Equipe recebendo premio

Um time integrado para a transformação

A Volkswagen do Brasil entende que seus empregados são seus maiores embaixadores, por isso eles têm papel fundamental na transformação da empresa. A companhia vem promovendo diversas iniciativas de integração do time ao negócio, procurando estimular cada vez mais a mudança de cultura na trajetória para a Nova Volkswagen.

Para vencer as cinco principais batalhas estabelecidas para curto prazo – 5 Must Win Battles – a Volkswagen do Brasil precisa de um time integrado e engajado. Neste desafio, recorre ao apoio dos gestores, grupo que foi foco de várias iniciativas em 2019, já que são eles os principais responsáveis pela replicação da estratégia nas equipes. Metas estabelecidas para toda a liderança, com indicadores relacionados à pesquisa de satisfação e engajamento dos empregados, por exemplo, reforçaram a integração entre as áreas e a ampliação de uma comunicação mais humanizada e próxima das pessoas.

A atuação da área de Recursos Humanos, responsável por instrumentalizar todo o time com as ferramentas de gestão de pessoas e garantir sua aplicação, levou em consideração projetos e iniciativas relacionados a seis pilares que fazem parte de sua estratégia: Transformação Cultural, Liderança, Desenvolvimento, Bem-Estar, Digitalização e Novo Modelo de RH. Veja a seguir os destaques em cada pilar e os detalhes das principais iniciativas ao longo deste capítulo:

Transformação Cultural: destaca-se a participação dos empregados nos lançamentos de novos produtos, com a realização de test-drives internos, dando a possibilidade de conhecerem melhor o carro antes mesmo de ser lançado ao mercado. O ponto alto do período foi a realização de uma Visita à Fábrica, nas quatro unidades, e no Centro de Distribuição de Peças de Vinhedo (SP), quando familiares puderam conhecer a Nova Volkswagen, o que levou cerca de 44 mil visitantes às localidades. O novo espaço de inovação Innovation Hub, inaugurado em 2019 para disseminar a cultura de inovação na empresa, recebeu 28 eventos e contou com a participação de mais de 900 empregados em workshops sobre diversos temas.

Empregados no novo espaço de inovação Innovation Hub

Liderança: o maior destaque foi o lançamento do programa #Liderança TSI, que abrange mais de 100 horas de treinamento para todos os executivos, e é pautado nos princípios de liderança da Volkswagen do Brasil: Liderar pelo Exemplo, Inspirar e Demonstrar Atitude Positiva, Empoderar e Estimular Ownership (sentimento de pertencer, em tradução livre), Criar Senso de Urgência e Celebrar e Reconhecer.

Desenvolvimento: a conclusão da concepção da Universidade Corporativa foi o marco deste pilar, com a definição de suas cinco escolas: Liderança, Cultura, Inovação, Experiência do Cliente e Técnica. Na Escola de Liderança, destaca-se a inserção de importantes programas de desenvolvimento. As outras escolas encontram-se em fase de desenvolvimento de soluções de aprendizagem.

Bem-Estar: foram implementados programas e ações focados no projeto Viver Bem VW, que é sustentado por quatro pilares: Ser Ativo, Ser Positivo, Ser Seguro e Estar Junto. Todos os pilares contemplam o bem-estar e qualidade de vida dos empregados.

Digitalização: o ponto alto foi a disponibilização dos demonstrativos de pagamentos de forma eletrônica para todos os empregados Volkswagen do Brasil, por meio do App VW&Eu e via website. A partir de janeiro de 2020 os demonstrativos deixaram de ser impressos. Destaca-se ainda a implementação da segunda onda do Assistente Cognitivo de RH no aplicativo VW&Eu, aumentamos o número de temas, deixando a ferramenta ainda mais inteligente. O Assistente Cognitivo de RH utiliza a mesma tecnologia Watson by IBM dos veículos da Marca, também no atendimento dos empregados.

Novo Modelo de RH: ressalta-se a implementação do modelo de Business Partner (parceiro de negócios, em tradução livre) nas áreas corporativas, dentro deste pilar. A empresa agora trabalha no desenvolvimento dos profissionais de Recursos Humanos e na expansão deste modelo para as fábricas.

Os resultados da atuação em todas essas frentes estratégicas foram evidenciados na Pesquisa Barômetro de Opinião 2019 (veja mais no box a seguir), realizada em todo o Grupo Volkswagen para medir a satisfação da equipe no trabalho.

