Você dirige a nossa história

A relação entre a Volkswagen e os brasileiros vai muito além do asfalto. A empresa não apenas criou veículos que contribuíram para o progresso da mobilidade no País, como desempenhou um papel ativo na construção de uma sociedade mais consciente, economicamente forte e ambientalmente responsável. Projetos sociais, apoio a pesquisa e investimentos em novas tecnologias demonstram o compromisso da Volkswagen com o desenvolvimento sustentável do Brasil ao longo destes 70 anos.

Desde a abertura da primeira fábrica aos dias atuais, da produção do Fusca, à chegada do ID. Buzz, a história da Volkswagen se entrecruza com a do Brasil. A Marca chegou ao País em 1953, com a abertura de um galpão no Ipiranga, em São Paulo, e logo começou a produzir alguns de seus modelos mais emblemáticos. Na época, o País vivia um período de crescimento econômico e industrialização e a Volkswagen viu uma oportunidade de se estabelecer nesse mercado.

O Fusca foi um sucesso instantâneo e se tornou um símbolo da mobilidade e da classe trabalhadora. A Kombi, por sua vez, foi um dos carros mais versáteis da época, usada como veículo de passeio e de trabalho.

Nos anos seguintes, a Volkswagen cresceu. Em 1959, inaugurou a planta da Anchieta, em São Bernardo do Campo, a primeira fábrica VW fora da Alemanha; e em 1976 abriu a sua segunda fábrica, em Taubaté (SP). Essas unidades foram responsáveis pela produção de alguns dos modelos mais populares da Volkswagen no Brasil, como o Gol, o Voyage, a Saveiro e o Santana.

Na década de 1990, a Volkswagen inaugurou mais duas fábricas: uma em São Carlos (SP, 1996), responsável pela produção de motores, e outra em São José dos Pinhais (PR, 1999), que lançou modelos como o Fox e Golf para o mercado nacional.

A Marca sempre esteve atenta às necessidades dos brasileiros, apresentando produtos que se adequem ao perfil do consumidor local e que foram grandes sucessos de vendas. Um exemplo disso é o Gol, que teve 42 anos de história, sendo 27 de liderança em vendas (veículo mais produzido no Brasil, com +8,5 milhões de unidade, e o mais exportado, +1,5 milhão de unidades). Um modelo econômico, prático e seguro, características consideradas importantes para os brasileiros.

Em 70 anos, a Volkswagen se tornou uma engrenagem importante no País, participando dos momentos que moldaram nossa história; presente na garagem e na vida de milhões de brasileiros como sinônimo de qualidade, confiabilidade e inovação.

70 anos de celebração da VW no Brasil

A Volkswagen promoveu, em julho, uma grande festa no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para comemorar seus 70 anos no Brasil. Mais de 5 mil colaboradores, ex-colaboradores, concessionários, representantes governamentais e imprensa especializada estiveram presentes no evento.

Uma exposição de carros foi montada do lado de fora do ginásio para recepcionar os participantes e fazer o convite para uma volta no tempo. O festa serviu também como lançamento da premiada campanha institucional dos 70 anos, que uniu, por meio da inteligência artificial, as cantoras Elis Regina e Maria Rita, mãe e filha, a bordo de uma Kombi e de um ID.Buzz. A campanha, premiada internacionalmente, registrou o maior engajamento na história da publicidade brasileira, com mais de 2,7 bilhões de impactos, mais de 1.000 artigos publicados pela imprensa, número um nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Google, YouTube e Twitter e mais de 50 milhões de visualizações nas redes sociais da Volkswagen do Brasil.

No evento, a Marca aproveitou para reafirmar o ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina, que teve início no ano passado e se estenderá até 2026, quando entrará um novo aporte de R$ 9 bilhões (saiba mais no cap. A Volkswagen do Brasil).

