A Volkswagen do Brasil destinará R$ 16 bilhões até 2028 para projetos voltados à inovação e descarbonização em suas quatro fábricas no país.
Na unidade Anchieta (SP), serão lançados dois novos veículos, além da produção do Novo Nivus e da versão esportiva Nivus GTS, prevista para o primeiro semestre de 2025. Anchieta também fabricará volumes adicionais do Polo Track, além do Virtus e Saveiro, que já são produzidos na unidade. Em Taubaté (SP), a empresa fabricará o SUVW Tera, modelo 100% desenvolvido no Brasil, com lançamento em 2025, e seguirá com a produção do Polo.
Em São José dos Pinhais (PR), será produzida em breve uma nova picape, enquanto a Amarok seguirá na Argentina. A unidade, responsável pela produção do T-Cross, também fabricará volumes adicionais do Novo Virtus a partir de 2025. Já a fábrica de motores de São Carlos (SP) desenvolverá um novo motor para veículos híbridos.
Os investimentos no Brasil incluem a introdução da plataforma MQB Hybrid, que combina motores a combustão e eletrificação com alta voltagem. Essa tecnologia permitirá mais conectividade, segurança com sistemas ADAS (Advanced Driver Assistance System) e otimização do espaço interno.
Do montante total, R$ 13 bilhões serão destinados às unidades paulistas: Anchieta, Taubaté, São Carlos, além do PAC de Vinhedo e do Centro de Design e Engenharia, localizado na Anchieta e um dos mais avançados do Grupo VW no mundo. Outros R$ 3 bilhões serão investidos na fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Por meio da Declaração de Missão Ambiental “goTOzero”, a Volkswagen do Brasil se compromete com a visão de consumo consciente, neutra em CO2, com impactos ambientais mínimos. O documento orienta as metas, políticas internas, programas, indicadores e medidas de desempenho do Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e Energia (SGCAE) em todas as empresas do Grupo Volkswagen.
A declaração é continuamente revisada e adaptada aos novos requisitos legais ou internos e contém quatro grandes objetivos que são monitorados nas auditorias de ISO 14001: proteger o clima, preservar recursos, preservar ecossistemas e assegurar a conformidade ambiental.
A iniciativa Zero Impact Factory estabelece padrões e metas ambientais para as fábricas da Volkswagen, a fim de reduzir em 50,4% as emissões absolutas de CO₂ até 2030, tomando como base 2018, e alcançar a neutralidade de carbono (NetZero) até 2050 em todas as operações do Grupo.
O programa avalia 11 critérios ambientais, desde eficiência energética até mobilidade sustentável, com auditorias regulares conduzidas por organismos independentes. O monitoramento on-line e a supervisão da Matriz garantem que as fábricas operem de acordo com padrões globais de sustentabilidade.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil ampliou sua abordagem de gestão ambiental com a adoção de novas ferramentas e indicadores, como o Site Checklist e o Impact Points. O Impact Points é um sistema quantitativo que mede o desempenho ambiental das fábricas a partir de métricas detalhadas, enquanto o Site Checklist consiste em uma avaliação qualitativa. A metodologia foi implementada ao longo do ano e está em acompanhamento pela Volkswagen na Alemanha para refinar as metas de acordo com as plantas brasileiras.
Com essas mudanças, a Volkswagen substitui os indicadores tradicionais de consumo de água, geração de resíduos e uso de energia por métricas mais abrangentes, que passam a incluir aspectos como controle de fauna e impacto no ambiente externo. Essa transição marca uma nova fase do programa, preparando o caminho para a implementação completa dos novos parâmetros a partir de 2025.
Indicadores ambientais | Meta por veículo 2023 | Resultado por veículo produzido | Números absolutos |
Consumo de energia (kWh) | 1.343 | 1.343 | 620.261.498 |
Emissões de CO2 (kgCO2) | 100,3 | 100,3 | 46.325 |
Resíduos para eliminação térmica ou aterro (kg) | 0 | 0 | 0 |
Emissões de VOC – compostos orgânicos voláteis (kg) | 3,77 | 4,65 | 2.145.732 |
Água (m³) | 3,06 | 3,08 | 1.422.237 |
A Volkswagen do Brasil revisou a Declaração de Política Ambiental e de Energia em 2024, aproximando suas diretrizes do compromisso com a descarbonização, a sustentabilidade e em sintonia com o Acordo de Paris. A nova versão reforça a meta minimizar a emissão de gases de efeito estufa e reduzir impactos ambientais ao longo do ciclo de vida dos produtos.
Entre as principais atualizações nos objetivos, destaca-se a antecipação para 2040 da meta de tornar as fábricas da empresa com emissões neutras de CO₂ (Zero Impact Factory). Além disso, foi incluído o um checklist, com target para 2030, visando aprimorar as condições das unidades produtivas. A planta de São Carlos (fábrica de motores) passa a contar também com objetivos específicos, conforme diretrizes da Marca.
Treinamento obrigatório
A nova versão da Política Ambiental e de Energia contou com um treinamento obrigatório para todos os colaboradores. Disponível no Hello Success, o curso foi concluído em dezembro com 70% de participação.
A Volkswagen do Brasil possui dois programas alinhados com as diretrizes globais do Grupo para a redução de emissões na logística: o Zero Impact Logistics, focado no recebimento de componentes e insumos de produção, e Go to Zero Impact Logistics, relativo à distribuição de veículos, que visam reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2030 (comparado a 2018) e atingir a neutralidade até 2050.
