A Volkswagen do Brasil foi reconhecida em 2024 por suas práticas em gestão de recursos humanos e conquistou prêmios que reafirmam sua posição como uma das melhores empregadoras do país e o compromisso com o bem-estar e o desenvolvimento de seus colaboradores. Essas conquistas refletem a dedicação da empresa em promover um ambiente de trabalho inclusivo, inovador e orientado para o crescimento profissional.
Obter a certificação Great Place to Work era um dos pilares da estratégia ACELERA VW. Logo no primeiro ano, em 2022, a Volkswagen do Brasil conquistou o título e o mantém desde então. Pelo terceiro ano consecutivo, a empresa recebeu o selo GPTW, com aumento de 18 pontos percentuais na participação dos colaboradores na pesquisa, superando a média de empresas de mesmo porte. O orgulho de trabalhar na Volkswagen foi apontado como o principal pilar da pesquisa.
A certificação internacional avalia o nível de satisfação e o índice de confiança dos colaboradores em relação ao seu ambiente de trabalho. A pesquisa é feita a partir de um questionário, com 63 perguntas, dividido em cinco tópicos: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Em 2024, mais de 50% dos colaboradores participaram voluntariamente da pesquisa.
Saúde mental avaliada
Em uma iniciativa inédita, a Volkswagen obteve o selo Great People Mental Health, com nota 82, resultado da análise de bem-estar baseada em dados qualitativos da pesquisa GPTW.
A Volkswagen do Brasil recebeu, pelo 7º ano consecutivo, a certificação global Top Employer, que destaca empresas líderes em gestão de pessoas e desenvolvimento do ambiente de trabalho. A empresa obteve uma nota de 88,34%, acima da média de benchmark nas melhores práticas de RH (média de 84,96%), e alcançou 100% de aprovação em cinco áreas avaliadas: Estratégia de Negócio, Organização & Mudança, Propósito & Valores, Ética & Integridade, e Sustentabilidade.
VWB registrou ainda evoluções significativas nas notas “Digitalização de Processos de RH”, com a estreia da plataforma Hello Success, que integrou todos os processos de Recursos Humanos e modernizou a experiência dos colaboradores na administração da vida profissional; e no quesito “Gestão da Mudança”, com ações de bem-estar integrado ao trabalho, com o Avatar da Saúde, e de promoção de propósito e valores, como o People Profile, que apresenta os valores e comportamentos do Grupo Volkswagen.
A Volkswagen do Brasil foi incluída, pelo 3º ano consecutivo, no ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora (Randstad Employer Brand Research). O estudo, realizado globalmente há mais de 20 anos e presente no Brasil desde 2019, avalia a percepção dos talentos sobre as 150 maiores empregadoras do país, considerando fatores como progressão na carreira, salários e benefícios, ambiente de trabalho, equidade e gestão sólida.
Na edição 2024, com a participação de mais de 4.500 entrevistados, a pesquisa destacou novos pilares, como inteligência artificial e equidade no trabalho, como fatores relevantes para os talentos.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil foi certificada como uma das “Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem”, conforme a pesquisa HRC Equidade BR 2024, realizada pela Human Rights Campaign Foundation, em parceria com o Instituto Mais Diversidade e o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+.
A empresa atingiu a nota máxima (100) logo na primeira participação na pesquisa, que avalia práticas corporativas de equidade e inclusão LGBTQIA+ no ambiente de trabalho, como políticas de não discriminação, grupos de diversidade, treinamentos e apoio público à inclusão. A certificação, anunciada na véspera do Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, reforça a governança da Volkswagen em diversidade e inclusão, com destaque para o coletivo interno “Colorindo”, em atividade desde 2017. Em 2024, apenas 79 empresas conquistaram a certificação no Brasil.
A Volkswagen do Brasil conta com uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, que valoriza e respeita as diferenças entre todas as pessoas. Desde 2023, a empresa é signatária de fóruns nacionais que abrangem os cinco pilares prioritários: o Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+, o Movimento Mulher 360, a Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, a REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social para Inclusão de PcDs) e o Fórum Gerações e Futuro do Trabalho. A adesão a esses fóruns trouxe 38 novos compromissos à estratégia de Diversidade & Inclusão da empresa.
Estruturalmente, a empresa possui um Comitê de Diversidade & Inclusão que se reúne trimestralmente e conta com a participação de todos os membros do comitê executivo (Comex) da empresa com foco na pauta de diversidade, equidade e inclusão. Além disso, a VWB estabeleceu cinco grupos de diálogos, formados por pessoas voluntárias e apadrinhados por um membro do Comex, que trabalham para criar um ambiente mais acolhedor e representativo dentro da VW.
Em 2024, a empresa realizou seu segundo Censo de Diversidade & Inclusão, sendo o primeiro em parceria com a pesquisa GPTW e a Great People Diversity. A iniciativa avaliou a estratégia da empresa, além de mapear demografias e trazer recomendações dos colaboradores para avanços no curto, médio e longo prazos. Além disso, a pesquisa possibilitou o reconhecimento de grupos minorizados, como os indígenas. Esses indicadores possibilitarão agora o desenvolvimento de ações direcionadas. Comparado ao primeiro censo, a empresa registrou aumento de 31% no número de colaboradores participantes.
Com o tema “Semear respeito. Colher inclusão”, a Volkswagen celebrou a 5ª edição da Semana da Diversidade & Inclusão em 2024. O evento mobilizou as áreas da empresa, no Brasil e na Argentina, por meio de diálogos, palestras, ativações e dinâmicas entre líderes e equipes, com o propósito de ampliar o conhecimento e o letramento sobre o tema entre os colaboradores.
Trabalha processos na pauta equidade de gênero – estimulando as mentorias (para eles e para elas) –, combate o assédio e advoga pela aceleração de carreira dos talentos femininos, mantendo a meta da Marca (em conformidade ao Pacto Global da ONU) de aumentar consideravelmente o número de mulheres na liderança.
Busca criar um ambiente onde haja mais entendimento sobre a causa LGBTQIA+, por meio de letramento e programas de ensino corporativo sobre o tema, dando visibilidade à comunidade dentro da empresa e agregando pessoas aliadas à causa.
Combate o etarismo e estimula a conexão entre gerações na empresa, dos mais jovens aos experientes, valorizando vivências e conhecimentos, além de debater ações propositivas sobre o futuro das gerações na companhia.
Desenvolve programas afirmativos e metas claras para a luta antirracista, somado às campanhas de conscientização e letramento sobre o tema, e atua na conscientização sobre outras etnias.
Promove diálogos sobre acessibilidades necessárias para pessoas com deficiência, além de ampliar o diálogo interno em relação aos demais tipos de deficiências e/ou neurodiversidades, visando acolhimento de colaboradores PcDs ou que são aliados da causa.
