A Volkswagen do Brasil encerrou 2023 como a marca que mais cresceu em volume de vendas, líder dos segmentos de SUVs e carros de passeio. No ano de seu 70º aniversário, a montadora emplacou 345.039 unidades entre janeiro e dezembro, 43.578 só no último mês do ano. Na comparação com 2022, foram quase 80 mil emplacamentos adicionais. O resultado positivo de vendas resultou em 15,8% de participação no mercado em 2023, além de crescimentos de 29,5% em termos de volume e de 2,1 pontos percentuais de market share no acumulado do ano.
Entre os destaques está o Polo como o veículo de passeio mais vendido do Brasil, com 111.247 unidades emplacadas em 2023. Só em dezembro, foram comercializadas 17.999 unidades do modelo, um recorde. Nenhum outro veículo vendeu tanto em um único mês em 2023. Outro destaque foi a família SUVW – Nivus, T‑Cross, Taos, Tiguan e ID.4 – que somou 141.331 unidades vendidas, impulsionada sobretudo pelo T-Cross, que sozinho registrou 72.445 unidades emplacadas e assumiu a liderança de SUVs.
O SUVW Nivus também esteve em evidência. O modelo 100% desenvolvido no Brasil cresceu 32% em volume de vendas em 2023 (com 52.104 unidades comercializadas) em comparação a 2022, e figurou em 13º na lista dos carros mais vendidos do Brasil, considerando todos os segmentos. Lançado em novembro, o Tiguan Allspace, membro mais recente da família SUVW, teve o 1º lote esgotado em três horas (1.209 unidades).
Nas exportações, a Volkswagen do Brasil embarcou 62.834 unidades em 2023, principalmente para mercados da América do Sul, Central e Caribe. A empresa é a maior exportadora do setor automobilístico brasileiro, com mais de 4,2 milhões de unidades embarcadas.
Ofensiva de Produtos
Nove lançamentos em diferentes segmentos impulsionaram a Ofensiva de Produtos da Volkswagen do Brasil em 2023: Novo Polo GTS, Novo Virtus, Polo 1st Edition, Novo Polo Track, T Cross The Town, ID.4 , Saveiro, Tiguan e ID. Buzz. Os lançamentos fazem parte da estratégia ACELERA VW, que que previa o lançamento de 15 novos veículos, principalmente Total Flex e elétricos, até 2025.
Novo ciclo de investimentos
A Volkswagen tinha um ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões previsto de 2022 a 2026 na América Latina voltado para o desenvolvimento de projetos locais de veículos, digitalização e descarbonização. Em fevereiro de 2024, a empresa mais do que dobrou seus investimentos para R$ 16 bilhões e anunciou uma nova ofensiva que prevê o lançamento de 16 novos veículos até 2028, incluindo modelos híbridos, Total Flex e 100% elétricos. No primeiro momento, o aporte contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil: são 4 novos veículos, sendo uma pick-up, um novo motor para veículos híbridos e uma nova plataforma tecnológica, flexível e sustentável. Os resultados desses investimentos serão acompanhados nas próximas edições do Relatório de Sustentabilidade.
2023 em números
Receita líquida
Pagos em impostos
(diretos e indiretos)
Salários e benefícios
de colaboradores
Investimentos sociais
(GRI 2-1)
68.398 Saveiro
60.674 Nivus
30.318 Virtus
6.705 Polo
121.054 Polo
698 Gol
688 Voyage
78.784 T-Cross
23.474 EA111
359.832 EA211
58.867 EA211 exportação (Argentina e México)
Importados:
Amarok (General Pacheco – Argentina)
Taos (General Pacheco – Argentina)
Jetta (Puebla – México)
Tiguan Allspace (Puebla – México)
Valor econômico direto gerado e distribuído (R$) – Volkswagen do Brasil
2021 | 2022 | 2023 | |
Valor econômico direto gerado: receitas | 25.762.510.850 | 28.200.970.810 | 34.846.856.162 |
Valor econômico distribuído: custos operacionais, salários e benefícios de empregados, pagamentos a provedores | 1.985.677.303 | 1.907.933.350 | 2.050.501.820 |
Valor econômico retido: “valor econômico direto gerado” menos “valor econômico distribuído" | 2.947.430.020 | 2.856.156.186 | 3.364.947.931 |
A Volkswagen do Brasil foi reconhecida pela 32ª vez como a marca de carros mais lembrada pelos consumidores na pesquisa Top of Mind, do Instituto Datafolha. A VW foi líder isolada da categoria Carro, sendo lembrada de forma espontânea por 27% dos brasileiros, um crescimento de 2 pontos percentuais em relação à vitória do ano passado.