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7 décadas à frente do tempo

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Década de
1950
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1980
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1990
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2000
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2010
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2020
VW democratiza o automóvel
Em 1953, a Volkswagen deu início às operações no Brasil, no bairro do Ipiranga, em São Paulo, com a dupla Fusca e Kombi. Na época, as peças eram importadas e a empresa tinha apenas 12 funcionários. A aceleração foi ainda mais visível a partir de 1959 com a inauguração da fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), a primeira unidade da Volkswagen construída fora da Alemanha. Com a instalação, metade da produção passa a ser fabricada localmente, com preços mais acessíveis, democratizando o automóvel e a mobilidade nos anos 50.
Uma Volkswagen “Made in Brazil”
Em 1965, a VW foi pioneira no Brasil com a inauguração do primeiro Centro de Desenvolvimento, Pesquisa e Design na fábrica Anchieta. O Centro foi aberto com objetivo de criar produtos novos, incluindo projetos, ferramentas e protótipos. Durante esse período foram lançados modelos como o Karmann-Ghia, em parceria com a empresa alemã que levava o mesmo nome, além do início de design de veículos que marcaram a história da VW, como o SP e o Brasília, que seriam lançados na década seguinte.
Nova era para a Volkswagen
Em 1972, chegavam aos concessionários o SP1 e o SP2, ambos reconhecidos por entusiastas como o design mais belo da história da VW. Um ano depois, em 1973, a marca apresentou o modelo Brasília, com um conceito moderno de carroceria hatchback, o primeiro no País. Completando o início da Nova Era, em 1974, foi a vez do Passat, dando um salto tecnológico na aplicação do novo trem de força dianteiro com refrigeração líquida, aliado às molas helicoidais da suspensão, entregando um conjunto mais dinâmico, confortável e responsivo.
Nasce uma lenda: o Gol
Em 1980, a VW inaugurou uma nova fase na indústria automobilística nacional, trazendo uma nova família de modelos, encabeçada pelo Gol na sua primeira geração. O sucesso foi tanto que o modelo se manteve na liderança por 27 anos consecutivos e até hoje é o mais produzido, vendido e exportado do mercado brasileiro. Ainda em sua primeira geração, o VW Gol se tornou o primeiro carro com injeção eletrônica de combustível do Brasil, com a chegada da versão GTi. Com o Santana, a VW entrou no segmento superior em 1984. Baseado no Passat europeu, o sedã foi criado por engenheiros e desenhistas brasileiros com pacote de alta tecnologia, revolucionando a segurança automotiva na década seguinte.
Salto tecnológico
Em sua segunda geração, o VW Santana trouxe, em dois anos seguidos, inovações pioneiras nos itens de segurança e motorização: foi o primeiro veículo nacional a oferecer freios ABS e catalisadores no sistema de escape, para motorizações a etanol ou a gasolina. Em 1994, o Gol chegou a sua segunda geração, carinhosamente chamado de “Bolinha” por conta das linhas de design mais arredondadas. O Gol Bolinha também ficou responsável pela popularização da injeção eletrônica.
Etanol ou gasolina
Em 2002, a VW marcou o segmento de compactos premium com a chegada do Polo na planta de São Bernardo do Campo, inaugurando a nova plataforma “PQ-24”. A terceira geração do Gol, em 2003, foi pioneira na motorização flex (abastecimento com etanol ou gasolina) do Brasil. Nomeada de “Total Flex”, a tecnologia lançada pela VW mudou paradigmas na indústria automotiva e permanece até hoje em toda a linha nacional da Marca. No mesmo ano, a família de compactos cresceu com a chegada do Fox, o primeiro compacto “high roof” (teto alto) do Brasil, inteiramente projetado no País e comercializado também na Europa. Já em 2007, com a importação do Passat, a VW definiu nova tendência de propulsores com a inauguração dos motores TSI no portfólio brasileiro.
Nota máxima em segurança
O modelo up!, lançado em 2014, foi o primeiro veículo do mercado de compactos de entrada a alcançar a nota máxima nos testes de colisão do Latin NCAP. Em 2015, a fábrica de São Carlos (SP) passou a produzir também os motores TSI, que fazem parte da família EA211, marcando uma transformação no mercado de propulsores em termos de performance e baixo consumo de combustível. Com o Novo Polo (2017) e o Virtus (2018), foi lançada uma nova Volkswagen, inaugurando a plataforma modular MQB, referência em rigidez e segurança, base em que modelos como T-Cross e Nivus foram construídos posteriormente. Nesse período, a empresa fez a maior renovação de portfólio da sua história no Brasil.
Mais conectividade e sustentabilidade
A chegada do Nivus, em 2020, revolucionou a VW em design e conectividade. O modelo foi o primeiro SUV com linhas cupê do segmento e inaugurou o VW Play, plataforma de infotainment 100% nacional. O SUVW é o primeiro veículo totalmente desenvolvido no Brasil que está sendo produzido e comercializado na Europa, rebatizado de Taigo. Em 2021, foi o momento do Taos, SUVW fabricado na Argentina e único modelo a conquistar nota máxima nos testes do Latin NCAP, seguindo o novo protocolo. O Polo Track, lançado em 2022, deu início a uma nova família de modelos de entrada da VW. Em 2023, com a chegada do ID.4 e do ID.Buzz no VW Sign&Drive, a empresa deu início a eletrificação da Marca. Outras novidades estão a caminho para esta década, com foco em digitalização e descarbonização da linha de produtos, a partir de modelos híbridos, flex e elétricos, com baixa pegada de carbono.

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