(GRI 3-3)
(Batalha 1: Pessoas + Diversa)
Aumentar o nível de excelência como marca empregadora está entre os objetivos estratégicos da Volkswagen do Brasil, que empenha ações de transformação cultural a fim de garantir um ambiente de trabalho saudável, diverso e inclusivo.
A montadora conquistou pela segunda vez consecutiva a certificação Great Place To Work, que reflete o alto nível de satisfação e confiança dos colaboradores em relação à empresa. A avaliação é baseada em 63 perguntas que abrangem temas como credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. Em 2023, a satisfação dos colaboradores subiu para 78%, comparada a 75% em 2022, e o engajamento (participação na pesquisa) cresceu 13 pontos percentuais. O orgulho de pertencer à Volkswagen permanece como o pilar mais robusto, alcançando 93%.
satisfação dos
colaboradores
orgulho de pertencer
à Volkswagen
A Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Top Employer pelo 6º ano consecutivo em janeiro de 2024, mantendo-se entre o seleto grupo de empresas com as melhores práticas na gestão de pessoas. Essa certificação global reconhece empresas que são referência em gestão de pessoas, com foco no aprimoramento e desenvolvimento do ambiente de trabalho.
Na certificação, a montadora alcançou a nota de 90,2% nas melhores práticas de Recursos Humanos avaliadas pela pesquisa; a nota está acima da média considerada benchmark entre as empresas avaliadas, que é de 81,5%. A empresa conquistou 100% de aprovação em oito áreas da pesquisa: estratégia de negócio, liderança, marca empregadora, ética e integridade, organização e mudança, ambiente de trabalho, propósito e valores e sustentabilidade.
Desde 2019, quando conquistou o Top Employer pela primeira vez, a Volkswagen do Brasil registrou crescimento de 19,2 pontos percentuais no resultado da pesquisa.
Top 10 Marca Empregadora
A Volkswagen do Brasil está também no ranking Top 10 da pesquisa “Marca Empregadora 2023”, entre as empresas mais atrativas para trabalhar no País. O estudo é feito pela consultoria Randstad, uma das líderes globais em soluções de recrutamento e seleção.
Realizada há 23 anos, a pesquisa apresenta os principais aspectos procurados pelos profissionais na hora de escolher um empregador. No Brasil, a edição 2023 ouviu mais de 4 mil pessoas de todas as regiões, que apontaram como prioridade a perspectiva de progressão na carreira. Outros fatores considerados importantes pelos entrevistados são um salário atrativo e um ambiente de trabalho agradável, em uma empresa que apoia a Diversidade & Inclusão, assim como programas de saúde mental e bem-estar.
Índice de satisfação
dos colaboradores
Anualmente, a empresa realiza a Pesquisa Barômetro de Opinião em todas as suas unidades para avaliar a satisfação dos colaboradores no trabalho. Em 2023, o índice de participação chegou a 95% e a satisfação foi de 85,7%. Mesmo com uma pequena queda (0,9 p.p.) comparada a 2022, o indicador se manteve expressivo dentro de uma população de quase 13 mil pessoas. Os dados são coletados por um questionário on-line de livre opinião. Com base nos resultados, os líderes desenvolvem Planos de Ação com suas equipes para aprimorar o ambiente de trabalho.
(Batalha 1: Pessoas + Diversa)
A Volkswagen do Brasil apresenta uma estratégia robusta de Diversidade & Inclusão, que preza pelo respeito e pelas diferenças entre todas as pessoas. Para disseminar ações de conscientização, visibilidade, representatividade, ajustes de políticas internas e letramento, a empresa conta com cinco grupos de diálogo formados por pessoas colaboradoras que atuam de forma voluntária para fomentar nos pilares gênero, LGBTQIAP+, gerações, raças & etnias e PcD (Pessoas com Deficiência).
A partir do mapeamento do 1º Censo da Diversidade (realizado em 2022), a Volkswagen tem traçado novas diretrizes para tornar o ambiente de trabalho ainda mais inclusivo. A estratégia de governança foi reforçada com a criação do Comitê de Diversidade & Inclusão, envolvendo todos os membros do comitê executivo da empresa, que se reúne trimestralmente com representantes dos Grupos de D&I para ouvir, debater, analisar indicadores e tomar ação. Cada grupo é apadrinhado por um integrante do Comex, com reuniões bimestrais, conectando as pessoas com o board da empresa, reduzindo barreiras e empoderando os times de pessoas voluntárias.
A Volkswagen oferece vagas afirmativas para públicos diversos em processos seletivos de cargos efetivos, estágio, trainees e demais posições na empresa, incluindo lideranças. Em 2023, a Semana da Diversidade da VW teve sua 4ª edição com atividades abertas a todos os colaboradores.
Trabalha processos na pauta equidade de gênero – estimulando as mentorias (para eles e para elas) –, combate o assédio e advoga pela aceleração de carreira dos talentos femininos, mantendo a meta da Marca (em conformidade ao Pacto Global da ONU) de aumentar consideravelmente o número de mulheres na liderança.
Busca criar um ambiente onde haja mais entendimento sobre a causa LGBTQIA+, por meio de letramento e programas de ensino corporativo sobre o tema, dando visibilidade à comunidade dentro da empresa e agregando pessoas aliadas à causa.
