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Estratégia e Gestão

ACELERA VW abre caminhos para o futuro

A estratégia corporativa ACELERA VW (2022-2025) está organizada dentro de cinco macrocategorias – Pessoas, Produto, Processos, Cliente e Sustentabilidade –, que buscam transformar a Volkswagen do Brasil em uma empresa mais diversa, digital, ágil, centrada no cliente e neutra em carbono. A estratégia deriva do plano global da Marca (ACCELERATE) e combina as diretrizes gerais com as necessidades e especificidades locais, reforçando o compromisso da Volkswagen na mobilidade sustentável. 

Em 2024, a empresa definiu nove frentes de atuação dentro dessa estratégia: Pessoas & Cultura, ESG, Inovação & Tech, Cliente, Mercado, Produto, Qualidade, Geração de Caixa e Eficiência com metas específicas. A partir disso, foram traçados 28 OKRs (objectives and key results). Os principais resultados do ano estão resumidos no quadro abaixo, divididos por batalhas (como são chamadas internamente as cinco macrocategorias). 

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

  • Obter/manter o selo Great Place to Work. 
  • Aumentar consideravelmente o número de mulheres na liderança.
  • Transformation Office e Novo Centro Administrativo 

METAS:
Entre as metas estão manter a saúde e segurança dos colaboradores em primeiro lugar, ser um excelente lugar para trabalhar, integrar as pessoas em espaços modernos de coworking, “Liderança Exemplar”, ser uma empresa mais diversa e inclusiva e a mudança de mindset, criando times mais ágeis, digitais e inovadores.

PROGRESSO EM 2024:

A empresa obteve a certificação Great Place to Work pelo 3º ano consecutivo e conquistou o selo Great People Mental Health, logo no primeiro ano de participação nessa avaliação de bem-estar. A Volkswagen ainda foi reconhecida como Top Employer (7º ano consecutivo), Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem, pela pesquisa HRC Equidade BR 2024, e esteve no ranking Top 10 da pesquisa Marca Empregadora Randstad (3º ano consecutivo).

Na meta de aumentar o número de mulheres na liderança, a empresa saltou de 12,5% dos cargos ocupados em 2021 para 25,3% em 2024.

A empresa também criou o 1º Programa de Mentoria para Pessoas Negras, para o desenvolvimento de novas lideranças e o avanço nas metas de ser mais diversa.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

  • Lançar 16 novos carros até 2028 com destaque para a estreia dos híbridos, além de mais novidades em Total Flex e 100% elétricos.

METAS:

Este pilar reforça a oferta de serviços digitais, biocombustíveis, motores flex e novos modelos de negócios, sempre com foco na tecnologia certa para o futuro, soluções para mercados globais e em melhorar a experiência do cliente. Entre as principais metas estão o desenvolvimento de novos produtos baseados na estratégia de descarbonização, as soluções para carros conectados e a nova Ofensiva de Produtos, que inclui 16 novos veículos até 2028 com destaque para a estreia dos híbridos, além de mais novidades em Total Flex e 100% elétricos.

PROGRESSO EM 2024:

A Volkswagen do Brasil foi a marca de volume que mais cresceu em unidades vendidas em 2024: 16%. Foram 400.379 veículos Volkswagen vendidos em 2024, sendo 55.340 unidades a mais do que em 2023. A VW cresceu acima do mercado de veículos leves (14,1%).

Na Ofensiva de Produtos, a Volkswagen lançou 3 produtos em 2024:

Novo TCross, SUV mais vendido do Brasil.
Nova Amarok.
Novo Nivus, com a atualização no sistema de infotainment VW Play Connect e o novo aplicativo Meu VW 2.0.

Em busca de ser mais digital, a Volkswagen lançou o Centro de Tecnologia VW Tech para o desenvolvimento de sistemas e soluções com foco em inovação, agilidade e transformação por meio do uso de IA e outras tecnologias.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

  • Reduzir as dívidas e melhorar retorno sobre investimentos.

METAS:
Os principais projetos têm foco na otimização de operações e processos, aprimorando as sinergias locais e regionais entre fábricas, marcas e países com impactos na eficiência econômica e diversidade cultural. A meta é simplificar a VW, tornando a empresa cada vez mais ágil, prática, eficiente, digital e sem burocracia.