A Volkswagen do Brasil se responsabiliza em fortalecer o posicionamento em prol da equidade de gênero e aumentar participação feminina no ambiente corporativo e na cadeia de valor. Pela adesão ao movimento, a empresa reforça o compromisso com os 7 Princípios de Empoderamento Feminino da ONU, já apoiados pela empresa desde 2021.
A iniciativa busca quebrar barreiras, desafiar preconceitos sistêmicos, promover um futuro mais inclusivo e a construção de uma indústria que abrace a diversidade, desmonte o racismo e garanta igualdade de oportunidades para todos. Por meio dela, a Volkswagen do Brasil se compromete a atuar de acordo com os 10 compromissos em prol da igualdade racial.
O fórum reúne empresas comprometidas em tornar verdade a máxima da Declaração Universal dos Direitos Humanos de que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. A adesão aos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” expressa o entendimento da Volkswagen sobre o seu papel social no Brasil.
A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automotiva a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, um passo importante ao se engajar com o respeito e a melhor distribuição de oportunidades a profissionais de diversas gerações. Com isso, compromete-se com os seis compromissos da entidade.
Ao aderir à REIS, a Volkswagen do Brasil torna público o seu desejo de promover um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência e atuar de acordo com os cinco compromissos do Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência.
A Volkswagen do Brasil tem o compromisso de aumentar progressivamente o número de mulheres na liderança. Desde 2020, a empresa é signatária dos Princípios de Empoderamento Feminino da ONU e foi a primeira fabricante de veículos do País a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária, em 2022, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG, chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
A operação, realizada com o Bradesco no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, está atrelada a compromissos da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações. A meta de empregabilidade visava elevar, até outubro de 2024, de 14% para 25,6% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deveria subir de 9% para 25%.
* Em outubro a empresa cumpriu a meta de 25,6%, entretanto o fechamento de 2024 refletiu a flutuação natural no quadro de headcount total das lideranças executivas da empresa.
A Volkswagen do Brasil fechou 2024 com 25,3% de mulheres em posição de liderança, um salto de 11,5 pontos percentuais em relação ao ano de 2020, ano em que deu início aos objetivos em equidade de gênero. Os resultados foram impulsionados com ações como a mentoria feminina, mapeamento de mulheres no plano de sucessão, ações de diversidade e cultura promovidas pelo grupo de afinidade de equidade de gênero “Elas Aceleram”, a criação do comitê de mulheres na liderança e planos de desenvolvimento voltados para mulheres.
A empresa oferece também vagas afirmativas para públicos de diversidade em processos seletivos e ampliou o equilíbrio na admissão de mulheres e homens: em 2024, as contratações de mulheres representaram 65% dos cargos executivos, 43% de mensalistas e 33% de horistas.
Em 2024, a Volkswagen do Brasil lançou um novo manifesto de Diversidade & Inclusão, reforçando seu papel como marca empregadora e destacando a importância de uma cultura inclusiva para todos os colaboradores, especialmente de grupos minorizados.
Além disso, a Cartilha de Diversidade & Inclusão teve sua segunda edição publicada, ampliando o acesso a informações sobre o tema. Inicialmente distribuída para os colaboradores e a cadeia de valor, a cartilha será estendida em 2025 à rede de concessionárias, consolidando o compromisso da Volkswagen com a disseminação de conhecimento e práticas inclusivas em toda a sua operação.
Nos últimos anos, a Volkswagen do Brasil revisou seu processo de Talent Acquisition, principalmente com as lideranças, para reconhecer os vieses inconscientes e favorecer a inclusão na empresa. Os processos são conduzidos de forma ampla, desde a divulgação da vaga, com a utilização de uma linguagem inclusiva, até o alinhamento do perfil com gestores, reforçando a importância de analisar as particularidades da descrição da vaga a fim de deixá-la acessível aos públicos diversos. Essa política afirmativa é válida para as vagas efetivas, os programas de estágio e trainee da companhia.
O compromisso de ampliar o número de mulheres na empresa, sobretudo em postos de liderança, foi posto em prática nos processos seletivos por meio de recorte interseccional, que buscou somar gênero com mais uma das outras 4 agendas prioritárias. Em média, 57% das contratações em 2024 foram dentro de ao menos uma das cinco agendas (Gênero, Raça & Etnias, PcD, Gerações e LGBTQIA+). A empresa estipulou também metas específicas para pessoas negras em posição de liderança e atingiu 5,7% de negros e negras em posições executivas, um aumento de 1,4 p.p. em relação 2023.
A empresa passou também por um processo de revisão do fluxo de contratações para acolher o nome social de profissionais transgêneros e travestis, garantindo o uso do nome social na identificação funcional, e-mail e todos os sistemas internos.
Destaques
A empresa registrou a criação de 61 postos de trabalho, predominantemente ocupados por mulheres. Houve um crescimento no perfil laboral abaixo de 30 anos e acima de 50 anos, com foco geracional e, sobretudo, com contrato permanente.
Os ajustes no quadro de colaboradores acompanham os Acordos Coletivos celebrados entre empresa e sindicatos locais. Para as saídas, foi privilegiado o mecanismo de Programa de Desligamento Voluntário (PDV) com incentivo financeiro especial e proporcional ao tempo de serviço na companhia. Como escopo desse programa, os empregados se inscrevem voluntariamente para o desligamento e podem replanejar suas vidas após a saída da empresa, valendo-se do incentivo financeiro e das verbas rescisórias legais.