Os programas estimulam ações nas fábricas para eficiência dos processos, como a introdução de novos conceitos de embalagem, simulações de rotas buscado melhores alternativas, seleção de modais e veículos de transporte mais adequados a cada tipo de produto e destino, e a migração energética da frota logística a serviço da Volkswagen, viabilizando a utilização de combustíveis renováveis.
Em 2024, a Volkswagen ampliou o transporte com bitrens para a redução de emissão de CO2 e promoveu um workshop com os parceiros de transporte inbound (que traz os insumos para as fábricas) e outbound (que transporta o carro pronto para as concessionárias) para a conscientização de ações sustentáveis, como a substituição do diesel pelo gás natural.
Projeto | Redução t CO2e |
Ampliação de rotas atendidas por caminhões Bitrem + GNV | 991,30 |
Mudança modal rodoviário para férreo Aço CSN | 228,59 |
Mudança modal rodoviário para férreo Aço Usiminas | 567,40 |
Mudança modal aéreo para cabotagem Visteon Manaus | 4.456,97 |
TOTAL | 6.304,50 |
A Volkswagen do Brasil passou pela auditoria anual de manutenção e recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), conduzida pelo organismo certificador IQA (TÜV), conforme as diretrizes da empresa e normas vigentes. O processo assegurou a renovação da certificação NBR ISO 9001. Esse certificado, exigido pela Portaria 990 do Senatran, possibilita vender e homologar novos veículos no país.
A Volkswagen do Brasil reforçou a proximidade com as fábricas durante as auditorias externas para manutenção das certificações ISO 14001 (Gestão Ambiental) e ISO 50001 (Gestão de Energia). A retomada dos treinamentos presenciais nas plantas em 2024, substituindo o formato on-line, permitiu mais interação e aprimoramento dos processos. Essa abordagem prática e integrada contribuiu para a recertificação da unidade de Vinhedo e a manutenção das certificações em todas as fábricas, garantindo resultados positivos na avaliação dos auditores externos.
O monitoramento da legislação ambiental é realizado com o suporte de uma empresa terceirizada, que fornece atualizações mensais. Paralelamente, o Comitê de Gerenciamento de Riscos Ambientais se reúne a cada quatro meses para avaliar e prevenir possíveis impactos. O Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (SGCAE) também passa por análises críticas semestrais para revisar ações e aprimorar sua eficácia. Nos três níveis de controle (entrada da fábrica, processos produtivos e processos específicos), a Volkswagen avançou no refinamento das ações, com atuações pontuais para conseguir reduzir o consumo de pequenas energias (operações com consumos menores) e gerar resultado no consumo total.
No período abrangido por este relatório, não foram identificados impactos ambientais adversos reais.
As fábricas brasileiras da VW foram destaque na premiação Challenge of Brands (antigo The Race), realizada pelo Grupo VW para reconhecer a performance das suas unidades ao redor do mundo. A planta da Anchieta conquistou o prêmio “Fit for Finish” (F4F), que avalia a redução de horas de retrabalho por veículo, enquanto a unidade de Taubaté garantiu a segunda colocação na mesma categoria.
Já a planta de Curitiba foi premiada no “Performer of the Year”, que mede o desempenho global das fábricas nos principais indicadores de Processos, Qualidade e Produção. A unidade ficou em primeiro lugar entre as fábricas de veículos da Volkswagen (PKW) e em terceiro no ranking geral.
A Volkswagen do Brasil utiliza o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) para monitorar suas emissões atmosféricas e direcionar a gestão ambiental. A empresa adota o modelo GHG Protocol e participa voluntariamente do registro e compartilhamento público das emissões de GEE no Brasil. Mais informações sobre o programa e os inventários publicados estão disponíveis em www.ghgprotocolbrasil.com.br.
Os indicadores são acompanhados pelo Sistema Corporativo de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (SGCAE), conforme a norma interna KRL17, que segue diretrizes ambientais da matriz alemã, e a VW 98.000. O inventário de GEE de 2023, incluído neste relatório, foi auditado externamente em abril de 2024 para validação dos dados.
A Volkswagen do Brasil manteve o Selo Ouro emitido pelo GHG Protocol. A certificação é concedida a empresas que atendem a todos os critérios de transparência na publicação do inventário de emissões atmosférica, com os dados checados por um organismo verificador independente. Desde 2021, a empresa tornou público os relatórios, em consonância com a estratégia global de descarbonização Way to Zero. Há 15 anos a companhia elabora o relatório GHG Protocol.
2022 | 2023 | 2024 | |
Geração de eletricidade, calor ou vapor | 50.510,6 | 50.809,1 | 57.407 |
Emissões fugitivas | 1.601,4 | 3.409,5 | 6.851 |
Total de emissões brutas de CO2 | 52.112 | 54.219 | 50.556 |
Os dados de 2021 incluíam “emissões por transporte de materiais, produtos, resíduos, empregados e passageiros”, que a partir de 2022 foi considerado no escopo 3 (GRI 305-3). Dessa forma, a soma de 2021 não conversa mais com o relatório referente ao ano.
2022 | 2023 | 2024 | |
Emissões biogênicas de CO2 (t CO2 equivalente)* | 6.192,15 | 7.668,73 | 10.589 |
Ano-base: 2010 – Programa Think Blue. Factory (total das emissões no ano-base: 75.052 tonCO2e/ano) e 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 54.473 tCO2e/ano).
