Lançamos o Anuário de Responsabilidade Corporativa 2019 no momento em que vivemos uma crise sem precedentes no mundo em razão do COVID-19. Tenho falado muito da força do trabalho em equipe e da Transformação Cultural que promovemos na Volkswagen do Brasil nos últimos anos e, mais do que nunca, nosso time segue trabalhando para apoiar a comunidade no que está ao nosso alcance para salvar vidas.
O ano de 2019 foi de evolução em nossa jornada para a construção da Nova Volkswagen e credito grande parte desse mérito ao nosso time, que impulsionou nossa caminhada trabalhando de forma integrada e com um forte espírito de equipe.
Nossa estratégia é fundamentada em cinco principais batalhas a serem vencidas em curto prazo (5 Must Win Battles), sendo a primeira delas a Transformação Cultural, que considero o principal desafio para a execução dessa estratégia. A mudança de cultura é necessária para a mudança na empresa, o que envolve princípios como a liderança pelo exemplo, o alinhamento entre discurso e prática (walk the talk) e a disseminação de valores aos nossos empregados. Temos buscado fortalecer cada vez mais a integração entre as nossas equipes para maior sinergia na estratégia de gestão de pessoas. Fizemos muitas mudanças e tivemos muito progresso nestes últimos anos. Mas precisamos trabalhar em time, de forma transversal, com foco no negócio.
A segunda batalha que fundamenta nossa estratégia traz avanços significativos: a Ofensiva de Produtos e Inovação. Até o fim de 2019, foram 14 lançamentos em 18 meses, tornando o nosso portfólio mais moderno e atrativo. Esta ofensiva foi impulsionada com o lançamento do T-Cross, o primeiro carro 100% conectado da Marca na América Latina, desenvolvido e fabricado pela Volkswagen do Brasil. O modelo nos colocou, nos meses de novembro e dezembro de 2019, na liderança do segmento de SUVs no Brasil.
Com o lançamento do híbrido plug-in Golf GTE, em 2019, demos início à ofensiva de elétricos e híbridos na América Latina, que terá seis modelos até 2023, como parte da estratégia global de eletrificação da Marca. Como soluções eficientes em micromobilidade também passamos a oferecer a patinete e Mountain Bike elétricas e a bicicleta dobrável. Essa estratégia vem acompanhada de um grande desafio: a infraestrutura.
Assim, juntos de parceiros como a Audi e a Porsche, anunciamos a criação de uma rede de recarga de veículos elétricos, com a instalação de 30 novas estações de recarga ultrarrápida no estado de São Paulo. Elas irão se integrar a uma malha já existente, formando um corredor de abastecimento de automóveis híbridos e elétricos com mais de 2.500 quilômetros de extensão ao longo dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Espírito Santo e Santa Catarina.
O período também foi marcado pela evolução da nossa Jornada Digital, com digitalização e alta tecnologia revolucionando desde o desenvolvimento dos veículos, passando pelo processo produtivo, e chegando à venda e pós-vendas. Com a Concessionária Digital (DDX – Digital Dealer Experience), a Volkswagen inovou o relacionamento com um público cada vez mais conectado, proporcionando uma experiência totalmente nova com a Marca. Na Concessionária Digital, o cliente confere o portfólio VW em óculos de realidade virtual e configura o carro dos sonhos pela TV touchscreen.
As novas tecnologias nas fábricas melhoram a eficiência dos processos, propiciam ambiente versátil e criativo para soluções inovadoras, oferecem novas formas de garantir a qualidade dos produtos e nos permitem pensar à frente. O processo produtivo conta com tecnologias da Indústria 4.0, como robôs inteligentes e interconectados, impressoras 3D, entre outras. São inovações em nossa terceira batalha – Processos Eficientes – que criam processos inteligentes e flexíveis, tendo a produtividade como um dos principais resultados.
Toda essa frente tecnológica nas fábricas contribuiu decisivamente para a redução das emissões de CO2 em nossas unidades produtivas, alinhado ao programa global da Marca VW, o Think Blue. Factory., com iniciativas para tornar a produção cada vez mais sustentável, com redução do consumo de água e energia, de geração de resíduos, emissão de gás carbônico e solventes.
São exemplos de tecnologias, muitas delas desenvolvidas no Brasil, que evidenciam os esforços do trabalho de um time qualificado, com autonomia e muito conhecimento, nos permitindo avançar na Proximidade com as Pessoas, que é nossa quarta batalha.
E aqui não podemos deixar de mencionar também, em 2019, o apoio às nossas comunidades, pelas iniciativas da Fundação Grupo Volkswagen e em parcerias com o poder público, como a construção do Hóspice Erasto Gartner e o projeto Carretas do Conhecimento, no Paraná.
A exemplo de 2018, a Volkswagen do Brasil continua registrando crescimento acima do mercado. Enquanto o setor cresceu 7,7% em 2019, nossas vendas evoluíram 12% na comparação com o ano anterior. Nossos concorrentes também avançam, mas, pouco a pouco, estamos recuperando o market share, que, ao fim de 2019, foi de 15,4%. Os resultados da Região SAM também se destacam, com um crescimento de 3,7% nas vendas de veículos frente a um incremento de 0,5% na Volkswagen em todo o mundo, em comparação com o período anterior. Na Argentina, mantemos a liderança pelo 16º ano consecutivo, com 15,6% de participação de mercado. Mais uma vez, atribuo o mérito ao esforço do nosso time.
Para as exportações, porém, 2019 foi um ano desafiador. A instabilidade econômica na Argentina, sem dúvida, teve impacto nos nossos negócios na Região SAM, assim como em toda a indústria. Mas, felizmente, nossa posição consolidada de maior exportador de veículos da história do Brasil representa uma base sólida para enfrentar cenários como este. Enquanto o mercado reduziu as exportações em 29%, nossa queda foi bem menor: 4,6%. Isso graças à conquista de novos mercados com produtos modernos e tecnológicos como o Virtus, o T-Cross e a Saveiro. Com isso, chegamos à marca histórica de 4 milhões de carros exportados desde 1970, com destino a 147 países. Isso é resultado do trabalho de um time preparado e comprometido.
Seguimos em 2020 na consolidação da Ofensiva de Produtos com os lançamentos do Polo GTS e do Virtus GTS, além do Nivus, primeiro veículo desenhado e desenvolvido no Brasil que será produzido também na Europa. O novo modelo será lançado no final do primeiro semestre de 2020, com um novo conceito de infotainment, o VW Play, uma nova era em conectividade, streaming e serviços.
Avançamos muito e os nossos resultados são espetaculares. Mérito de profissionais extremamente comprometidos e qualificados. Um time que faz a Nova Volkswagen e impulsiona a companhia em busca de seus objetivos e de Resultados Sustentáveis, que é a nossa quinta batalha, mesmo encontrando um cenário extremamente desafiador em 2020.
Boa leitura!
Pablo Di Si
Presidente e CEO da Volkswagen América Latina