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Fornecedores

Sustentabilidade em toda a cadeia de suprimentos

A Volkswagen do Brasil tem desenvolvido uma série de iniciativas para tornar sua cadeia de suprimentos mais sustentável, reduzindo emissões e otimizando processos logísticos. Em 2024, empresa buscou implementar medidas que diminuam tempo, custo e impacto ambiental no transporte e entrega de peças e componentes. 

Entre as principais ações, destacam-se a utilização de cabotagem para fornecedores da Zona Franca de Manaus, a mudança de modal para o transporte de aço e a adoção de caminhões bitrens movidos a gás natural veicular (GNV). Essas iniciativas foram conduzidas pela Volkswagen do Brasil em parceria com seus fornecedores e demais stakeholders da cadeia logística. 

Além das mudanças no transporte, a empresa tem como foco a redução de emissões no Escopo 3 (emissões indiretas, como a de fornecedores). A partir desse trabalho, as iniciativas mapeadas pelo programa Sustainable Chain são encaminhadas para equipes internas que analisam e viabilizam sua implementação.  Em 2024, foram realizadas ações focadas na circularidade, destacando-se a reciclabilidade de materiais e a recircularização de peças e matérias-primas, uma tendência que deve se intensificar nos próximos anos. 

Volkswagen Sustainable Chain

Os principais temas levantados durante os encontros incluem descarbonização, economia circular e engajamento da cadeia de suprimentos. Além disso, a Volkswagen do Brasil conseguiu avançar na coleta de dados do Escopo 3, fundamentais para sua meta de descarbonização, e identificar sinergias para possíveis parcerias estratégicas. 

O projeto Volkswagen Sustainable Chain, conduzido pela área de Sustentabilidade em Suprimentos, visa aprofundar o conhecimento sobre práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento automotiva na região e fomentar a implementação de projetos ESG. Em 2024, reuniões individuais com aproximadamente 40 parceiros estratégicos foram realizadas em formatos virtuais e presenciais, como tech days e encontros específicos.
Essas interações permitiram identificar iniciativas inovadoras em sustentabilidade e mapear oportunidades de cooperação.
 

Os principais temas levantados durante os encontros incluem descarbonização, economia circular e engajamento da cadeia de suprimentos. Além disso, a Volkswagen do Brasil conseguiu avançar na coleta de dados do Escopo 3, fundamentais para sua meta de descarbonização, e identificar sinergias para possíveis parcerias estratégicas. 

O projeto Volkswagen Sustainable Chain, conduzido pela área de Sustentabilidade em Suprimentos, visa aprofundar o conhecimento sobre práticas sustentáveis na cadeia de fornecimento automotiva na região e fomentar a implementação de projetos ESG. Em 2024, reuniões individuais com aproximadamente 40 parceiros estratégicos foram realizadas em formatos virtuais e presenciais, como tech days e encontros específicos.
Essas interações permitiram identificar iniciativas inovadoras em sustentabilidade e mapear oportunidades de cooperação.
 

Medidas ESG para a cadeia de valor

Políticas internas 

Os processos de compras da Volkswagen do Brasil são orientados pelos princípios éticos do Código de Conduta e da nova Política de Sustentabilidade, documentos que apresentam as normas de suprimentos vigentes na empresa, bem como a forma de conduzir a negociação e eventual contratação direta de um fornecedor, levando em consideração os aspectos ESG (ambiental, social e de governança), bem como as questões econômicas do negócio, utilizados como critérios de nomeação de novos fornecedores. Em 2024, a empresa publicou a 2ª edição da Cartilha de Diversidade e Inclusão para Parceiros de Negócios VW, ferramenta criada para ampliar a consciência e fomentar a melhoria contínua de práticas inclusivas com os parceiros de negócios da Volkswagen do Brasil. 

Treinamentos

Em 2024, a empresa realizou treinamentos internos e externos com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade, S-Rating e direitos humanos. 

No âmbito interno, 100% dos compradores entrantes participaram de treinamentos sobre sustentabilidade. Para os fornecedores, foram promovidos quatro workshops específicos sobre S-Rating e sustentabilidade, envolvendo mais de 700 empresas parceiras. Além disso, foram realizados treinamentos focados em direitos humanos para fornecedores que atuam em setores de maior risco social, definidos em conjunto com a Volkswagen AG. Essas capacitações, conduzidas pela Volkswagen do Brasil em nome de todas as empresas do Grupo no país, englobaram 400 fornecedores em quatro rodadas de treinamentos. 