Após a definição, em 2016, do uso exclusivo de fontes renováveis para a geração da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil, as emissões de CO2 geradas pela eletricidade passaram a ser nulas. A partir de 2022 entrou em vigor o certificado I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que comprova que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte renovável, assinalando o compromisso da empresa em diminuir o impacto ambiental.
2022 | 2023 | 2024 | |
Emissões indiretas provenientes da aquisição de energia (t CO2 equivalente) | 14.403,9 | 13.681,9 | 15.036,2 |
Ano-base: 2010 – Programa Think Blue. Factory (total das emissões no ano-base: 22.956 tonCO2e/ano) e 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 28.619 ton. CO2e/ano).
2022 | 2023 | 2024 | |
Bens e serviços adquiridos | 127,8 | 201,3 | 220,4 |
Transporte e distribuição de materiais e peças | 18.786,5 | 6.324,1 | 8.853,74 |
Viagens a negócios | 1.398,7 | 5.945,9 | 8.324,26 |
Transporte de colaboradores | 4.820 | 55.692,28 | 61.261,2 |
Transporte e distribuição de veículos | 231.608,1 | 202.198,2 | 283.077,2 |
Total | 256.741,4 | 270.361,8 | 361.736,8 |
Gases incluídos no cálculo: CO2, CH4, N2O.
Ano-base: 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 264.340 tonCO2e).
2022 | 2023 | 2024 | |
Reduções provenientes de emissões indiretas da aquisição de energia (Escopo 2) – Projeto I-REC Total | 14.404 | 13.681,9 | 15.036,2 |
2022 | 2023 | 2024 | |
Nox | 141,6 | 145,2 | 151,5 |
SOx | 0,1 | 1,43 | 10,7 |
Compostos orgânicos voláteis (COV) | 1.514,3 | 1.580,6 | 2.091,3 |
Observação: os dados de emissões passam por auditoria externa do GHG Protocol. O processo de validação ocorre até maio, portanto, se necessário, as informações serão atualizadas posteriormente.
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory e VW 98000.
A Volkswagen do Brasil está comprometida com a redução do consumo de água, alinhada à iniciativa global Zero Impact Factory, com a meta de diminuir em 30% o uso desse recurso até 2030 (comparado a 2010).
A água utilizada na produção vem de diferentes fontes – fornecimento externo, captação subterrânea e da chuva – e é aplicada tanto nos processos industriais quanto em atividades auxiliares, como cozinha e jardinagem. Para otimizar o consumo e reduzir impactos ambientais, a água usada na pintura é tratada por osmose reversa e reaproveitada. Após o uso, ela passa por um rigoroso processo de tratamento antes do descarte, garantindo conformidade com a legislação vigente.
Em 2024, a Volkswagen ampliou o tanque de osmose na planta de Taubaté, aumentando a capacidade de reuso de efluentes líquidos. Essa iniciativa resultou em uma economia significativa de água potável, reduzindo aproximadamente 96.000 litros de água consumida pela planta de Taubaté (redução que equivale ao consumo médio de 600 habitantes em um dia), reforçando o compromisso da empresa com a gestão eficiente dos recursos hídricos.
O monitoramento do consumo é realizado mensalmente por meio de um sistema digital de gestão, que acompanha ações implementadas, ganhos esperados e prazos de execução. Além disso, a plataforma permite gerar relatórios, realizar benchmarking e consultar práticas adotadas em outras fábricas do Grupo VW. Todos os anos, os indicadores ambientais são reportados à matriz na Alemanha e submetidos a auditorias externas, reforçando o compromisso da Volkswagen com a sustentabilidade.
2022 | 2023 | 2024 | |
Água de superfície (total)* | 271,1 | 2.750,0 | 2.201,0 |
Água subterrânea (total) | 71.945 | 80.518,3 | 81.504,7 |
Água de terceiros | 1.177.315,8 | 1.275.195 | 1.422.327,0 |
Captação total | 1.249.531,9 | 1.358.463,3 | 1.506.032,7 |
* A captação de águas pluviais foram consideradas no indicador água de superfície.
2022* | 2023 | 2024 | |
Descarte total de água | 929.695,9 | 831.616 | 872.649,5 |
Consumo total de água (= captação total de água - descarte total de água) | 319.564,9 | 526.847,3 | 633.383,14 |
Todas as unidades da Volkswagen do Brasil utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis com o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC) ou declarações reconhecidas pelo GHG Protocol.
As fábricas Anchieta e Taubaté são as pioneiras no setor automotivo a ter biometano (gás natural renovável) em sua matriz energética. A ação inovadora é parte da estratégia global de descarbonização da Volkswagen, Way to Zero, que tem como meta a neutralidade de carbono até 2050 no mundo.
Em outubro, primeiro mês de operação, foram injetados 620 mil m³ de biometano nessas unidades, resultando em uma redução aproximada de 1.300 toneladas de CO₂, o equivalente ao plantio de 9.100 árvores ou à cobertura de sete campos do Maracanã com vegetação. Em um ano, a expectativa é atingir 6 milhões de m³ fornecidos, reduzindo 12.400 toneladas de CO₂, o que corresponderia a 86,8 mil árvores plantadas. Enfileiradas, cobririam a distância entre as fábricas de Anchieta e Taubaté.
Os números representam o consolidado das quatro fábricas da Volkswagen (Anchieta, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais) e o Centro de Peças e Acessórios (PAC), em Vinhedo (SP).
