Pessoa com óculos de realidade aumentada

Jornada digital da comunicação

Com o papel estratégico de zelar pela reputação da empresa e apoiar a companhia na busca por resultados sustentáveis, a comunicação tem sido uma ferramenta fundamental para a mudança cultural na Nova Volkswagen, auxiliando a empresa a aproximar-se dos seus stakeholders. Avanços na jornada digital desta frente de ação mereceram destaque em 2019.

Atenta às plataformas atuais, que exigem novas formas de se comunicar, com agilidade e inovação, a Volkswagen do Brasil mobilizou todos os esforços de divulgação da Marca e ações de relacionamento em 2019. Uma especial atenção foi direcionada ao universo digital, tanto na forma – pela utilização de ferramentas digitais – como no conteúdo, disseminando informações sobre o processo de inovação e transformação tecnológica da montadora aos principais grupos formadores de opinião.

A criação da Gerência de Comunicação Digital imprimiu um olhar ainda mais voltado à conexão entre o automóvel e a vida das pessoas, o que reforçou iniciativas de aproximação com a imprensa especializada e influenciadores digitais (saiba mais neste capítulo).

Experiências com tecnologias inovadoras como a Concessionária Digital, o App VW Connect e o Manual Cognitivo, que responde perguntas do motorista com tecnologia IBM Watson, foram apresentadas a jornalistas setorizados, como forma de reforçar a imagem da Marca junto a um novo perfil de consumidor: mais digital e conectado. Pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil convidou a imprensa para visitar seu Centro de Segurança Veicular, onde os jornalistas tiveram a oportunidade de conhecer os laboratórios de simulação, instrumentação e testes, além de conferir um crash test. Essa ação levou a esse público o posicionamento e os esforços empreendidos pela empresa para a segurança veicular*.

Com a chegada do T-Cross, a Volkswagen lançou o “VW Connect”, primeira plataforma digital que conecta as principais informações do veículo a um aplicativo. A tecnologia  monitora toda a eletrônica do veículo com o objetivo de facilitar a vida dos proprietários de modelos Volkswagen.

Com o lançamento do aplicativo VW News BR e do site VW News (www.vwnews.com.br), a Nova Volkswagen também avançou na digitalização de plataformas para aproximar e dinamizar o relacionamento com seus públicos de interesse. A plataforma, que apresenta novidades da empresa em primeira mão, pretende tornar a experiência de acesso à informação mais moderna e ágil. O aplicativo pode ser baixado por qualquer pessoa; o site também é aberto. Ele possui uma área de acesso específica para jornalistas e influenciadores, que podem solicitar empréstimo de veículos e confirmar sua participação em eventos da Marca.

* A Volkswagen é a única Marca do País que possui seis modelos com 5 estrelas (para adultos e crianças) no ranking de segurança do Latin NCAP, instituto independente que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe. São eles: Golf, Virtus, Polo, T-Cross, Tiguan Allspace e Jetta (saiba mais em Prêmios e Reconhecimentos e no capítulo Nossos Produtos).

Influenciadores digitais no centro das atenções

Ao relacionamento histórico da Volkswagen do Brasil com a imprensa, que rendeu à montadora o prêmio de “Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas” pelo 9º ano consecutivo (saiba mais neste capítulo), soma-se uma nova ação voltada aos influenciadores digitais. São importantes formadores de opinião à frente de canais de mídias sociais, com grande potencial de impacto positivo para a imagem da Marca, tamanha a rede de seguidores que possuem.

Equipe de influenciadores digitais

Dentro da estratégia de divulgação de lançamento do T-Cross, esse público foi alvo de um evento exclusivo, o “Piloto por um Dia”. O objetivo foi gerar experiências com o novo carro da montadora, dentro da ofensiva de lançamentos. Entre os detalhes minimamente pensados para encantar os convidados, estava a placa do carro com o nome do canal de cada influenciador e a experiência de uma volta rápida em um autódromo com um piloto da Stock Car.

Ao todo, foram 24 convidados com perfis diversos (médico, profissional de tecnologia, piloto de helicóptero, economista, arquiteto, atleta, entre outros). O impacto potencial da ação foi de mais de 4,5 milhões de pessoas, alcançando quase 900 publicações nas redes sociais.

