A Declaração de Missão Ambiental “goTOzero” orienta as metas, políticas internas, programas, indicadores e medidas de desempenho do Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e Energia em todas as empresas do Grupo Volkswagen.
Por meio dessa declaração, a Volkswagen do Brasil se compromete com a visão de consumo consciente, neutra em CO2, com impactos ambientais mínimos. O documento é continuamente revisado e adaptado aos novos requisitos legais ou internos e contém quatro grandes objetivos que são monitorados nas auditorias de ISO 14001.
A iniciativa global Zero Impact Factory visa a redução de 50,4% nas emissões absolutas de CO2 até 2030 (comparado a 2018) e NetZero até 2050 em todas as empresas do Grupo Volkswagen.
O programa abrange 11 aspectos qualitativos, que vão desde conformidade ambiental até mobilidade. O gerenciamento de dados ocorre on-line, anualmente compartilhado e auditado por organismos independentes, inclusive por auditores externos enviados periodicamente pela matriz alemã para verificações. Essa abordagem ampla reforça o compromisso da Volkswagen em atingir metas ambientais ambiciosas e manter padrões elevados em suas práticas fabris.
Indicadores ambientais | Meta por veículo 2023 | Resultado por veículo produzido | Números absolutos |
Consumo de energia (kWh) | 1.030 | 1.661 | 612.147.793 |
Emissões de CO2 (kgCO2) | 92,37 | 123,80 | 45.635.748 |
Resíduos para eliminação térmica ou aterro (kg) | 4,85 | 0,26 | 95.270 |
Emissões de VOC – compostos orgânicos voláteis (kg) | 4,09 | 3,77 | 1.389.657 |
Água (m³) | 2,70 | 3,69 | 1.358.463 |
A Volkswagen do Brasil possui dois programas alinhados com as diretrizes globais do Grupo para a redução de emissões na logística: o Zero Impact Logistics, focado no recebimento de componentes e insumos de produção, e Go to Zero Impact Logistics, relativo à distribuição de veículos, que visam reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2030 (comparado a 2018) e NetZero até 2050.
Os programas estimulam ações nas fábricas para eficiência dos processos, como a introdução de novos conceitos de embalagem, simulações de rotas buscado melhores alternativas, seleção de modais e veículos de transporte mais adequados a cada tipo de produto e destino, e a migração energética da frota logística a serviço da Volkswagen, viabilizando a utilização de combustíveis renováveis.
Projeto | Redução t CO2e |
Entrega direta de veículos para locadoras em São José dos Pinhais Algumas locadoras clientes da VW disponibilizaram um pátio a aproximadamente 300m da planta de São José dos Pinhais, possibilitando a entrega dos veículos sem utilização de caminhões cegonhas. Os veículos trafegam rodando etanol, reduzindo a emissões de CO2. | 786 |
Expansão da frota de caminhões Bitrens Sete novos bitrens (caminhão pesados constituídos por dois semirreboques acoplados) foram incluídos na frota de transporte de componentes para as fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais. Esses caminhões podem dobrar a capacidade de carga por viagem, diminuindo a quantidade de entregas de componentes. | 358 |
Mudança de modal de transporte: de rodoviário para ferroviário Foram implementadas rotas ferroviárias para recebimento de bobinas de aço para as fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais e de containers de componentes importados para a fábrica de Taubaté. O modal ferroviário aumenta a capacidade de carga por viagem, reduzindo a quantidade de entregas de componentes. | 291 |
Otimização de rotas de recebimento de componentes Por meio de ferramentas de simulação, foram reduzidas as distâncias de rotas nas fábricas da São Bernardo do Campo, Taubaté e São José dos Pinhais. | 197 |
Otimização de embalagens Em parceria com fornecedores, novas embalagens para componentes foram desenvolvidas, aumentando a capacidade de peças por embalagens e reduzindo a quantidade de viagens necessárias para a entrega. | 91 |
TOTAL | 1.723 |
(Batalha 3: Processos + Ágil)
A auditoria externa de manutenção e recertificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) na Volkswagen do Brasil é realizada anualmente conforme diretrizes da organização e as normas vigentes, realizada pelo organismo certificador IQA (TÜV), que resultou em 14 não conformidades menores, 4 oportunidades de melhoria e 8 pontos positivos. Esses resultados garantiram a manutenção do certificado NBR ISO 9001, requisito solicitado pela portaria 990 do Senatran, que possibilita vender e homologar novos veículos.
Sistema de Gestão de Compliance Ambiental
e de Energia (SGCAE)
(GRI 3-3, 2-27)
Todas as fábricas da Volkswagen do Brasil passaram por um rigoroso processo de auditorias do SGCAE, que resultou na manutenção do ISO 14001 (Gestão Ambiental) e do ISO 50001 (Gestão de Energia) em todas as plantas produtivas e na unidade de peças e acessórios em Vinhedo.