Região | 2022 | 2023 | 2024 | ||||||
Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | |
Anchieta | 740 | 6.140 | 6.880 | 867 | 6.251 | 7.118 | 987 | 6.220 | 7.207 |
Curitiba | 102 | 1.970 | 2.072 | 129 | 1.925 | 2.054 | 122 | 1.855 | 1.977 |
Regionais | 18 | 128 | 146 | 19 | 128 | 147 | 18 | 112 | 130 |
São Carlos | 90 | 728 | 818 | 84 | 717 | 801 | 98 | 701 | 799 |
Taubaté | 233 | 2.612 | 2.845 | 249 | 2.537 | 2.786 | 298 | 2.556 | 2.854 |
Vinhedo | 15 | 33 | 48 | 17 | 31 | 48 | 17 | 31 | 48 |
Total | 1.198 | 11.611 | 12.809 | 1.365 | 11.589 | 12.954 | 1540 | 11.475 | 13.015 |
Tipo de contrato | 2022 | 2023 | 2024 | ||||||
Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | |
Colaboradores temporários (tempo determinado) | 146 | 95 | 241 | 474 | 239 | 713 | 143 | 90 | 233 |
Colaboradores Permanentes (tempo indeterminado) | 11.465 | 1.103 | 12.568 | 11.115 | 1.126 | 12.241 | 11.332 | 1.450 | 12.782 |
Total | 11.611 | 1.198 | 12.809 | 11.589 | 1.365 | 12.954 | 11.475 | 1.540 | 13.015 |
Região | 2022 | 2023 | 2024 | ||||||||||||
Tempo determinado | Tempo indeterminado | Tempo determinado | Tempo indeterminado | Tempo determinado | Tempo indeterminado | ||||||||||
Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | |
Anchieta | 740 | 6.140 | 6.880 | 105 | 222 | 762 | 6.029 | 7.118 | 33 | 62 | 954 | 6.158 | 7207 | ||
Curitiba | 102 | 1.970 | 2.072 | 26 | 44 | 103 | 1.881 | 2.054 | 122 | 1.855 | 1.977 | ||||
Regionais | 18 | 128 | 146 | 19 | 128 | 147 | 18 | 112 | 130 | ||||||
São Carlos | 90 | 728 | 818 | 2 | 57 | 82 | 660 | 801 | 3 | 95 | 701 | 799 | |||
Taubaté | 95 | 146 | 138 | 2.466 | 2.845 | 106 | 151 | 143 | 2.386 | 2.786 | 54 | 81 | 244 | 2.475 | 2.854 |
Vinhedo | 15 | 33 | 48 | 17 | 31 | 48 | 17 | 31 | 48 | ||||||
Total | 95 | 146 | 1.103 | 11.465 | 12.809 | 239 | 474 | 1.126 | 11.115 | 12.954 | 90 | 143 | 1.450 | 11.332 | 13.015 |
1 Os dados foram considerados com base em relatórios do sistema SAP. Headcount Cars & Lights, incluindo os colaboradores em lay-off.
2022 | 2023 | 2024 | |
Abaixo de 30 anos | 1.001 | 1.268 | 1.342 |
Entre 30 e 50 anos | 9.683 | 9.235 | 8.368 |
Acima de 50 anos | 2.115 | 2.451 | 3.305 |
Total | 12.809 | 12.954 | 13.015 |
2022 | 2023 | 2024 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Abaixo de 30 anos | 115 | 0,17 | 87 | 0,27 | 116 | 0,14 | 66 | 0,15 | 301 | 0,34 | 152 | 0,34 |
Entre 30 e 50 anos | 157 | 0,02 | 94 | 0,12 | 172 | 0,02 | 84 | 0,10 | 189 | 0,03 | 146 | 0,15 |
Acima de 50 anos | 9 | 0,00 | 5 | 0,07 | 7 | 0,00 | 4 | 0,04 | 8 | 0,00 | 3 | 0,02 |
Total | 281 | 0,02 | 186 | 0,16 | 295 | 0,03 | 154 | 0,11 | 498 | 0,04 | 301 | 0,20 |
Em 2024, a empresa adequou o percentual de aprendizes de acordo com a legislação, por isso o aumento nas contratações abaixo de 30 anos.
2022 | 2023 | 2024 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Fábrica Anchieta | 130 | 0,02 | 79 | 0,11 | 256 | 0,04 | 120 | 0,14 | 310 | 0,05 | 200 | 0,20 |
Fábrica São José dos Pinhais | 1 | 0,00 | 4 | 0,04 | 0 | 0,00 | 2 | 0,02 | 7 | 0,00 | 2 | 0,02 |
Fábrica São Carlos | 4 | 0,01 | 2 | 0,02 | 5 | 0,01 | 2 | 0,02 | 20 | 0,03 | 16 | 0,16 |
Fábrica Taubaté | 133 | 0,05 | 98 | 0,42 | 19 | 0,01 | 21 | 0,08 | 152 | 0,06 | 80 | 0,27 |
Escritórios VW Regionais | 12 | 0,09 | 2 | 0,11 | 15 | 0,12 | 7 | 0,37 | 0,08 | 2 | 0,11 | 9 |
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo | 1 | 0,03 | 1 | 0,07 | 0 | 0,00 | 2 | 0,12 | 0 | 0,00 | 1 | 0,06 |
Total | 281 | 0,02 | 186 | 0,16 | 295 | 0,03 | 154 | 0,11 | 498 | 0,04 | 301 | 0,20 |
2022 | 2023 | 2024 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Abaixo de 30 anos | 104 | 0,15 | 50 | 0,15 | 30 | 0,04 | 20 | 0,05 | 96 | 0,11 | 53 | 0,12 |
Entre 30 e 50 anos | 309 | 0,03 | 46 | 0,06 | 246 | 0,03 | 47 | 0,06 | 232 | 0,03 | 33 | 0,03 |
Acima de 50 anos | 312 | 0,15 | 9 | 0,12 | 227 | 0,10 | 7 | 0,08 | 330 | 0,10 | 18 | 0,13 |
Total | 725 | 0,06 | 105 | 0,09 | 503 | 0,04 | 74 | 0,05 | 658 | 0,06 | 104 | 0,07 |
Em 2024, foi realizada uma consulta no INSS para a confirmação de falecimentos que ainda se encontravam dentro da base de ativos. Com isso, nota-se uma alta taxa de saídas, no total 95 pessoas acima de 60 anos.
2022 | 2023 | 2024 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Fábrica Anchieta | 413 | 0,07 | 52 | 0,07 | 261 | 0,04 | 51 | 0,06 | 410 | 0,07 | 65 | 0,07 |
Fábrica São José dos Pinhais | 50 | 0,03 | 18 | 0,18 | 91 | 0,05 | 4 | 0,03 | 51 | 0,03 | 7 | 0,06 |
Fábrica São Carlos | 38 | 0,05 | 8 | 0,09 | 14 | 0,02 | 2 | 0,02 | 36 | 0,05 | 5 | 0,05 |
Fábrica Taubaté | 209 | 0,08 | 24 | 0,10 | 123 | 0,05 | 11 | 0,04 | 146 | 0,06 | 26 | 0,09 |
Escritórios VW Regionais | 14 | 0,11 | 2 | 0,11 | 12 | 0,09 | 5 | 0,26 | 13 | 0,12 | 0 | 0,00 |
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo | 1 | 0,03 | 1 | 0,07 | 2 | 0,06 | 1 | 0,06 | 2 | 0,06 | 1 | 0,06 |
Total | 725 | 0,06 | 105 | 0,09 | 503 | 0,04 | 74 | 0,05 | 658 | 0,06 | 104 | 0,07 |
A Volkswagen do Brasil ampliou seus investimentos em qualificação e desenvolvimento das equipes em 2024. A liderança foi foco de três iniciativas de capacitação, cobrindo 100% dos profissionais, entre elas uma jornada para as lideranças de produção, criada com o apoio da Crescimentum®, e uma ação para executivos de níveis de supervisão e acima com apoio da Great Leader® (parte integrante do ecossistema GPTW Brasil), que capacitou os executivos em ferramentas de gestão humanizada e módulos de liderança inclusiva.
