Ir para o conteúdo

Apresentação

Transparência e evolução contínua

(GRI 2-3)

Em sua 13ª edição, o Relatório de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil destaca as conquistas e avanços nos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança).

O conteúdo foi ordenado para oferecer uma leitura fluida, com temas interligados e análises concisas. Cada capítulo reflete um compromisso contínuo com a transparência e a responsabilidade sustentável, organizando informações essenciais de forma acessível.

Os dados reportados seguem a metodologia Global Reporting Initiative (GRI Standards), assegurando a divulgação de indicadores-chave para cada tema material, compilados no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2024, com eventuais menções a ações e projetos de início de 2025, quando relacionados ao ciclo anterior.

A produção do relatório é liderada pelo departamento de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil, com a colaboração ativa de todas as áreas da empresa na coleta e análise de dados.

Sobre este relatório

O conteúdo está dividido em seis capítulos, que se desdobram da seguinte forma:

1) Mensagem do CEO

2) A Volkswagen do Brasil

3) Estratégia e Gestão

4) Pessoas

5) Fábricas

6) Fornecedores

Há 70 anos, começamos uma jornada emocionante, construímos histórias, laços, tornando tudo mais humano. Os nossos veículos fizeram parte dos momentos mais memoráveis, das viagens mais emocionantes e dos desafios mais marcantes. Afinal, um Volkswagen não é um Volkswagen até ter pessoas dentro. 

Para celebrar esses 70 anos, preparamos um vídeo que reflete essa nossa jornada ao lado dos brasileiros.

Temas Materiais

(GRI 2-3)

O Relatório de Sustentabilidade da Volkswagen foi elaborado com base nos Temas Materiais vigentes para o período de 2022-2025.

A Matriz de Materialidade reflete a consulta com fontes internas e externas de dados – como o Código de Conduta, Política Ambiental e de Energia, Estratégia ACCELERATE, benchmarking com empresas do setor e outras áreas –  combinada à percepção dos stakeholders por meio de workshops internos e formulários aplicados de modo remoto, distribuídos de forma a alcançar seis grupos prioritários: colaboradores, clientes, fornecedores, concessionários e sociedade (incluindo governo, ONGs, sindicato e instituições de ensino). Além disso, o compromisso de diálogo com as partes interessadas foi reforçado pela diretriz do Grupo VW KRL17, que tem a “Premissa 7 – Diálogo com os Stakeholders” e destaca o diálogo aberto, transparente, comunicando os compromissos, responsabilidades e desempenhos da empresa.

0

públicos

+ 0 mil

pessoas consultadas

0 %

amostra

0

respondentes

Com base nesses dados, a Volkswagen do Brasil mapeou os assuntos mais relevantes e sensíveis ao público estratégico para compor as diretrizes deste documento. Assim, os temas tratados ao longo do Relatório de Sustentabilidade 2024 são:

Matriz 2024

O processo de revisão dos Temas Materiais ocorre a cada três anos. Em 2024, a Volkswagen do Brasil deu início ao processo de atualização. As consultas públicas e a apresentação da nova Matriz de Materialidade estão previstos para 2025.

Acessibilidade

O conteúdo do Relatório de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil está disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A tradução é feita por um avatar e, para visualizá-la, basta clicar no ícone que aparece no canto direito da página (sinal gráfico de duas mãos). A audiodescrição pode ser ativada no botão correspondente, também ao lado direito. A leitura é iniciada ao clicar em um dos textos. As ferramentas de acessibilidade incluem ainda os ajustes de tamanho da fonte e contraste de texto e podem ser definidas pelo ícone no canto superior direito da página.

Dúvidas ou dados adicionais?

(GRI 2-3)

Entre em contato com a área de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil pelo e-mail:
sustentabilidade@volkswagen.com.br

Busca