O reforço de uma marca inovadora e próxima das pessoas

Divulgações como o lançamento do T-Cross, o primeiro SUV produzido no Brasil, e do híbrido plug-in Golf GTE, que marca o início da ofensiva de eletrificação da Volkswagen no País, ganharam destaque na imprensa em 2019, reforçando o posicionamento de uma marca inovadora e próxima das pessoas.

Golf em movimento na rua

As ações de comunicação do T-Cross envolveram test-drives, apresentações técnicas e eventos regionais integrados aos shows do Cirque du Soleil, do qual foi o carro oficial durante a temporada no Brasil. Para apresentar a estratégia de eletrificação da Volkswagen no País, a montadora reuniu mais de 30 jornalistas dos principais veículos de comunicação em um workshop. No evento, foi apresentada a tecnologia do primeiro modelo híbrido plug-in da Marca no Brasil, o Golf GTE, antes do lançamento no mercado. Houve ainda um test drive com os produtos.

A estratégia de mobilidade elétrica e sustentável da Volkswagen também inclui produtos de micromobilidade, seguindo uma tendência mundial: patinete elétrico, bicicleta elétrica e bicicleta dobrável.

O índice de favorabilidade da Marca na imprensa – um dos indicadores monitorados pela Volkswagen – tem registrado avanço, tanto nas divulgações sobre produtos quanto de notícias corporativas:

Ícone carro com coração

de

70% em 2017

passou para

88% em 2019

Garagem Volkswagen

Projeto importante de valorização da memória e da história da Volkswagen no País, e reconhecido pelo Comitê Executivo, mostra Garagem Volkswagen homenageou os 60 anos da Anchieta, a primeira fábrica da Marca instalada fora da Alemanha, com uma exposição dos carros produzidos naquela unidade desde o início da operação. Aberta a empregados, jornalistas e clubes de automóveis, a mostra reuniu 20 modelos produzidos na Fábrica Anchieta desde o início da operação: 1600 TL, 1600, SP1, Brasília, Variant II, Fusca, Fusca Cabriolet, Passat GTS Pointer, Santana, Apollo, Pointer GTI, Polo, Gol Endurance, Voyage, Parati, Saveiro, Kombi, Kombi Standard e os protótipos BY e VEMP (Veículo Militar Protótipo). Alguns foram guardados zero km e outros adquiridos de colecionadores.

Garagem VW com carros clássicos, tanto antigos quanto novos.

Prêmios e reconhecimento

Inovação premiada

A Volkswagen do Brasil foi escolhida a empresa mais inovadora na categoria “Indústria Automotiva, Autopeças e Mecânica” na premiação “Empresa + Inovadora em Tecnologia”, promovida pela IT Media durante o IT Fórum X 2019.

Tablet com imagem de realidade aumentada na tela

O grande destaque foi o projeto Concessionária Digital DDX (Digital Dealer Experience), iniciativa 100% brasileira desenvolvida pelas áreas de Tecnologia da Informação, Vendas e Marketing, Digitalização & Novos Modelos de Negócio SAM. O novo modelo de venda da VW ganhou o primeiro lugar no prêmio na categoria indústria automobilística.

A Concessionária Digital é um conceito implantado nas lojas físicas que utiliza recursos de realidade virtual e outras ferramentas digitais, permitindo ao cliente simular a configuração do veículo dos sonhos em TV touchscreen e experimentar em ambiente virtual as tecnologias do modelo escolhido.

Celulares com informações sobre TCross na tela
Mais destaques:
3 versões do TCross

T-Cross

  • Eleito o SUV Compacto do ano pelo UOL Carros 2019

  • Vencedor da quinta edição do Prêmio Carsughi L’Auto Preferita na categoria SUV Compacto

  • Menor custo de reparo da categoria no Prêmio Group Car, promovido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

  • Eleito o Melhor SUV no Prêmio Carpress 2019

  • Prêmio de Melhor SUV Nacional no Car Awards 2020, da revista Car Magazine

  • Eleito pela Revista Quatro Rodas como o grande campeão do Melhor Compra 2019. O levantamento realizado pela publicação analisou 75 modelos em 25 categorias

Virtus

  • Considerado o Sedã Compacto com menor custo de reparo da categoria pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

  • Troféu de Melhor Carro no Prêmio Carpress 2018

  • Campeão entre os carros de R$ 80 mil a R$ 90 mil no Prêmio Seleção Motor1

4 versões do Polo

Polo

  • Escolhido Melhor Carro Pequeno no Best Cars 2019 – Escolha do Leitor, da revista alemã especializada Auto Motor Und Sport