Para os colaboradores, entre os temas abordados, destacam-se ações incisivas contra o assédio e pela melhoria do ambiente de trabalho, alinhadas às iniciativas de diversidade e inclusão. Também foram realizados treinamentos em segurança do trabalho e normas regulamentadoras, reforçando a importância da cultura de prevenção de acidentes.
A empresa intensificou também a disseminação e qualificação dos novos valores e comportamentos do Grupo VW, chamado de People Profile, com envolvimento de 100% dos colaboradores. Em 2024, foi lançada uma nova plataforma de treinamento dentro do ecossistema Hello Success, a empresa avançou os preparativos para a implementação da plataforma LXP (Learning Experience), o engajamento nos cursos de idiomas cresceu 60% e treinamentos específicos foram realizados para novos produtos. Além disso, a VWB apresentou seu primeiro programa de desenvolvimento para pessoas negras e manteve iniciativas voltadas à equidade de gênero. Como resultado dessas ações, a média de treinamento por colaborador foi de 29 horas no ano.
Apesar da média expressiva, a demanda por mais capacitações e treinamentos foi expressa pelos colaboradores na pesquisa Great Place to Work. Novas iniciativas estão em curso para ampliar esse indicador em 2025.
2022 | 2023 | 2024 | |||||||
Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | |
Homens | 11.611 | 478.292,00 | 41,19 | 11.589 | 518.417 | 44,73 | 11.475 | 0 | 0 |
Mulheres | 1.198 | 123.528,00 | 103,11 | 1.365 | 204.597 | 149,89 | 1.540 | 0 | 0 |
Total | 12.809 | 601.820,00 | 46,98 | 12.954 | 723.014 | 55,81 | 13.015 | 0 | 0 |
2022 | 2023 | 2024 | |||||||
Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | |
Executivos | 429 | 15.631,00 | 36,44 | 433 | 27.908,00 | 64,45 | 588 | 18.577,00 | 31,59 |
Mulheres | 77 | 2.440,00 | 31,69 | 87 | 9597,00 | 110,31 | 140 | 4.497,00 | 32,12 |
Homens | 352 | 13.191,00 | 37,47 | 346 | 18311,00 | 52,92 | 448 | 14.080,00 | 31,43 |
Mensalistas | 2.270 | 33.658,00 | 14,83 | 2387 | 88.078,00 | 36,90 | 2.346 | 82.258,00 | 35,06 |
Mulheres | 516 | 7.852,00 | 15,22 | 564 | 39.644,00 | 70,29 | 597 | 20.146,00 | 33,75 |
Homens | 1.754 | 25.806,00 | 14,71 | 1823 | 48.434,00 | 26,57 | 1749 | 62.112,00 | 35,51 |
Horistas | 10.110 | 552.531,00 | 54,65 | 10134 | 607.028,00 | 59,90 | 10.081 | 1.177.138,00 | 116,77 |
Mulheres | 605 | 113.236,00 | 187,17 | 714 | 154.105,00 | 215,83 | 803 | 295.213,00 | 367,64 |
Homens | 9.505 | 439.295,00 | 46,22 | 9420 | 452.923,00 | 48,08 | 9.278 | 881.925,00 | 95,06 |
Total | 12.809 | 601.820,00 | 46,98 | 12954 | 723.014,00 | 55,81 | 13.015 | 1.277.973,00 | 98,19 |
As iniciativas da VWPP (Volkswagen Previdência Privada) abrangem ações de Educação Financeira e Previdenciária, como palestras educativas, além de Programas de Preparação para Aposentadoria, que orientam e preparam os participantes para a fase não laborativa. Também incluem suporte para aposentados e pensionistas, abordando mudanças no estilo de vida, regras de acesso aos benefícios, participação no Family Day em todas as unidades e webinars informativos sobre perfis de investimento.
Em 2024, o Programa de Educação Previdenciária foi reformulado e passou a contar com um consultor financeiro certificado, proporcionando um atendimento mais qualificado para esclarecer dúvidas e orientar sobre planejamento financeiro. Além disso, foram realizadas palestras presenciais nas unidades de São Carlos, Taubaté e Man Energy Solutions, com foco em estratégias para uma vida financeira equilibrada.
A VWPP também ampliou sua comunicação sobre planejamento financeiro no LinkedIn, oferecendo conteúdos voltados a diferentes públicos, incluindo familiares dos participantes. O objetivo é reforçar a importância da previdência privada desde a fase ativa, incentivando uma adesão precoce ao plano para garantir um futuro mais tranquilo. Essas iniciativas fortaleceram a proximidade dos participantes com os produtos e serviços do Plano de Aposentadoria, agregando mais conhecimento e experiência previdenciária tanto para ativos quanto para aposentados.
Políticas equitativas de licença-maternidade e paternidade, assim como outros direitos relacionados, contribuem para a retenção de talentos, fortalecem o engajamento e impulsionam a produtividade no ambiente de trabalho. Na Volkswagen, a taxa de retorno entre homens em mulheres em 2024 foi de 100% e a retenção, ou seja, a permanência por um ano após a licença, foi em média 96,5%.
Em 2024, 4 mulheres saíram de licença maternidade, o que representa 2,8% do efetivo feminino da Volkswagen do Brasil. Dessas, 95% continuaram a fazer parte do efetivo após o período de 12 meses do retorno. Todas as fábricas da empresa possuem em acordo coletivo de trabalho a extensão da licença maternidade totalizando 6 meses. O número de licença paternidade representa 1,7% do total de empregados do gênero masculino. A aprovação do novo acordo coletivo, em 2023, possibilitou a extensão da licença paternidade no limite de até 20 dias.
2022 | 2023 | 2024 | ||
Total de colaboradores com direito a usufruir de licença-maternidade/paternidade | Homens | 11.611 | 11.589 | 11.475 |
Mulheres | 1.198 | 1.365 | 1.540 | |
Total de colaboradores que entraram de licença-maternidade/paternidade | Homens | 225 | 199 | 197 |
Mulheres | 58 | 51 | 43 | |
Total de colaboradores que retornaram ao trabalho após o término da licença-maternidade/paternidade | Homens | 225 | 199 | 197 |
Mulheres | 57 | 51 | 43 | |
Total de colaboradores que voltaram a trabalhar após a licença-maternidade/paternidade e que ainda estavam empregados 12 meses após o retorno | Homens | 218 | 196 | 193 |
Mulheres | 56 | 49 | 41 | |
Taxa de retorno (colaboradores que retornaram após o término da licença) | Homens | 100% | 100% | 100% |
Mulheres | 98% | 100% | 100% | |
Taxa de retenção (permanência no trabalho após 12 meses da data de retorno da licença) | Homens | 97% | 98% | 98% |
Mulheres | 97% | 96% | 95% |
As atividades de Saúde, Segurança e Ergonomia são organizadas e administradas de modo a cumprir tanto a legislação vigente (Portaria n° 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e demais normas aplicáveis) quanto os mais altos padrões da engenharia, medicina e ergonomia da Volkswagen.