A empresa garantiu ao longo do ano que 100% dos fornecedores críticos fossem convidados para os treinamentos sobre direitos humanos. No total, foram contabilizadas mais de 300 horas individuais de treinamento. 

A Volkswagen do Brasil possui, desde 2019, um sistema para avaliar fornecedores (S-Rating) com critérios de sustentabilidade e dar feedbacks para que os parceiros possam progredir e melhorar seu desempenho ESG. Uma nota S-Rating positiva (A ou B) é obrigatória para a nomeação de fornecedores.

A empresa tem como meta obter 85% de fornecedores com nota A até 2025. Em 2024, esse índice já alcançou 84%, demonstrando um avanço significativo e uma perspectiva favorável para atingir esse objetivo, considerando a evolução contínua das avaliações e o dinamismo do rating dos fornecedores.

Media Screening

É um sistema que rastreia mídias sociais e conteúdos globais para identificar possíveis infrações aos princípios da empresa. Quando um fornecedor é sinalizado, a empresa do Grupo com maior volume de negócios com ele conduz uma investigação para verificar a ocorrência de irregularidades e definir ações corretivas. O objetivo principal é educar e orientar os parceiros para ajustes necessários, podendo, em casos extremos, resultar no encerramento da parceria comercial.  

Grievance Mechanism

O Grupo Volkswagen possui uma metodologia específica para tratar desvios. O Grievance Mechanism funciona a partir do recebimento de comunicação em um dos canais de denúncias e tem como objetivo verificar possíveis violações aos direitos humanos e ao meio ambiente por parte de fornecedores diretos e indiretos 

O sistema, implementado conforme determinação do Grupo e adaptado à realidade nacional, vem se mostrando robusto, ágil e eficiente, possibilitando a tratativa de denúncias com rapidez e sempre em colaboração com o parceiro de negócios. Essa agilidade levou também à conscientização e aprimoramento dos sistemas de tratamento de denúncia pelos maiores parceiros da Volkswagen do Brasil, que, envolvidos em denúncias de fornecedores indiretos, acompanharam os trabalhos do time de grievance da VWB e replicaram o método em seus próprios processos. Em 2024, foram acompanhados 18 casos, sendo nove avaliados pelo time de Grievance do Brasil.  

Políticas internas

Os processos de compras da Volkswagen do Brasil são orientados pelos princípios éticos do Código de Conduta e da nova Política de Sustentabilidade, documentos que apresentam as normas de suprimentos vigentes na empresa, bem como a forma de conduzir a negociação e eventual contratação direta de um fornecedor, levando em consideração os aspectos ESG (ambiental, social e de governança), bem como as questões econômicas do negócio, utilizados como critérios de nomeação de novos fornecedores. Em 2024, a empresa publicou a 2ª edição da Cartilha de Diversidade e Inclusão para Parceiros de Negócios VW, ferramenta criada para ampliar a consciência e fomentar a melhoria contínua de práticas inclusivas com os parceiros de negócios da Volkswagen do Brasil.

Treinamentos

Em 2024, a empresa realizou treinamentos internos e externos com o objetivo de disseminar conhecimentos sobre sustentabilidade, S-Rating e direitos humanos.

No âmbito interno, 100% dos compradores entrantes participaram de treinamentos sobre sustentabilidade. Para os fornecedores, foram promovidos quatro workshops específicos sobre S-Rating e sustentabilidade, envolvendo mais de 700 empresas parceiras. Além disso, foram realizados treinamentos focados em direitos humanos para fornecedores que atuam em setores de maior risco social, definidos em conjunto com a Volkswagen AG. Essas capacitações, conduzidas pela Volkswagen do Brasil em nome de todas as empresas do Grupo no país, englobaram 400 fornecedores em quatro rodadas de treinamentos.

A empresa garantiu ao longo do ano que 100% dos fornecedores críticos fossem convidados para os treinamentos sobre direitos humanos. No total, foram contabilizadas mais de 300 horas individuais de treinamento.

A Volkswagen do Brasil possui, desde 2019, um sistema para avaliar fornecedores (S-Rating) com critérios de sustentabilidade e dar feedbacks para que os parceiros possam progredir e melhorar seu desempenho ESG. Uma nota S-Rating positiva (A ou B) é obrigatória para a nomeação de fornecedores.