A Marca tem intensificado o contato e a experiência com os consumidores, presente em grandes festivais, como o The Town, ou o Volks Festival, que trouxe diversas atividades para todos os públicos e reuniu quase 12 mil pessoas em 2023 durante sua passagem por Curitiba, Belo Horizonte, Brasília e São Paulo.
Ciro Possobom foi eleito um dos 10 CEOs mais admirados do Brasil pelo Fórum Gestão RH, dentre 70 nomes indicados no mercado. A premiação também destacou Douglas Pereira com o título de RH mais admirado da América Latina, entre 100 nomes cotados nessa categoria.
No prêmio Carro do Ano, da revista AutoEsporte, o engenheiro Roger Guilherme, gerente do Way to Zero Center, entrou para o Hall da Fama. Esse reconhecimento comprova seu papel no desenvolvimento da tecnologia de motores Total Flex, que há 20 anos deu autonomia aos motoristas brasileiros, permitindo o uso de etanol, gasolina ou a mistura de ambos em qualquer proporção.
Na premiação Compliance on Top, o gerente executivo de Governança, Risco e Compliance, Christian Lamboy, foi eleito um dos Compliance Officers mais admirados do Brasil.
Virtus
T-Cross
Virtus
T-Cross
Virtus
Jetta GLI
Empresa do Ano, do Prêmio AutoData, com 30% dos votos.
Exportador Montadora, do Prêmio AutoData.
Prêmio AB Diversidade no Setor Automotivo 2023, da Automotive Business, categoria Pessoas com Deficiência, maior porcentual de PcDs no quadro de colaboradores.
Prêmio Automotive Business 2023, categoria Cultura & Educação com o case Formação de Jovens pelo SENAI Volkswagen.
Homenagem pelos 70 anos da Volkswagen do Brasil no Congresso #ABX23 – Automotive Business Experience.
Experience Awards 2023, da SoluCX, certificação na categoria Automóveis por excelência em Customer Experience.
> Confira outros destaques nos capítulos Pessoas e Fábricas.
© Volkswagen 2024 - Paz no trânsito começa por você!
Paz no trânsito começa por você!
A Volkswagen do Brasil informa e esclarece que importadores de veículos independentes, sem que haja participação ou intermediação da Volkswagen do Brasil, não estão autorizados a importar veículos pela Empresa e, consequentemente, não possuem garantia de fábrica. A Volkswagen do Brasil não garante a disponibilidade de peças de reposição e nem o atendimento desses veículos em sua rede de concessionárias. A responsabilidade pelo produto, peças de reposição e atendimento à legislação brasileira desses veículos é única e exclusiva do adquirente e do Importador IndependenteAlerta aos consumidores: a Volkswagen do Brasil comercializa seus veículos exclusivamente através de nossa rede de concessionárias no Brasil, portanto, fique atento aos possíveis golpes e fake news existentes.
Especificações técnicas, itens de série, opcionais, acabamento interno, cores e preços estão sujeitos a alterações sem aviso prévio pela Volkswagen do Brasil. Alguns itens podem estar indisponíveis durante esta simulação de configuração ou quando o seu veículo for produzido. Consulte uma concessionária sobre a disponibilidade de sua configuração.
Os preços públicos sugeridos estão em reais (R$). Cada concessionária tem a liberdade de praticar o seu preço específico. Consulte a concessionária de sua preferência para mais informações. Pneus são fornecidos e garantidos pelo fabricante.Para os recursos de carregamento por indução: Verifique se o seu aparelho celular é compatível com a função de carregamento por indução Qi. A função de carregamento por indução Qi pode não ser compatível com todos os modelos de celulares disponíveis no mercado.
Busca