PROGRESSO EM 2024:

Inauguração do escritório do Grupo VW em Brasília para relações institucionais, governamentais e de vendas que impactam o setor automotivo. O espaço fortalece a presença da Volkswagen do Brasil no centro das decisões estratégicas do País e reforça o relacionamento institucional com os poderes executivo, legislativo e judiciário, agências reguladoras e demais autoridades.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

  • Melhorar a posição na pesquisa CSI (Customer Satisfaction Index).

METAS:
O objetivo é desenvolver uma cultura centrada no cliente que envolve desde os processos internos até a jornada do consumidor. As ações deste pilar buscam colocar a satisfação do consumidor no centro de todas as discussões, tratando-a como um tema estratégico e sob responsabilidade de todos da empresa. 

PROGRESSO EM 2024:

A empresa busca criar uma rede de concessionárias cada vez mais humana, próxima e digital. Em 2024, a atualização das lojas (New Brand Design) chegou a 83% da rede.

Na pesquisa CSI (Customer Satisfaction Index), que mensurar a satisfação dos clientes, a Volkswagen subiu no ranking de Vendas e Pós-Vendas.

PRINCIPAIS OBJETIVOS:

  • Estratégia global Way to Zero: rumo à neutralidade de carbono até 2050.

METAS:

Fazem parte dessa batalha os pilares de redução da dívida, redução de CO2 – incluindo parcerias com universidades e centros de pesquisa para avançar com a descarbonização em mercados emergentes –, portfólio mais rentável, manter o fluxo de caixa e lucro operacional positivos e a criação de novas formas de receita para vencer as crises globais que se acumulam desde 2020.

PROGRESSO EM 2024:

A Volkswagen do Brasil é pioneira no setor automotivo ao usar biometano em sua matriz energética. O fornecimento teve início em 2024 para as fábricas Anchieta e Taubaté, que receberão 1,35 milhões de m³ de biometano por ano. A partir de 2027, chegará ao pico de fornecimento de 8,1 milhões de m³ por ano, sendo 6,5 milhões para a Anchieta e 1,6 milhão para Taubaté. O volume de biometano adquirido será destinado principalmente ao processo produtivo da Pintura de carrocerias das duas fábricas, permitindo redução de até 99% nas emissões de CO2 nesse processo, se comparado à alternativa fóssil.

Em 2024, a empresa lançou o selo goTOzero RETAIL, voltado para o reconhecimento de ações ambientais das concessionárias VW.

Além disso, a empresa conta com o Certificado Lixo Zero multisites, que atesta que todas as unidades destinam corretamente seus resíduos, e o Selo Ouro no inventário GHG Protocol, evidenciando seu compromisso com a descarbonização. Todas as unidades operam com energia elétrica 100% limpa, certificada com I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável) ou declarações reconhecidas pelo protocolo GHG (Gases de Efeito Estufa).

Way to Zero: compromisso com o futuro do planeta

(Sustentabilidade + Neutra em Carbono)

Alinhada ao Acordo de Paris, a Volkswagen possui a estratégia global Way To Zero, que prevê ser neutra em carbono até 2050. Essa é uma meta global da Marca, extensiva a todas as subsidiárias. A VW entende que a responsabilidade ambiental é um ativo importante, capaz de proporcionar vantagem competitiva real. Para isso, adota ações de descarbonização em todo o ciclo de vida do veículo: desde a pesquisa inicial, passando pelo desenvolvimento e produção. Assim como busca assegurar a utilização de seus veículos de forma sustentável, a empresa trabalha também para descarbonizar a cadeia de suprimentos.

Way to Zero Center

O Way to Zero Center é um hub de inovação e pesquisa focado no desenvolvimento de soluções para a mobilidade sustentável. Localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo, o centro é dedicado a projetos que visam a redução de emissões de carbono e a implementação de novas tecnologias, como o uso de biocombustíveis avançados e eletrificação de veículos, apoiando a estratégia global da empresa de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

Nos últimos anos, a Volkswagen do Brasil assinou diversas parcerias com instituições públicas, privadas e universidades (USP, Unesp, Bosch, Raízen, Unicamp, BNDES, Finep) para desenvolvimento de pesquisas e projetos em descarbonização, Indústria 4.0 voltada para sustentabilidade e transformação digital e eletrônica embarcada em seus veículos. Atualmente, existem 14 projetos de parceria em andamento e 20 em discussão, para aprimorar soluções sustentáveis no setor automotivo. 