Pesquisa Barômetro de Opinião

Essencial para o processo de construção da Nova Volkswagen, a Pesquisa Barômetro de Opinião é aplicada anualmente em todas as unidades do Grupo Volkswagen no mundo. Trata-se do canal formal para que os empregados expressem suas opiniões livremente, com garantia de sigilo, além de ser uma ferramenta de gestão para a empresa, pois permite a comparação entre os resultados de todas as fábricas, o que estimula o benchmarking das melhores práticas na montadora.

96% de participação na edição 2019
Nota geral de 85,3% de satisfação no trabalho

A edição de 2019 teve 96% de participação, dois pontos percentuais acima da edição de 2018, e a nota geral, que mede a satisfação no trabalho, foi de 85,3%, comprovando por um número superior de empregados o histórico positivo de avaliações. Os resultados, que posicionam a Volkswagen do Brasil entre as melhores do Grupo em todo o mundo nesses quesitos, podem ser atribuídos à robustez e credibilidade da ferramenta perante os empregados.

Como inovação, em 2019, todas as senhas da pesquisa foram distribuídas eletronicamente por meio do App VW&Eu, substituindo as senhas anteriormente impressas e distribuídas manualmente.

Excelência na gestão de pessoas

Por dois anos consecutivos – 2019 e 2020 – a Volkswagen do Brasil recebeu o prêmio Top Employers, concedido pelo Top Employers Insitute após auditoria que avalia 600 processos e programas de Recursos Humanos. A companhia foi a única montadora do País a receber a premiação nos dois anos.

Plano de sucessão

Em 2019, a Volkswagen do Brasil implantou a ferramenta Nine-Box (nove quadrantes, na tradução livre), nas rodadas anuais de planejamento de sucessão para as posições executivas e identificação dos colaboradores com potencial para liderança em cada uma das áreas de negócio. A ferramenta é uma matriz de desempenho e potencial, bastante utilizada no mercado para o planejamento e desenvolvimento de sucessores.

As discussões sobre o planejamento de carreira dos executivos para 2020 foram aprofundadas, com a definição de promoções, job rotations, expatriações, possíveis desligamentos e aposentadorias, além da atualização do plano de sucessão para todas as posições. A companhia tem como meta para o planejamento de sucessão 50% de aderência ao planejado. Atualmente, este indicador está em 57%, o que denota a qualidade e assertividade do planejamento e a busca por melhoria contínua.

Comunicação e diálogo

A comunicação e o diálogo foram importantes ferramentas, reforçadas na Volkswagen do Brasil em 2019 para impulsionar a aproximação entre as pessoas. Um dos fóruns realizados pela montadora é o Megadiálogo, que reúne líderes e empregados nas fábricas e aborda temas diversos relacionados aos negócios, práticas de trabalho e rotinas. O World Café, inaugurado no período, reúne os líderes da empresa, procurando estabelecer uma linha direta de comunicação e compartilhamento das melhores práticas voltadas para a Transformação Cultural.

A comunicação interna foi também reforçada em canais como o Jornal Volkswagen, com seções alinhadas às Batalhas da Volkswagen (5 Must Win Battles), e pelo aplicativo VW&Eu, que atinge 98% dos empregados e oferece o Assistente Cognitivo IBM Watson – mesma tecnologia do Manual Cognitivo do Virtus. O Assistente permite que empregados esclareçam dúvidas e obtenham informações relacionadas à área de Recursos Humanos por mensagem de voz, enviada diretamente à plataforma.

Presidente Pablo Di Si em palestra para empregados na fábrica

Innovation Hub, um novo espaço de inovação

A inauguração do Innovation Hub, em maio de 2019, representou um importante reforço ao conceito de “uma nova forma de pensar e de trabalhar” na Nova Volkswagen. O espaço colaborativo, na Anchieta, foi elaborado para motivar a criação de ideias inovadoras em benefício dos negócios e orientado a trazer novas soluções aos nossos stakeholders: empregados, clientes, concessionários, fornecedores e outros públicos.

Desde a inauguração, mais de 900 empregados já foram impactados pelo novo local, em mais de 28 eventos realizados, incluindo uma discussão sobre o futuro dos carros elétricos no Brasil.