2022 | 2023 | 2024 | |
Consumo de energia dentro da organização (em GJ) | 2.161.809,8 | 2.241.294,8 | 2.423.052,03 |
Consumo de energia fora da organização (em GJ) | 17.680,9 | 11.228,8 | 11.545,7 |
Consumo de energia total da organização (em GJ) | 2.179.490,6 | 2.252.523,6 | 2.434.597,73 |
Intensidade energética (dentro da organização) | 6,23 | 6,19 | 5,24 |
Intensidade energética (fora da organização) | 0,05 | 0,03 | 0,02 |
Intensidade energética (total da organização) | 6,28 | 6,23 | 5,27 |
1 Intensidade energética é a razão do consumo absoluto de energia por veículo produzido.
2 Tipos de energia incluídos na taxa de intensidade: energia elétrica, gás natural e diesel.
3 Os indicadores de intensidade energética tiveram um aumento no ano de 2022, comparado ao ano 2021. Houve uma redução na quantidade de veículos produzidos por dia trabalhado, o que afetou a eficiência energética e ambiental
2022 | 2023 | 2024 | |
Combustível de fontes não renováveis (diesel e gás natural) | 881.451,6 | 879.062,1 | 968.931,7 |
Consumo de combustíveis de fontes renováveis (biometano) | - | - | 48.487,9 |
Energia consumida (eletricidade) | 1.208.793,1 | 1.264.698,7 | 1.405.632,5 |
Energia vendida (eletricidade) | 71.564,9 | 97.053,04 | 38.196,00 |
Total de energia consumida | 2.161.809,7 | 2.241.294,8 | 2.461.248,0 |
1 Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory, VW 98000 e GHG Protocol.
* A captação de águas pluviais foram consideradas no indicador água de superfície.1 Os números correspondem às somas dos valores de energia consumidos no escritório financeiro do Jabaquara, em São Paulo, e no Centro de Peças e Acessórios da cidade de Vinhedo.
2 O valor reportado em 2022 se manteve próximo ao valor de 2021 devido à continuidade do trabalho híbrido instalado em 2021.
2022 | 2023 | 2024 | |
Redução da temperatura da água quente (Curitiba) | 8.693,3 | 1.871,6 | 29.174,29 |
Troca dos equipamentos de ar-condicionado (Anchieta) | 19.470,2 | 1.722,2 | 11.480,40 |
Otimização do consumo de energia elétrica na Subestação 04 (São Carlos) | 7.229,2 | 556,6 | 1.465,92 |
Substituição da válvula da torre DZ na estamparia. (Taubaté) | 7.920 | 1.892,2 | 1.289,16 |
Total | 43.312,6 | 6.042,6 | 43.409,7 |
1 Foram escolhidas as maiores reduções do ano 2023 (uma por planta). A soma de todas as ações de redução pode ser identificada no GRI 302-1.
2 Somente os valores reportados em 2023 são relativos às novas ações inseridas no índice. As ações referentes aos números de 2021 e 2022 encontram-se nas edições anteriores do relatório.
A Volkswagen do Brasil foi a primeira montadora do país a conquistar o Certificado Lixo Zero multisites. A certificação, concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil e reconhecida pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), obtida em 2023, foi mantido em 2024 pelas ações sustentáveis na gestão de resíduos. Entre as iniciativas que contribuíram para esse reconhecimento estão a adoção do conceito Aterro Zero, o uso de madeira triturada como biomassa para fornos siderúrgicos e o projeto social Costurando o Futuro, que reaproveita sobras de tecidos automotivos.
2022 | 2023 | 2024 | |
Peso total dos resíduos gerados (toneladas métricas) | 74.593,8 | 75.905,8 | 78.374 |
Resíduos perigosos | 4.012,9 | 3.733,9 | 4.491,6 |
Resíduos não perigosos | 70.580,9 | 72.171,9 | 73.882,4 |
A maioria dos resíduos gerados pela Volkswagen do Brasil são compostos não perigosos encaminhados para reciclagem, dos quais os metais são a maior parte. Os demais resíduos são direcionados para reutilização, reciclagem, compostagem, processamento térmico ou aterro. O descarte é feito diretamente pela companhia ou por terceiros, ou ainda confirmado diretamente pela VW.
Resíduos perigosos | 2022 | 2023 | 2024 |
Reutilização | 318,6 | 153,3 | 70,5 |
Reciclagem | 754,1 | 655,8 | 708 |
Total | 1.072,7 | 809,1 | 778,5 |
Resíduos não perigosos | 2022 | 2023 | 2024 |
Reutilização | 1.620,9 | 12.426,4 | 566,7 |
Reciclagem | 66.912 | 57.994,4 | 70.933 |
Compostagem | 251,1 | 0,00 | 0,00 |
Total | 68.784 | 70.420,8 | 71.499,7 |
Resíduos perigosos | 2022 | 2023 | 2024 |
Incineração (com recuperação de energia) | 2.937,8 | 2.921,8 | 3.711,6 |
Incineração (sem recuperação de energia) | 2,4 | 3,04 | 1,6 |
Confinamento em aterro | 0,0 | 0,0 | 0,0 |
TOTAL | 2.940,2 | 2.924,8 | 3.713,2 |
Resíduos não perigosos | 2022 | 2023 | 2024 |
Incineração (com recuperação de energia) | 1.734,8 | 1.659 | 2.294 |
Incineração (sem recuperação de energia) | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Confinamento em aterro | 62,2 | 92,1 | 88,7 |
TOTAL | 1.796,9 | 1.751,14 | 2.382,7 |
Devido à instabilidade de mercado em 2023, a escassez de semicondutores e seus efeitos no mercado, como fechamento de fábricas durante alguns meses e redução de produção, os indicadores totais foram fortemente influenciados.