A empresa tem como meta obter 85% de fornecedores com nota A até 2025. Em 2024, esse índice já alcançou 84%, demonstrando um avanço significativo e uma perspectiva favorável para atingir esse objetivo, considerando a evolução contínua das avaliações e o dinamismo do rating dos fornecedores.

Media Screening

É um sistema que rastreia mídias sociais e conteúdos globais para identificar possíveis infrações aos princípios da empresa. Quando um fornecedor é sinalizado, a empresa do Grupo com maior volume de negócios com ele conduz uma investigação para verificar a ocorrência de irregularidades e definir ações corretivas. O objetivo principal é educar e orientar os parceiros para ajustes necessários, podendo, em casos extremos, resultar no encerramento da parceria comercial.  

O Grupo Volkswagen possui uma metodologia específica para tratar desvios. O Grievance Mechanism funciona a partir do recebimento de comunicação em um dos canais de denúncias e tem como objetivo verificar possíveis violações aos direitos humanos e ao meio ambiente por parte de fornecedores diretos e indiretos 

O sistema, implementado conforme determinação do Grupo e adaptado à realidade nacional, vem se mostrando robusto, ágil e eficiente, possibilitando a tratativa de denúncias com rapidez e sempre em colaboração com o parceiro de negócios. Essa agilidade levou também à conscientização e aprimoramento dos sistemas de tratamento de denúncia pelos maiores parceiros da Volkswagen do Brasil, que, envolvidos em denúncias de fornecedores indiretos, acompanharam os trabalhos do time de grievance da VWB e replicaram o método em seus próprios processos. Em 2024, foram acompanhados 18 casos, sendo nove avaliados pelo time de Grievance do Brasil.  

As cinco etapas do programa de desenvolvimento de fornecedores

Para integrar a rede de parceiros VW, todos os fornecedores passam por uma avaliação – Sustainability Rating (Avaliação de Sustentabilidade) – em cinco etapas que verifica padrões de condutas ambientais, sociais e de compliance da empresa.  

1

Inputs (entradas):

Identificação dos potenciais fornecedores por meio da avaliação dos indicadores de qualidade, logística, engenharia e sustentabilidade

2

Awareness (acordo):

Contato com o fornecedor para detalhar um possível plano de desenvolvimento. Havendo o aceite, são definidos as metas, procedimentos e o escopo do projeto. 

3

Assessment (avaliação)

Elaboração do Mapa do Fluxo de Valor Atual da peça ou processo previamente definido.  

4

Workshop (oficinas de trabalho)

Visa avaliar o processo produtivo buscando otimizações e, com isso, construir um Mapa do Fluxo de Valor Otimizado. 

5

Implementation (implementação)

Fase na qual se concretiza o processo otimizado, realizando o follow-up para implementação das ações de melhoria identificadas. 

The One

Em maio de 2024, a Volkswagen do Brasil reuniu cerca de 120 fornecedores para reconhecer as melhores práticas e projetos sustentáveis da cadeia de valor. O evento foi realizado na mesma estrutura do lançamento do Novo T-Cross e proporcionou aos participantes o contato em primeira mão com o modelo, além do alinhamento de estratégias.

 O evento destacou as melhores práticas em 12 categorias: Supply Security, Technical Development & Innovation, Quality, Social & Diversity, Aftersales, Partnership Volkswagen Argentina, Partnership Serviços & Investimentos, Partnership Commodity Conectividade, Partnership Commodity Powertrain, Partnership Commodity Químico Interno, Partnership Commodity Químico Externo, Partnership Commodity Metálico.  

Conferência de sustentabilidade

Como parte da Semana da Sustentabilidade, a Volkswagen do Brasil promoveu um workshop virtual com mais de 200 empresas parceiras para compartilhar as conquistas do projeto “VW Sustainable Chain 2024″, celebrar boas práticas em sustentabilidade no mercado automotivo e incentivar a cooperação em projetos ESG no supply chain. Durante o encontro, foi apresentado um panorama sobre regulamentações em ESG e compartilhadas as principais iniciativas de sustentabilidade da companhia. O evento também marcou o lançamento da segunda edição da Cartilha de Diversidade e Inclusão para Parceiros de Negócios VW.  