Funcionários VW na Innovation Hub

A implementação do Innovation Hub – ponto fundamental na mudança cultural da empresa – foi coordenada pelas áreas de Recursos Humanos, Desenvolvimento do Produto e Vendas e Marketing, com suporte das áreas de Tecnologia da Informação e Engenharia de Manufatura.

Para 2020, o desafio é manter a consistência dessas mudanças culturais em treinamentos e capacitações, para mostrar que a empresa está atenta e aberta às novidades. Também é um objetivo mover o Hub para o ecossistema de inovação em toda a companhia, de forma que a inovação seja consolidada como um conceito transversal na empresa.

Startups: ideias que vêm de fora

Cada vez mais ágil e moderna, a companhia busca soluções no mercado, um exemplo do novo jeito de pensar os negócios que a Nova Volkswagen propõe. Em 2019, parcerias com startups resultaram em propostas inovadoras, que trouxeram para dentro da empresa características como o ineditismo, o dinamismo e a rapidez na entrega.

Equipe trabalhando na Hackathon da VWB

Resultado do 1º Hackathon da VWB, o inovador projeto de Fidelização do Cliente começou a ser colocado em prática, otimizando ainda mais o relacionamento no pós-venda. Desde sua idealização, em novembro de 2018, ele evoluiu até chegar ao Startup Speed Dating, evento realizado em parceria com a Câmara Brasil-Alemanha (AHK), que selecionou uma startup para colocar o projeto em prática. As etapas de implementação da Jornada de Fidelização do Cliente foram apresentadas em evento realizado na fábrica Anchieta com a presença de todas as áreas envolvidas e da startup parceira.

A área de Logística lançou o desafio “Cadeia Produtiva 4.0” pelo programa Startups Connected, da AHK, uma iniciativa para desenvolver novos negócios entre startups e grandes empresas. Dentre as 40 startups inscritas, uma foi selecionada e agora será acelerada (amparada) pela Câmara para desenvolver e apresentar o projeto Eagle, voltado à otimização do programa de produção da Volkswagen.

Engajada na busca por alternativas para tornar os processos da controladoria de operações mais robustos e eficientes, a equipe de Finanças realizou um workshop com diversas startups, com a finalidade de conhecer ferramentas e projetos focados em agilidade e digitalização, que podem auxiliar no desenvolvimento de novas formas de trabalho.

O perfil da força de trabalho

(GRI 102-8, 102-41, 103-2, 103-3, 401-1 e 404-2)
Equipe de empregados posando ao lado da Logo

A Volkswagen do Brasil encerrou 2019 com 14.753 empregados, que trabalham em jornada integral nas unidades da empresa no País. A crise econômica na Argentina e questões cambiais representaram desafios para a companhia no período. No entanto, graças às ferramentas de flexibilidade adotadas, previstas em acordos coletivos, os impactos foram minimizados, resultando em uma variação não significativa da força de trabalho, se comparada a 2018 (saiba mais no capítulo Nossas Fábricas).

Iniciativas de incentivo à equidade de gêneros foram reforçadas em 2019, resultando em ampliação da presença de mulheres no quadro funcional:

8,1%

do total da força de trabalho. Em 2018, esse índice foi de 7,54%.

ícone

O que representa

+ de 1.190

empregadas em 2019.

Entre 2014 e 2019, a Volkswagen do Brasil promoveu adequações em seu efetivo para novos patamares de produção. Os ajustes foram realizados nas bases de acordos coletivos celebrados entre a empresa e sindicatos locais. Uma das ferramentas para auxiliar este ajuste foi o Programa de Desligamento Voluntário (PDV), que oferece incentivo financeiro especial e proporcional ao tempo de serviço na companhia.

Em 2019, 65% dos desligamentos com incentivo financeiro especial referiam-se a empregados aposentados ou elegíveis à aposentadoria, o que, conjugado a benefícios como o plano de aposentadoria da Volkswagen Previdência Privada*, proporciona uma renda complementar à previdência oficial para o aposentado. Nesse sentido, as práticas da Volkswagen do Brasil se destacam entre as indústrias do segmento.

De modo geral, os índices de rotatividade da Volkswagen do Brasil são baixos, o que contribui para a consolidação de equipes bem treinadas e de alta performance. Em 2019, desconsiderando os casos de PDV, o índice médio de desligamentos foi de 1,6%.