Entre os principais avanços, destaca-se a conclusão do projeto de pesquisa sobre “Estratificação de carga de etanol em motores de ignição por faísca de injeção direta”, realizado em colaboração com USP, IPT e UNB. Os resultados indicaram um potencial aumento de eficiência energética superior a 5% com a combustão pobre. Estudos adicionais serão realizados agora para mensurar o impacto na formação de poluentes (NOx).  

No âmbito do uso de biocombustíveis, o centro de pesquisa concluiu um projeto em parceria com Raízen e UFSM sobre o uso de etanol anidro como combustível comercial. Os estudos demonstraram vantagens como maior autonomia e redução de emissões de hidrocarbonetos.

Complementando essa pesquisa, um projeto conduzido com a Universidade de Coburg (Alemanha) e a UFSM aprofundou o conhecimento sobre as características de combustão de misturas de etanol anidro e gasolina, visando apoiar o desenvolvimento de regulamentações para combustíveis do futuro.

Em 2024, o Way to Zero Center assinou parcerias e deu início em pesquisas para descarbonização, incluindo projetos estruturantes para manufatura e montagem de baterias com SENAI-PR, CPQD, SENAI-PE e Grupo Moura. O centro participou ativamente em grupos do setor automotivo, como a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), contribuindo para propostas Programa Mobilidade Verde do Governo Federal (MoVer) e Proconve 8 – Fase 3, além de estudos sobre a eficiência de motores a etanol e emissões veiculares. 

Além disso houve também várias participações do time do Way to Zero Center em congressos e eventos relevantes para indústria automotiva, como SIMEA (menção honrosa na categoria “Emissões e Poluentes Veiculares”), Congresso SAE Brasil entre outros, mostrando o trabalho realizado em parcerias e interagindo com outros participantes para desenvolver formas de contribuir juntos para a descarbonização. 

Esses avanços reforçam o papel da Volkswagen com a inovação responsável, contribuindo para o desenvolvimento de soluções energéticas mais limpas e eficientes, alinhadas à sua visão de mobilidade sustentável para o futuro. 

VW impulsiona transformação digital com financiamento do BNDES

A Volkswagen do Brasil obteve uma linha de crédito de R$ 304 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a transformação digital de suas quatro fábricas no País. Os recursos, oriundos do programa “BNDES Mais Inovação”, serão aplicados na digitalização, conectividade, automação e inteligência em processos industriais, fortalecendo a implementação das tecnologias da Indústria 4.0. 

O investimento será destinado às unidades Anchieta (São Bernardo do Campo – SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR). A iniciativa visa ampliar o uso de soluções como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, contribuindo para o aumento da eficiência operacional e a redução de impactos ambientais.

Entre as inovações contempladas pelo financiamento estão o desenvolvimento de simuladores para novos projetos com o uso de games e realidade virtual, ferramentas de análise de dados baseadas em inteligência artificial e aprendizado de máquina, além da ampliação do uso de impressoras 3D para a fabricação de protótipos de peças e componentes. 

A empresa também avança na preparação para a Indústria 5.0, que busca integrar a colaboração entre humanos e máquinas para oferecer valor agregado à produção, possibilitando a criação de produtos personalizados que atendam às demandas específicas dos clientes. 

Estrutura de governança

(GRI 2-1, 2-9, 202-2)

A Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen de sociedade limitada e capital fechado, com atuação independente e autônoma da Matriz alemã. 

A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen (Comex) do Brasil e Região SAM, atualmente formada por 13 membros escolhidos pela Matriz. O grupo se reúne semanalmente para tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios. 

Além do Chairman e do CEO, participam seis vice-presidentes e cinco diretores, sendo 11 homens e duas mulheres. Desse total, 52% são brasileiros.

A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por 5 membros, representantes da VW do Brasil, e está à frente do processo de regionalização da Marca. Na América Latina, as ações são coordenadas pelo Chairman (Presidente) Executivo, com foco em questões estratégicas de negócios na região.