  • Campeão da categoria de R$ 70 mil a R$ 80 mil no Prêmio Seleção Motor1

  • Vencedor na categoria Hatch Compacto na premiação “Os Melhores do Jornal do Carro 2020”, promovida pelo Grupo Estado

  • Considerado o Hatch Compacto com menor custo de reparo da categoria pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

Tiguan em movimento na estrada

Tiguan

  • Selo “Melhor Valor de Revenda” da Autoinforme na categoria SUV Médio

Tiguan Allspace

  • Vencedor na categoria Veículos Premium no Prêmio REI 2019, promovido pela Automotive Business

Amarok

Amarok V6

  • Vencedor na categoria Veículos Comerciais Leves no Prêmio REI 2019, promovido pela Automotive Business

Up Connect

Up!

  • Selo “Melhor Valor de Revenda” da Autoinforme na categoria Hatch Subcompacto

  • Considerado o Hatch Subcompacto de menor custo de reparo da categoria no Prêmio Car Group, promovido pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

  • Escolhido Melhor Compacto no Best Cars 2019 – Escolha do Leitor, da revista alemã especializada Auto Motor Und Sport

Golf GTE

Golf

  • Selo “Melhor Valor de Revenda” da Autoinforme na categoria Hatch Médio

  • Escolhido Melhor Compacto no Best Cars 2019 – Escolha do Leitor, da revista alemã especializada Auto Motor Und Sport

SpaceFox

  • Selo “Melhor Valor de Revenda” da Autoinforme na categoria SW Compacto

  • Considerado o SW Compacto com menor custo de reparo da categoria pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

Saveiro

  • Selo “Melhor Valor de Revenda” da Autoinforme na categoria Picape Compacta

  • Considerada a Picape Compacta com menor custo de reparo da categoria pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

Cross Up parado ao lado do mar

Cross up!

  • Considerado o Hatch Compacto Off-road com menor custo de reparo pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi)

Homem entrando em um Jetta GLI

Jetta GLI

  • Vencedor do Prêmio Seleção Motor1 na faixa de preço de R$ 120 mil a R$ 150 mil

Outros destaques

Pablo Di Si, presidente e CEO da Volkswagen América Latina, foi eleito “Executivo do Ano” pela revista AutoEsporte.

Presidente Pablo Di Si. Eleito “Executivo do Ano” pela revista AutoEsporte.

Em 2019 a VW do Brasil conquistou a certificação Top Employer 2019, o mais importante reconhecimento internacional pela excelência de uma empresa na gestão de pessoas. A Marca é a única montadora do País a receber a certificação em 2019, entregue pelo Top Employers Institute após auditoria que avalia 600 processos e programas de RH. Em janeiro de 2020, a VW do Brasil conquistou a certificação pela segunda vez, mantendo-se como a única montadora do país certificada. No mesmo período, a VW Argentina também recebeu o prêmio pela primeira vez.

Pelo 28º ano consecutivo, a Volkswagen recebeu o prêmio Top of Mind, do jornal Folha de S. Paulo e Datafolha, se consagrando como a marca de automóveis mais lembrada pelos brasileiros.

Equipe VW recebendo prémio Top Of Mind

A Volkswagen foi o grande destaque do Prêmio REI 2019, promovido pela Automotive Business, que reconhece a excelência e inovação da indústria automobilística e do setor de mobilidade. A Marca venceu nas categorias: Montadora do Ano, Inovação em Distribuição, Inovação em Gestão, Veículos Premium e Veículos Comerciais Leves.

A Volkswagen também venceu o 20º Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, na categoria Automóveis, realizado pela revista Consumidor Moderno. O prêmio é o maior reconhecimento por excelência no relacionamento e atendimento ao cliente no País.

Consistência no relacionamento com jornalistas

Pelo 9º ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil se consagrou como a “Empresa que Melhor se Comunica com Jornalistas” no segmento automotivo. A premiação, entregue pela revista Negócios da Comunicação e pelo Centro de Estudos de Comunicação (CECOM), reflete o novo processo de digitalização da comunicação, com o lançamento do site VW News e do aplicativo inédito para jornalistas e influenciadores digitais, que tornou o acesso às informações da Marca uma experiência mais moderna e dinâmica. Para chegar ao resultado, foram ouvidos 25 mil jornalistas de todo o País.

