A relação entre a Volkswagen e os brasileiros vai muito além do asfalto. A empresa não apenas criou veículos que contribuíram para o progresso da mobilidade no País, como desempenhou um papel ativo na construção de uma sociedade mais consciente, economicamente forte e ambientalmente responsável. Projetos sociais, apoio a pesquisa e investimentos em novas tecnologias demonstram o compromisso da Volkswagen com o desenvolvimento sustentável do Brasil ao longo destes 70 anos.
Desde a abertura da primeira fábrica aos dias atuais, da produção do Fusca, à chegada do ID. Buzz, a história da Volkswagen se entrecruza com a do Brasil. A Marca chegou ao País em 1953, com a abertura de um galpão no Ipiranga, em São Paulo, e logo começou a produzir alguns de seus modelos mais emblemáticos. Na época, o País vivia um período de crescimento econômico e industrialização e a Volkswagen viu uma oportunidade de se estabelecer nesse mercado.
O Fusca foi um sucesso instantâneo e se tornou um símbolo da mobilidade e da classe trabalhadora. A Kombi, por sua vez, foi um dos carros mais versáteis da época, usada como veículo de passeio e de trabalho.
Nos anos seguintes, a Volkswagen cresceu. Em 1959, inaugurou a planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo, a primeira fábrica VW fora da Alemanha; e em 1976 abriu a sua segunda fábrica, em Taubaté (SP). Essas unidades foram responsáveis pela produção de alguns dos modelos mais populares da Volkswagen no Brasil, como o Gol, o Voyage, a Saveiro e o Santana.
Na década de 1990, a Volkswagen inaugurou mais duas fábricas: uma em São Carlos (SP, 1996), responsável pela produção de motores, e outra em São José dos Pinhais (PR, 1999), que lançou modelos como o Fox e Golf para o mercado nacional.
A Marca sempre esteve atenta às necessidades dos brasileiros, apresentando produtos que se adequem ao perfil do consumidor local e que foram grandes sucessos de vendas. Um exemplo disso é o Gol, que teve 42 anos de história, sendo 27 de liderança em vendas (veículo mais produzido no Brasil, com +8,5 milhões de unidade, e o mais exportado, +1,5 milhão de unidades). Um modelo econômico, prático e seguro, características consideradas importantes para os brasileiros.
Em 70 anos, a Volkswagen se tornou uma engrenagem importante no País, participando dos momentos que moldaram nossa história; presente na garagem e na vida de milhões de brasileiros como sinônimo de qualidade, confiabilidade e inovação.
A Volkswagen promoveu, em julho, uma grande festa no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para comemorar seus 70 anos no Brasil. Mais de 5 mil colaboradores, ex-colaboradores, concessionários, representantes governamentais e imprensa especializada estiveram presentes no evento.
Uma exposição de carros foi montada do lado de fora do ginásio para recepcionar os participantes e fazer o convite para uma volta no tempo. O festa serviu também como lançamento da premiada campanha institucional dos 70 anos, que uniu, por meio da inteligência artificial, as cantoras Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, a bordo de uma Kombi e de um ID.Buzz. A campanha, premiada internacionalmente, registrou o maior engajamento na história da publicidade brasileira, com mais de 2,7 bilhões de impactos, mais de 1.000 artigos publicados pela imprensa, número um nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Google, YouTube e Twitter e mais de 50 milhões de visualizações nas redes sociais da Volkswagen do Brasil.
No evento, a Marca aproveitou para reafirmar o ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina, que teve início no ano passado e se estenderá até 2026, quando entrará um novo aporte de R$ 9 bilhões (saiba mais no cap. A Volkswagen do Brasil).
exportados
de veículos produzidos
colaboradores
© Volkswagen 2024 - Paz no trânsito começa por você!
Paz no trânsito começa por você!
A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.
Busca