Combate o etarismo e estimula a conexão entre gerações na empresa, dos mais jovens aos experientes, valorizando vivências e conhecimentos, além de debater ações propositivas sobre o futuro das gerações na companhia.
Desenvolve programas afirmativos e metas claras para a luta antirracista, somado às campanhas de conscientização e letramento sobre o tema, e atua na conscientização sobre outras etnias.
Promove diálogos sobre acessibilidades necessárias para pessoas com deficiência, além de ampliar o diálogo interno em relação aos demais tipos de deficiências e/ou neurodiversidades, visando acolhimento de colaboradores PcDs ou que são aliados da causa.
Em 2023, a Volkswagen do Brasil se tornou signatária de cinco movimentos sociais que abrangem os pilares de Diversidade & Inclusão na empresa (Gênero, LGBTQIA+, Gerações, Raça & Etnia). O link “Saiba Mais” mostra os compromissos e metas atrelados a cada acordo.
A Volkswagen do Brasil se responsabiliza em fortalecer o posicionamento em prol da equidade de gênero e aumentar participação feminina no ambiente corporativo e na cadeia de valor. Pela adesão ao movimento, a empresa reforça o compromisso com os 7 Princípios de Empoderamento Feminino da ONU, já apoiados pela empresa desde 2021.
A iniciativa busca quebrar barreiras, desafiar preconceitos sistêmicos, promover um futuro mais inclusivo e a construção de uma indústria que abrace a diversidade, desmonte o racismo e garanta igualdade de oportunidades para todos. Por meio dela, a Volkswagen do Brasil se compromete a atuar de acordo com os 10 compromissos em prol da igualdade racial.
O fórum reúne empresas comprometidas em tornar verdade a máxima da Declaração Universal dos Direitos Humanos de que “todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos”. A adesão aos “10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBTI+” expressa o entendimento da Volkswagen sobre o seu papel social no Brasil.
A Volkswagen do Brasil é a primeira indústria automotiva a aderir ao Fórum Gerações e Futuro do Trabalho, um passo importante ao se engajar com o respeito e a melhor distribuição de oportunidades a profissionais de diversas gerações. Com isso, compromete-se com os seis compromissos da entidade.
Ao aderir à REIS, a Volkswagen do Brasil torna público o seu desejo de promover um ambiente de negócios mais inclusivo para transformar positivamente a vida das pessoas com deficiência e atuar de acordo com os cinco compromissos do Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência.
No pilar gênero das ações de Diversidade & inclusão, a Volkswagen do Brasil tem a meta de aumentar consideravelmente o número de mulheres na liderança. A empresa foi a primeira fabricante de veículos do País a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária, em 2022, por meio da modalidade de Notas de Crédito à Exportação (NCE), com compromissos ESG, chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável).
A operação, realizada com o Bradesco, foi fechada no valor de R$ 500 milhões, com prazo de três anos, e está atrelada a compromissos da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e de reduzir emissões de CO2 de origem fóssil em suas operações. A meta de empregabilidade visa elevar, até 2024, de 14% para 26% a participação de mulheres em cargos executivos, sendo que em posições de gerência a presença feminina deve subir de 9% para 25%. Em 2023, a Volkswagen do Brasil passou dos 20% de pessoas do gênero feminino em posição de liderança e continua implementando ações para avançar, de maneira progressiva, atenta ao aprendizado acumulado e, sobretudo, focada na transformação cultural.
2020
2022
2023
2024 (meta)
2020
2022
2023
2024 (meta)
Feedback
As metas foram ajustadas conforme o compromisso ESG da Volkswagen do Brasil com banco Bradesco.
Aquisição de talentos
com inclusão e equidade
A área de Recursos Humanos faz o monitoramento constante das contratações com a ambição de que 50% dos novos talentos sejam diversos. Além disso, a empresa busca um recorte interseccional de gênero nos processos seletivos (somar gênero com mais uma das outras 4 agendas prioritárias). A política afirmativa é válida para as vagas efetivas, os programas de estágio e trainee da companhia. Em 2023, 52,3% das contratações foram, em média, dentro de ao menos uma das cinco agendas (Gênero, Raça & Etnias, PcD, Gerações e LGBTQIA+). Nos últimos anos, a Volkswagen do Brasil revisou seu processo de Talent Acquisition, impactando principalmente as lideranças, responsáveis por reconhecerem seus vieses inconscientes e conduzirem o processo seletivo.
Nas vagas operacionais, onde historicamente a indústria automotiva possui as menores taxas de ocupação por mulheres, a Volkswagen do Brasil conseguiu quase 50% nas contratações para as fábricas de Taubaté e Anchieta, mostrando que as iniciativas afirmativas da empresa têm gerado gradativamente resultados. Ainda que o número seja pequeno, mas demonstre o avanço na jornada, pela primeira vez a empresa conseguiu mais de 10% do quadro total ocupado por mulheres.
(GRI 2-7, 401-1 e 404-2)
Nos anos de 2014 a 2022, a Volkswagen do Brasil promoveu readequações em seu efetivo para acompanhar novos patamares de volume de produção. Em 2023, pós restruturação, com o aumento de demanda de volume e alinhada à estratégia de crescimento de áreas de negócio que trazem resultados financeiros positivos, como engenharia e tecnologia, a empresa contratou mais empregados, o que fez com que reduzisse a taxa de rotatividade. Foi registrada a criação de 145 postos de trabalho, predominantemente ocupados por mulheres. Houve um crescimento no quadro laboral abaixo de 30 anos e acima de 50 anos, com foco geracional, e um aumento exponencial na contratação de trabalhadores temporários.