Composição do Comitê Executivo

Alexander Seitz

Chairman Executivo da Volkswagen na Região América do Sul

Ciro Possobom

Presidente e CEO da Volkswagen do Brasil

Dr. Hendrik Muth

Vice-Presidente de Vendas e Marketing para a Região América do Sul

Miguel Sanches

Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Luiz Eduardo Alvarez

Vice-Presidente de Suprimentos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Douglas Pereira

Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Dr. Markus Kleimann

Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto, Estratégia e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Roger Corassa

Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil

Cristina Cestari

Chief Information Officer (CIO) da Volkswagen para a Região América do Sul

Cláudio Rawicz

Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil

Thomas Mehringer

Diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil e Região SAM

Amália Cecília Gonçalves Costa

Diretora de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil

Luiz Ricardo de Medeiros Santiago

Diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Volkswagen do Brasil

Estrutura de sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade/ESG é formado por sete áreas principais: Sustentabilidade, Recursos Humanos, Relações Institucionais e Governamentais, Operações, Compras, Desenvolvimento de Produto e GRC, além da Auditoria Interna. Outras áreas de negócios são chamadas a participar conforme as demandas específicas. 

Desde 2021, a empresa conta com uma Diretoria de Sustentabilidade, vinculada à área de Comunicação e Sustentabilidade, que é responsável por liderar as ações relacionadas aos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança) e reporta diretamente ao Chairman da Região e ao CEO no Brasil. 

Objetivos e metas de sustentabilidade

(GRI 401-1)

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Nota de rodapé:

1 Conheça os compromissos ambientais da Volkswagen do Brasil expressos na Política Ambiental e de Energia.

* Objetivos atrelados à dívida ESG com o Bradesco.  

Semana da Sustentabilidade

A Volkswagen do Brasil realizou, entre os dias 4 e 8 de novembro de 2024, a Semana da Sustentabilidade, reunindo executivos, especialistas e parceiros para debater os avanços e desafios da agenda ESG no setor automotivo. O evento reforçou o compromisso da empresa com a neutralidade de carbono até 2050, a inclusão e diversidade no ambiente corporativo e a importância da colaboração entre diferentes setores para impulsionar a transição sustentável. 

Ao longo da semana, foram abordados temas como a necessidade de inventários de emissões para controle ambiental e o potencial do mercado de carbono para compensações, o impacto social da Volkswagen e a atuação da Fundação Grupo Volkswagen (FGVW) em comunidades do entorno, os desafios da transição energética no setor de veículos leves e as alternativas viáveis para a indústria, o papel dos fornecedores e concessionárias na jornada rumo à neutralidade de carbono, incluindo cases de sucesso e certificações ambientais, a governança do tema ESG e sua integração à estratégia corporativa.  

Os participantes reforçaram a necessidade de uma matriz energética mais limpa, do uso de biocombustíveis como solução viável no contexto brasileiro e da cooperação entre setores para garantir uma transição ambiental justa. As palestras foram ministradas em formato on-line, para cerca de 200 participantes diários, por representantes do banco Itaú, FGVW, Associação Padre Leo Comissari, KPMG, Formtap, Grupo Belcar, Audi e VWFS.

Missão, Visão e Propósito

(GRI 2-23)

Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Missão, Visão e o Propósito da empresa. 

Propósito

No caminho da mobilidade neutra em carbono para todas as pessoas.   

Missão

Nós fazemos a tecnologia pensada nas pessoas.

Visão

Ser a marca de automóveis mais amada.

Valores

Em 2024, a Volkswagen do Brasil revisitou e atualizou seus valores para reafirmar seu propósito de inovar, atuar com sustentabilidade e colocar as pessoas no centro de suas decisões. Essa renovação reforça os pilares que guiam a empresa, alinhando-os às demandas atuais e às expectativas de seus colaboradores, clientes e parceiros.

1. Time
2. Responsabilidade
3. Curiosidade
4. Paixão
5. Visão de futuro

Diretrizes e princípios

Externos:

O Grupo Volkswagen é signatário de compromissos e declarações globais com efeito e atuação em todas as suas unidades pelo mundo, como o acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT),  diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment PrinciplesWEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres para promover a igualdade de gênero, e o Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. É também a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris, com o objetivo de tornar-se neutra em emissões de carbono até 2050. Nacionalmente, a Volkswagen do Brasil está inserida no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa). Desde 2023, a empresa é signatária do Movimento Mulher 360, da Iniciativa Empresarial pela Igualdade Racial, do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI, da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social) e do Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, compreendendo as cinco pautas prioritárias de sua estratégia de Diversidade & Inclusão.  