Jornalista posando para fotos

Ética, integridade e transparência fortalecidas

(GRI 102-17 , 103-2, 103-3, 205-1, 205-2, 206-1)

Para a Volkswagen, Integridade, Compliance, Cultura e Gerenciamento de Riscos são aspectos prioritários de sua gestão. Sua atuação é direcionada por diretrizes expressas em seu Código de Conduta, principal ferramenta para orientar sobre regras e padrões de ética e integridade, e na Política de Compliance, que procura assegurar o cumprimento das determinações do Código.

O lançamento do programa global da Volkswagen Together for Integrity – T4I (Juntos pela Integridade), em 2019, fortaleceu a atuação sob esse direcionamento nos processos e nas atitudes no trabalho, buscando preservar a reputação da empresa, prevenindo desvios de conduta que tragam impacto ao negócio.

Presidente Pablo Di Si em encontro com equipe de governança
O evento de lançamento do programa na Região SAM, realizado no Centro de Treinamento da Marca em São Paulo, teve a participação de membros do Board, executivos e de “Embaixadores de integridade” da Volkswagen e Audi do Brasil, que integraram debates em grupo dos itens relacionados ao T4I e uma sessão de perguntas e respostas. Os temas relacionados à integridade estão cada vez mais inseridos nas rotinas de trabalho na companhia, que fortaleceu seus processos e controles internos para adequar as políticas e procedimentos na empresa. Aos processos de Recursos Humanos foram incluídas informações específicas de integridade. Os procedimentos de Compras também foram aprimorados, com a inclusão de indicadores de sustentabilidade, para garantir a conduta ética sob preceitos de compliance em toda a cadeia (saiba mais no capítulo Nossos Fornecedores).

Monitoramento estruturado

(GRI 102-15 , 103-2, 103-3, 205-1, 205-2)

A Volkswagen possui uma estrutura de Auditoria Interna, que executa um programa de auditorias baseado nos principais riscos do negócio, e uma equipe dedicada a avaliar e analisarenúncias de violações das regras internas e do Código de Conduta. Complementam o monitoramento um comitê corporativo composto por representantes das áreas de Governança, Risco e Compliance (GRC), Auditoria, Segurança e Assuntos Jurídicos, que discute ações de combate à corrupção e de fortalecimento dos processos relacionados aos tópicos contidos no Código de Conduta.

Além disso, o processo de avaliação de desempenho dos empregados administrativos (GAP) verifica o quanto cada empregado atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade está exposta.

Ícone pesquisa de informação

Em 2019, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil foram submetidas à avaliação de riscos relacionados à corrupção, o que representa 19 áreas de negócios distribuídas nas quatro unidades de produção e um Centro de Distribuição de Peças e Acessórios. Não foram encontradas falhas de efetividade nos controles relacionados a estes riscos.

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas:

(GRI 205-3)

O indicador é considerado confidencial. A informação consolidada do Grupo Volkswagen é reportada diretamente pela Auditoria Corporativa da Matriz.

Compromisso começa na liderança

Levar a mensagem da integridade e do compliance para garantir sua aplicação na conduta de todos os empregados é um compromisso assumido pela liderança da empresa, que deve desdobrar o tema às suas equipes. As competências da Avaliação de Desempenho deste grupo estão alinhadas aos princípios globais da Volkswagen. Regularmente, as reuniões do Comitê Executivo (Comex) também discutem temas relacionados. Em 2019, os membros da Diretoria Executiva da Volkswagen do Brasil e Região SAM assinaram cinco novos compromissos ligados à estratégia do Grupo VW – Together 2025 – e às 5 Must Win Battles, reforçando o comprometimento da alta gestão. As 5 Must Win Battles (Batalhas a Serem Vencidas, em tradução livre), que fundamental a estratégia da Volkswagen são: Transformação Cultural, Ofensiva de Produtos e Inovação, Processos Eficientes, Proximidade com as Pessoas e Resultados Sustentáveis.

Construção participativa

“Como você percebe a Ética e Integridade no trabalho?”. Esta pergunta foi feita a 130 empregados das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, reunidos logo após o lançamento do programa Together for Integrity para um diagnóstico de percepção sobre Ética, Integridade e Conformidade no dia a dia de trabalho.

Pessoas montando um quebra cabeça

Para se tornar exemplo de transparência e integridade, a companhia investe e acredita nesse tipo de iniciativa colaborativa, demonstrando esforços feitos para o trabalho em conjunto, no diálogo aberto e na busca por soluções ágeis. O resultado da pesquisa irá direcionar os projetos prioritários para a consolidação da cultura da integridade na Volkswagen do Brasil.