Perfil de fornecedores

(GRI 3-3, 2-6, 204-1)

Com um volume anual de compras que atingiu R$ 28,1 bilhões em 2024, considerando compras diretas (peças) e compras gerais, a Volkswagen do Brasil mantém um impacto econômico significativo no setor automotivo e em diversas regiões do país. Comparado a 2023, foram R$ 7,1 bilhões a mais investidos em fornecedores. Isso se reflete na economia local, com abrangência nas comunidades próximas às unidades de negócio, estados e outras regiões.

A nacionalização de componentes e a busca por fornecedores locais é uma constante nos últimos anos da Volkswagen do Brasil, a fim de aprimorar a indústria nacional e reduzir os riscos de fornecimento atrelados a questões geopolíticas externas ao Brasil. Outro fator-chave no desenvolvimento da região é a compra de itens e serviços de micro, pequenas e médias empresas sempre que possível. 

A estratégia de compras da Volkswagen do Brasil prioriza o desenvolvimento da cadeia de fornecedores, incentivando a participação de pequenas e médias empresas no processo de seleção, desde que estejam devidamente cadastradas na base de dados LDB (Liferant Date Base). Em 2024, o número de fornecedores cadastrados cresceu, reforçando o compromisso da empresa com a ampliação de oportunidades e o desenvolvimento social. No último ano, os fornecedores localizados no Brasil representaram 85% dos custos com compras da montadora.  

Para garantir que seus fornecedores atendam a padrões globais de sustentabilidade, a Volkswagen do Brasil mantém a avaliação contínua por meio do questionário SAQ 5.0 (Self-Assessment Questionnaire), que analisa critérios ambientais, sociais e de compliance. Atualmente, 70% dos fornecedores estão aptos para nomeação e, entre os fornecedores já habilitados, 84% (base de faturamento) possui Rating A. 

Além disso, como parte do processo de melhoria contínua e adequação às legislações vigentes, a Volkswagen do Brasil implementou treinamentos e eventos educativos direcionados à sua cadeia de fornecedores e compradores. Essas iniciativas têm o objetivo de disseminar informações sobre exigências legais e promover as melhores práticas dentro da organização e entre seus parceiros comerciais.

Gastos com fornecedores locais1

(GRI 204-1)
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Nota de rodapé:

1Dados referentes às quatro fábricas da Volkswagen do Brasil e o Centro de Peças e Acessórios. São classificadas como locais todas as peças produzidas em fábricas brasileiras, assim como bens e serviços fornecidos. 

Avaliação ambiental de fornecedores

(GRI 308-1, 308-2)

A Volkswagen do Brasil realiza uma avaliação ambiental criteriosa em sua cadeia de fornecedores. Alinhada à Política Ambiental e de Energia do Grupo VW, essa iniciativa busca garantir conformidade com normas, fortalecer o Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (SGCAE) e impulsionar a melhoria contínua no desempenho ambiental e energético dos parceiros. 

O processo de avaliação combina auditorias documentais e/ou presenciais, priorizando fornecedores com riscos ambientais críticos. Quando identificados impactos negativos, os parceiros recebem orientações para implementar ações corretivas dentro de um prazo estipulado. Já os fornecedores com melhor desempenho são convidados a compartilhar suas práticas sustentáveis em workshops exclusivos. Além disso, a Volkswagen do Brasil adota uma abordagem consultiva, auxiliando os fornecedores na evolução de seus ratings ambientais. 

A auditoria abrange fornecedores “Tier 01” e “Não Produtivos Críticos”, como os responsáveis pelo transporte e tratamento de resíduos e efluentes. A periodicidade das avaliações é definida conforme o grau de risco, levando em conta fatores como potencial poluidor e relevância estratégica. 

Como parte de um esforço global, a Volkswagen do Brasil também mantém diálogos contínuos com fornecedores de maior emissão para mapear processos produtivos e desenvolver estratégias de redução de emissões.  

 A empresa avançou no processo de avaliação em 2024, garantindo mais precisão na gestão de riscos. Para isso, alinhou com a equipe de gestão ambiental uma revisão da base de fornecedores para aprimorar a análise de critérios ambientais específicos. Essa iniciativa permitiu um processo assertivo e um alcance mais amplo na identificação e mitigação de riscos ambientais. 

Apesar da complexidade e do tamanho da cadeia de fornecimento, a Volkswagen tem avançado na disseminação da mentalidade sustentável entre seus parceiros. Em 2024, esse progresso se refletiu em melhorias tanto na quantidade quanto na qualidade dos fornecedores comprometidos com práticas ambientais responsáveis.