A gestão é realizada por auditorias, inspeções, avaliações de posto de trabalho e monitoramento biológico. Para isso, a empresa conta com duas ferramentas: o Programa de Gestão de Riscos (PGR), direcionado à preservação da saúde e à integridade dos trabalhadores por meio do controle de riscos existentes ou que venham a surgir, e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que faz a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, alinhado às Normas Regulamentadoras (NRs).
Cabem aos membros do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) prestarem a assessoria necessária para o desenvolvimento e aplicação de medidas preventivas e, se necessário, medidas corretivas de riscos ocupacionais. A avaliação dessas medidas bem como seu gerenciamento trazem mais comprometimento dos trabalhadores com a conduta prevencionista, que é o objetivo principal da Saúde Ocupacional dentro da Volkswagen.
Os índices de afastamento na empresa em 2024, por motivos de saúde, registraram em pequena redução frente aos números de 2023, tanto em dias em geral como em dias de horistas diretos. Essa redução é ainda maior comparado a 2022, mostrando uma progressão importante. Isso se deve à implementação do sistema para análise de dados de saúde, que favoreceu uma melhor governança e tratativas feitas em conjunto com os stakeholders da área produtiva, com ações mais estratégicas.
A atuação em ergonomia da Volkswagen do Brasil é pautada por análises técnicas especializadas, com a participação ativa dos colaboradores e das áreas indiretas envolvidas nos processos produtivos, em conformidade com o padrão EAWS (Ergonomic Assessment Worksheet), método de avaliação de risco biomecânico desenvolvido por uma equipe internacional de especialistas, e com as normas internacionais pertinentes (ISOs). O objetivo principal é atuar preventivamente, já na concepção/projeto do produto, para garantir as melhores condições de trabalho aos colaboradores, desde a concepção dos postos de trabalho até o acompanhamento de melhorias no processo produtivo estabelecido.
Todas as alterações de produto ou processo – incluindo mudanças de layout, ferramentas ou modo operatório – são avaliadas pela equipe de ergonomia. Para o desenvolvimento de novas atividades, a Volkswagen utiliza a “Fábrica Digital”, ferramenta que integra realidade virtual e inteligência artificial para avaliar, simular e certificar produtos e processos antes de sua implementação na produção. Quando os postos de trabalho já estão estabelecidos e operantes, a equipe de ergonomia atua na identificação e gestão de riscos, priorizando melhorias com base em uma matriz de gerenciamento por prioridade. Essa matriz considera o score ergonômico, impacto biomecânico, indicador de queixas e a viabilidade técnica das soluções de engenharia. As ações visam não apenas melhorar as condições ergonômicas e a classificação dos postos, mas também otimizar o layout, reduzir deslocamentos desnecessários, balancear operações, minimizar erros de montagem, assegurar a qualidade dos produtos e otimizar recursos como investimentos, horas trabalhadas e espaço físico.
A Volkswagen do Brasil promove uma abordagem abrangente para a saúde e o bem-estar de seus colaboradores por meio do Viva Bem Volkswagen, programa orientado por seis pilares:
O programa Viva Bem Volkswagen oferece suporte integral, dentro de um plano de saúde com cobertura nacional e de uma rede interna de serviços ambulatoriais que opera 24 horas por dia em todas as plantas. Entre as especialidades atendidas estão psiquiatria, psicologia, fisioterapia e saúde da família, além de parcerias com academias e espaços de condicionamento físico.
Nos últimos anos, a empresa intensificou suas ações voltadas à saúde mental, aprimorando a identificação precoce de sinais de alterações emocionais e ampliando o acesso a terapia, coaching e autocuidado com auxílio de uma plataforma digital de bem-estar. Além disso, 100% da liderança participa de treinamentos específicos para promover ambientes psicologicamente seguros e incentivar o autocuidado e o apoio às equipes. Para esses líderes, a empresa implementou o PAPE (Programa de Alta Performance Emocional), que de forma individualizada e com a orientação de profissionais selecionados, auxilia o líder a se autoconhecer e buscar a melhor forma de incluir o tema e os cuidados com a sua saúde mental e dos seus colaboradores na rotina de trabalho.
Ano a ano a empresa tem melhorado a adesão ao programa de Saúde Mental, resultando em um aumento de 61% de engajamento dos titulares, 54% dos dependentes e 6% de redução na gravidade dos atestados médicos relacionados à saúde mental entregues em 2024. De modo geral, o número de afastamentos para cuidados com a saúde mental tem crescido, acompanhando uma tendência nacional. Por outro lado, o tempo de afastamento e o nível de gravidade desses afastamentos na VW têm reduzido, o que indica a assertividade das ações adotadas.
Entre as iniciativas para promoção da saúde física, destaca-se a Health Care Run, realizada dentro das plantas e aberta ao público. Em 2024, a corrida de 5 km e a caminhada de 3 km reuniram três mil participantes. Para incentivar hábitos saudáveis, foi lançado também um programa de gamificação, no qual os colaboradores acumulam pontos a partir de suas práticas de bem-estar e concorrem a prêmios, incluindo viagens. Desses hábitos, destacam-se a alimentação saudável, a prática de atividade física, a realização de checkups e a prática do autoconhecimento. Nos primeiros três meses, a adesão ao programa foi de 23,1%, que resultou na realização de 872 consultas médicas preventivas, 281 consultas nutricionais, 32.043 registros de humor, 408 participações em palestras de saúde, 579 atualizações em carteiras de vacinação, 625 participações em eventos esportivos e 25.000 registros de refeições saudáveis.
A VW possui ainda programas que atuam na integralidade da saúde e do cuidado ativo, tanto para os colaboradores quanto para dependentes (por meio da jornada do cuidado primário, secundário e terciário), como o Programa de Gestantes, com acompanhamento pré-natal, orientações e benefícios para a gestante; e a Gestão de Doentes Crônicos, com grupos de atuação com orientações médicas, nutricionais e de saúde física, além dos programas Saúde do Viajante, Reviver (que trata de dependência química), Saúde da Mulher e a Saúde do Homem.
A Volkswagen do Brasil está comprometida com a evolução da cultura de segurança por meio de iniciativas que fortalecem o comportamento preventivo e a conscientização dos colaboradores. Para disseminar boas práticas, a Volkswagen realiza anualmente a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT), e conta com a campanha Guardiões da Segurança, que incentiva os próprios colaboradores a relatarem situações que necessitam de atenção no dia a dia. As sugestões são avaliadas por um comitê responsável, que implementa melhorias e ações corretivas, promovendo a meta de zero acidentes.