O acompanhamento da legislação ambiental é feito de maneira complementar por uma empresa terceirizada que fornece atualizações mensais à Volkswagen. Além disso, o Comitê de Gerenciamento de Riscos Ambientais promove reuniões a cada quatro meses para prevenir possíveis impactos negativos. Uma análise crítica do SGCAE é realizada semestralmente para conhecimento da situação e avaliação das ações. A partir da lei alemã de responsabilidade na cadeia de fornecimento (LKSG), controles adicionais relacionados a direitos humanos e ambientais foram implementados para rastrear a eficácia das medidas. No período abordado por este relatório, não foram identificados impactos ambientais adversos reais.
(GRI 3-3, 305)
A Volkswagen do Brasil utiliza o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) como uma ferramenta para rastrear as emissões atmosféricas e orientar suas práticas de gestão ambiental. Ao adotar o modelo GHG Protocol, programa focado em responsabilidade ambiental e climática, a empresa participa voluntariamente do registro e compartilhamento público das emissões de GEE no Brasil. Mais detalhes sobre o programa e acesso aos inventários publicados podem ser encontrados no site www.ghgprotocolbrasil.com.br.
Todos os indicadores são monitorados por meio do Sistema Corporativo de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (SGCAE), seguindo as diretrizes estabelecidas pela norma interna KRL17, que incorpora orientações ambientais da matriz alemã, e pela VW 98.000. O inventário de gases de efeito estufa de 2023, contido neste relatório, passou auditoria externa independente em abril de 2024 para validação dos dados.
Selo Ouro GHG Protocol
Na sua primeira divulgação do inventário de emissões atmosféricas GHG Protocol, a Volkswagen do Brasil alcançou o Selo Ouro, a mais alta certificação do programa. Este selo é concedido a empresas que atendem a todos os critérios de transparência na publicação, com seus relatórios checados por um organismo verificador independente.
A Volkswagen tornou públicos os dados inventariados em 2021 e 2022, reforçando seu compromisso com a estratégia global de descarbonização Way to Zero, que visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Desde 2009, a companhia elabora o relatório GHG Protocol.
Emissões diretas de gases de efeito estufa (tCO2 equivalente) – Escopo 1
(GRI 305-1)
2021* | 2022 | 2023 | |
Geração de eletricidade, calor ou vapor | 54.124,8 | 50.510,6 | 50.809,1 |
Emissões fugitivas | 4.957,2 | 1.601,4 | 3.409,5 |
Total de emissões brutas de CO2 | 59.082 | 52.112 | 54.219 |
* Houve um pequeno crescimento de emissões em 2021 devido ao aumento de dias trabalhados.
Os dados de 2021 incluíam “emissões por transporte de materiais, produtos, resíduos, empregados e passageiros”, que a partir de 2022 foi considerado no escopo 3 (GRI 305-3). Dessa forma, a soma de 2021 não conversa mais com o relatório referente ao ano.
2021* | 2022 | 2023 | |
Emissões biogênicas de CO2 (t CO2 equivalente)* | 3.795,88 | 6.192,15 | 7.021,97 |
* Dados corrigidos em relação à publicação de 2021, primeiro ano que o indicador foi reportado. O pequeno crescimento observado em 2021 (em relação a 2020) foi devido ao aumento de dias trabalhados.
Emissões indiretas provenientes da aquisição de energia – Escopo 2
(GRI 305-2)
Após a definição, em 2016, do uso exclusivo de fontes renováveis para a geração da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil, as emissões de CO2 geradas pela eletricidade passaram a ser nulas.
A partir de 2022 entrou em vigor o certificado I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que comprova que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte renovável, assinalando o compromisso da empresa em diminuir o impacto ambiental.
2021 | 2022 | 2023 | |
Emissões indiretas provenientes da aquisição de energia (t CO2 equivalente) | 43.835,3 | 14.403,9 | 13.680,8 |
Nota de rodapé:
Ano-base: 2010 – Programa Think Blue. Factory (total das emissões no ano-base: 22.956 tonCO2e ano) e 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 28.619 ton. CO2e ano).
(GRI 305-3)
2021** | 2022 | 2023 | |
Bens e serviços adquiridos | - | 127,8 | 201,3 |
Transporte e distribuição de materiais e peças | 21.637,7 | 18.786,5 | 6.324,1 |
Viagens a negócios | 1.239,2 | 1.398,7 | 5.945,9 |
Transporte de colaboradores | 5.865 | 4.820 | 55.692,28 |
Transporte e distribuição de veículos | 222.132,2 | 231.608,1 | 202.198,2 |
Total | 250.874,1 | 256.741,4 | 270.361,8 |
Nota de rodapé:
* Houve um pequeno crescimento de emissões em 2021 devido ao aumento de dias trabalhados.