O respeito aos direitos dos empregados está expresso nas políticas da companhia e na adoção de práticas como os programas de incentivo aos desligamentos voluntários e as ferramentas de flexibilidade que protegem o emprego em momentos de crise econômica (como a redução da jornada e o layoff – suspensão temporária dos contratos de trabalho).

*Oferecido a todos os empregados da Volkswagen do Brasil, o plano Volkswagen Previdência Privada (VWPP) tem o objetivo de prepará-los para a aposentadoria. Por meio do Projeto de Planejamento Financeiro, os assistidos recebem orientações para que construam um plano de vida antes de se aposentarem. Em 2019, foram realizadas palestras de conscientização para as mudanças na fase de aposentadoria e aspectos inteligentes na terceira idade. O foco para 2020 será voltado à educação previdenciária.

Parcerias que reforçam o time

A Volkswagen do Brasil possui, em suas quatro plantas industriais, atividades realizadas por parceiros, que suportam as mais diversas áreas da organização. A parcela de contribuição destas atividades é definida de acordo com a necessidade de cada planta. Em 2019, somando-se aos empregados diretos da Volkswagen do Brasil, cerca de 12 mil prestadores de serviços atuaram na empresa.

A contratação desses profissionais precede de uma ampla verificação das empresas parceiras, a fim de assegurar que cumpram integralmente as exigências trabalhistas e tributárias e que atendam a critérios como qualidade, competitividade, preço e estabilidade do processo produtivo.

Esses parceiros devem aderir à Carta de Direitos Sociais e Relações Industriais da Volkswagen, que trata de temas como liberdade de associação, livre escolha de emprego, não discriminação e benefícios, entre outros, e também às normas e padrões de Saúde e Segurança da montadora, garantindo que atuem conforme as diretrizes internas.

Respeito e diálogo na relação com entidades sindicais

(GRI 102-41)

A Volkswagen do Brasil mantém uma relação histórica de respeito e valorização ao estabelecimento de soluções negociadas com entidades de representação sindical. Este tipo de relacionamento construtivo-participativo encontra paralelo no modelo alemão, em que os comitês sindicais estão estruturados e encontram legítima representatividade inclusive no Conselho Diretor do Grupo Volkswagen.

Presidente Pablo Di Si e representantes sindicais

Os acordos coletivos, que definem a conduta tomada pela empresa acerca de temas como data-base, programa de participação nos resultados, banco de horas, calendários anuais de produção e compensação de feriados, são firmados a cada quatro anos. Em 2019, seguiram válidos os acordos vigentes firmados em 2016, que abrangem 100% dos empregados horistas (operacionais) e mensalistas (administrativos) da Volkswagen do Brasil.

Periodicamente, representantes sindicais são eleitos entre os empregados. A montadora os assegura tempo livre, para que possam desenvolver suas atividades de representação durante o mandato.

Saúde e segurança nos acordos coletivos

(GRI 403-4)

Visando a garantir as condições adequadas de trabalho a todo o time, itens de saúde e segurança – aspectos prioritários para a Volkswagen – estão presentes nos acordos coletivos firmados entre a empresa e as entidades sindicais. Assim, os atuais acordos firmados contemplam itens como:

  • Complementação ao auxílio-doença entre o 30º e o 120º dia de afastamento;
  • Indenização por invalidez;
  • Indenização por morte;
  • Garantia de condições de acessibilidade quando da concepção de novos projetos/construções;
  • Garantia de emprego ao acidentado;
  • Assistência ao empregado portador do vírus HIV;
  • Licença-maternidade prorrogada por 60 dias;
  • Licença em caso de aborto;
  • Fornecimento de roupas e uniformes de trabalho;
  • Acordo coletivo específico para composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA);
  • Aceitação de atestados médicos e odontológicos;
  • Programa de prevenção ao câncer de mama;
  • Serviço de apoio ao dependente químico;
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Saiba mais sobre o trabalho realizado pela Volkswagen do Brasil com foco na saúde e segurança dos empregados neste capítulo.

Política de remuneração

(GRI 202-1)

A Volkswagen do Brasil procura manter uma política interna de remuneração competitiva, de modo a atrair e reter os melhores profissionais do mercado, valorizando seu comprometimento e desempenho.

Os salários são atualizados conforme os Acordos Coletivos firmados pela montadora, com negociações específicas para cada fábrica, considerando a realidade da região onde estão inseridas.