A Volkswagen do Brasil avança na implementação de iniciativas de economia circular por meio de novas ações para reduzir o desperdício e reaproveitar materiais em seus processos produtivos. Um dos destaques é a reutilização de insertos e brocas na planta de São Carlos, onde as ferramentas de usinagem são devolvidas ao fornecedor após o uso, fechando um ciclo sustentável.
Outra iniciativa em andamento é o reaproveitamento de borras de tinta, que são destinadas à produção de cimento, evitando o descarte inadequado e promovendo a reutilização de materiais. Além disso, a empresa já adota a reciclagem de cola para a fabricação de tintas de segunda mão, utilizadas para pintura de paredes.
A Volkswagen também implementou ações para a redução do uso de plástico, especialmente na logística de peças. Essa estratégia está integrada ao desenvolvimento de novos projetos, garantindo processos mais sustentáveis desde a concepção dos produtos. Entre 2023 e 2024, houve uma diminuição de 175 toneladas de plástico, eliminando materiais descartáveis no transporte de componentes e na proteção interna dos veículos.
Inaugurada em 1959, a Anchieta foi a primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, iniciando a expansão global da Marca. A unidade, que completou 65 anos em 2024, já produziu mais de 14,7 milhões de veículos, ou seja, 57% dos 25,7 milhões de veículos fabricados pela Volkswagen no Brasil em 71 anos. Além de ser um complexo industrial completo, a Anchieta também se destaca como um centro de pesquisa, planejamento e desenvolvimento de novos produtos com alta tecnologia e inovação.
Em outubro, a fábrica iniciou a produção do Novo Nivus, modelo que inaugura uma nova era de conectividade para a Volkswagen do Brasil com o novo VW Play Connect de 10,1 polegadas e o novo aplicativo Meu VW 2.0, um dos 16 lançamentos previstos pela marca até 2028, reforçando a ofensiva em veículos híbridos, elétricos e Total Flex. A unidade será responsável também pela fabricação do Nivus GTS, previsto para chegar ao mercado brasileiro no primeiro semestre de 2025.
Historicamente, a fábrica Anchieta, localizada em São Bernardo do Campo (SP), foi responsável pela produção de diversos modelos que marcaram presença nas ruas e garagens brasileiras, como o Fusca, a Kombi, Variant, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo, entre outros. A unidade abriga também o Centro de Formação Profissional SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Volkswagen, que completou 51 anos em 2024 com mais de 7 mil alunos formados.
Inaugurada em janeiro de 1999, a fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) completou 25 anos em 2024. Referência em eficiência e sustentabilidade nos processos produtivos, a unidade tem uma área total de 1.300.000 m², sendo 273.000 m² de área construída, e já produziu mais de 3 milhões de veículos.
Atualmente, a fábrica produz o Novo T‑Cross, o SUV mais vendido do Brasil. No seu portfólio passaram também o Golf, Fox, CrossFox, SpaceFox e Saveiro. Comprometida com a sustentabilidade, a fábrica se destaca por práticas ambientais inovadoras, como o uso pioneiro de tinta à base de água, que reduz a emissão de solventes, e um avançado sistema de tratamento de efluentes. A unidade adota iluminação natural em larga escala e possui uma estação meteorológica, que monitora as condições climáticas para otimizar o uso de energia e gás natural.
Além das inovações produtivas, a fábrica mantém um espaço de 300 mil m² de reflorestamento, com mais de 85 mil árvores plantadas, incluindo 10 mil araucárias. Nessa área, encontram-se cerca de 20 espécies de mamíferos e 200 espécies de aves, algumas ameaçadas de extinção.
Com 25 milhões de peças armazenadas e faturamento anual superior a R$ 2 bilhões, o PAC de Vinhedo é responsável por abastecer as 472 concessionárias da Rede Volkswagen no Brasil. Anualmente, são exportados a partir do PAC de Vinhedo mais de 1.200 containers de 40 pés com peças destinadas a 22 países. O centro, que completou 20 anos em 2024, recebe 11.000 linhas de pedidos por dia, sendo 3.000 urgentes, com 90% faturados no mesmo dia.
O PAC de Vinhedo foi a primeira unidade da empresa a operar com energia elétrica 100% renovável e obteve o Certificado Lixo Zero multisites com a nota mais alta já concedida pelo Instituto Lixo Zero Brasil (99,9%). O centro tem o máximo reúso de caixas no fluxo produtivo, reduzindo de forma significativa o consumo de papelão e madeira. Em breve, a unidade iniciará a distribuição por cabotagem marítima para o Nordeste e fluvial para a cidade de Manaus (AM). A navegação pela costa permitirá economia de combustível e redução anual de emissões de CO2 com ganhos ambientais que equivalem a 19 mil árvores plantadas.
A Volkswagen do Brasil anunciou em 2024 uma ofensiva de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, elétricos e Total Flex. No primeiro momento, o aporte contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas: são quatro novos veículos, sendo uma pick-up, um novo motor mais eficiente para veículos híbridos e uma plataforma tecnológica, flexível e sustentável (MQB Hybrid).