Gases incluídos no cálculo: CO2, CH4, N2O.
Ano-base: 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 264.340 tonCO2e).
(GRI 305-5)
2021 | 2022 | 2023 | |
Reduções provenientes de emissões indiretas da aquisição de energia (Escopo 2) – Projeto I-REC Total | 6.541,4 | 14.404 | 13.681,9 |
Nota de rodapé:
Emissão evitada com o uso de 100% da energia elétrica proveniente de fontes renováveis com I-REC (PCH + plantas).
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory, VW 98000 e GHG Protocol.
Valores de 2021 atualizados em comparação com os relatórios anteriores, conforme novas regras do GHG Protocol, considerando Escopo 2 (I-REC).
Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO)
(GRI 305-6)
Não é utilizado CFC-11 na Volkswagen do Brasil.
(GRI 305-7)
2021 | 2022 | 2023 | |
Nox | 151,8 | 141,6 | 145,2 |
SOx | 0,2 | 0,1 | 1,43 |
Compostos orgânicos voláteis (COV) | 1.435,3 | 1.514,3 | 1.580,6 |
Nota de rodapé:
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory e VW 98000.
(GRI 303-1)
A empresa assume o compromisso com a melhoria contínua do seu sistema de gestão e do desempenho ambiental para alcançar a compatibilidade entre processos, atividades, produtos e serviços e o meio ambiente, bem como com a preservação dos recursos naturais. A redução do consumo de água está prevista entre os indicadores da iniciativa global Zero Impact Factory (- 30% com base nos dados de 2010).
Parcialmente, a água vem de terceiros, subterrâneo e de chuva, e é usada tanto nos processos produtivos quanto nos processos auxiliares (cozinha, jardinagem etc.). A água aplicada no processo de pintura é reutilizada por osmose reversa, para redução do consumo e, consequentemente, do impacto ambiental. Após uso, ela é tratada conforme legislação para descarte.
A gestão dos dados de consumo é feita mensalmente. A Volkswagen dispõe de um sistema on-line de gerenciamento de ações, que permite o monitoramento constante da quantidade de ações, os ganhos previstos e cronograma de implantação, sendo possível gerar relatórios e fazer benchmarking, além de pesquisar ações implementadas em outras plantas do Grupo VW. Anualmente, todos os indicadores ambientais são reportados para a matriz alemã e passam por auditoria externa.
(GRI 303-3)
2021 | 2022 | 2023 | |
Água de superfície (total)* | 212,3 | 271,1 | 2.750,0 |
Água subterrânea (total) | 115.167,5 | 71.945 | 80.518,3 |
Água de terceiros | 1.067.832,5 | 1.177.315,8 | 1.275.195 |
Captação total | 1.183.212,3 | 1.249.531,9 | 1.358.463,3 |
Nota de rodapé:
* A captação de águas pluviais foram consideradas no indicador água de superfície.
(GRI 303-4 e 303-5)
2021 | 2022* | 2023 | |
Descarte total de água | 1.024.751 | 929.695,9 | 831.616 |
Consumo total de água (= captação total de água - descarte total de água) | 158.248,9 | 319.564,9 | 526.847,3 |
Nota de rodapé:
Para água de concessionária foram somados os consumos totais das plantas Anchieta, Taubaté, Curitiba e São Carlos. Não há consumo de água de superfície e efluentes de outra organização.
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados em m³ para o Zero Impact Factory e VW 98000.
Devido aos efeitos da pandemia, a escassez de semicondutores e seus desdobramentos, como fechamento de fábricas durante alguns meses, redução de produção e outros, os indicadores totais foram fortemente influenciados.
* Em 2022, a Volkswagen do Brasil descartou mais água do que consumiu devido ao grande volume de água armazenada nas fábricas.
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
A Volkswagen do Brasil recebeu o Certificado Internacional de Energia Renovável (I-REC). Esse documento comprova que todas as unidades da empresa – as fábricas Anchieta (em São Bernardo do Campo – SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) – e o Centro de Peças e Acessórios (PAC), em Vinhedo (SP), utilizam energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.
Com o uso de energia elétrica 100% renovável e certificada, a empresa demonstra um nível de excelência global em suas operações, avançando no Way to Zero. O certificado representa também o engajamento com a diminuição de gases nocivos e do impacto gerado pelo consumo de energia, chamados de Escopo 2 no inventário de emissões de CO2.