Em 2019, a relação percentual entre o salário mínimo vigente no Brasil no período e o menor salário pago pela montadora, considerando todas as fábricas, era de 55%.

Para os executivos, a remuneração total em 2019 considerou o desempenho individual, conforme os diversos níveis da organização, além dos resultados do Grupo e da Marca Volkswagen.

Adicionalmente à remuneração direta, todos os empregados contam com um pacote de benefícios. Considerado referência no mercado, o pacote abrange plano médico, previdência privada, refeição, transporte fretado e auxílio-creche, entre outros.

Empregados por tipo de contrato de trabalho e gênero1

(GRI 102-8)
2017
2018
2019

1: Os estagiários não são considerados no quadro de total de empregados

Empregados por tipo de contrato de trabalho e gênero1

(GRI 102-8)
2017
2018
2019

1: Os estagiários não são considerados no quadro de total de empregados

Empregados por categoria funcional1

(GRI 102-8)
2017
2018
2019

1: Os estagiários não são considerados no quadro de total de empregados

Empregados por faixa etária1

(GRI 102-8)
2017
2018
2019

1: Os estagiários não são considerados no quadro de total de empregados

Total e taxa de novas contratações por faixa etária1

(GRI 401-1)
2017
2018
2019
Homens
Mulher

1: Os estagiários não são considerados no quadro de total de empregados

Total e taxa de novas contratações por faixa etária1

(GRI 401-1)
2017
2018
2019
Homens
Mulher

1: Os estagiários não são considerados no quadro de total de empregados

Treinamentos

(GRI 103-2, 103-3 e 404-1)

Para consolidar a estratégia e acelerar a Transformação Cultural na Nova Volkswagen, as ações de capacitação com foco na liderança foram reforçadas em 2019, já que este grupo é essencial para disseminar a cultura da renovação e inspirar as equipes.

Os comportamentos que traduzem os Princípios de Liderança (Liderar pelo Exemplo, Inspirar e Demonstrar Atitude Positiva, Empoderar e Estimular Ownership, Criar Senso de Urgência e Celebrar e Reconhecer) foram a base para diversos programas de desenvolvimento.

Destaca-se, no período, o lançamento do #Liderança TSI, baseado nos cinco princípios. O programa engloba uma jornada de desenvolvimento e tem como objetivos transformar, sustentar e inspirar os líderes para a empresa de hoje e do futuro: mais moderna, humana e preparada para a era digital. A ideia é que o líder vivencie estes comportamentos e atitudes, tornando-os consistentes, refletindo-se em ações planejadas e comprometidas em seu plano de desenvolvimento pessoal.

Equipe posando ao lado do letreiro Liderança

As horas de treinamento voltadas aos executivos somadas às horas dedicadas aos empregados de todas as áreas resultou em uma média aproximada de 32 horas por pessoa ao longo de 2019, superior às 28 horas em 2018. Além das horas de capacitação dedicadas à liderança (uma média de 65 por gestor), a evolução deste indicador também é reflexo de iniciativas como workshops da Escola de Inovação, desenvolvimento de trainees e um grande volume de horas de treinamento on-line.

Universidade Corporativa

O desenho da estrutura da Universidade Corporativa da Volkswagen do Brasil, um dos principais pontos da reformulação do Programa de Desenvolvimento de Pessoas, foi finalizado em 2019. Após a fase de diagnóstico, que incluiu entrevista com mais de 70 executivos e análise das 5 Batalhas, foram definidas as cinco escolas da Universidade: Liderança, Cultura, Inovação, Experiência do Cliente e Técnica.

Foto da equipe. Universidade Corporativa

A primeira a ser implementada foi a Escola de Liderança. Ainda em 2019, mais de 250 gestores participaram de alguma iniciativa oferecida pela Universidade Corporativa. A Escola de Inovação abrigou um workshop, com a metodologia de Design Thinking – abordagem que utiliza ferramentas do design para resolução de problemas, pensar novos projetos e encontrar oportunidades de inovação, sempre de modo coletivo e focado no desenvolvimento das soluções de aprendizagem da Universidade.

De olho no profissional do futuro

O Centro de Formação Profissional Volkswagen SENAI, localizado dentro das dependências da fábrica Anchieta, também representa uma plataforma de desenvolvimento que prepara o profissional para uma indústria mais moderna, inovadora e conectada. Em 2019, foram finalizados os estudos para adequação da grade curricular e a atualização das instalações da escola.