Internos:

Código de Conduta do Grupo Volkswagen, versão 3.1 para colaboradores e parceiros de negócios; Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia; a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os colaboradores; e a Carta de Relações

Laborais, que expressa o compromisso da Volkswagen com direitos e princípios de representatividade e sociais.

Conduta ética e transparente

Princípios éticos

(GRI 2-16, 417-3)

Toda a atuação na empresa é guiada pelas diretrizes do Código de Conduta, da Política deCompliance, pela Política de Governança em Assuntos Governamentais, entre outros documentos internos e externos que procuram assegurar o cumprimento das leis, a boa conduta e a integridade no dia a dia.  

 

De modo geral, a cultura corporativa ética da Volkswagen segue sete princípios basilares: 

Conformidade com as leis

(GRI 2-27, 206-1, 417-2, 417-3)

Em 2024, a Volkswagen do Brasil não registrou nenhuma ação judicial movida por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio em que a organização tenha sido identificada como participante. As situações de não conformidade foram definidas com base em casos que envolvam altos valores e possível dano reputacional.

A companhia não apresentou nenhuma não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.

O código de conduta da Volkswagen do Brasil passou por uma revisão e atualização em 2023, alinhada  às diretrizes da Matriz alemã e demais empresas do Grupo Volkswagen.  O novo documento, chamado de “Nosso Código”, foi apresentado no início de 2024, com vigência imediata. Entre os principais reforços, estão as orientações voltadas para os gestores, pautando a conduta das lideranças pela ética, integridade e pelo bom relacionamento interpessoal.  

A postura não condizente com diretrizes é tratada como uma violação, passível de sanções. Para garantir que isso não aconteça, a Volkswagen busca manter o aconselhamento e o apoio em seu ecossistema, a fim de que, agindo em conjunto e preventivamente, os valores e a reputação da Marca permaneçam protegidos.  

Clique aqui para baixá-lo.

A Volkswagen do Brasil trata o combate ao assédio sexual e moral como uma prioridade, reforçando uma conduta ética baseada em respeito, empatia e rejeição a qualquer tipo de violência ou discriminação. Para ampliar a conscientização sobre o tema e incentivar a denúncia de casos, a empresa desenvolveu a Cartilha de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Moral, que reúne conceitos, contatos e canais de denúncia, além de exigir a assinatura de um Termo de Ciência por todos os colaboradores. 

O material está disponível para todos os colaboradores no App VW&Eu (dentro do ConectaRH) e

Clique aqui para baixá-lo.

Carta Norma

Na Carta Norma, colaboradores administrativos e horistas, incluindo executivos, mensalistas, terceiros, prestadores de serviço, líderes e encarregados de diversas áreas, declaram conflitos de interesses conforme os requisitos do Código de Conduta e da Política de Compliance. O preenchimento do formulário é feito eletronicamente pelo Portal VW, com agilidade na análise de dados e confidencialidade nas informações. Em 2024, a empresa avançou com processo de automatização da Carta Norma, dentro do sistema SharePoint, conferindo mais segurança às informações. Além disso, incluiu temas relacionados ao trabalho secundário, orientado possíveis conflitos de interesse para esses profissionais.  

Integridade alinhada

(GRI 205-2)

A corrupção é um crime previsto no Código Penal brasileiro (Decreto-Lei nº 2848/1940) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12846/2013). Na Volkswagen do Brasil, o tema é tratado de forma ainda mais abrangente na Política de Compliance, garantindo diretrizes claras para todos os colaboradores. Para aprofundar o conhecimento, a Cartilha Anticorrupção está disponível como referência para consultas. 

A empresa realiza treinamentos de reciclagem regularmente sobre o Código de Conduta e Anticorrupção. Em 2024, todos os empregados foram comunicados e treinados. A liderança recebe treinamento específico e a Volkswagen faz questão de mostrar que os valores da empresa são cuidados de cima para baixo (“tone from the top“).  

