Relatório de Sustentabilidade reorganiza
perfil editorial da publicação
(GRI 2-3)

O Relatório de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil chega a sua 12ª edição reunindo os avanços da Marca nos pilares ESG (Ambiental, Social e Governança), de maneira aberta a transparente.

A estrutura dos capítulos e a ordenação do conteúdo foram atualizadas nesta edição para tornar mais dinâmica a leitura e agrupar temas comuns. Ainda que o ano continue posto em perspectiva, essa mudança, implementada de forma gradativa, aproximará os textos das questões ESG, assumindo mais seu papel de catalogar e analisar os principais indicadores econômicos e socioambientais da empresa, bem como seu relacionamento com os stakeholders.

A documentação segue a metodologia Global Reporting Initiative (GRI) – referência mundial em relatórios de sustentabilidade – na versão GRI Standards, considerando, no mínimo, o reporte de um indicador de cada tema material.

Os dados de desempenho foram coletados de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2023. Eventualmente, o relatório traz fatos do primeiro trimestre de 2024, por estarem atrelados ao ciclo anterior.

A coordenação geral é do departamento de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil e conta com a contribuição de todas as áreas da companhia para o levantamento e a análise dos indicadores reportados.

Sobre este Relatório

Este relatório está dividido em seis capítulos e um especial que marca os 70 anos da Volkswagen do Brasil.

Temas Materiais

(GRI 2-29, 3-1, 3-2, 2-4)

O Relatório de Sustentabilidade da Volkswagen foi elaborado com base nos Temas Materiais vigentes para o período de 2022*-2024.

Em 2022, a empresa atualizou sua Matriz de Materialidade a partir da combinação de fontes internas e externas de dados – como o Código de Conduta, Política Ambiental e de Energia, Estratégia ACCELERATE, benchmarking com empresas do setor e outras áreas – e a percepção dos stakeholders por meio de workshops internos e formulários aplicados de modo remoto, distribuídos de forma a alcançar seis grupos prioritários: colaboradores, clientes, fornecedores, concessionários e sociedade (incluindo governo, ONGs, sindicato e instituições de ensino). Além disso, o compromisso de diálogo com as partes interessadas foi reforçado pela diretriz do Grupo VW KRL17 que tem a “Premissa 7 – Diálogo com os Stakeholders” e destaca o diálogo aberto, transparente, comunicando os compromissos, responsabilidades e desempenhos da empresa.

0

públicos

+ 0 mil

pessoas consultadas

0 %

amostra

0

respondentes

Com base nesses dados, a Volkswagen do Brasil mapeou os assuntos mais relevantes e sensíveis ao público estratégico para compor as diretrizes deste documento. Assim, os temas tratados ao longo do Relatório de Sustentabilidade 2023 são:

Matriz 2023

Nota de rodapé:
O processo de revisão dos Temas Materiais ocorre a cada três anos. Em 2024, a Volkswagen do Brasil vai novamente atualizar sua Matriz de Materialidade.

Acessibilidade

O conteúdo do Relatório de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil está disponível na Língua Brasileira de Sinais (Libras). A tradução é feita por um avatar e, para visualizá-la, basta clicar no ícone que aparece no canto direito da página (sinal gráfico de duas mãos). A audiodescrição pode ser ativada no botão correspondente, também ao lado direito. A leitura é iniciada ao clicar em um dos textos. As ferramentas de acessibilidade incluem ainda os ajustes de tamanho da fonte e contraste de texto e podem ser definidas pelo ícone no canto superior direito da página.

Dúvidas ou dados adicionais?

(GRI 2-3)

Entre em contato com a área de Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil pelo e-mail:
sustentabilidade@volkswagen.com.br

Busca

Pular para o conteúdo