O curso tem duração de dois anos e mais um de especialização e o foco da nova estrutura é o desenvolvimento de competências para o profissional técnico do futuro, alinhado à Indústria 4.0. A partir de 2020, as turmas de aprendizagem já começam os estudos com novo conteúdo, que coloca o aluno como protagonista e trabalha os conceitos básicos dos processos envolvidos na fabricação do automóvel. Além de ter maior proximidade com as atividades que possam vir a desempenhar ao término do programa, os jovens irão aprender a trabalhar lado a lado com robôs colaborativos.

Jovens em processo de formação no centro educacional da Fundação
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foram capacitados pelo Centro de Formação desde sua fundação, em 1973

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desse total, seguiu carreira na empresa

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é média anual de estudanes treinados pela escola

Diretrizes expressas para a diversidade

(GRI 401-3)

“Nós vivemos a diversidade”. Este é um dos princípios do Grupo Volkswagen, que direciona a gestão para a promoção de um ambiente que respeita e incentiva a inclusão de pessoas dos mais diferentes perfis. Em 2019, a Volkswagen do Brasil reforçou sua atuação nesta frente com relevantes iniciativas. Um dos principais destaques foi a criação da Política de Diversidade, a primeira com este conteúdo dentro do Grupo Volkswagen. Apresentado em junho aos empregados, o documento foi criado com o propósito de ser uma ferramenta para a promoção da cultura de inclusão em todos os níveis hierárquicos da empresa.

Pessoas olhando para cima. Imagem conceitual

Dentro do tema diversidade, a busca pela equidade de gêneros é um dos aspectos que recebe atenção de várias iniciativas na companhia, em linha com o direcionamento do Grupo Volkswagen, que estipulou como meta que 13,7% dos cargos de gestão sejam ocupados por mulheres até 2025. No Brasil, ao fim de 2019, esse índice foi de 13%, um aumento de 0,8%, comparado ao índice de 2018, que era de 12,2%.

Iniciativas de reflexão e conscientização

Entre as iniciativas de promoção da diversidade na Volkswagen do Brasil realizadas em 2019, está o webinar Mulheres na Liderança, que também foi aberto ao público externo. No evento, três executivas da empresa, com perfis distintos, falaram sobre suas carreiras e desafios, dividindo experiências com os participantes.

Em setembro, a Volkswagen promoveu o primeiro workshop pela conscientização sobre diversidade da Região SAM. Cerca de 30 empregados do Grupo foram treinados para a iniciativa global Diversity Wins @Volkswagen, com a missão de multiplicarem o conhecimento adquirido para toda a liderança das marcas que representam, até junho de 2020.

Empregados no workshop pela conscientização sobre diversidade da Região SAM

No mês de dezembro, a montadora abriu as portas da fábrica Anchieta para sediar o 7º Encontro Aberje ABCD, que promoveu uma série de reflexões sobre o tema e a importância da comunicação corporativa como ferramenta para o engajamento e a inclusão. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, teve a apresentação de cases da Volkswagen e outras empresas.

Para encerrar o ano de 2019, o presidente e CEO da Volkswagen América Latina, Pablo Di Si, convidou o seu Staff de GRC, Auditoria Interna, Digitalização e Novos Modelos de Negócios SAM para uma conversa descontraída e esclarecedora sobre diversidade. Com o tema “Unidos Genuinamente”, o evento contou com uma sessão de perguntas e respostas com o presidente e uma conversa sobre a expectativa de todos para as ações afirmativas que virão para 2020.

Ao longo de todo o ano, reforços de comunicação nos canais voltados aos empregados também integraram as iniciativas para a promoção da cultura de equidade de gêneros e respeito à diversidade.

Além das ações para reflexão sobre o tema, a Volkswagen procura contribuir com a oferta de espaços como as Salas de Apoio às Lactantes, instaladas em todas as fábricas da montadora no Brasil, dando às colaboradoras que retornam de licença-maternidade condições ideais para que retirem e armazenem o leite de forma adequada.

Reconhecimento

Como reconhecimento pelos esforços aplicados na promoção da diversidade, em novembro de 2019 a Volkswagen do Brasil recebeu o Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo, no 2º Fórum AB pela Diversidade, promovido pela Automotive Business, em São Paulo.