Os investimentos estão alinhados à estratégia global Way to Zero, que busca a neutralidade de carbono até 2050 em todas as operações da Volkswagen. Os novos projetos também marcam a chegada de uma nova plataforma no Brasil: o projeto MQB Hybrid. Inovadora, tecnológica, flexível e sustentável, a nova plataforma comporta uma combinação dos mais avançados sistemas de combustão e eletrificação, utilizando sistema de alta voltagem. O novo projeto MQB Hybrid da Volkswagen conta com uma nova arquitetura eletrônica que permite mais conectividade e oferece ainda mais segurança por meio da tecnologia de ADAS (Advanced Driver Assistance System). Além disso, oferece ainda mais conforto e aumento do espaço interno.
Desenvolvida com a participação da Engenharia da Volkswagen do Brasil especialmente para a Região SAM (South America – América do Sul), a nova plataforma está sendo desenvolvida com os mais avançados recursos de tecnologia de simulação da virtualidade. Os investimentos no projeto envolvem a ampliação da capacitação de equipes e uma produção altamente tecnológica.
Em 2024, a Volkswagen já fez 3 dos 16 lançamentos: Novo T‑Cross, a Nova Amarok e o Novo Nivus.
A segurança veicular é um dos pilares no desenvolvimento de novos produtos da Volkswagen do Brasil, que investe constantemente em tecnologia e no aprimoramento de seus processos. Desde a criação do Laboratório de Segurança Veicular, em 1971, a empresa tem desempenhado um papel pioneiro na introdução de inovações no mercado brasileiro, como airbags frontais, freios ABS e crash tests. Atualmente, o laboratório avalia sistemas de segurança ativa e assistências à condução e investe na digitalização para aprimorar a proteção de motoristas, passageiros e pedestres.
Todos os veículos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil seguem rigorosos critérios de segurança, alinhados à legislação nacional e internacional e aos padrões internos da empresa. A segurança dos modelos também é avaliada por instituições independentes, como o LatinNCAP.
A empresa mantém um comitê responsável pela análise de impactos e pela implementação de ações corretivas. Além disso, promove continuamente a capacitação de sua equipe de engenharia e a parceria com fornecedores especializados no desenvolvimento de componentes de segurança. A estrutura de testes também foi aprimorada, com o Laboratório de Segurança Veicular conquistando a Acreditação ISO 17025 para alguns de seus processos.
Em 2024, não foram identificadas não-conformidades relacionadas à segurança dos produtos ou impactos à saúde dos clientes. O descarte de veículos e componentes testados segue os padrões ambientais da empresa, garantindo a destinação correta dos materiais. Com a instalação de novos componentes de segurança ativa, como assistência de mudança de faixas e monitoramento do ponto cego, a expectativa é reduzir a incidência de acidentes e, consequentemente, os impactos sociais e econômicos associados.
A Volkswagen detém o maior número de automóveis à venda no Brasil com a nota máxima em segurança do Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. De acordo com a avaliação, os modelos Novo Virtus, Nivus, Novo T-Cross e Taos foram classificados com cinco estrelas na proteção para os ocupantes.
Em 2024, o Novo T-Cross repetiu o feito de 2019 e está qualificado com nota máxima em todos os quesitos de segurança do Latin NCAP. O modelo recebeu aprimoramentos na linha 2025, incluindo o sistema de frenagem autônomo de emergência com reconhecimento de pedestres, sensor de fadiga e alerta de uso do cinto de segurança em todas as versões. A versão Highline oferece pacote ADAS opcional, com assistente de estacionamento, detector de ponto cego e assistente ativo de mudança de faixa. O SUV conta com controle adaptativo de velocidade, seis airbags, fixação ISOFIX® para assento infantil, controle eletrônico de estabilidade e tração, freios ABS com distribuição eletrônica e assistente para partida em subidas.
O protocolo do Latin NCAP (2020-2024) é divido em quatro grupos de avaliação: Proteção aos Ocupantes Adultos, Proteção aos Ocupantes Crianças, Proteção aos Pedestres e Sistemas de Assistência ao Condutor. A nota geral é definida pelo menor índice entre os grupos. Os testes seguem protocolos rigorosos para fornecer informações imparciais aos consumidores sobre o nível de proteção oferecido pelos modelos avaliados.
A Volkswagen do Brasil desempenhou um papel ativo na formulação e implementação do Programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação), iniciativa governamental voltada para a transição sustentável do setor automotivo. Desde as fases iniciais do projeto, a empresa esteve presente nas discussões com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e participou ativamente de mais de 100 reuniões conduzidas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) para estruturar a política.
O programa impõe desafios significativos, incluindo metas rigorosas de eficiência energética, novos requisitos de segurança veicular e compromissos com a descarbonização. Além disso, a reciclagem e a reciclabilidade passam a ser elementos centrais, com objetivos a serem estabelecidos na regulamentação do programa.
A Volkswagen também assume destaque no cumprimento das metas do programa Rota 2030, que define padrões de eficiência energética e segurança para o setor automotivo no Brasil. A empresa não apenas cumpre os requisitos mínimos do programa, como atinge as chamadas “metas de desafio” em diversas categorias. Dentro de seu portfólio de produtos, vários modelos ultrapassam os níveis exigidos, refletindo o compromisso da Marca com a inovação e segurança.
Em 2024, a empresa avançou na incorporação de tecnologias de segurança ativa baseadas em regulamentos europeus, antes mesmo da implementação dessas exigências pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). Entre as tecnologias implementadas estão sistemas de frenagem automática de emergência (AEB) e assistentes de permanência em faixa (LDW), que garantem mais proteção aos ocupantes e pedestres. Essas iniciativas também permitem que a Volkswagen obtenha bonificações previstas no programa, consolidando sua posição como referência em mobilidade segura e eficiente.