A empresa também investe na capacitação da liderança, oferecendo treinamentos de percepção de riscos e técnicas de avaliação comportamental. Além disso, foram reforçadas as 10 Regras do Jogo e as Regras de Ouro da Segurança no Trabalho, que orientam boas práticas e comportamentos seguros dentro da organização. Como destaque, a planta de São Carlos completou um ano sem acidentes com afastamento e a de Curitiba registrou 500 dias, um marco histórico na companhia.
Em 2024, a Volkswagen iniciou o processo de implementação da certificação ISO 45.001 em todas as suas unidades. Essa certificação trará oportunidades de melhoria contínua para o sistema de gestão de segurança, elevando ainda mais os padrões de proteção e prevenção de acidentes na empresa.
Indicadores | 2022 | 2023 | 2024 | |||
Número | Índice | Número | Índice | Número | Índice | |
Óbitos resultantes de acidente de trabalho | 0 | - | 0 | - | 0 | - |
Acidentes de trabalho com consequência grave (exceto óbitos) | 3 | 0,3 | 0 | 0 | 1 | 0,05 |
Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória | 124 | 12,1 | 165 | 8,4 | 161 | 7,34 |
Taxa de dias perdidos | 1.375 | 134,3 | 809 | 41,0 | 1.853 | 84,43 |
O número de horas trabalhadas | 10.238.551 | - | 19.742.072 | - | 21.946.776 | - |
Em 2024, a empresa registrou uma redução no índice de acidentes com afastamentos em relação aos últimos anos. Os principais acidentes registrados foram: corte nas mãos e dedos, entorses e traumas leves (sem perdas de membros). A caracterização, registro e controle de acidentes do trabalho segue os critérios estabelecidos na lei 8213/1991 e NBR 14280. Para fortalecer a cultura de segurança no trabalho, a montadora deu continuidade à campanha “10 Regras do Jogo da Segurança”, incentivando práticas seguras de forma interativa. Iniciativas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) e a campanha “Guardiões da Segurança” também foram destaques, permitindo que os próprios colaboradores reportem situações de risco no ambiente de trabalho. As sugestões são avaliadas por um comitê especializado, que implementa medidas corretivas para reforçar o compromisso com a meta de zero acidentes. A empresa também promoveu o Safety Walking nas unidades, Mega Diálogo em segurança e continuação na Implantação ISO 45001, que define os requisitos para um sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho (SST).
As negociações com os sindicatos em 2024 foram direcionadas à implementação dos compromissos estabelecidos no Acordo Coletivo firmado em novembro de 2023, que abrange o ciclo de investimentos até 2028. Durante o ano, os debates abordaram ajustes e melhorias dentro do que já havia sido pactuado.
Entre os temas discutidos estiveram o aumento de produtividade, contratações, expansão da produção e otimização das operações industriais. Exemplos dessas iniciativas incluem o aumento do output diário da fábrica Anchieta para 819 veículos, com ajuste na jornada, e a ampliação da produção em Curitiba para 525 unidades por dia. Além disso, foram realizados estudos para compartilhamento de modelos entre unidades, terceirizações estratégicas e a implementação de novos programas no SENAI.
Diante de desafios operacionais, a Volkswagen do Brasil trabalhou em conjunto com as representações sindicais para garantir a continuidade das atividades após a crise no Rio Grande do Sul. Foram adotadas medidas como a recuperação de veículos, retomada de volumes e aprimoramento do fluxo de comunicação, permitindo a resolução ágil de questões operacionais. Para otimizar a ocupação das fábricas e garantir a manutenção de dois turnos de trabalho, foram realizados ajustes em ferramentais e confirmada a produção do modelo Virtus na unidade de Curitiba.
Impactos socioambientais
A crise no Rio Grande do Sul, causada por fortes enchentes que afetaram a infraestrutura, transporte e diversas cadeias produtivas no Estado, impactou diretamente o fornecimento de peças para a indústria automotiva. Como consequência, a Volkswagen do Brasil precisou paralisar temporariamente algumas operações para adequar seu ritmo de produção.
Para mitigar os impactos sobre os colaboradores, a empresa, em conjunto com os sindicatos e utilizando ferramentas de flexibilidade previstas no Acordo Coletivo, implementou férias coletivas de 10 dias em três unidades, garantindo a manutenção dos salários. Em São José dos Pinhais, o aumento da produção permitiu o encerramento do período de layoff e da redução de jornada, trazendo mais estabilidade para os trabalhadores.
A comunicação interna teve um papel fundamental nesse processo. A empresa produziu e divulgou um vídeo explicativo, que tirou dúvidas e proporcionou mais compreensão sobre as medidas adotadas. A transparência e a organização conjunta com os sindicatos garantiram uma implementação eficaz das ações, sem conflitos e com alinhamento entre todas as partes envolvidas.
A Volkswagen adota uma política de remuneração alinhada às práticas do mercado, que visa atrair e reter talentos, além de valorizar o comprometimento e o desempenho de seus profissionais. Os salários são ajustados conforme os Acordos Coletivos negociados para cada unidade, considerando as particularidades regionais. Em 2024, a relação percentual entre o salário mínimo vigente no Brasil no período e o menor salário pago pela montadora, considerando todas as fábricas, era de 41%.
Além da remuneração, a empresa oferece um pacote de benefícios, que inclui plano de saúde, previdência privada, refeição, transporte fretado, auxílio-creche, entre outros. Para ampliar a transparência e o acesso às informações, os colaboradores contam com o Portal de Benefícios, reunindo todas as vantagens e auxílios disponíveis.
Ser “mais centrada no cliente” é um dos pilares da estratégia corporativa ACELERA VW. Nos últimos anos, a empresa expandiu os canais de atendimento e investiu na digitalização da jornada do cliente, reforçando seu compromisso com um serviço ágil e personalizado.
A ampliação da comunicação digital tem sido um dos principais focos da Volkswagen do Brasil, permitindo que clientes interajam com a Marca por meio de aplicativos, redes sociais e plataformas on-line. Esse movimento visa facilitar o contato direto e oferecer respostas mais rápidas às demandas dos consumidores.
No contexto da digitalização, a Volkswagen implementou soluções que tornam o processo de vendas e pós-vendas mais intuitivo e acessível. Hoje, é possível configurar veículos, simular financiamentos e agendar serviços diretamente pelo aplicativo. Essas inovações buscam otimizar a experiência do cliente e aproximá-lo ainda mais da empresa.
A personalização também tem sido um pilar importante da estratégia da VW. Com o uso de inteligência artificial, a empresa consegue analisar o perfil e as preferências dos consumidores, oferecendo produtos e serviços mais alinhados às suas expectativas. Um exemplo dessa evolução é o VW Play Conectado, sistema multimídia on-line que proporciona mais conectividade, acompanhando a crescente demanda dos consumidores por soluções tecnológicas integradas.
No pós-vendas, a empresa estabeleceu programas de satisfação voltados para a melhoria contínua do atendimento. Pesquisas regulares permitem identificar pontos de aprimoramento e garantir um alto nível de qualidade nos serviços prestados.