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
A Volkswagen do Brasil será a primeira fabricante de veículos do País a utilizar gás natural renovável (biometano). O calendário foi reajustado, em função de alinhamentos com a empresa parceira, e deve começar a operar em Taubaté (SP) e posteriormente em Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), no segundo semestre de 2024. No total, serão mais de 50 mil m3 diários de biogás, utilizados principalmente no processo produtivo da pintura das carrocerias das duas fábricas
O acordo com o bioparque da Raízen, em Piracicaba (SP), contribuirá para uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 em comparação com fontes fósseis. O biometano é proveniente do aproveitamento dos resíduos da produção de açúcar e etanol a partir da cana-de-açúcar para a produção de energia renovável.
(GRI 302-3)
2021 | 2022 | 2023 | |
Consumo de energia dentro da organização (em GJ) | 2.199.342,3 | 2.090.244,8 | 2.241.294,8 |
Consumo de energia fora da organização (em GJ) | 17.265,1 | 17.680,9 | 11.228,8 |
Consumo de energia total da organização (em GJ) | 2.216.607,4* | 2.107.997,2 | 2.252.523,6 |
Intensidade energética (dentro da organização) | 5,99 | 6,23 | 6,19 |
Intensidade energética (fora da organização) | 0,05 | 0,05 | 0,03 |
Intensidade energética (total da organização) | 6,03 | 6,28 | 6,23 |
Notas de rodapé:
1Intensidade energética é a razão do consumo absoluto de energia por veículo produzido.
2Tipos de energia incluídos na taxa de intensidade: energia elétrica, gás natural e diesel.
3 Os indicadores de intensidade energética tiveram um aumento no ano de 2022, comparado ao ano 2021. Houve uma redução na quantidade de veículos produzidos por dia trabalhado, o que afetou a eficiência energética e ambiental.
* O dado foi revisado e atualizado em relação ao que foi publicado em 2021.
(GRI 302-1)
2021 | 2022 | 2023 | |
Combustível de fontes não renováveis (diesel e gás natural) | 949.310,3 | 881.451,6 | 879.062,1 |
Energia consumida (eletricidade) | 1.250.031,9 | 1.208.793,1 | 1.264.698,7 |
Energia vendida (eletricidade) | 74.987,7 | 71.564,9 | 97.053,4 |
Total de energia consumida | 2.274.330,0 | 2.161.809,7 | 2.241.294,8 |
Nota de rodapé:
1 Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory, VW 98000 e GHG Protocol.
(GRI 302-2)
Notas de rodapé:
1 Os números correspondem às somas dos valores de energia consumidos no escritório financeiro do Jabaquara, em São Paulo, e no Centro de Peças e Acessórios da cidade de Vinhedo.
2 O valor reportado em 2022 se manteve próximo ao valor de 2021 devido à continuidade do trabalho híbrido instalado em 2021.
(GRI 302-4)
2021 | 2022 | 2023 | |
Circuito de iluminação externa 100% automatizado (Curitiba) | 12.222,7 | 8.693,3 | 1.871,6 |
Aumento eficiência no desligamento e startup PXL. (Taubaté) | 11.467,8 | 19.470,2 | 1.722,2 |
Alteração do processo de separação de cavacos de metal (São Carlos) | 8.956,8 | 7.229,2 | 556,6 |
Desativação dos transformadores Ala 2 (Anchieta) | 5.940 | 7.920 | 1.892,2 |
Total | 38.587,3 | 43.312,6 | 6.042,6 |
Notas de rodapé:
1Foram escolhidas as maiores reduções do ano 2023 (uma por planta). A soma de todas as ações de redução pode ser identificada no GRI 302-1.
2 Somente os valores reportados em 2023 são relativos às novas ações inseridas no índice. As ações referentes aos números de 2021 e 2022 encontram-se nas edições anteriores do relatório.
2021* | 2022 | 2023 | |
Emissões biogênicas de CO2 (t CO2 equivalente)* | 3.795,88 | 6.192,15 | 7.021,97 |
A Volkswagen do Brasil é a primeira fabricante de veículos do País a obter o Certificado Lixo Zero multisites, cobrindo todas as suas cinco unidades. A certificação atesta a correta gestão ambiental dos resíduos, com uma nota média de 94%, superando o mínimo exigido pelo Instituto Lixo Zero Brasil (90%). Destaque para o Centro de Peças e Acessórios (PAC) da Volkswagen, em Vinhedo (SP), que conquistou nota 99,9%, a mais alta já concedida pelo instituto, além de ser o primeiro centro de distribuição de peças a conquistar a certificação no País.
A certificação, validada pela Zero Waste International Alliance (ZWIA), reforça o compromisso da Volkswagen com práticas sustentáveis e destaca seu papel como referência na responsabilidade ecológica da indústria automotiva.
Diversos projetos contribuíram para essa conquista, incluindo a implementação do conceito Aterro Zero em todas as unidades, o envio de madeira triturada como biomassa para fornos siderúrgicos e o reaproveitamento de sobras de tecidos automotivos pelo projeto social Costurando o Futuro. A certificação reconhece o comprometimento da Volkswagen com a gestão ambiental e serve de benchmarking para outras organizações adotarem práticas sustentáveis.