Na Volkswagen do Brasil, a sustentabilidade ambiental está no centro do desenvolvimento de novos produtos, influenciando desde a produção interna até a cadeia de fornecedores e áreas técnicas. Esse compromisso envolve diretrizes de marketing, análise do ciclo de vida e rigorosos requisitos ambientais.
Cada novo veículo é projetado com metas claras de eficiência energética, diretamente relacionadas à emissão de CO₂ em motores a combustão. Desde as fases iniciais do desenvolvimento, a Volkswagen define objetivos estratégicos que conciliam inovação, demanda de mercado e conformidade regulatória. Para alcançá-los, são estabelecidos critérios como otimização de peso, aprimoramento aerodinâmico e adoção de tecnologias off-cycle, sempre avaliando a melhor combinação entre soluções convencionais e inovações.
A eficiência dos veículos é medida com precisão em laboratório, seguindo a norma NBR7024, e o consumo energético da frota é calculado de acordo com as diretrizes do programa Rota 2030. Esses cálculos são realizados por uma ferramenta interna e os resultados são validados por despacho da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços, garantindo transparência e conformidade com os padrões nacionais.
A Volkswagen também mantém um indicador de consumo energético médio da frota, reportado anualmente, e realiza projeções para os anos seguintes a fim de sustentar sua estratégia de novos produtos e tecnologias (saiba mais no tópico Zero Impact Factory). Como parte do compromisso contínuo com a descarbonização, está em desenvolvimento uma metodologia para calcular um índice médio de descarbonização da frota, considerando o CO₂e emitido ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos. Esse índice será fundamental para orientar as estratégias futuras da empresa na redução do impacto ambiental.
O Centro de Design e Engenharia, localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), é um dos principais polos de desenvolvimento da empresa na América Latina. Desde sua fundação em 1965, foi o primeiro centro da Volkswagen fora da Alemanha a abranger todas as etapas do desenvolvimento de veículos, do design à produção.
A área de engenharia da Volkswagen do Brasil conta com mais de 1.000 profissionais distribuídos entre as fábricas de Anchieta, Taubaté e Pacheco (Argentina). Em 2024, foram contratados mais de 120 engenheiros e engenheiras para reforçar as equipes de Inovação e Tecnologia. O centro possui 85% de competências locais para o desenvolvimento de produtos globais e é o único da Volkswagen com expertise em motores Total Flex.
A infraestrutura do Centro de Design e Engenharia inclui laboratórios equipados com tecnologia avançada, como dinamômetros, crash-test, oficinas de protótipos, laboratório de realidade virtual e aumentada, câmara de intemperismo, hidropulsadores, simuladores e ambiente dedicado à experiência do usuário (UX). A fábrica Anchieta se destaca como um complexo industrial completo, abrangendo pesquisa, planejamento, desenvolvimento de novos produtos, produção e testes.
Além das instalações em São Bernardo do Campo, a Volkswagen do Brasil conta com um Campo de Provas localizado em Taubaté, onde são realizados testes de desempenho e segurança. Essas iniciativas reforçam a atuação da empresa na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para a mobilidade.
Em 2024, a Engenharia da Volkswagen do Brasil inaugurou o SoLiSi (Sonnenlichtsimulation – Sala de Simulação de Luz Solar), o mais avançado equipamento de simulação de radiação solar do Grupo Volkswagen nas Américas. Instalado no centro de testes de intemperismo da Anchieta, o simulador foi projetado para recriar as condições de radiação solar ao longo do dia, com temperatura e umidade controladas.
O SoLiSi permite a realização de dois tipos de testes fundamentais: intemperismo e envelhecimento de peças. Com essa tecnologia, avaliações que antes poderiam levar até um ano agora são concluídas em 25 dias, garantindo mais qualidade, agilidade e segurança nos produtos da marca.
Pioneira em segurança veicular no Brasil, a Volkswagen implantou seu Laboratório de Segurança Veicular em 1971 e realizou o primeiro crash-test na América Latina. O laboratório é localizado na fábrica Anchieta, sendo referência no Grupo Volkswagen. Na Anchieta também está o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil, que foi o primeiro do gênero a ser inaugurado no País, em 1977.
A Ferramentaria da Volkswagen do Brasil, na fábrica Anchieta, é referência em qualidade, produtividade e alta capacidade técnica há mais de 65 anos no País. Com vocação empreendedora, a área forneceu ferramentas para a produção do SUVW Taos na Argentina e México. Também produziu ferramentas para a Alemanha – incluindo os 100% elétricos VW ID.4 e ID.3 –, México, Argentina, China e Hungria e dispositivos de solda para países como México e Argentina.
A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo. Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente, os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade.
O lançamento do Novo Nivus marcou um novo momento de conectividade para a Volkswagen, com a introdução do VW Play Connect, sistema de infotainment desenvolvido integralmente no Brasil. A nova tecnologia permite a conexão direta entre o veículo e o proprietário, sem a necessidade de pareamento com um celular ou de uma rede Wi-Fi. Além disso, o VW Play Connect compartilha dados do veículo diretamente com o aplicativo Meu VW, que chegou à versão 2.0 em 2024.
A plataforma oferece 15 funcionalidades voltadas para aprimorar a experiência do usuário, entre eles o travamento e destravamento remoto do veículo, localização em tempo real, acionamento da buzina e dos piscas, modo manobrista, controle de perímetro e restrição de horário. O sistema também permite a gestão da saúde do carro, emitindo mais de 90 alertas sobre o funcionamento dos componentes.