Região | 2021 | 2022 | 2023 | ||||||
Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | |
Anchieta | 713 | 6.422 | 7.135 | 740 | 6.140 | 6.880 | 867 | 6.251 | 7.118 |
Curitiba | 115 | 2.020 | 2.135 | 102 | 1.970 | 2.072 | 129 | 1.925 | 2.054 |
Regionais | 18 | 130 | 148 | 18 | 128 | 146 | 19 | 128 | 147 |
São Carlos | 94 | 757 | 851 | 90 | 728 | 818 | 84 | 717 | 801 |
Taubaté | 165 | 2.710 | 2.875 | 233 | 2.612 | 2.845 | 249 | 2.537 | 2.786 |
Vinhedo | 15 | 28 | 43 | 15 | 33 | 48 | 17 | 31 | 48 |
Total | 1.120 | 12.067 | 13.187 | 1.198 | 11.611 | 12.809 | 1.365 | 11.589 | 12.954 |
Tipo de contrato | 2021 | 2022 | 2023 | ||||||
Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | |
Colaboradores temporários (tempo determinado) | 47 | 28 | 75 | 146 | 95 | 241 | 474 | 239 | 713 |
Colaboradores Permanentes (tempo indeterminado) | 12.020 | 1.092 | 13.112 | 11.465 | 1.103 | 12.568 | 11.115 | 1.126 | 12.241 |
Total | 12.067 | 1.120 | 13.187 | 11.611 | 1.198 | 12.809 | 11.589 | 1.365 | 12.954 |
Nota de rodapé:
¹Os dados foram considerados com base em relatórios do sistema SAP. Headcount Cars & Lights, incluindo os colaboradores em layoff.
Região | 2021 | 2022 | 2023 | ||||||||||||
Tempo determinado | Tempo indeterminado | Tempo determinado | Tempo indeterminado | Tempo determinado | Tempo indeterminado | ||||||||||
Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | |
Anchieta | 0 | 0 | 713 | 6.422 | 7.135 | 740 | 6.140 | 6.880 | 105 | 222 | 762 | 6.029 | 7.118 | ||
Curitiba | 0 | 0 | 115 | 2.020 | 2.135 | 102 | 1.970 | 2.072 | 26 | 44 | 103 | 1.881 | 2.054 | ||
Regionais | 0 | 0 | 18 | 130 | 148 | 18 | 128 | 146 | 19 | 128 | 147 | ||||
São Carlos | 1 | 1 | 93 | 756 | 851 | 90 | 728 | 818 | 2 | 57 | 82 | 660 | 801 | ||
Taubaté | 27 | 46 | 138 | 2.664 | 2.875 | 95 | 146 | 138 | 2.466 | 2.845 | 106 | 151 | 143 | 2.386 | 2.786 |
Vinhedo | 0 | 0 | 15 | 28 | 43 | 15 | 33 | 48 | 17 | 31 | 48 | ||||
Total | 28 | 47 | 1.092 | 12.020 | 13.187 | 95 | 146 | 1.103 | 11.465 | 12.809 | 239 | 474 | 1.126 | 11.115 | 12.954 |
Nota de rodapé:
¹Os dados foram considerados com base em relatórios do sistema SAP. Headcount Cars & Lights, incluindo os colaboradores em layoff.
2021 | 2022 | 2023 | |
Abaixo de 30 anos | 966 | 1.001 | 1.268 |
Entre 30 e 50 anos | 10.362 | 9.683 | 9.235 |
Acima de 50 anos | 1.859 | 2.115 | 2.451 |
Total | 13.187 | 12.809 | 12.954 |
¹Nota de rodapé:
Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.