Os treinamentos são obrigatórios e o não cumprimento pode resultar em medida disciplinar prevista na política interna. Ao longo do ano, equipes administrativas e de operações concluíram os treinamentos sobre o “Nosso Código”, além de uma importante capacitação sobre direitos humanos e da nova legislação alemã LKSG, ou Lei de Due Diligence na cadeia de suprimentos. O objetivo é conscientizar sobre os direitos de cada indivíduo e orientar os colaboradores sobre como agir em casos de dúvidas ou eventuais infrações, fortalecendo a cultura de respeito e responsabilidade na organização. 

A Volkswagen do Brasil tem também se aproximado cada vez mais da Rede de Concessionárias para ampliar a cultura de integridade para toda a cadeia de valor. Esse momento de troca é favorecido pela visita de representantes da área de Governança, Risco e Compliance (GRC) às concessionárias, levando os valores da empresa e buscando entender como as questões éticas são tratadas nos pontos de vendas.  

O compromisso com a integridade se reflete nos treinamentos oferecidos, que abrangem temas como Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência, Prevenção à Lavagem de Dinheiro & Financiamento de Terrorismo e Respeito & Diversidade. Para manter a equipe sempre atualizada, o programa de treinamentos é revisado anualmente, garantindo que os colaboradores mais expostos a riscos de corrupção recebam capacitação contínua. As atividades são oferecidas tanto presencialmente quanto de forma digital.

Diretores comunicados¹ e treinados² sobre procedimentos anticorrupção

(GRI 205-2a)

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Colaboradores comunicados¹ e treinados² sobre políticas e procedimentos anticorrupção

(GRI 205-2b)

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Parceiros de negócio comunicados¹ e treinados² sobre políticas e procedimentos anticorrupção

(GRI 205-2c)

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Nota de rodapé:

1 Colaboradores que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a compliance e integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros. 

2 Colaboradores que receberam treinamentos específicos sobre o tema de compliance e integridade (públicos identificados com maiores riscos em razão das atividades exercidas). 

*Houve uma mudança no número de fornecedores por mencionar somente o número dos fornecedores ativos, em vez dos registrados. Os ativos devem aceitar o código de conduta para parceiros de negócio e fazer um treinamento sobre isso. 

Relações Institucionais e Governamentais

A Volkswagen tem participação ativa na construção de políticas públicas e na definição de regulamentações para o setor automotivo no Brasil. A empresa atua tanto individualmente quanto por meio de associações representativas, contribuindo diretamente para debates e decisões estratégicas que impactam a indústria e a economia nacional. 

Em 2024, um dos principais avanços do setor, como um todo, foi a aprovação do programa MOVER (Mobilidade Verde e Inovação), que se tornou lei após tramitação no Congresso Nacional. A montadora esteve envolvida ativamente nas discussões e segue acompanhando o processo de regulamentação com o governo federal.  

Com o MOVER, o setor automotivo anunciou nos últimos dois anos um investimento de R$ 130 bilhões, sendo R$ 16 bilhões provenientes da Volkswagen. A previsibilidade proporcionada pelo programa do governo facilita a atração de novos aportes da matriz da Volkswagen na Alemanha, tornando o Brasil um destino competitivo frente a outras regiões. 

A Volkswagen também se destacou pela atuação nas discussões da reforma tributária, que teve sua primeira parte sancionada por lei complementar em janeiro de 2025. A empresa tem como foco garantir a isonomia na aplicação de impostos para os automóveis, incluídos no imposto seletivo. Outro desafio em 2024 foi o aumento das importações de veículos, especialmente eletrificados, favorecidos pela recomposição gradual da alíquota de importação. A resposta da Volkswagen juntamente com a associação de classe foi o pleito da recomposição imediata da alíquota. 

A empresa destaca a necessidade de um ambiente regulatório equilibrado, que favoreça a competitividade da produção nacional e garanta condições justas para a indústria automotiva instalada no Brasil. A VW segue engajada nas discussões com o governo e demais stakeholders, buscando soluções que incentivem o desenvolvimento sustentável do setor e contribuam para o crescimento econômico do País.

Novo escritório em Brasília 

Com o objetivo de fortalecer ainda mais seu relacionamento institucional, a Volkswagen inaugurou um novo escritório em Brasília. O espaço será a base das marcas do Grupo Volkswagen para relações institucionais, governamentais e de vendas.  

A iniciativa reforça a presença da Volkswagen no centro das decisões políticas e econômicas do país, permitindo um diálogo mais próximo e transparente com os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de Agências Reguladoras e demais autoridades. 