Além do VW Play Connect, a Volkswagen segue ampliando sua interação digital com os consumidores por meio do aplicativo Abasteça Consciente. O app foi desenvolvido para auxiliar os motoristas a adotarem hábitos mais eficientes no consumo de combustível, fornecendo informações sobre abastecimento e dirigibilidade. A plataforma oferece dicas personalizadas para otimizar o consumo e sugestões para melhorar a eficiência energética do veículo, contribuindo para uma condução mais sustentável.
Todas essas ferramentas digitais seguem protocolos rigorosos de validação, incluindo testes internos, prototipagem e análises contínuas. Após o lançamento, a Volkswagen realiza monitoramento constante para implementação de correções e melhorias, utilizando dados analíticos, feedbacks de clientes e inteligência de mercado. As métricas de desempenho incluem a quantidade de downloads, registros, interações e tempo de uso das plataformas digitais, assegurando a eficiência das inovações.
Desde o início do projeto, aspectos como segurança, desempenho e design são extremamente relevantes. A proteção dos pedestres, por exemplo, é um item essencial desde o princípio do desenvolvimento do produto.
Todos os componentes dos veículos são elaborados e testados sob os mais modernos processos laboratoriais – com a utilização de recursos como simulações de predições veiculares – durante os testes de emissões, crash, desempenho, durabilidade, ruídos, integração eletrônica etc.
Os veículos Volkswagen possuem diversas certificações que garantem o elevado padrão de qualidade, superando o exigido nas legislações e normas brasileiras. A certificação Latin NCAP, por exemplo, é obtida por meio de resultados excepcionais nos ensaios destrutivos em crash tests, etapa indispensável que antecede a sua liberação ao mercado. Durante o processo, manequins antropométricos de última geração permitem certificar os valores biomecânicos obtidos em órgãos vitais. Os resultados para obtenção de 5 estrelas superam os padrões de segurança exigidos por lei.
A montadora dá início à fabricação do produto somente após a certificação da eficiência dos componentes e do veículo completo. O modelo precisa atender às especificações aprovadas no projeto.
As áreas de Marketing e Assistência Técnica são as responsáveis por divulgar os aspectos de segurança veicular aos consumidores, orientando-os sobre a utilização dos recursos disponíveis.
A orientação sobre os recursos de segurança disponíveis e sua correta utilização é uma preocupação constante da montadora. Ela está retratada em detalhes nas mídias e no manual do proprietário. Além deste, a Volkswagen disponibiliza aos clientes orientações de segurança veicular e um caderno de direção segura, com instruções para ajustes dos componentes de segurança, visando obter a posição ergonomicamente mais segura de direção e alcançar o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.
Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001), que se soma a outras normas internas.
Desde o início do projeto, aspectos como segurança, desempenho e design são extremamente relevantes. A proteção dos pedestres, por exemplo, é um item essencial desde o princípio do desenvolvimento do produto.
Todos os componentes dos veículos são elaborados e testados sob os mais modernos processos laboratoriais – com a utilização de recursos como simulações de predições veiculares – durante os testes de emissões, crash, desempenho, durabilidade, ruídos, integração eletrônica etc.
Os veículos Volkswagen possuem diversas certificações que garantem o elevado padrão de qualidade, superando o exigido nas legislações e normas brasileiras. A certificação Latin NCAP, por exemplo, é obtida por meio de resultados excepcionais nos ensaios destrutivos em crash tests, etapa indispensável que antecede a sua liberação ao mercado. Durante o processo, manequins antropométricos de última geração permitem certificar os valores biomecânicos obtidos em órgãos vitais. Os resultados para obtenção de 5 estrelas superam os padrões de segurança exigidos por lei.
A montadora dá início à fabricação do produto somente após a certificação da eficiência dos componentes e do veículo completo. O modelo precisa atender às especificações aprovadas no projeto.
As áreas de Marketing e Assistência Técnica são as responsáveis por divulgar os aspectos de segurança veicular aos consumidores, orientando-os sobre a utilização dos recursos disponíveis.
A orientação sobre os recursos de segurança disponíveis e sua correta utilização é uma preocupação constante da montadora. Ela está retratada em detalhes nas mídias e no manual do proprietário. Além deste, a Volkswagen disponibiliza aos clientes orientações de segurança veicular e um caderno de direção segura, com instruções para ajustes dos componentes de segurança, visando obter a posição ergonomicamente mais segura de direção e alcançar o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.
Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001), que se soma a outras normas internas.
Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O Guia VW, também conhecido como Manual do Proprietário, é disponibilizado em formato digital a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança.
Com foco em otimização de processos, redução de custos e conscientização ambiental, a equipe de Pós-Vendas buscou informações comuns entre os veículos para unificar o documento. Atualmente, já estão implementados um manual para toda a linha de veículos nacionais, um para os exportados para a Argentina e outro para importados. Para os mercados LAM e norte da África, a estratégia está em desenvolvimento. Estabelecendo conexões com plataformas digitais, foi possível criar manuais impressos mais enxutos (apenas 60 páginas), que abrangem temas de segurança e legislação. Os textos direcionam o leitor para saber mais no site da VW ou no App Meu VW, dispondo de manuais digitais exclusivos por modelo e com o conteúdo na íntegra (chegando a 350 páginas). Além das informações disponíveis no manual de instruções e no Guia Volkswagen, o cliente também tem à disposição o Manual Cognitivo, que aplica inteligência artificial para entender e responder às dúvidas.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.
A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.