Canais de denúncias

O público interno possui ainda abertura para reportar casos de denúncias via Intranet, telefone 0800-770-5-770 ou pelo e-mail conduta@volkswagen.com.br.

Na Volkswagen do Brasil, os canais recebem mais de 150 denúncias por ano. A avaliação das manifestações recebidas são de responsabilidade da área de Gestão, Risco e Compliance e dão subsídios para melhoria de processos internos e importantes avaliações de potenciais atos de corrupção.

+ de 150

denúncias são recebidas pelos canais de comunicação, por ano.

Ícone balões de conversa

Cerca de 60%

das manifestações recebidas são de responsabilidade da auditoria interna e dão subsídios para melhoria de processos internos e importantes avaliações de potenciais atos de corrupção.

Código de Conduta

(GRI 103-2, 103-3)

O Código de Conduta do Grupo Volkswagen chancela o compromisso da empresa com a ética e a integridade, detalhando o comportamento esperado dos empregados. Em 2019, o documento foi revistado e teve como principal plataforma de divulgação o App VW&Eu. Os empregados deveriam fazer a leitura do Código e aceitar as premissas, configurando seu compromisso com as diretrizes expressas.

Compõe o documento um amplo detalhamento de diversos itens para os quais são apresentadas legislações que regem o assunto abordado, a postura buscada pela empresa, exemplos de situações e orientações sobre como agir para preservar a identidade, dentre outras. Também apresenta normas para evitar conflitos de interesses e para recebimento de presentes, convites e demais vantagens por parte dos empregados. Mais recentemente, foi incorporado aspectos como lavagem de dinheiro e proteção de dados pessoais.

O Código de Conduta para os parceiros de negócios foi reformulado em 2019, com aperfeiçoamento do conteúdo sobre integridade e compliance. Os treinamentos para este público devem ter início em 2020.

Comunicação e treinamento

(GRI 103-2, 103-3, 205-2)

Em 2019, a Volkswagen do Brasil manteve seu processo de comunicação sobre conformidade ativo, com o compromisso de emitir ao menos duas comunicações mensais em seus canais internos e externos, enfatizando os tópicos e processos relacionados ao combate à corrupção.

Várias iniciativas de comunicação e treinamento sobre o programa Together for Integrity foram realizadas com foco no aculturamento do público interno. O aplicativo VW&Eu, que disponibiliza para consulta o Código de Conduta na íntegra, também foi uma importante plataforma, levando o assunto de forma lúdica aos empregados.

O programa de treinamentos é revisado anualmente, com o objetivo de capacitar todos os públicos sujeitos à maior exposição aos riscos de corrupção. Em 2019, aspectos relacionados ao tema foram abordados nos seguintes treinamentos: Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência e Respeito e Diversidade.

Logo Together Four Integrity
Diretores comunicados¹ e treinados² sobre procedimentos anticorrupção³

(GRI 205-2)

2017

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2018

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2019

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Empregados comunicados¹ e treinados² sobre políticas e procedimentos anticorrupção³

(GRI 205-2)

2017

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2018

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2019

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1: Empregados que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a Compliance e Integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros.

2: Empregados que receberam treinamentos específicos sobre o tema de Compliance e Integridade (públicos identificados com maiores riscos, em razão das atividades exercidas).

3: Os comunicados e treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção também se estendem aos parceiros comerciais. Em 2019, 100% dos cerca de 34,4 mil parceiros que se relacionam com a Volkswagen do Brasil foram comunicados sobre o tema. Além das comunicações, treinamentos com este foco também foram promovidos para 728 profissionais que atuam nas empresas parceiras, identificados como aqueles com as maiores exposições a riscos durante o exercício de suas atividades.

Carta Norma

Ícone relatório

Em convergência com a Política de Compliance da companhia, que detalha as normas para evitar conflitos de interesses e para o recebimento de presentes, convites e outras vantagens por colaboradores, foi distribuído entre os empregados elegíveis o formulário Carta Norma 2019. O objetivo foi identificar e analisar eventuais conflitos de interesses na empresa. Executivos e mensalistas das áreas administrativas e horistas em postos de liderança e de algumas áreas específicas receberam o formulário para preenchimento e assinatura digital, afirmando a inexistência de conflitos de interesse em suas relações de trabalho.