2021 | 2022 | 2023 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Abaixo de 30 anos | 134 | 0,20 | 95 | 0,32 | 115 | 0,17 | 87 | 0,27 | 116 | 0,14 | 66 | 0,15 |
Entre 30 e 50 anos | 41 | 0,00 | 25 | 0,03 | 157 | 0,02 | 94 | 0,12 | 172 | 0,02 | 84 | 0,10 |
Acima de 50 anos | 3 | 0,00 | 0 | 0,00 | 9 | 0,00 | 5 | 0,07 | 7 | 0,00 | 4 | 0,04 |
Total | 178 | 0,01 | 120 | 0,11 | 281 | 0,02 | 186 | 0,16 | 295 | 0,03 | 154 | 0,11 |
2021 | 2022 | Homens | 2023 | |||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Fábrica Anchieta | 75 | 0,01 | 58 | 0,08 | 130 | 0,02 | 79 | 0,11 | 256 | 0,04 | 120 | 0,14 |
Fábrica São José dos Pinhais | 26 | 0,01 | 15 | 0,13 | 1 | 0,00 | 4 | 0,04 | 0 | 0,00 | 2 | 0,02 |
Fábrica São Carlos | 3 | 0,00 | 2 | 0,02 | 4 | 0,01 | 2 | 0,02 | 5 | 0,01 | 2 | 0,02 |
Fábrica Taubaté | 66 | 0,02 | 44 | 0,27 | 133 | 0,05 | 98 | 0,42 | 19 | 0,01 | 21 | 0,08 |
Escritórios VW Regionais | 8 | 0,06 | 0 | 0,00 | 12 | 0,09 | 2 | 0,11 | 15 | 0,12 | 7 | 0,37 |
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo | 0 | 0,00 | 1 | 0,07 | 1 | 0,03 | 1 | 0,07 | 0 | 0,00 | 2 | 0,12 |
Total | 178 | 0,01 | 120 | 0,11 | 281 | 0,02 | 186 | 0,16 | 295 | 0,03 | 154 | 0,11 |
2021 | 2022 | 2023 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Abaixo de 30 anos | 75 | 0,11 | 48 | 0,16 | 104 | 0,15 | 50 | 0,15 | 30 | 0,04 | 20 | 0,05 |
Entre 30 e 50 anos | 433 | 0,05 | 87 | 0,11 | 309 | 0,03 | 46 | 0,06 | 246 | 0,03 | 47 | 0,06 |
Acima de 50 anos | 512 | 0,28 | 10 | 0,19 | 312 | 0,15 | 9 | 0,12 | 227 | 0,10 | 7 | 0,08 |
Total | 1.020 | 0,08 | 145 | 0,13 | 725 | 0,06 | 105 | 0,09 | 503 | 0,04 | 74 | 0,05 |
2021 | 2022 | 2023 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Fábrica Anchieta | 554 | 0,09 | 94 | 0,13 | 413 | 0,07 | 52 | 0,07 | 261 | 0,04 | 51 | 0,06 |
Fábrica São José dos Pinhais | 117 | 0,06 | 22 | 0,19 | 50 | 0,03 | 18 | 0,18 | 91 | 0,05 | 4 | 0,03 |
Fábrica São Carlos | 56 | 0,07 | 6 | 0,06 | 38 | 0,05 | 8 | 0,09 | 14 | 0,02 | 2 | 0,02 |
Fábrica Taubaté | 261 | 0,10 | 15 | 0,09 | 209 | 0,08 | 24 | 0,10 | 123 | 0,05 | 11 | 0,04 |
Escritórios VW Regionais | 19 | 0,15 | 6 | 0,33 | 14 | 0,11 | 2 | 0,11 | 12 | 0,09 | 5 | 0,26 |
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo | 13 | 0,46 | 2 | 0,13 | 1 | 0,03 | 1 | 0,07 | 2 | 0,06 | 1 | 0,06 |
Total | 1.020 | 0,08 | 145 | 0,13 | 725 | 0,06 | 105 | 0,09 | 503 | 0,04 | 74 | 0,05 |
A Volkswagen oferece diversas opções para desenvolvimento de carreira como job rotation, transferência internacional, webinars e programas de formação em toda a companhia. Entre as iniciativas estão a Mentoria Feminina, criada para aperfeiçoar as profissionais da empresa por meio da troca de experiências; o programa Agile Promoters, aplicado na VW Learning com momentos presenciais para promover o mindset ágil em lideranças e analistas; e o Coaching Executivo, que trabalha os 5 princípios de liderança da VW; além de fóruns de comunicação, “Café Virtual com o CEO” e o “Comex Responde”, que promovem rodadas de bate-papo com os colaboradores sobre temas profissionais e organizacionais, de maneira descontraída, incentivando a quebra de silos.
A fluxo de informação foi aprimorado em 2023, a partir do resultado de pesquisas realizadas com os colaboradores, com a criação de conteúdo por meio dos projetos VW30 min, Leadership Talks, Newsletter da Liderança e book da liderança, canais utilizados para centralizar informações, dúvidas, práticas e processos que são comuns a todas as lideranças e colaboradores. O portal de treinamentos foi atualizado, em parceria com a plataforma Trillo, onde os colaboradores podem acessar diversos treinamentos em qualquer lugar e se desenvolverem em trilhas flexíveis e personalizáveis de acordo com os seus anseios de carreira e desenvolvimento.
A Volkswagen do Brasil entende que a transformação cultural se dá pela liderança. Por isso, a empresa deu ênfase a três grandes ações em 2023: o TSI (Transformar, Sustentar e Inspirar) para toda a liderança de entrada; o Great Leader for All, em todo o nível médio, com princípios de liderança humanizada para o público gerencial; e o GLI (Great Leader Inspire), voltado para top management, que propõe uma jornada de desenvolvimento focada em futuro de tecnologia, aliada à autorreflexão dos profissionais e sua atuação na gestão de pessoas.