Novos fornecedores selecionados com base em critérios ambientais

(GRI 308-1)
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Nota de rodapé:

1Redução dos números de fornecedores cadastrados e contratados devido à estratégia de consolidação. 

Houve um crescimento no número de fornecedores aptos à nomeação nas plataformas da Volkswagen do Brasil em 2024. Isso se deve ao aumento de treinamentos em requisitos de sustentabilidade, além da aproximação com o projeto VW Sustainable Chain. Para os fornecedores produtivos efetivamente contratados (fornecedores com turnover ativo), a totalidade foi avaliada ambiental e socialmente, contudo essa avaliação somente é aplicada no momento do sourcing para nomeação, o que reduz o percentual de fornecedores contratados em relação aos fornecedores considerados. 

Fornecedores com impactos ambientais negativos potenciais e reais

(GRI 308-2)
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Nota de rodapé:

1 Os fornecedores avaliados estão localizados no Brasil. Aqueles considerados críticos estão localizados, em sua maior parte, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. A troca de contrato do prestador de serviço para as avaliações ambientais prejudicou a quantidade de avaliações em 2024. Um plano de recuperação foi estabelecido.

2  Em 2024, escopo para o relato dos impactos ambientais significativos (potenciais e reais) foi revisto e ampliado, considerando na avaliação: o atendimento aos requisitos legais ambientais, tais como gestão de resíduos, efluentes, emissões atmosféricas, ruídos, vibrações, passivos ambientais e outras condicionantes, infrações ambientais, AVCB e IBAMA. Além disso, o atendimento ao requisito específico VW, a certificação ambiental ISO 14.001.  

Impactos sociais

(GRI 2-27, 408-1, 409-1, 414-1, 414-2)

A Volkswagen do Brasil adota critérios rigorosos de responsabilidade social em sua cadeia de fornecedores. Contratos como Condições Especiais de Compra para Fornecimento Sustentável e Condições de Sustentabilidade estabelecem obrigações formais para a erradicação do trabalho infantil e escravo, assegurando que os parceiros atendam aos padrões exigidos. 

A empresa segue diretrizes internacionais que reforçam a ética, o respeito aos direitos humanos e a transparência empresarial, incluindo a Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e a LKSG, legislação alemã de due diligence aplicada à cadeia de fornecedores. 

A Volkswagen do Brasil orienta seus fornecedores sobre práticas ESG por meio da Cartilha de Sustentabilidade nas Relações com Fornecedores. A Política de Compliance da companhia estabelece auditorias regulares para garantir conformidade com esses princípios. Em 2024, critérios sociais foram determinantes para a seleção de todos os novos fornecedores. No período, 496 parceiros passaram por avaliação, dos quais cinco apresentaram impactos sociais negativos significativos, reais ou potenciais. Nessas situações, foram implementadas medidas corretivas acordadas entre as partes. 

Além das auditorias que abrangem qualidade, gestão ambiental e sustentabilidade, a Volkswagen do Brasil verifica a existência de práticas de trabalho infantil. A empresa também mantém canais de comunicação externos para recebimento de denúncias sobre eventuais irregularidades. Caso violações sejam identificadas, o Grievance Mechanism é acionado.  

Em 2024, foi realizado um workshop voltado exclusivamente para empresas do setor de transporte, segmento crítico em relação ao risco de trabalho análogo à escravidão devido à alta carga horária exigida. A iniciativa, conduzida em parceria com a área de Logística da Volkswagen do Brasil, teve como objetivo conscientizar e estreitar a relação com esses parceiros estratégicos. 

Também em 2024, foi implementado um treinamento específico sobre direitos humanos para fornecedores selecionados conforme a criticidade do setor e da atividade desempenhada. O conteúdo abordou temas ESG com foco em questões sociais, como jornada de trabalho, saúde e segurança, não discriminação e assédio, além da proibição do trabalho infantil e escravo. Também foram discutidos impactos ambientais que podem representar riscos à saúde de trabalhadores e comunidades do entorno.  

Ao longo de 2024, não foram registrados pela Volkswagen do Brasil riscos significativos relacionados a trabalho infantil, trabalho análogo à escravidão ou descumprimento da legislação trabalhista em suas operações. 

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