(GRI 306-3)
2021 | 2022 | 2023 | |
Peso total dos resíduos gerados (toneladas métricas) | 71.464,1 | 74.593,8 | 75.905,8 |
Resíduos perigosos | 5.064,1 | 4.012,9 | 3.733,9 |
Resíduos não perigosos | 66.400,1 | 70.580,9 | 72.171,9 |
(GRI 306-4)
Resíduos perigosos | 2021 | 2022 | 2023 |
Reutilização | 2,42 | 318,6 | 153,3 |
Reciclagem | 782,1 | 754,1 | 655,8 |
Total | 784,5 | 1.072,7 | 809,1 |
Resíduos não perigosos | 2021 | 2022 | 2023 |
Reutilização | 306,1 | 1.620,9 | 12.426,4 |
Reciclagem | 63.320,5 | 66.912 | 57.994,4 |
Compostagem | 301,3 | 251,1 | 0,00 |
Total | 63.927,9 | 68.784 | 70.420,8 |
(GRI 306-5)
Resíduos perigosos | 2021 | 2022 | 2023 |
Incineração (com recuperação de energia) | 3.598,6 | 2.937,8 | 2.921,8 |
Incineração (sem recuperação de energia) | 3,8 | 2,4 | 3,04 |
Confinamento em aterro | 677,1 | 0,0 | 0,0 |
TOTAL | 4.279,5 | 2.940,2 | 2.924,8 |
Resíduos não perigosos | 2021 | 2022 | 2023 |
Incineração (com recuperação de energia) | 2.056,6 | 1.734,8 | 1.659 |
Incineração (sem recuperação de energia) | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Confinamento em aterro | 415,7 | 62,2 | 92,1 |
TOTAL | 2.472,2 | 1.796,9 | 1.751,14 |
(Batalha 2: Produtos + Digital)
A estratégia ACELERA VW incluía uma ofensiva robusta de produtos com lançamento de 15 novos veículos, principalmente flex e elétricos, até 2025. Ela fazia parte do aporte de R$ 7 bilhões da Matriz alemã na América Latina, de 2022 a 2026, com foco em mais projetos de veículos locais, digitalização e descarbonização.
Dos 15 modelos anunciados, 11 já foram lançamos entre os quais o Novo Polo (com 7 mil unidades comercializadas em menos de 2 horas), o Polo Track (novo hatch de entrada que substituiu o Gol, trazendo modernidade a um dos segmentos mais importantes do País), Nova Saveiro e os 100% elétricos ID.4 e o ID.Buzz, oferecidos com exclusividade pelo programa de assinatura VW Sign&Drive.
Ofensiva de produtos em 2023
A Volkswagen do Brasil conta com um Laboratório de Segurança Veicular que atua tanto na criação e projeto de novos modelos quanto no aperfeiçoamento de veículos em produção. Criado em 1971, o espaço foi pioneiro em realizar crash tests e desenvolver airbags frontais e freios ABS no País. Atualmente, sistemas de segurança ativos e de assistência à condução têm papel importante na proteção de motoristas e passageiros dos veículos, bem como pedestres. Além dos testes tradicionais, os engenheiros e técnicos do Laboratório de Segurança Veicular trabalham no desenvolvimento de sistemas baseados em digitalização e processamento de dados. 100% dos veículos são desenvolvidos visando aperfeiçoamento dos aspectos de segurança dos ocupantes. Procedimentos estão sendo apurados e novos investimentos foram realizados no laboratório com o objetivo da acreditação ISO 17025.
Em 2023, não foi identificado qualquer não cumprimento a regulamentos de não-conformidade relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde dos clientes e segurança dos produtos.
Segurança Passiva
A Volkswagen do Brasil atuou em 2023 na melhoria da proteção aos ocupantes com o objetivo de reduzir lesões em caso de acidentes. Entre outras medidas, destaca-se a implementação de airbags de cortina e o alerta de afivelamento de cintos de segurança para os ocupantes do banco traseiro. Além disso, a empresa desenvolveu medidas adicionais de proteção aos pedestres em todos novos modelos, projetando as regiões dianteiras para minimizar lesões em caso de atropelamentos, antecipando assim o que será exigido como legislação a partir de 2025, colaborando desde já para aumentar a segurança nas ruas.
Segurança Ativa
As tecnologias de segurança ativa têm se tornado cada vez mais presentes nos modelos Volkswagen por meio da implementação de câmeras, radares e outros sensores com funcionalidades que auxiliam e trazem mais segurança. Além dos sistemas de controle de estabilidade e tração que auxiliam o condutor a manter o controle do veículo em situações de pista molhada e escorregadia, vários produtos contam também com o sistema de frenagem autônoma de emergência, detector de fadiga, detector de ponto cego, frenagem pós-colisão e controle adaptativo de cruzeiro.