Acompanhamento dos processos

(GRI 205-1)

A Volkswagen do Brasil mantém um processo estruturado para garantir o controle e a conformidade com suas diretrizes éticas e regulatórias conduzido pela equipe de Auditoria Interna por meio de análises independentes e objetivas. O trabalho segue um plano anual baseado em análise de risco e no Código de Conduta da empresa.

Além da auditoria interna, um comitê corporativo, integrado por representantes das áreas de GRC (Governança, Risco e Compliance), Recursos Humanos, Auditoria, Segurança, TI e Jurídico, monitora a adesão às políticas corporativas e define estratégias para reforçar a integridade organizacional. 

Em 2024, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil passaram por avaliação de riscos relacionados à corrupção, abrangendo 17 áreas de negócios distribuídas entre as quatro fábricas e o Centro de Distribuição de Peças e Acessórios. O processo sistemático considera riscos de corrupção ativa, corrupção passiva e conflitos de interesse. Denúncias e suspeitas de corrupção são investigadas pelas áreas responsáveis, com análise de cada caso e implementação de medidas corretivas para mitigar impactos. Quando envolvem a administração pública, a empresa coopera integralmente com as autoridades competentes, prestando esclarecimentos e, quando necessário, promovendo ressarcimentos.

O risco de conflito de interesses em caso de subordinação indireta entre parentes e/ou a participação societária de um empregado em alguma empresa parceira de negócios ou concorrente da Volkswagen, que possa ter impacto direto em todas as áreas de negócios, é monitorado pela área de Recursos Humanos com o GRC. O programa de Compliance da empresa cobre o tema e está regulamentado em uma política corporativa (B-ORL 1.19.01.03 Política de Compliance). A Volkswagen do Brasil reforça continuamente a importância da conduta ética entre colaboradores e parceiros por meio de campanhas, comunicados e treinamentos.

Proteção de dados

(GRI 418-1)

Por meio do Programa de Governança da Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, a Volkswagen do Brasil adota padrões rigorosos para garantir a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e reforçar a segurança das informações de clientes, colaboradores e parceiros. 

Esse programa é composto por um conjunto de políticas e procedimentos que estabelecem práticas essenciais para garantir o cumprimento da legislação. Entre as iniciativas, destacam-se: ações contínuas de conscientização e treinamento, revisão periódica do mapeamento das atividades de tratamento de dados, avaliação de projetos desde a concepção, monitoramento da maturidade de fornecedores e negociação de cláusulas contratuais para proteção de dados. 

A Volkswagen do Brasil também investe em tecnologias avançadas para identificar e monitorar incidentes, utilizando a ferramenta Data Loss Prevention (DLP) e contando com um Plano de Resposta estruturado para agir com rapidez e eficiência sempre que necessário. O monitoramento do Programa de Privacidade é realizado em parceria com o Grupo Volkswagen, garantindo alinhamento com as melhores práticas globais do setor. 

Além disso, a empresa mantém um rigoroso sistema de segurança para prevenir invasões e vazamentos de dados. O Security Office Center (SOC) monitora constantemente todo o ecossistema da companhia, abrangendo fornecedores e demais stakeholders. Como reflexo desse compromisso contínuo, a Volkswagen do Brasil não identificou nenhum vazamento de dados que precisou ser reportado à ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) ou aos titulares em 2024.

Ações alinhadas aos direitos humanos

(GRI 2-27)

Pilares dos direitos humanos na VW

A Declaração do Grupo sobre Direitos Sociais, Relações Industriais e Negócios e Direitos Humanos, conhecida como Carta Social, abrange todas as empresas do Grupo Volkswagen e preconiza a defesa dos direitos trabalhistas, a segurança e o respeito no ambiente de trabalho. 

A empresa assume o compromisso com a Carta Internacional de Direitos Humanos e as normas trabalhistas fundamentais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de guiar todas as suas atividades pelos Princípios Orientadores da ONU sobre Empresas e Direitos Humanos (Pacto Global da ONU). A Volkswagen do Brasil possui ainda diretrizes sobre direitos humanos expostas no Código de Conduta para colaboradores e no Código de Conduta para Parceiros de Negócios.