2021 | 2022 | 2023 | |||||||
Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | |
Homens | 11.931 | 224.559,86 | 18,82 | 11.611 | 478.292,00 | 41,19 | 11.589 | 518.417 | 44,73 |
Mulheres | 1.046 | 24.183,75 | 23,12 | 1.198 | 123.528,00 | 103,11 | 1.365 | 204.597 | 149,89 |
Total | 12.977 | 248.743,61 | 19,17 | 12.809 | 601.820,00 | 46,98 | 12.954 | 723.014 | 55,81 |
2021 | 2022 | 2023 | |||||||
Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | |
Executivos | 380 | 10.250,67 | 26,98 | 429 | 15.631,00 | 36,44 | 433 | 27.908,00 | 64,45 |
Mulheres | 57 | 1.900,50 | 5,88 | 77 | 2.440,00 | 31,69 | 87 | 9597,00 | 110,31 |
Homens | 323 | 8.350,17 | 146,49 | 352 | 13.191,00 | 37,47 | 346 | 18311,00 | 52,92 |
Mensalistas | 2.248 | 31.648,76 | 14,08 | 2.270 | 33.658,00 | 14,83 | 2387 | 88.078,00 | 36,90 |
Mulheres | 490 | 8.406,38 | 17,16 | 516 | 7.852,00 | 15,22 | 564 | 39.644,00 | 70,29 |
Homens | 1.758 | 23.242,38 | 13,22 | 1.754 | 25.806,00 | 14,71 | 1823 | 48.434,00 | 26,57 |
Horistas | 10.349 | 206.844,18 | 19,99 | 10.110 | 552.531,00 | 54,65 | 10134 | 607.028,00 | 59,90 |
Mulheres | 499 | 13.876,87 | 27,81 | 605 | 113.236,00 | 187,17 | 714 | 154.105,00 | 215,83 |
Homens | 9.850 | 192.967,31 | 19,59 | 9.505 | 439.295,00 | 46,22 | 9420 | 452.923,00 | 48,08 |
Total | 12.977 | 248.743,61 | 19,17 | 12.809 | 601.820,00 | 46,98 | 12954 | 723.014,00 | 55,81 |
(GRI 404-2)
A VWPP (Volkswagen Previdência Privada) redesenhou o Programa de Educação Previdenciária em 2023, em cumprimento à exigência da Previc. As atividades contemplam a realização de ações de Educação Financeira e Previdenciária (palestras educativas), Programas de Preparação para Aposentadoria voltadas à orientação e preparação do participante para a fase não laborativa, orientação dos aposentados e pensionistas sobre alterações no estilo de vida, regras de acesso ao benefício, participação no Family Day em todas as unidades e a realização de quatro webinars informativos referentes aos perfis de investimento.
Retorno ao trabalho e taxas de retenção após licença-maternidade/paternidade
Uma escolha equitativa de gênero para licença-maternidade/paternidade e outros direitos relacionados a essas licenças podem promover maior retenção de colaboradores, assim como aumentar o engajamento e a produtividade dos trabalhadores. Na Volkswagen, a taxa de retorno entre homens em mulheres em 2023 foi de 100% e a retenção, ou seja, a permanência por um ano após a licença, foi em média 97%.
Em 2023, 51 mulheres saíram de licença maternidade, o que representa 4,06% do efetivo feminino da Volkswagen do Brasil. Dessas, 96% continuaram a fazer parte do efetivo após o período de 12 meses do retorno. Todas as fábricas da empresa possuem em acordo coletivo de trabalho a extensão da licença maternidade totalizando 6 meses. O número de licença paternidade representa 1,7% do total de empregados do gênero masculino. A aprovação do novo acordo coletivo, em novembro, possibilitou a extensão da licença paternidade no limite de até 20 dias.
2021 | 2022 | 2023 | ||
Total de colaboradores com direito a usufruir de licença-maternidade/paternidade | Homens | 12.067 | 11.611 | 11.589 |
Mulheres | 1.120 | 1.198 | 1.365 | |
Total de colaboradores que entraram de licença-maternidade/paternidade | Homens | 231 | 225 | 199 |
Mulheres | 37 | 58 | 51 | |
Total de colaboradores que retornaram ao trabalho após o término da licença-maternidade/paternidade | Homens | 231 | 225 | 199 |
Mulheres | 37 | 57 | 51 | |
Total de colaboradores que voltaram a trabalhar após a licença-maternidade/paternidade e que ainda estavam empregados 12 meses após o retorno | Homens | 228 | 218 | 196 |
Mulheres | 36 | 56 | 49 | |
Taxa de retorno (colaboradores que retornaram após o término da licença) | Homens | 100% | 100% | 100% |
Mulheres | 100% | 98% | 100% | |
Taxa de retenção (permanência no trabalho após 12 meses da data de retorno da licença) | Homens | 99% | 97% | 98% |
Mulheres | 97% | 97% | 96% |
As atividades de Saúde, Segurança e Ergonomia são organizadas e administradas de modo a cumprir tanto a legislação vigente (Portaria n° 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e demais normas aplicáveis) quanto os mais altos padrões da engenharia, medicina e ergonomia da Volkswagen.
A gestão é realizada por auditorias, inspeções, avaliações de posto de trabalho e monitoramento biológico. Para isso, a empresa conta com duas ferramentas: o Programa de Gestão de Riscos (PGR), direcionado à preservação da saúde e à integridade dos trabalhadores por meio do controle de riscos existentes ou que venham a surgir, e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que faz a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, alinhado às Normas Regulamentadoras (NRs).
Cabem aos membros do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) prestarem a assessoria necessária para o desenvolvimento e aplicação de medidas preventivas e, se necessário, medidas corretivas de riscos ocupacionais. A avaliação dessas medidas bem como seu gerenciamento trazem mais comprometimento dos trabalhadores com a conduta prevencionista, que é o objetivo principal da Saúde Ocupacional dentro da Volkswagen.