A Volkswagen detém o mais amplo portfólio de produtos à venda no Brasil com cinco estrelas no ranking de segurança do Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Os modelos Virtus, Nivus, T-Cross e Taos oferecem o máximo de segurança na proteção para os ocupantes de acordo com a avaliação.
Os testes feitos pelo instituto consideram a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.
Lançado em 2023, o Novo Virtus foi o mais recente modelo a obter as cinco estrelas pelo Latin NCAP. Todas as versões do modelo oferecem dispositivos de segurança como: ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo), AEB (Frenagem Autônoma de Emergência), Start-Stop, seis airbags – sendo dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina -, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e controle de tração (ASR).
A Volkswagen do Brasil comunica ao mercado, via recall, problemas de produto que coloquem em risco a saúde e a segurança do consumidor. Em 2023, foram realizadas nove campanhas de recall e, até o início de dezembro de 2023, 22% dos clientes já haviam atendido aos diferentes chamados. Os modelos afetados foram:
• Passat, Passat Variant, CC e EOS
• SpaceFox
• Gol, Voyage, Saveiro, Fox e CrossFox
• Polo (A04) e Polo Sedan (A04)
• up!
• T-Cross, Polo, Virtus, Polo GTS, Virtus GTS e Nivus
Para verificar ou agendar algum reparo, acesse: https://vwapps.volkswagen.com.br/Recall
Segurança e consumo energético (proporcional à emissão de CO2 em veículos a combustão e híbridos) são temas diretamente relacionados à legislação brasileira Rota 2030, projeto federal criado para implementar uma política industrial de longo prazo e desenvolver o setor automotivo nacional, recentemente ampliado pelo programa MOVER (MP 1.205/2023). Todos os novos projetos são desenvolvidos na Volkswagen do Brasil a fim de atender os requisitos das legislações cada vez mais exigentes.
Atualmente, o Rota 2030 estabelece objetivos de consumo energético pela emissão de CO2 medida no escapamento de veículos que utilizam motores a combustão. A utilização de biocombustíveis, bem como de veículos elétricos, não está representada por esse sistema de medição. A Volkswagen avançou em uma forma de contabilizar todo o CO2 não renovável (aquele que de fato contribui para o efeito estufa e mudanças climáticas) emitido durante o ciclo de vida do produto (desde a manufatura, passando pela fase de uso até o descarte/reciclagem). Para tanto, estabeleceu um departamento (Way to Zero Center) onde os processos para mensurar o CO2 desse escopo serão estudados visando que o desenvolvimento de produtos da Marca para a região leve em conta não só o consumo energético, mas toda a emissão deste gás no ciclo de vida.
Toda essa ação da Volkswagen está em linha com o programa MOVER. O texto da Medida Provisória, embora não fixe objetivos numéricos, estabelece que o governo brasileiro intenciona considerar o CO2 no ciclo de vida dos produtos, para evidenciar a vantagem no uso de biocombustíveis, energias renováveis, materiais e processos de manufatura com baixa pegada de carbono.
Os critérios de sustentabilidade da Volkswagen do Brasil incidem diretamente no desenvolvimento de novos produtos, envolvendo não apenas a OEM (Original Equipment Manufacturer – Fabricante Original do Equipamento), mas também fornecedores e departamentos técnicos, incluindo as diretrizes de marketing, avaliação do ciclo de vida e os requisitos ambientais.
Cada novo produto é orientado por metas de eficiência energética que são proporcionais à emissão de CO2 de veículos com motor a combustão, alinhando demandas estratégicas, de mercado e legislação. A empresa estabelece um objetivo nos estágios iniciais do projeto, buscando alcançá-lo por meio de metas relacionadas a peso, aerodinâmica, tecnologias off-cycle, entre outros. Durante esse processo, é considerada a inclusão de ações convencionais ou de novas tecnologias para atender às metas estabelecidas.
Como exemplo de medidas adotadas recentemente estão as atualizações de motor e transmissão, sistema de ar-condicionado com embreagem magnética, melhorias aerodinâmicas, a adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento e aumento da tecnologia Start-Stop nos modelos disponibilizados ao mercado.
Futuramente, em linha com o programa MOVER, o desenvolvimento do produto deverá ter metas de CO2 para todo o ciclo de vida de cada modelo de veículo, calculado de forma padronizada.
Em 2023, a Volkswagen do Brasil comemorou 20 anos da tecnologia Total Flex, que permite que os veículos rodem com gasolina, etanol ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. A marca alemã, com a engenharia de produto local, foi pioneira da tecnologia no Brasil, com o lançamento do Gol Power 1.6, em março de 2003. Desde então, a Volkswagen já comercializou 8 milhões de veículos flex no Brasil. O Polo Track é o mais novo modelo equipado com motor Total Flex.