Apesar do reconhecimento externo pelas ações implementadas, a Volkswagen acredita que ainda tem um longo caminho a percorrer e muitas oportunidades para garantir a equidade e o respeito pela diversidade.

Tecnologias aplicadas à saúde, bem-estar e segurança

(GRI 103-2, 103-3)

Por considerar os empregados seu maior patrimônio, a Volkswagen assume, desde o primeiro dia de trabalho de cada profissional, o compromisso de colaborar com a saúde física e mental de todo o time. Em 2019, a empresa avançou ainda mais na cultura de segurança e nas tecnologias aplicadas à saúde, segurança e bem-estar.

Nos postos de trabalho, por exemplo, avaliações ergonômicas regulares buscam proporcionar a melhor adaptação das estações de trabalho aos empregados, integrando bem-estar e desempenho eficiente. O objetivo é garantir a aplicação dos mais altos padrões de engenharia, medicina e ergonomia, com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, além da manutenção da integridade física das pessoas.

O Laboratório de Segurança, já implementado nas quatro fábricas – Anchieta, Taubaté, São José dos Pinhais e São Carlos -, utiliza recursos de alta tecnologia como TV touchscreen e óculos 3D de realidade virtual para reforçar a conscientização dos empregados sobre a importância do trabalho seguro. Soluções inovadoras da Indústria 4.0 também estão sendo aplicadas nessa frente, a exemplo dos testes de utilização de dispositivos exoesqueletos para auxiliar os empregados no processo produtivo, com foco na redução da fadiga muscular e do risco de lesões.

Empregados com tablet na mão vendo imagens de realidade virtual

A montadora também estruturou as ações de promoção de saúde e bem-estar por meio da análise do perfil de saúde, em adendo às medicinas assistencial e ocupacional. Todos os empregados realizam, além dos exames ocupacionais, um exame anual que permite identificar os riscos à saúde e, assim, garantir uma atuação preventiva.

Qualidade de vida

A implantação do programa Viver Bem VW, em 2019, direcionou as ações da empresa na promoção da qualidade de vida entre seus empregados, tendo como base quatro pilares: Ser Seguro, Ser Ativo, Ser Positivo e Estar Junto.

A Volkswagen do Brasil procura manter uma política interna de remuneração competitiva, de modo a atrair e reter os melhores profissionais do mercado, valorizando seu comprometimento e desempenho.

Os salários são atualizados conforme os Acordos Coletivos firmados pela montadora, com negociações específicas para cada fábrica, considerando a realidade da região onde estão inseridas.

Em 2019, a relação percentual entre o salário mínimo vigente no Brasil no período e o menor salário pago pela montadora, considerando todas as fábricas, era de 55%.

Para os executivos, a remuneração total em 2019 considerou o desempenho individual, conforme os diversos níveis da organização, além dos resultados do Grupo e da Marca Volkswagen.

Adicionalmente à remuneração direta, todos os empregados contam com um pacote de benefícios. Considerado referência no mercado, o pacote abrange plano médico, previdência privada, refeição, transporte fretado e auxílio-creche, entre outros.

Saúde ocupacional

(GRI 102-11 , 403-3)

O Programa de Proteção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são as ferramentas de controle da exposição dos empregados aos riscos na companhia. O primeiro tem foco na preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle de riscos ambientais existentes ou que venham a surgir. Alinhado a este e às Normas Regulamentadoras (NRs), o PCMSO tem como foco a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.

Empregados posando para foto na linha de montagem

A avaliação das medidas previstas nos programas, em 2019, demonstrou que os empregados da Volkswagen do Brasil não apresentam riscos de desenvolver doenças específicas ligadas ao trabalho.

Atuação com foco na geração de impacto social

A atuação social da Volkswagen do Brasil se desenvolve por meio de ações promovidas pela montadora e pela Fundação Grupo Volkswagen (veja a seguir), com foco na geração de impacto social e educacional, especialmente às populações das regiões de entorno de suas operações.

Para evoluir com a implementação do programa de voluntariado da companhia no âmbito da montadora, foram realizadas ações importantes para o amadurecimento necessário desta frente, dando a oportunidade para empregados atuarem como voluntários.

