País. A VW do Brasil ultrapassou a marca de 4 milhões de veículos exportados, desde o início dessa atividade, em 1970, consolidando-se como a maior exportadora de veículo do Brasil, responsável por 25% do mercado.
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O Grupo Volkswagen

Com sede em Wolfsburg, na Alemanha, o Grupo Volkswagen está presente em 147 países comercializando seu completo portfólio, que engloba modelos compactos, médios, de alto luxo, além de picapes, caminhões e motocicletas.

Com mais de 80 anos de história, o Grupo VW consolidou-se como um dos maiores fabricantes mundiais do setor automotivo. Atualmente, é formado por 12 Marcas de veículos, que operam no mercado de modo independente.

As Marcas dividem-se em nove fabricantes de comerciais leves (Volkswagen, Audi, Porsche, SEAT, Skoda, Bentley, Bugatti, Lamborghini e Ducati) e três que integram o TRATON Group, nomenclatura lançada em 2018 para a Volkswagen Truck & Bus, como parte da estratégia de potencializar a presença do Grupo no setor de transportes (MAN, Scania e Volkswagen Veículos Comerciais).

O TRATON contempla, ainda, a Marca RIO, responsável pelo desenvolvimento do portfólio de serviços e soluções digitais.

Logos grupo VW

Volkswagen do Brasil: portfólio

Em 2019, o portfólio da Volkswagen do Brasil era composto por oito modelos de veículos produzidos nas fábricas brasileiras e comercializados no País, além de cinco modelos importados:

1. Anchieta (SP)

VW Polo - vista lateral

Polo

VW Virtus - Vista lateral

Virtus

VW Saveiro - Vista lateral

Saveiro

VW Saveiro Cross - vista lateral

Saveiro Cross

2. Taubaté (SP)

VW Gol - Vista lateral

Gol

VW Voyage - Vista lateral

Voyage

VW up - Vista lateral

UP

3. São José dos Pinhais (PR)

VW TCross - Vista lateral

T-Cross

VW Fox - Vista lateral

Fox

4. Importados

VW Golf - Vista lateral

Golf GTE

VW Amarok - Vista lateral

Amarok

VW Tiguan - Vista lateral

Tiguan Allspace

VW Jeta - Vista lateral

Novo Jetta

VW Passat - Vista lateral

Passat

Confira no capítulo Nossos Produtos detalhes sobre as novidades que chegaram ao portfólio da Volkswagen do Brasil em 2019.

Região SAM

A Região SAM, alinhada à estratégia global de regionalização da Volkswagen, cresceu 2,1% em 2019, o maior percentual entre todas as estruturas regionais da Marca no mundo. Dentro da região, o Brasil se sobressai, respondendo por mais de 6% das vendas globais do Grupo Volkswagen.

O objetivo da regionalização era dar autonomia aos mercados onde a Marca está presente, de modo que a empresa adquirisse uma atuação próxima dos desejos dos diferentes perfis de consumidores, reforçando características como agilidade, competitividade e personalização.

A Região SAM é composta por

29 países

da América do Sul, América Central e Caribe

População total aproximada de 

500 milhões

de pessoas

Mercado anual de veículos de cerca de

4,5 milhões

de unidades

Presença comercial Região SAM:

Via concessionárias: Argentina, Bahamas, Barbados, Brasil, Costa Rica, Cuba, Curaçao, El Salvador, Granada, Guatemala, Haiti, Honduras, Ilhas Cayman, Jamaica, Panamá, St. Barth, St. Marteen e Trinidad & Tobago.

Via importadores: Bermudas, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Em 2019, a região registrou um crescimento de 16% nas vendas, com destaque para: a Bolívia, com 40,2% de crescimento; Equador, com 25,8%; e Peru, com crescimento de 14,9%, em relação às vendas de 2018.

Volkswagen do Brasil e Região SAM (América do Sul)

(GRI 102-3, 102-4)
Mapa com zoon na região sudeste onde estão as fábricas

Fábricas

1. São Bernardo do Campo (SP) – Sede

2. Taubaté (SP)

3. São Carlos (SP)

4. São José dos Pinhais (PR)

5. General Pacheco (Argentina)

6. Córdoba (Argentina)

Centro de Distribuição
de Peças e Acessórios

7. Vinhedo (SP)

ícone empregados

21 mil

Empregados

14.753

no Brasil

5.350

na Argentina

ícone ping mapa

745

Pontos de venda

463

no Brasil

65

na Argentina

180

em 21 países da América Latina