Viva Bem Volkswagen
Os esforços da Volkswagen do Brasil na área da saúde e do bem-estar vão além das atribuições ocupacionais. Por meio do programa Viva Bem Volkswagen, voltado à saúde física, mental e social, colaboradores e familiares têm acesso a um plano de saúde de abrangência nacional, além de contarem com uma rede interna de serviços ambulatoriais em todas as plantas, que opera 24h por dia e possui recursos e especialidades de saúde da família e do trabalhador, ortopedia, oftalmologia, psiquiatria, psicologia e fisioterapia. O Viva Bem oferece ainda convênio com a maior rede externa de academias, equipamentos de esporte e salas de ginástica do Brasil, e um serviço especializado em condicionamento físico e fisioterapia dentro das instalações.
Nos últimos anos, a empresa tem se dedicado em ações para a saúde mental e o equilíbrio emocional de lideranças, colaboradores e familiares, aprimorando os recursos de diagnóstico e identificação precoce dos sinais de alterações emocionais nos colaboradores, e melhorando o acesso a recursos de terapia, coaching e autocuidado, por meio de uma plataforma de bem-estar e saúde mental digital que oferece atendimento gratuito aos empregados e dependentes. Adicionalmente, a montadora promove sistematicamente ações de conscientização e letramento para todos os colaboradores, em especial, e para 100% da liderança em atenção ao autocuidado, ao cuidado com a equipe e à manutenção de ambientes de trabalho seguros psicologicamente.
Outros programas complementam essa rede apoio e assistência ao colaborador, como o acompanhamento de gestantes, a liberação de tratamentos e medicações especiais, apoio ao funcionário enlutado e uma equipe de assistentes sociais que auxiliam nos temas mais complexos do dia a dia.
Acidentes de trabalho
(GRI 403-9)
Indicadores | 2021 | 2022 | 2023 | |||
Número | Índice | Número | Índice | Número | Índice | |
Óbitos resultantes de acidente de trabalho | 1 | - | 0 | - | 0 | - |
Acidentes de trabalho com consequência grave (exceto óbitos) | 4 | 0,4 | 3 | 0,3 | 0 | 0 |
Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória | 119 | 11,5 | 124 | 12,1 | 165 | 8,4 |
Taxa de dias perdidos | 1.549 | 150,3 | 1.375 | 134,3 | 809 | 41,0 |
O número de horas trabalhadas | 10.308.770 | - | 10.238.551 | - | 19.742.072 | - |
Diálogo com os sindicatos
A Volkswagen do Brasil mantém uma relação colaborativa e participativa com as entidades sindicais. Todos os empregados horistas e mensalistas, das áreas operacionais e administrativas, estão cobertos por acordos de negociação coletiva, envolvendo temas como data-base, participação nos resultados, banco de horas e outros aspectos. Executivos, por sua vez, são regidos por contratos individuais, procedimentos internos e legislação trabalhista vigente.
A Representação Interna de Empregados (RIE), presente em todas as fábricas, atua como interface entre os colaboradores e a empresa, promovendo alternativas para o clima organizacional e a resolução conjunta de demandas internas. O diálogo constante com os representantes sindicais é parte integrante da abordagem da Volkswagen, conforme orienta a Carta dos Direitos Sociais e Relações Industriais da Volkswagen, desde junho de 2002. A empresa mantém Reuniões de Fluxo, como parte de uma agenda regular, para alinhar informações sobre o cenário econômico, perspectivas e desafios com foco nas relações de trabalho.
Em novembro, a montadora antecipou a rodada de negociação com os sindicatos (prevista para 2024) e fechou a extensão dos acordos coletivos até 2028 com os representantes das fábricas em São Bernardo do Campo, Taubaté e São Carlos, no Estado de São Paulo, e em São José dos Pinhais, no Paraná. A conclusão bem-sucedida da negociação é considerada importante para futuros investimentos, assegurando previsibilidade e condições de competitividade à companhia. O acordo, válido para mais cinco anos, contempla questões como:
Para promover ações da estratégia ACELERA VW no pilar +Centrada no Cliente, a companhia criou, no final de 2022, a área de Experiência de Clientes. O objetivo é fomentar uma cultura com foco no cliente, olhando inicialmente para a jornada, para então desenhar os processos e produtos a partir de suas demandas atuais e futuras. A área da Experiência de Clientes é composta por outras três áreas que impactam direta e indiretamente esse público:
Relacionamento com Clientes: responsável pelo suporte direto para dúvidas, sugestões, reclamações e resolução de problemas.
Academia de Vendas e Pós-Vendas: responsável pela capacitação da rede de concessionárias, com treinamentos técnicos e comerciais, de vendas, pós-vendas, comportamentais, entre outros.
Customer Insights e Estratégia: é a área responsável pelas principais pesquisas de satisfação de clientes da empresa, que comparam a performance da Volkswagen do Brasil com seus concorrentes no mercado brasileiro e com as outras unidades da Marca no mundo. Além disso, a área consolida as pesquisas e feedbacks em todos os canais e, a partir disso, atua como porta-voz do cliente dentro da empresa, garantindo que as melhorias necessárias em processos e produtos sejam implementadas.