Destaca-se o mutirão que envolveu cerca de 150 gestores de todas as plantas em um dia inteiro dedicado à reforma da escola municipal Octávio Edgard de Oliveira, em São Bernardo do Campo. Na ação, os voluntários fizeram a pintura das salas de aula, da área externa da escola e da quadra de esportes

Para que os gestores possam incentivar boas práticas em suas equipes ou realizar ações por iniciativa própria, o App VW&Eu disponibiliza, no menu “Apoio ao Gestor”, um Guia de Instituições Sociais, reconhecido pelos Fundos Sociais municipais.

Participação de empregados na reforma de escola municipal. Projeto social VW

Outras ações com impacto social se destacam, como o programa de empréstimo de veículos para treinamentos do Corpo de Bombeiros. Em 2019, foram emprestados 36 veículos, que foram utilizados em treinamentos na Escola Superior de Bombeiros de SP, no Holmatro Rescue Experience América Latina, realizado em Chapecó/SC, e no World Rescue Challenge 2019 – Seletiva Estadual, que ocorreu na Expo Proteção em São Paulo. Esta ação propiciou o treinamento de mais de 800 profissionais que atuam no resgate de vítimas de acidentes de trânsito.

Em uma iniciativa do Comitê dos Trabalhadores da Anchieta, empregados da unidade podem apoiar o Centro Cultural Afro-brasileiro Francisco Solano Trindade, de São Bernardo do Campo, doando anualmente, de forma voluntária, uma hora do salário como contribuição, conforme previsto em acordo coletivo. A instituição beneficente atende crianças e adolescentes em bairros periféricos e é sustentada pela parceria com a Volkswagen.

Pessoas tocando violão unidade de cuidados paliativos no Hospital Erasto Gaertner

Outra importante ação de impacto social no período foi o apoio à construção da unidade de cuidados paliativos no Hospital Erasto Gaertner, referência no tratamento contra o câncer, localizado em Curitiba (PR). Inaugurado em janeiro de 2020, o hóspice (unidade que oferece tratamento humanizado e qualidade de vida para pacientes com sintomas decorrentes do câncer que precisam de cuidados específicos) conta com equipe especializada em cuidados oncológicos e amparo psicológico a pacientes e familiares, além de 26 leitos humanizados e espaços de convivência.

Fundação Grupo Volkswagen

Logo Fundação Grupo Volkswagen. Conhecimento que move pessoas

Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen (Fundação Volkswagen até dezembro de 2019) investe em iniciativas voltadas à educação e ao desenvolvimento de comunidades, com recursos provenientes dos rendimentos de um fundo constituído pela montadora alemã. Para isso, atualmente, abraça três causas prioritárias: mobilidade urbana, mobilidade social e inclusão de pessoas com deficiência. A instituição também fornece apoio técnico a algumas das ações de responsabilidade social da Volkswagen do Brasil.

O ano em que a Fundação celebrou quatro décadas de existência foi marcado pela consolidação de seu reposicionamento estratégico, que se iniciou em 2017 e teve como um dos destaques a mudança de denominação, aprovada em 2019 para ser implantada no início de 2020. Essa abordagem fortalece e amplia o impacto social da entidade, permitindo à instituição diversificar suas frentes de atuação, de modo a garantir sua perenidade e crescimento sustentável, além de proporcionar a oportunidade de compartilhar seu know-how de investimento social privado e gestão de projetos com outras marcas do Grupo.

A estratégia foi reforçada pelo aprimoramento da avaliação de suas iniciativas. Indicadores-chave de performance (KPIs, na sigla em inglês), ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), passaram a ser considerados no monitoramento dos projetos.

Para chancelar o amadurecimento dessa atuação, o projeto Brincar, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com a Mais Diferenças e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, foi um dos vencedores do prêmio Zero Project, voltado aos direitos das pessoas com deficiência, na categoria de práticas inovadoras. O reconhecimento é oferecido pela instituição austríaca Essl Foundation. Os projetos vencedores (86 premiados, de 56 países) serão apresentados na Zero Project Conference, em fevereiro de 2020, no escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) em Viena, Áustria.

A proximidade, o diálogo e ações de engajamento promovidas pela Volkswagen vêm estimulando uma mudança cultural também entre os stakeholders da Fundação. Conselheiros e curadores da instituição têm promovido discussões que agregam ainda mais valor e trazem pontos de vista diversos à atuação da entidade, tornando sua governança mais robusta.

Saiba mais: conheça a atuação da Fundação Grupo Volkswagen e detalhes das atividades conduzidas pela instituição em 2019 no site www.fundacaovolkswagen.org.br