Além dessas iniciativas, a Volkswagen investe na adaptação de seus produtos ao mercado brasileiro, desenvolvendo versões e opções de customização que atendam às preferências do consumidor local. Essa estratégia busca garantir que os veículos ofereçam características alinhadas às necessidades específicas dos clientes no país.
Metas | Progresso em 2024 |
Fazer um atendimento melhor e mais rápido. | Atualmente, 99% dos atendimentos são feitos em até 24h. |
Resolver o problema do cliente em até 7 dias. | Mais de 70% dos problemas são resolvidos em até 7 dias. |
Aumentar a satisfação do cliente dentro da central de atendimento. | A empresa mantém o índice de reputação “Ótimo” no portal Reclame Aqui e o selo RA1000. |
Na academia, há metas de certificação dos profissionais e qualificação da rede. | Mais de 170 mil treinamentos a 15 mil profissionais. |
Ser Top 1 na pesquisa CSI - Customer Satisfaction Index | A VWB manteve o TOP 1 nos processos de vendas e pós-vendas em razão das boas práticas corporativas e modelos de escalação. |
A Volkswagen conquistou o Troféu de Bronze na categoria “Inovação em Produtos e Serviços ao Cliente” do XXIV Prêmio ABT com o case “Assistência 24h VW: Transformando a Experiência Digital”. No ranking geral, a VWB foi Top3, à frente de outras 69 empresas classificadas entre as mais de 260 inscritas.
Para a Volkswagen do Brasil, colocar o cliente no centro de tudo significa garantir que as necessidades, expectativas e percepções dos consumidores sejam não apenas compreendidas, mas também integradas nas decisões de negócio e nos processos de desenvolvimento de novos produtos.
A área de Experiência do Cliente, criada em 2022, promove um diálogo constante e colaborativo com setores de Vendas, Pós-Vendas, Imprensa, RH, Jurídico, Relações Governamentais, Compras, Logística, Engenharia, Produção, Qualidade e Marketing. Reuniões regulares e canais de feedback estruturados permitem que as expectativas dos clientes sejam apresentadas de maneira detalhada, possibilitando ajustes e melhorias nos processos internos. Quando identificado um padrão de reclamações sobre determinado aspecto técnico de um modelo, as equipes competentes analisam as informações e avaliam possíveis melhorias no produto ou serviço. Esse processo dinâmico e contínuo permite que a Volkswagen mantenha seus produtos alinhados com as demandas do mercado.
Região 2
(Estado de São Paulo):
80 concessionárias
Região 6
(Norte, Centro-Oeste
e Maranhão):
74 concessionárias
Região 5
(Nordeste exceto Maranhão):
74 concessionárias
Região 4
(Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais):
92 concessionárias
Região 1
(Grande São Paulo):
41 concessionárias
Região 3
(Sul):
115 concessionárias
A Rede de Concessionárias Volkswagen conta com 473 pontos de venda no Brasil (em janeiro de 2025).
A Volkswagen do Brasil lançou em 2024 o selo goTOzero RETAIL, iniciativa do Grupo Volkswagen que reconhece concessionárias comprometidas com a redução de impactos ambientais. A ação faz parte da estratégia global Way to Zero, que tem como meta alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
Na estreia do goTOzero RETAIL na América do Sul, seis concessionárias brasileiras participaram e foram aprovadas: Carbel Prado (Belo Horizonte/MG) e Importadora Veículos (Maceió AL), com o selo platinum; Belcar Veículos Portal (Goiânia/GO), Caraigá Morumbi (São Paulo/SP) e Luson Tarumã (Curitiba/PR), com o selo gold; e a Germânica Volkswagen (São João da Boa Vista/SP) com o selo silver. O Brasil foi o primeiro mercado a conquistar a certificação máxima, nível platinum, na Rede de Concessionárias do Grupo Volkswagen.
A iniciativa reforça o trabalho que a Volkswagen tem desenvolvido para levar sua responsabilidade ambiental para toda a cadeia de valor, envolvendo os parceiros de negócios em um ecossistema sustentável. O selo goTOzero RETAIL possui quatro níveis: Platinum (padrões ambientais excepcionais), Gold (excelentes padrões ambientais), Silver (elevados padrões ambientais) e Bronze (padrões ambientais adequados). A auditoria abrange quatro temas, por meio de um checklist com 70 perguntas que pontuam da seguinte maneira: Mudanças Climáticas, Recursos, Conformidade Ambiental e Ecossistemas. O selo tem validade por loja certificada.
Em parceria com os concessionários, a Volkswagen do Brasil está modernizando todas as 473 lojas nacionais com o New Brand Design, para torná-las cada vez mais humana, próxima, digital, tecnológica, aconchegante, confortável e moderna.
Atualmente, o NBD está em 83% da Rede. A empresa tem a meta de concluir a revitalização em 100% das lojas.
Em 2024, a Volkswagen do Brasi inaugurou a primeira City Store da marca em São Paulo, em parceria com o Grupo Caraigá. A City Store é um conceito inovador e uma evolução importante na modernização e digitalização da rede de concessionárias, atenta a uma tendência de mercado de lojas mais compactas, que podem ser instaladas em locais onde o espaço físico é menor, priorizando o uso da tecnologia para apresentar os atributos dos modelos Volkswagen.
Com o DDX (Digital Dealer eXperience), o cliente conhece todo o portfólio Volkswagen e configura os modelos em uma TV touchscreen. Essa experiência pode ser espelhada no tablet do vendedor, que guia o cliente nessa jornada digital. A City Store de São Paulo é a segunda da rede no Brasil, que já possui uma loja no Rio de Janeiro.
A Fundação Grupo Volkswagen (FGVW) anunciou em 2024 a mobilidade social como sua causa prioritária, marcando um novo capítulo em seus 45 anos de história. Fundada em 1979, a FGVW realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destas quatro décadas e meia, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da fundação.
Mobilidade Social é o processo em que indivíduos ou grupos transitam entre diferentes posições socioeconômicas, podendo subir ou descer na escala social. A Fundação Grupo Volkswagen escolheu essa causa única como resposta ao desafiador cenário brasileiro relacionado a este tema. Isso porque, a desigualdade social e a concentração de renda dificultam a ascensão social da maioria da população do Brasil: estima-se que são necessárias nove gerações para o brasileiro mais pobre atingir a classe média. O acesso desigual à educação de qualidade e as barreiras no mercado de trabalho são obstáculos importantes.