3 perfis dos clientes atendidos pela área de Experiência de Clientes
(Clientes internos)
(Tanto pessoa física quanto jurídica)
Rede de concessionárias
Metas | Progresso em 2023 |
Fazer um atendimento melhor e mais rápido. Atender 100% dos clientes em até 24h. | Atualmente, 80% dos atendimentos são feitos nas duas primeiras horas. |
Resolver o problema do cliente em até 7 dias. | 60% dos problemas são resolvidos em até 7 dias. |
Aumentar a satisfação do cliente dentro da central de atendimento. | A empresa obteve o índice “Ótimo” (nota média de 8.5) no portal Reclame Aqui e conquistou o selo RA 1000. Crescimento de 32% de visualizações na página do Reclame Aqui. |
Na academia, há metas de certificação dos profissionais e qualificação da rede. | Foram realizados mais de 150 mil treinamentos a 15 mil profissionais da Rede de Concessionárias. Além disso, a área promoveu um mês inteiro de treinamento imersivo, que cobriu quase 3 mil profissionais da rede, das equipes de vendas e pós-vendas, em relação aos produtos, serviços e análise da concorrência. |
Ser Top 3 na pesquisa CSI - Customer Satisfaction Index | Meta superada em 2023. |
Ao longo de seu primeiro ano de operação, a área de Experiência de Clientes implementou, com as áreas parceiras, mais de 100 projetos de melhoria de experiência de clientes.
Entre os projetos em destaque estão o Ciclo de Governança de CX, um modelo robusto de acompanhamento e escalação de projetos, que garante cadência e implementação; o CRC Revolution, que reorganizou a central de atendimento, agilizando a qualidade dos atendimentos; a modernização dos treinamentos na Academia de Vendas e Pós-vendas; a renovação da estrutura física da rede de concessionárias, dentro do New Brand Design; a abertura do WhatsApp como mais um canal de atendimento ao cliente, e o chat a partir do aplicativo Meu VW. Além das duas novas ferramentas, o atendimento também opera por telefone, e-mail e diretamente na concessionária.
A Rede de Concessionários Volkswagen conta com 476 pontos de venda no Brasil (em dezembro de 2023).
Região 2
(Estado de São Paulo):
83 concessionários
Região 6
(Norte, Centro-Oeste
e Maranhão):
71 concessionários
Região 5
(Nordeste exceto Maranhão):
74 concessionários
Região 4
(Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais):
92 concessionários
Região 1
(Grande São Paulo):
41 concessionários
Região 3
(Sul):
115 concessionários
A Volkswagen do Brasil, em parceria com o Volkswagen Financial Services, foi pioneira no setor automotivo ao lançar a VOU, uma fintech com foco no seu ecossistema de concessionários e empresas parceiras. Só nos dois primeiros meses, a VOU registrou a abertura de 150 contas, o triplo da meta inicial, e mais de R$ 5 milhões em transações.
A estreia da Volkswagen do Brasil no mercado de plataformas financeiras digitais fortalece a estratégia de digitalização e novos modelos de negócios da empresa. Por ano, R$ 33 bilhões são transacionados no ecossistema da Volkswagen e mais de 2.700 empresas conectadas diretamente, incluindo o maior banco ligado a uma fabricante de automóveis, a Volkswagen Financial Services.
A nova plataforma oferece serviços bancários e antecipação de recebíveis para aumentar a liquidez. Embora tenha sido inicialmente desenvolvida para os parceiros Volkswagen, a VOU está aberta para empresas de todos os tamanhos, que podem abrir uma conta corrente por meio do site www.vou.com.br. A abertura de contas para pessoas físicas ainda está sendo analisada pela companhia.
Em parceria com os concessionários, a Volkswagen do Brasil está modernizando todas as cerca de 476 lojas nacionais com o New Brand Design, para torná-las cada vez mais humana, próxima, digital, tecnológica, aconchegante, confortável e moderna.
Atualmente, o NBD está em 64% da Rede. A empresa tem a meta de concluir a revitalização em 100% das lojas até o fim de 2024.
Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen realiza e apoia ações sociais e educacionais com recursos de um fundo constituído pela Volkswagen. Ao longo destes 45 anos, mais de 3 milhões de brasileiras e brasileiros foram beneficiados pelo trabalho da fundação, que tem como missão estimular a mobilidade social por meio do investimento em iniciativas e organizações que desenvolvem comunidades e fortalecem o protagonismo dos cidadãos. A fundação atua para incentivar a prosperidade socioeconômica e o desenvolvimento de indivíduos e comunidades, fortalecendo suas potencialidades e colaborando para o acesso equitativo a direitos e oportunidades. Para isso, prioriza os territórios mais vulneráveis nos municípios com unidades de negócio do Grupo Volkswagen no País. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Dessa forma, espera contribuir para reduzir a pobreza e diminuir as acentuadas desigualdades sociais brasileiras, por meio da inclusão produtiva e de estratégias complementares de fortalecimento das capacidades locais e assistência social.