A tecnologia se tornou uma alternativa importante para a descarbonização da mobilidade no Brasil e em países com potencial para produzir o etanol de forma sustentável. A empresa incentiva o uso consciente do combustível e oferece a calculadora digital (Abasteça Consciente) no App Meu VW para ajudar o consumidor a escolher a opção mais vantajosa em termos financeiros e ambientais (emissão de CO2 no conceito poço-a-roda).
Alinhada à visão inovadora da empresa, criou o app Abasteça Consciente, reforçando a interação digital com os consumidores, e estabeleceu uma parceria com o Instituto Eldorado para impulsionar inovações, considerando futuras colaborações com outras instituições acadêmicas.
Entre os destaques em conectividade está o infotainment VW Play, voltado para a Região SAM. Iniciativas como essa têm o objetivo de aprimorar a experiência do usuário por meio de recursos digitais.
Para assegurar a qualidade, os processos e produtos digitais passam por testes e protótipos internos, com fases de validação, antes de serem lançados ao mercado. O acompanhamento para correções e melhorias é realizado constantemente, por meio de feedbacks de clientes, dados analíticos e inteligência de mercado, utilizando o aprendizado adquirido em novos projetos. As métricas para o desenvolvimento das ferramentas digitais incluem mensurações por downloads, registros, interações e tempo de uso, por exemplo.
A Volkswagen do Brasil conta com um processo produtivo tecnológico eficiente e sustentável que garante a qualidade de seu portfólio de produtos.
Impressoras 3D são utilizadas na produção de peças para protótipos, ferramentas e dispositivos que auxiliam os colaboradores na produção. A impressão 3D reduz o tempo de desenvolvimento de novos produtos, otimizando processos sem descartes de moldes.
O uso de drones para fazer o controle de peças em estoque é outra ação inovadora que trouxe agilidade ao processo logístico. Além da celeridade na leitura das peças, as informações são enviadas on-line para os sistemas que verificam os estoques em um processo 100% digital.
O uso de inteligência artificial nos robôs de inspeção das carrocerias na Pintura resultou em alta qualidade da superfície. A tecnologia conta com aprendizagem continuada, evoluindo sempre.
A Volkswagen do Brasil conta também com Laboratórios de Realidade Virtual e Aumentada para apoio, de forma inovadora e totalmente digital, no desenvolvimento de novos veículos, criação de protótipos virtuais, avaliações funcionais e visuais combinando elementos físicos e virtuais e de postos de trabalho ergonômicos para o processo produtivo.
Nos laboratórios são feitas simulações em ambiente digital, otimizando processos, reduzindo custos e alcançando a excelência. Dessa forma, quando são construídos fisicamente os veículos de desenvolvimento ou postos de trabalho já foram validados anteriormente no ambiente digital, garantindo assertividade. O SUVW Nivus, por exemplo, foi o primeiro veículo totalmente desenvolvido com protótipos virtuais nas primeiras etapas.
Com os lançamentos do ID.4 e do ID.Buzz, a Volkswagen do Brasil completou mais um passo no caminho em direção à mobilidade elétrica e sustentável, seguindo o compromisso global e as estratégias ACELERA VW e Way To Zero.
Durante as comemorações dos 70 anos da Marca no Brasil, o SUV elétrico ID.4 foi oficialmente disponibilizado ao mercado, sendo o primeiro a entrar no mercado exclusivamente pelo programa de assinatura, o VW Sign&Drive.
O modelo possui bateria de recarga rápida e é capaz de completar até 80% da carga em aproximadamente 40 minutos, considerando um carregador a recarga DC (150 kW). Além disso, ele dispõe de sete airbags, ACC (Controle de Cruzeiro Adaptativo) + AEB (Frenagem Autônoma de Emergência) com função Stop&Go, Turn Assist (Assistente de Conversão Transversal) e o Travel Assist, que acompanha o ACC e mantém o veículo na faixa de forma ativa (Side Assist).
Atrelado à condução semiautônoma nível dois, graças ao sistema Park Assist Plus, o SUV recebeu um item inédito: o Memory Park Assist Plus. Com ele, o condutor pode treinar o veículo para armazenar até cinco trajetos do dia a dia. Ativando a função gravada, o carro faz o trajeto e estaciona no destino de sozinho, utilizando as funções semiautônomas.
Após 56 anos de histórias a bordo da Kombi, os brasileiros puderam reviver esse ícone do design automotivo em sua versão eletrificada: o ID.Buzz. O modelo é equipado com uma bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv. Isso permite, em estações de carga rápida, que o nível da bateria suba de 5% para 80% em cerca de 30 minutos.
