Investimentos robustos, lançamentos estratégicos e resultados consistentes marcaram os avanços da Volkswagen do Brasil em 2024, refletindo a força da maior fabricante de automóveis do País, com mais de 25,7 milhões de unidades produzidas em 71 anos de história. Crescemos de forma sustentável, consolidamos a liderança nos principais segmentos do mercado no Brasil e na Região América do Sul e fechamos 2024, pelo segundo ano consecutivo, como a terceira maior operação da marca Volkswagen em volume de vendas no mundo, atrás apenas das gigantes China e Alemanha. Destaques que são impulsionados pelas nossas pessoas colaboradoras, clientes e parceiros de negócios contribuindo com produtos e processos que evoluem juntos.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil se tornou uma das protagonistas do maior ciclo de investimentos do setor automotivo no País com R$ 16 bilhões até 2028, reforçando sua confiança e compromisso com o desenvolvimento econômico e social do País. O aporte contempla projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da empresa no Brasil.
Esse investimento robusto inclui uma nova ofensiva de produtos com 16 lançamentos até 2028, com destaque para a estreia dos híbridos, em breve, além de mais novidades em Total Flex e 100% elétricos. A ofensiva conta também com a chegada de um novo motor ainda mais inovador e eficiente para veículos híbridos, fabricado na unidade de São Carlos, e uma nova plataforma (Projeto MQB Hybrid), altamente tecnológica, flexível e sustentável, desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil com os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade.
Da nossa ofensiva, já lançamos com sucesso em 2024 o Novo T‑Cross, a Nova Amarok e Novo Nivus, modelos que contribuíram fortemente com o sucesso de vendas da Volkswagen no ano. No mercado brasileiro, a Volkswagen fechou 2024 como líder dos dois principais segmentos: SUVs, com toda a Família SUVW, sendo o Novo T-Cross o SUV mais vendido do País; e hatches, com o Polo. Aliás, o Polo também foi o carro de passeio mais vendido do Brasil em 2024, pelo segundo ano consecutivo, considerando todos os segmentos.
Celebramos 2024 como um ano expressivo para as vendas da Volkswagen, que superou 400 mil unidades emplacadas no Brasil, sendo a marca de volume que mais cresceu em unidades comercializadas. Crescimento, aliás, acima do setor: enquanto a Volkswagen aumentou em 16% as suas vendas, o mercado de veículos leves cresceu 14,1%. Além disso, a Volkswagen fechou o ano com quatro modelos entre os Top 15 mais vendidos do Brasil: Novo Polo, Novo T‑Cross, Saveiro e Nivus.
O sucesso de vendas no Brasil também impulsiona os resultados positivos da Volkswagen na Região América do Sul, onde o País é o principal mercado. Nessa região que chamamos de SAM (South America), o Polo conquistou um resultado incrível: foi o veículo mais vendido em 2024, considerando todos os segmentos. Essa liderança reforça o sucesso global do Polo que, em 2025, completa 50 anos de história.
Na América do Sul, a Volkswagen também cresceu o dobro do mercado em 2024. Com mais de 497 mil unidades emplacadas na região, a marca aumentou em 13,6% suas vendas em relação a 2023, enquanto o mercado cresceu 6,4%. E assim como o Brasil, a VW também fechou na liderança dos dois principais segmentos, de SUVs e hatches, com o Novo T-Cross e Polo, respectivamente.
As exportações foram outro destaque. Com 90.142 unidades embarcadas em 2024, a Volkswagen do Brasil aumentou em 43% suas vendas a 18 países, em relação a 2023. No mesmo período, o mercado de veículos leves brasileiro registrou queda de 1,6% nos embarques. O Polo foi o mais exportado pela Volkswagen em 2024 e modelos da nova ofensiva também figuram no ranking dos mais embarcados pela marca: Polo, Saveiro, TCross e Novo TCross e Nivus e Novo Nivus. São números que consolidam a vocação da marca como a maior exportadora do setor brasileiro, com mais de 4,3 milhões de unidades embarcadas.
Todos esses resultados refletem estratégias definidas com sucesso no passado, garantindo a renovação da empresa, com a redução de custo fixo, um novo planejamento, que fez de 2024 o quarto ano com resultados financeiros positivos, além do portfólio de produtos mais completo do mercado. São onze modelos, em todos os segmentos, com uma estratégia de produtos adaptada ao mercado local com base em pesquisas.
Outro ponto decisivo foi a extensão do prazo até 2028 dos Acordos Coletivos vigentes com os Sindicatos das quatro fábricas da Volkswagen do Brasil, com aprovação da maioria dos colaboradores em todas as plantas. A iniciativa foi fundamental para viabilizar os investimentos, veículos e sistemas de propulsão que serão desenvolvidos e produzidos pela marca no Brasil.
Em toda essa trajetória, a nossa estratégia ACELERA VW guiou mais um ciclo de evolução, a partir de cinco pilares essenciais: +Diversa, +Digital, +Ágil, +Centrada no Cliente e +Neutra em Carbono. As pessoas, que estão em nosso nome (Volks), são também o centro de todas as nossas ações. Por isso, trabalhamos fortemente em nossa evolução como empregadora de excelência. Somos Top Employer por 7 anos consecutivos (2025), Great Place to Work (3 anos consecutivos) e estamos no ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora Randstad (3 anos consecutivos).
A responsabilidade ambiental também segue no centro da nossa estratégia. Em 2024, a Volkswagen foi pioneira no setor a iniciar o uso de biometano em sua matriz energética. O fornecimento de biometano teve início para as fábricas Anchieta e Taubaté com 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, a Volkswagen chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté. O volume de biometano é destinado principalmente ao processo produtivo da pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil. Essa ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050.
E em 2024, também estreamos no Brasil a certificação ambiental goTOzero RETAIL, concedida às concessionárias que contribuem com a declaração da missão ambiental goTOzero, do Grupo Volkswagen, reduzindo seus impactos nas áreas de mudanças climáticas, ecossistemas, conformidade ambiental e uso de recursos, com quatro níveis de certificação. Tenho orgulho de dizer que o Brasil foi o primeiro mercado do mundo a conquistar a certificação máxima nível Platinum.
Seguimos acelerando para um 2025 promissor. O nosso principal lançamento será o SUVW Tera, um produto 100% desenvolvido no Brasil, inovador, moderno, conectado e que inaugura um segmento inédito para a VW no País. Também será o ano do resgate da esportividade, que está no DNA VW, com a chegada do Nivus GTS, Golf GTI e Novo Jetta GLI. Em 2025 também vamos iniciar a produção do Novo Virtus na fábrica de São José dos Pinhais (PR), em volumes adicionais aos já produzidos na unidade Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
Olhando para o futuro, a Volkswagen do Brasil segue impulsionada pela inovação, conectividade, digitalização, alta qualidade, segurança e tecnologia de seus produtos e processos, sempre com foco na sustentabilidade e nas pessoas. Afinal, a Volkswagen investe em mobilidade para conectar pessoas e construir histórias de vida. É como eu sempre digo: todo brasileiro tem uma história com a Volkswagen.
Boa leitura!
Ciro Possobom
CEO da Volkswagen do Brasil
Desacelere. Seu bem maior é a vida.
A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.