O compartilhamento de informações e experiências de sucesso, além da realização de projetos em conjunto são fatores que têm contribuído para aproximar cada vez mais a Nova Volkswagen de seus fornecedores. A partir de workshops, encontros e eventos, a montadora reforça temas estratégicos para sua competitividade e assegura um relacionamento estável e eficiente com este público.
Em 2019, a sustentabilidade ganhou ainda mais importância, se mostrando presente de forma sistemática na gestão de fornecedores. Neste ano a empresa vem reforçando seu compromisso com o meio ambiente, a sociedade e os aspectos econômicos, estendendo-o a seus parceiros de negócios com a implantação do Sustainability Rating (Avaliação de Sustentabilidade), sistema utilizado como critério para a seleção de fornecedores, que devem atender aos padrões de condutas sociais, ambientais e de compliance da Volkswagen.
Por meio de uma plataforma digital, os fornecedores preenchem dados referentes à sustentabilidade e disponibilizam evidências. As informações são analisadas e ranqueadas pela Volkswagen, gerando um relatório orientativo. Dependendo do desempenho do parceiro no questionário, a montadora pode solicitar informações adicionais e programar visitas presenciais a fim de identificar eventuais riscos, o que irá habilitar ou não o fornecedor. Os aspectos anticorrupção são voltados especialmente aos prestadores de serviços que atuam em nome da Volkswagen em interface com o Governo.
O processo traz ganhos para ambos os lados: a montadora elimina ou mitiga riscos de sustentabilidade em sua cadeia de fornecimento; e os fornecedores recebem orientações de melhoria e têm a oportunidade de aprimorar seu desenvolvimento.
Saiba mais neste capítulo sobre avaliação ambiental e social de fornecedores na Volkswagen do Brasil.
Um time da Volkswagen da Alemanha veio ao Brasil para treinar a base de compradores da montadora, preparando-a para implantar o novo sistema de avaliação dos parceiros. Os novos critérios também foram reforçados na comunicação e em diversas oportunidades de diálogo com os prestadores de serviço, como o encontro que reuniu mais de 240 fornecedores em agosto, em reunião no Sindipeças e workshops promovidos. Saiba mais sobre estes fóruns neste capítulo.
O desenvolvimento dos fornecedores é uma frente de ação que registrou avanços na Volkswagen do Brasil em 2019. No ano anterior, a montadora criou uma área dedicada ao tema, com o objetivo de estabelecer um ambiente de confiança mútua e transferir conhecimento para a cadeia de fornecimento, principalmente por meio da difusão da metodologia Lean Manufacturing*.
Dividido em cinco etapas, o programa aplicou, em 2019, 54 workshops. Esses eventos são elaborados sempre após um breve diagnóstico, confirmado em visita e analisado por um comitê formado por empregados das áreas de Compras, Qualidade e Logística, que definem o enfoque necessário para o desenvolvimento dos parceiros. Os planos de ação elaborados em conjunto com o fornecedor são acompanhados por follow-up de implementação (veja as cinco etapas em detalhes no infográfico a seguir). Ganhos expressivos de produtividade já foram obtidos pelas empresas fornecedoras com a aplicação da Lean Manufacturing. Resultados que se estendem para a Volkswagen do Brasil, que garante uma cadeia de fornecimento mais estável, e aprimora a relação de longo prazo.
* Criada nos anos 1990, a metodologia Lean Manufacturing permite eliminar desperdícios e otimizar os processos a partir da análise dos conceitos e métodos de trabalho. Ela é compartilhada com os fornecedores da Volkswagen do Brasil, visando a proporcionar melhorias de performance significativas e sustentáveis e que gerem benefícios para ambos os lados.
Inputs (entradas)
Partindo de uma avaliação dos indicadores de qualidade, logística, capacidade e comercial são identificados fornecedores que potencialmente possam se beneficiar com uma abordagem da área de Desenvolvimento de Fornecedores.
Awareness (acordo)
Contato com o fornecedor para detalhar a dinâmica de um possível suporte pela área de Desenvolvimento de Fornecedores. Havendo o aceite, são definidas as metas, procedimentos e escopo do projeto, com a criação de uma base para a cooperação conjunta entre a Volkswagen do Brasil e o fornecedor.
Assessment (avaliação)
Elaboração do Mapa do Fluxo de Valor Atual da peça ou processo previamente definido. Esta etapa é a base que orienta a elaboração do treinamento e do workshop que será realizado com o time de multiplicadores definido pelo fornecedor.
Workshop (oficinas de trabalho)
Visa avaliar o processo produtivo buscando otimizações e, com isso, construir um Mapa do Fluxo de Valor Otimizado.
Implementation (implementação)
Fase na qual se concretiza o processo otimizado, realizando-se o follow-up para implementação das ações de melhoria identificadas durante o workshop.
Em encontro que reuniu os principais fornecedores da Volkswagen do Brasil, em agosto de 2019, lideranças da montadora apresentaram as conquistas e expectativas da Nova Volkswagen aos parceiros de negócios, reforçando o foco na competitividade, eficiência, qualidade e sustentabilidade. O programa de Desenvolvimento de Fornecedores foi destacado como uma importante ferramenta para que a empresa tenha uma cadeia de fornecimento estável e eficiente, trabalhando em parceria para o crescimento sustentável.
Parcerias também foram reforçadas em um encontro com o Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), do qual participaram executivos de 48 sistemistas. O objetivo foi reforçar a proximidade e alinhar estratégias entre a Volkswagen e seus fornecedores, visando estreitar o relacionamento de longo prazo.