Canais de Denúncias

(GRI 2-26)

Os Canais de Denúncias do Grupo Volkswagen estão disponíveis 24 horas por dia e permitem que stakeholders reportem incidentes, má conduta ou violações por telefone, on-line ou presencialmente (no caso dos colaboradores). As denúncias são tratadas de forma padronizada e encaminhadas às áreas competentes para investigação. Os canais são acessíveis no website, na intranet e agora também em aplicativos, trazendo mais praticidade para os funcionários. 

Em 2024, a empresa deu um passo importante ao integrar um canal de denúncias anônimo dentro do aplicativo “VW&Eu”, utilizado por quase todos os empregados para consulta de informações como horas trabalhadas, férias e salários. Essa funcionalidade facilita o envio de denúncias e possibilita a anexação de documentos, fotos e outras evidências de forma prática e segura. Como efeito, isso ampliou o alcance dos canais de denúncia, especialmente para colaboradores em posições operacionais que tinham menos contato direto com a área responsável. 

Além disso, houve um avanço global com a implementação de um novo sistema de denúncias, disponível em aplicativo, que funciona de maneira semelhante a um chat, com os dados do reportante em sigilo. Outro destaque foi a modernização do canal telefônico. O novo sistema transcreve automaticamente as denúncias realizadas por voz e traduz o conteúdo para qualquer idioma, permitindo maior acessibilidade para diferentes regiões e facilitando a comunicação entre os países. Essa funcionalidade tem sido especialmente útil no Brasil, onde as denúncias feitas em português à Matriz, na Alemanha, podem ser facilmente compreendidas por equipes globais. 

Temas mais investigados

(GRI 2-26)

38%

Assédio, tanto sexual quanto moral

13%

Conflito de interesse e possível corrupção passiva

7%

Má gestão (ingerência)

7%

Vazamento de informações

5%

Fraude

2%

Roubo / Desvio de material

28%

Outros

50% das pessoas fizeram de forma identificada.
50% de forma anônima.

Canais mais utilizados

1. E-mail

2. Contato pessoal (com responsáveis do Canal de Denúncia, RH, Segurança ou Auditoria)

3. CIO (Central Investigation Office, denúncia reportada direto à Matriz, na Alemanha).

4. Formulário da internet / Aplicativo dos empregados
5. Telefone

Como a denúncia é processada

Na Volkswagen do Brasil, cerca de 200 denúncias anuais são recebidas pela área de Governança, Risco e Compliance e fornecem dados valiosos para melhorias internas. As denúncias são analisadas sobre possíveis desvios de conduta de funcionários do Grupo Volkswagen ou parceiros de negócios. Caso sejam identificados indícios de violação, uma Unidade de Investigação dedicada realiza uma investigação detalhada, e medidas apropriadas são recomendadas. O denunciante é informado sobre o status e o resultado do processo. 

O canal de denúncias também aceita relatos de fornecedores sobre violações do Código de Conduta para Parceiros Comerciais, incluindo riscos graves aos direitos humanos e ao meio ambiente. Nesses casos, os departamentos responsáveis tomam medidas para minimizar ou eliminar as violações e riscos. 

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

(GRI 205-3)

O indicador é considerado confidencial. Todos os casos são recebidos pelo Canal de Denúncias, avaliados e tratados pelos times de Compliance e Auditoria Interna da empresa. Em seguida, os dados apurados são reportados diretamente ao Comex e ao Grupo VW. 

Canais de Denúncias Local

Canal de denúncias

  • 0800 770 5 770, código de organização: 122203 (chamada gratuita e disponível 24h)
  • +55 (11) 4700 8838, código de organização: 122203 (24h e atendimento em português)

Via Anchieta KM 23,5 – São Bernardo do Campo – SP/ CEP: 09823-901/ CPI 1050

https://goto.speakup.report/volkswagen (disponível também em português)

SpeakUp | Listen for a change – Apps no Google Play

SpeakUp | Listen for a change na App Store (apple.com)

Após baixar o APP, entre com o código 122203 e, em seguida, fale ou escreva sua mensagem. 

Canal de denúncias

  • 0800 770 5 770, código de organização: 122203 (chamada gratuita e disponível 24h)
  • +55 (11) 4700 8838, código de organização: 122203 (24h e atendimento em português)

Via Anchieta KM 23,5 – São Bernardo do Campo – SP/ CEP: 09823-901/ CPI 1050

https://goto.speakup.report/volkswagen (disponível também em português)

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