O pacote de assistências é extenso e inclui itens como Front Assist, Lane Assist, Travel Assist e o Turn Assist, que facilita as conversões transversais, considerando os 4,7 metros de comprimento da Kombi Elétrica. Tudo para a segurança da direção. O ID. Buzz foi igualmente lançado direto no VW Sign&Drive com lote especial e limitado de 70 unidades.
Desde o início do projeto, aspectos como segurança, desempenho e design são extremamente relevantes. A proteção dos pedestres, por exemplo, é um item essencial desde o princípio do desenvolvimento do produto.
Todos os componentes dos veículos são elaborados e testados sob os mais modernos processos laboratoriais – com a utilização de recursos como simulações de predições veiculares – durante os testes de emissões, crash, desempenho, durabilidade, ruídos, integração eletrônica etc.
Os veículos Volkswagen possuem diversas certificações que garantem o elevado padrão de qualidade, superando o exigido nas legislações e normas brasileiras. A certificação Latin NCAP, por exemplo, é obtida por meio de resultados excepcionais nos ensaios destrutivos em crash tests, etapa indispensável que antecede a sua liberação ao mercado. Durante o processo, manequins antropométricos de última geração permitem certificar os valores biomecânicos obtidos em órgãos vitais. Os resultados para obtenção de 5 estrelas superam os padrões de segurança exigidos por lei.
A montadora dá início à fabricação do produto somente após a certificação da eficiência dos componentes e do veículo completo. O modelo precisa atender às especificações aprovadas no projeto.
As áreas de Marketing e Assistência Técnica são as responsáveis por divulgar os aspectos de segurança veicular aos consumidores, orientando-os sobre a utilização dos recursos disponíveis.
A orientação sobre os recursos de segurança disponíveis e sua correta utilização é uma preocupação constante da montadora. Ela está retratada em detalhes nas mídias e no manual do proprietário. Além deste, a Volkswagen disponibiliza aos clientes orientações de segurança veicular e um caderno de direção segura, com instruções para ajustes dos componentes de segurança, visando obter a posição ergonomicamente mais segura de direção e alcançar o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.
Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001), que se soma a outras normas internas.
(GRI 417-1, 417-2)
Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O Guia VW, também conhecido como Manual do Proprietário, é disponibilizado (em livreto e/ou digital) a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança.
Com foco em otimização de processos, redução de custos e conscientização ambiental, a equipe de Pós-Vendas buscou informações comuns entre os veículos para unificar o documento. Atualmente, já estão implementados um manual para toda a linha de veículos nacionais, um para os exportados para a Argentina e outro para importados. Para os mercados LAM e norte da África, a estratégia está em desenvolvimento. Estabelecendo conexões com plataformas digitais, foi possível criar manuais impressos mais enxutos (apenas 60 páginas), que abrangem temas de segurança e legislação. Os textos direcionam o leitor para saber mais no site da VW ou no App Meu VW, dispondo de manuais digitais exclusivos por modelo e com o conteúdo na íntegra (chegando a 350 páginas). Além das informações disponíveis no manual de instruções e no Guia Volkswagen, o cliente também tem à disposição o Manual Cognitivo, que aplica inteligência artificial para entender e responder às dúvidas.
O objetivo é desenvolver uma cultura centrada no cliente que envolve desde os processos internos até a jornada do consumidor. As ações deste pilar buscam colocar a satisfação do consumidor no centro de todas as discussões, tratando-a como um tema estratégico e sob responsabilidade de todos da empresa.
Entre as metas estão conquistar o Top 3 no ranking da pesquisa de satisfação dos clientes, fortalecer ainda mais a relação com os concessionários por meio de ações como a criação de grupos de trabalho com a Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen) e reestruturar a Rede VW.
Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O Guia VW, também conhecido como Manual do Proprietário, é disponibilizado (em livreto e/ou digital) a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança.
Com foco em otimização de processos, redução de custos e conscientização ambiental, a equipe de Pós-Vendas buscou informações comuns entre os veículos para unificar o documento. Atualmente, já estão implementados um manual para toda a linha de veículos nacionais, um para os exportados para a Argentina e outro para importados. Para os mercados LAM e norte da África, a estratégia está em desenvolvimento. Estabelecendo conexões com plataformas digitais, foi possível criar manuais impressos mais enxutos (apenas 60 páginas), que abrangem temas de segurança e legislação. Os textos direcionam o leitor para saber mais no site da VW ou no App Meu VW, dispondo de manuais digitais exclusivos por modelo e com o conteúdo na íntegra (chegando a 350 páginas). Além das informações disponíveis no manual de instruções e no Guia Volkswagen, o cliente também tem à disposição o Manual Cognitivo, que aplica inteligência artificial para entender e responder às dúvidas.
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A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.
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