Desenvolver produtos para um cliente cada vez mais conectado, que valoriza o design sem tirar o foco da segurança, carrega desafios nos campos da inovação e tecnologia para a cadeia de fornecimento. Investimentos nessas frentes são fundamentais para desenvolver cada vez mais uma rede de fornecedores brasileiros, já que a compra de peças nacionais é parte importante da estratégia da Volkswagen, capaz de contribuir com a otimização de custos e o desenvolvimento da cadeia produtiva.
Com este foco, o VW SAM Q-Day Supplier, realizado em outubro, reuniu 84 fornecedores da montadora. O evento abordou a Transformação Digital da Nova Volkswagen e as inovações da Indústria 4.0, destacando a importância da parceria de longo prazo com fornecedores e da manutenção do alto nível de qualidade em toda a cadeia.
Ao fim de 2019, a Volkswagen do Brasil contava com uma base de fornecedores provenientes dos cinco continentes do mundo. Assim como nos anos anteriores, foram priorizadas as empresas locais, que representaram quase 88% dos custos com compras da montadora no ano, o equivalente a R$ 13,59 bilhões (veja quadro a seguir).
A Volkswagen tem o desafio de selecionar uma base de fornecedores forte e segura, por meio da escolha de parceiros comerciais comprometidos com as melhores práticas de sustentabilidade, qualidade e produtividade, e que apoiem a companhia no fornecimento de produtos que atendam às necessidades de seus clientes. A empresa utiliza como premissa para esta seleção requisitos de Engenharia, Qualidade, Sustentabilidade e Logística, com comprovação de competência técnica e instalações adequadas, entre outros critérios, com garantia de alta qualidade a preços mundialmente competitivos.
Os processos de compra são orientados pelos princípios éticos constantes no Código de Conduta e na cartilha de Melhores Práticas para Aquisição de Bens e Serviços, que aborda os processos-padrão exigidos das empresas parceiras e orienta sobre a condição de processos em casos específicos, como a contratação que não seja por meio da área de Suprimentos, visando a reduzir os riscos.
A avaliação ambiental de fornecedores, que tem como principal objetivo identificar e prevenir riscos ambientais na cadeia de fornecimento, segue as diretrizes da Política Ambiental e de Energia da Volkswagen. O documento tem como princípio o atendimento à legislação e às normas aplicáveis, além da melhoria contínua do Sistema de Gestão Ambiental e Energético e do desempenho da companhia nessas frentes.
Os parceiros comerciais tomam conhecimento sobre a avaliação ambiental por meio do Manual de Cadastro para Novos Fornecedores, que determina a certificação ISO 14.001 como requisito para os fornecedores. Ao se cadastrarem na Volkswagen, eles assumem o compromisso ao atendimento de critérios ambientais, expressos no Caderno de Encargos de Compras. Após avaliação de conformidade legal da documentação e, quando necessário, auditoria em campo, são determinados os riscos do fornecedor e a recomendação ou não para seu cadastro.
A Volkswagen do Brasil realiza auditorias ambientais periódicas1 em seus fornecedores produtivos e não produtivos críticos (transporte e tratamento de resíduos e efluentes), divididas em quatro etapas: pré-auditoria (levantamento de documentação); avaliação de documentos e relatório; auditoria em campo; e auditoria de acompanhamento (com o desenvolvimento e monitoramento do plano de ação para fornecedores com riscos ambientais significativos mapeados).
Os fornecedores classificados com risco ambiental crítico são orientados a desenvolver ações corretivas e preventivas, em prazo acordado, cujos planos de ação são acompanhados pela montadora. Os parceiros que apresentarem melhor desempenho nas auditorias ambientais são convidados a participar de workshops de sustentabilidade na montadora, para expor seus cases de sucesso.
A Volkswagen adota os seguintes critérios de escolha para as auditorias em seus fornecedores ativos: Empresas cuja atividade tem alto potencial poluidor, fornecedores estratégicos ou insolventes ou quando há solicitação específica de outras áreas. A periodicidade e a frequência são definidas de acordo com o grau de risco do fornecedor.
1: Os fornecedores avaliados estão localizados no Brasil. Aqueles considerados críticos estão localizados, em sua maior parte, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.
2: Os impactos considerados na avaliação ambiental são: não possuir documentação ambiental (Licença Ambiental, AVCB, Ibama, Produtos Controlados, Certificado ISO 14001, Outorga de Recursos Hídricos, relatórios e avaliações que demonstram atendimento à Licença Operacional); não estar em conformidade com a legislação vigente sobre gestão de resíduos, efluentes, emissões atmosféricas e no monitoramento de ruído e vibração; além disso, possuir passivos ambientais ou autos de infração e ações civis públicas.
Os requisitos de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil são comunicados aos fornecedores por meio da Cartilha de Sustentabilidade nas Relações com Fornecedores, que descreve os critérios e compromissos dos parceiros em relação aos temas de impacto social negativo, como trabalho infantil, forçado ou análogo ao escravo.
A Política de Compliance da montadora orienta as rotinas de verificação dos parceiros de negócios para assegurar que esses critérios sejam cumpridos. A avaliação social dos parceiros é feita durante as auditorias de qualidade e gestão ambiental e inclui a análise do histórico reputacional e criminal desses parceiros, avaliando riscos adicionais, como os de lavagem de dinheiro ou corrupção, por exemplo.
Em 2019, 71 fornecedores foram avaliados em impactos sociais e não foram identificados riscos reais ou potenciais de trabalho infantil, de trabalho análogo ao escravo ou de descumprimento à legislação trabalhista. Para 2020, a Volkswagen do Brasil pretende aumentar o número de fornecedores a serem treinados e auditados e que deverão reconhecer formalmente os requisitos de sustentabilidade da companhia.