Neste cenário de reposicionamento estratégico, a instituição redefiniu seu portfólio de programas e projetos em um processo que concentrou seus esforços em iniciativas que promovem a inclusão produtiva, com foco na empregabilidade, geração de renda e no fortalecimento das capacidades para o desenvolvimento de indivíduos e organizações sociais. Além disso, a Fundação criou uma frente de Relações Institucionais e Advocacy para fortalecer seu relacionamento e parcerias com o poder público, empresas do Grupo Volkswagen, outras empresas e organizações do terceiro setor e demais atores necessários para efetivar uma mobilidade social de longo prazo. Projetos como Costurando o Futuro e CO.DE School, focados na inclusão produtiva, foram mantidos e passaram por reformulações. Além disso, novos programas estão sendo criados, incluindo iniciativas para o empreendedorismo comunitário, qualificação profissional de jovens em situação de vulnerabilidade, desenvolvimento institucional de organizações da sociedade civil, entre outras.
Para maximizar o impacto de suas ações, a Fundação definiu três territórios prioritários com base em critérios de vulnerabilidade social e proximidade com as fábricas e unidades de negócio do Grupo Volkswagen no Brasil: São Bernardo do Campo/SP (região do Montanhão), Jabaquara (Favela Alba) em São Paulo/SP, e Resende/RJ (região das Barras). Em São Bernardo, além do Montanhão, a área do chamado Pós-Balsa, que inclui propriedades rurais, comunidades de pescadores e indígenas, também receberá atenção especial.
Paralelamente, a Fundação continuará a realizar ações em outras regiões onde o Grupo Volkswagen possui presença: Salvador/ BA, São Carlos/SP, São José dos Pinhais/PR, Taubaté/SP e Vinhedo/SP, com iniciativas de mobilização e apoio social, incluindo voluntariado, suporte técnico a organizações e poder público e financiamento a projetos comunitários.
Em relação ao público-alvo, a instituição definiu como prioridade mulheres de todas as idades, especialmente mulheres pretas e jovens negros de 15 a 29 anos. Em seguida, serão priorizados outros públicos minorizados, como a comunidade LGBTI+, homens negros de outras faixas etárias, comunidades indígenas e pessoas com deficiência. Renda será critério prioritário com foco em pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza.
Para mais informações sobre a Fudação Grupo Volkswagen, acesse: https://fundacaogrupovw.org.br/transparencia/
Setor | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Cultura | R$ 2.222.222,22 | |||
Educação | R$ 4.382.570,61 | R$ 2.128.588,57 | R$ 2.220.114,51 | R$ 2.286.172,18 |
Esporte | R$ 200.000,00 | R$ 200.000,00 | R$ 1.088.888,88 | |
Ações sociais | R$ 461.127,37 | R$ 265.195,27 | R$ 156.501,71 | R$ 1.201.795,44 |
Saúde | R$ 2.280.245,18 | R$ 3.192.882,86 | R$ 4.830.171,77 | R$ 9.053.510,42 |
Outros | R$ 1.000.000,00 | |||
TOTAL | R$ 7.123.943,16 | R$ 5.786.666,70 | R$ 8.406.787,99 | R$ 15.852.589,14 |
1. Esses valores não consideram o investimento social feito com recursos próprios da Fundação Grupo Volkswagen, que ultrapassou R$ 11 milhões em 2024.
Fonte | 2021 | 2022 | 2023 | 2024 |
Recursos próprios / investimento direto | R$ 304.666,00 | R$ 304.666,00 | R$ 200.000,00 | R$ 800.000,00 |
Incentivos fiscais | R$ 5.321.471,43 | R$ 5.321.471,43 | R$ 8.050.286,28 | R$ 14.895.238,14 |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | R$ 160.529,27 | R$ 160.529,27 | R$ 156.501,71 | R$157.351,00 |
TOTAL | R$ 5.786.666,70 | R$ 5.786.666,70 | R$ 8.406.787,99 | R$ 15.852.589,14 |
Descrição | Projetos | CNPJ beneficiado | Valores 2023 |
Incentivos fiscais | Orquestra Master | 28.343.494/0001-26 | R$ 444.444,44 |
Plano bienal de atividades Brasil Solidário 2024/2025 | 07.456.934/0001-81 | R$ 1.777.777,78 | |
Em busca de uma estrela | 20.816.608/0001-04 | R$ 888.888,88 | |
Quixote Jovem Mundo do Trabalho | 97.537.776/0001-87 | R$ 444.444,44 | |
Apoio para Atualização de Equipamentos de Hospitais Vinculados à Rede Estadual de Saúde | 76.562.198/0005-92 | R$ 2.110.000,00 | |
Apoio para Atualização de Equipamentos de Hospitais Vinculados à Rede Estadual de Saúde | 76.591.569/0001-30 | R$ 3.323.510,42 | |
Apoio para Atualização de Equipamentos de Hospitais Vinculados à Rede Estadual de Saúde | 75.403.287/0001-08 | R$ 1.820.000,00 | |
Apoio para Atualização de Equipamentos de Hospitais Vinculados à Rede Estadual de Saúde | 78.209.558/0001-79 | R$ 1.800.000,00 | |
Carretas do Conhecimento PR | 03.776.284/0001-09 | R$ 200.000,00 | |
Recursos próprios | Doações de empregados para entidades filantrópicas | 17.853.047/0001-09 | R$ 550.000,00 |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | 01.704.771/0001-22 | R$ 50.000,00 | |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | 20.541.528/0001-85 | R$ 200.000,00 | |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | Projeto 1 Hora para o Futuro | Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade | CNPJ: 03.409.038/0001-00 | R$ 157.351,00 |
Entidade Filantrópica Projeto Esperança São Pedro Apóstolo | CNPJ: 04.960.194/0001-28 | |||
TOTAL | R$ 15.852.589,14 |
A Volkswagen do Brasil e a Fundação Grupo Volkswagen se uniram em apoio à ONG Casa Neon Cunha, em São Bernardo do Campo (SP), cidade onde está localizada a fábrica Anchieta, da VW. A iniciativa incluiu a doação de R$ 70 mil à Casa Neon Cunha, realizada pela Fundação Grupo Volkswagen para a manutenção de suas atividades de acolhimento, abrigo e apoio psicossocial e jurídico junto à população LGBTI+ em situação de vulnerabilidade na região do Grande ABC.
A Volkswagen do Brasil também ofereceu à Casa Neon Cunha um programa de mentoria coordenado pela organização social Parceiros Voluntários. Essa consultoria de governança e fortalecimento institucional ofereceu estrutura para promover a melhoria de gestão da Casa Neon Cunha, incluindo governança, planejamento financeiro e captação de recursos. Na Volkswagen, esse projeto foi idealizado pela área de Diversidade & Inclusão da empresa, em parceria com o grupo de diálogo Colorindo, formado por pessoas colaboradoras voluntárias para atuar em prol da causa LGBTI+. Pela iniciativa, a Volkswagen foi reconhecida na categoria ESG do Prêmio Ser Humano, promovido pela ABRH-SP (Associação Brasileira de Recursos Humanos), em São Paulo.
Desacelere. Seu bem maior é a vida.
A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.