Em 2023, as iniciativas desenvolvidas pela fundação incluíram projetos de qualificação profissional com foco em inclusão produtiva (empregabilidade e empreendedorismo), apoio a negócios de impacto social, editais de fomento a projetos sociais, apoio a organizações do terceiro setor, voluntariado e campanhas assistenciais, entre outras ações. Anualmente, os resultados dessas iniciativas são divulgados no Relatório de Atividades da Fundação. Para mais informações, acesse: https://fundacaogrupovw.org.br/transparencia
(GRI 3-3, 203-1)
Setor | 2021 | 2022 | 2023 |
Educação | R$ 4.382.570,61 | R$ 2.128.588,57 | R$ 2.220.114,51 |
Esporte | R$ 200.000,00 | R$ 200.000,00 | |
Ações sociais | R$ 461.127,37 | R$ 265.195,27 | R$ 156.501,71 |
Saúde | R$ 2.280.245,18 | R$ 3.192.882,86 | R$ 4.830.171,77 |
Outros | R$ 1.000.000,00 | ||
TOTAL | R$ 7.123.943,16 | R$ 5.786.666,70 | R$ 8.406.787,99 |
Fonte | 2021 | 2022 | 2023 |
Recursos próprios / investimento direto | R$ 304.666,00 | R$ 304.666,00 | R$ 200.000,00 |
Incentivos fiscais | R$ 5.321.471,43 | R$ 5.321.471,43 | R$ 8.050.286,28 |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | R$ 160.529,27 | R$ 160.529,27 | R$ 156.501,71 |
TOTAL | R$ 5.786.666,70 | R$ 5.786.666,70 | R$ 8.406.787,99 |
Descrição | Projetos | CNPJ beneficiado | Valores 2023 |
Incentivos fiscais | Projeto de Empreendedorismo na bacia do Miringuava no PR | SITAWI CNPJ 09.607.915/0001-34 | R$ 1.000.000,00 |
Incentivos fiscais | Carretas do Conhecimento PR | Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Departamento Regional do Paraná |CNPJ 03.776.284/0001-09 | R$ 2.220.114,51 |
Incentivos fiscais | Hospital Pequeno Príncipe | Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro | CNPJ 76.591.569/0001-30 | R$ 4.830.171,77 |
Investimento direto | Meia Maratona de SBC | Ivan Gomes Junior Assessoria Esportiva ME CNPJ 17.853.047/0001-09 | R$ 200.000,00 |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | Projeto 1 Hora para o Futuro | Centro Cultural Afro Brasileiro Francisco Solano Trindade | CNPJ: 03.409.038/0001-00 | R$ 156.501,71 |
TOTAL | R$ 8.406.787,99 |
Desde 2013, a Volkswagen do Brasil possui um Protocolo de Intenções com o governo estadual paranaense, por meio do Programa Paraná Competitivo. Esse acordo possibilitou investimentos na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais, destinados à produção do T-Cross. Em contrapartida social, a empresa promove iniciativas nas áreas de saúde, da qualificação profissional e do empreendedorismo, como o projeto Carretas do Conhecimento, em parceria com o SENAI-PR. A gestão técnica dos projetos vinculados ao Programa Paraná Competitivo na área da qualificação profissional e empreendedorismo é conduzida em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen.
Em 2023, a Volkswagen do Brasil, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, anunciou investimentos sociais de mais de R$ 8 milhões em projetos de empreendedorismo sustentável, qualificação profissional e saúde pública. Os recursos, obtidos por meio de incentivos fiscais, foram direcionados ao Programa de Empreendedorismo Sustentável de São José dos Pinhais (PR), à 5ª edição do projeto Carretas do Conhecimento e à ampliação da área de Cuidados Intensivos do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR).
A Volkswagen do Brasil e o Governo do Estado do Paraná lançaram o Programa de Empreendedorismo Sustentável em São José dos Pinhais como apoio ao desenvolvimento e empreendedorismo de impacto social no município e ao desenvolvimento sustentável.
O objetivo é fomentar a economia local por meio da implementação de práticas agrícolas sustentáveis e da alavancagem do turismo responsável em propriedades selecionadas. O programa foi realizado em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen e a organização social Sitawi Finanças do Bem na região da Bacia do Rio Miringuava, um dos principais mananciais do estado. O projeto também contou com a colaboração do Movimento Viva Água, iniciativa da Fundação Grupo Boticário e parceiros locais.
A Volkswagen do Brasil destinou R$ 4,8 milhões, por meio de leis de incentivo, para a instalação de mais oito leitos de UTI no Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, além da reforma do espaço e da aquisição de equipamentos. O projeto possibilitará uma gestão sistêmica dos cuidados intensivos, garantindo mais acesso, segurança e qualidade na assistência a mais de 500 pacientes por ano.
Referência nacional no atendimento a crianças, adolescentes e familiares, o Hospital Pequeno Príncipe é uma instituição sem fins lucrativos que dedica 60% de sua capacidade para atender, de forma integral, doenças de média e alta complexidade a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro de Formação Profissional SENAI Volkswagen, localizado na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), completou 50 ano em 2023. A escola, que já formou mais de 7 mil alunos, conta com laboratórios de Automação, Projetos Mecatrônicos e Tecnologia Automotiva, além de oficinas de Aprendizagem Automotiva, Metal-mecânica e Eletroeletrônica & Automação. Anualmente, são cerca de 120 alunos, sendo metade formandos que estão prontos para o mercado de trabalho, após vivenciarem o dia a dia da indústria. Os alunos aprovados no curso têm a chance de serem contratados pela Volkswagen do Brasil. Para se matricular, é necessário ter 16 ou 17 anos e ser filho, irmão ou enteado de colaborador Volkswagen.
O SENAI Volkswagen também oferece o curso pós-técnico FIC em parceria com a Volkswagen, Câmara de Comércio Brasil-Alemanha e Grob, seguindo o conceito de Ensino Dual e concedendo certificação internacional aos alunos aprovados.
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A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.
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