Um dos pilares da estratégia ACELERA VW são as pessoas. Em busca de consolidar a transformação cultural na empresa, a Volkswagen do Brasil tem ampliado sua atuação para se tornar mais ágil, digital, humana e mais diversa. Para isso, empreende uma gama de ações em prol da diversidade, equidade e inclusão, com liderança inspiradora e oportunidade para todos, a fim de ser um empregador atrativo e um excelente lugar para trabalhar, pautado nos valores e princípios de gestão. Isso é a “Nossa Volkswagen”. O mote atualizado em 2022 carrega o espírito de equipe (“Nós, não eu”) e direciona a Marca para novos tempos, atenta à percepção e experiência dos colaboradores.
(GRI 3-3)
(Batalha 1: Pessoas + Diversa)
A participação na pesquisa de clima organizacional da consultoria global Great Place To Work (GPTW), referência em gestão de pessoas, era uma das metas definidas pela estratégia ACELERA VW. Já na primeira pesquisa, a Volkswagen do Brasil conquistou o selo e agora busca crescer nos índices de satisfação. A avaliação contempla 63 perguntas afirmativas divididas em cinco pilares: credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.
O que dizem os colaboradores:
têm orgulho de contar
para outras pessoas
que trabalham na VW
pretendem
trabalhar na VW
por muito tempo
Pela quinta vez consecutiva, a Volkswagen do Brasil conquistou a certificação Top Employer, sendo a única fabricante de automóveis no País a receber o reconhecimento. A certificação, concedida pelo Top Employers Institute, que atua em 123 países, é considerada o mais importante reconhecimento internacional da excelência nas práticas de Recursos Humanos.
Entre as 10 empresas
mais atrativas
A Volkswagen do Brasil foi eleita uma das 10 empresas mais atrativas para trabalhar no País, de acordo com a Pesquisa de Marca Empregadora Randstad 2022, especialista em Recursos Humanos com foco em recrutamento e seleção. O levantamento independente contou com cerca de 163 mil entrevistados, 5.944 companhias e 31 países, incluindo o Brasil.
Os atributos de avaliação que levaram a Volkswagen à 8ª colocação geral foram: financeiramente saudável, boa reputação, oportunidades para desenvolvimento de carreira, salário e benefícios atrativos, segurança a longo prazo na empresa, ambiente de trabalho agradável, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, preocupação com o meio ambiente e retorno para a sociedade, além da possibilidade de trabalhar remotamente (sistema híbrido para times administrativos).
Índice de satisfação
dos colaboradores
A Pesquisa Barômetro de Opinião é realizada anualmente pela Volkswagen do Brasil em todas as suas unidades para avaliar o grau de satisfação dos colaboradores no trabalho. Em 2022, a pesquisa obteve 96% de participação e 86,6% no índice de satisfação. O indicador foi positivo, mesmo em um ano desafiador, e se manteve próximo ao ano passado (87,4%), quando obteve o melhor resultado histórico. As informações são coletadas por um questionário on-line e de livre opinião. A partir dos resultados da pesquisa, os líderes elaboram Planos de Ação em conjunto com seus times, visando melhorias no ambiente de trabalho.
(Batalha 1: Pessoas + Diversa)
A Volkswagen do Brasil é a mais nova parceira do Saúde Integral, programa de saúde corporativa desenvolvido pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A iniciativa beneficia todos os colaboradores da empresa, que passam a contar com o serviço nos ambulatórios médicos nas quatro plantas do Brasil: São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo; Taubaté e São Carlos no interior do estado, e São José dos Pinhais, no Paraná.
O Programa leva o Ambulatório de Atenção Primária do hospital para dentro das fábricas, permitindo proximidade das equipes médicas internas e o acompanhamento do paciente em todo o ciclo de cuidado; da prevenção e promoção à saúde até a reabilitação. Para atender aos colaboradores da VW, o hospital conta com uma equipe de 120 profissionais entre médicos da atenção primária, enfermeiros, técnicos de enfermagem e equipes multiprofissionais, que atuam na promoção da saúde, prevenção e controle de doenças crônicas.
(Batalha 1: Pessoas + Diversa)
São crescentes as ações para a promoção da D&I na Volkswagen do Brasil. A empresa conta com uma cartilha temática, distribuídas em três versões (colaboradores, concessionários e parceiros), que traz conteúdos explicativos e orientações sobre posturas e comportamentos alinhados aos eixos estratégicos tratados pela companhia atualmente.
Em 2022, a VW promoveu palestras, sessões de capacitação e seminários sobre o tema, como a 3ª edição da Semana da Diversidade & Inclusão. Além disso, a empresa concluiu o programa Diversity Wins (treinamentos voltados às lideranças para fomentar o debate sobre comportamentos inclusivos), estipulou metas para inclusão, sobretudo de mulheres em posição de liderança, posicionou-se contra a LGBTfobia, e estruturou o Comitê de Diversidade & Inclusão, com reuniões periódicas para deliberar sobre os rumos e avanços de D&I na Transformação Cultural da companhia.
No começo do ano, a VW lançou os Grupos de Diálogos, encarregados de traçar ações afirmativas nas fábricas para fomentar conscientização, visibilidade, representatividade, impacto social, ajustes de políticas internas e letramento.
Trabalha processos na pauta equidade de gênero – estimulando as mentorias (para eles e para elas) –, combate o assédio e advoga pela aceleração de carreira dos talentos femininos, mantendo a meta da Marca (em conformidade ao Pacto Global da ONU) de 30% mulheres em posição de liderança até 2030.
Busca criar um ambiente onde haja mais entendimento sobre a causa LGBTQIA+, por meio de letramento e programas de ensino corporativo sobre o tema, dando visibilidade à comunidade dentro da empresa e agregando pessoas aliadas à causa.
Combate o etarismo e estimula a conexão entre gerações na empresa, dos mais jovens aos experientes, valorizando vivências e conhecimentos, além de debater ações propositivas sobre o futuro das gerações na companhia.
Desenvolve programas afirmativos e metas claras para a luta antirracista, somado às campanhas de conscientização e letramento sobre o tema, e atua na conscientização sobre outras etnias.
Promove diálogos sobre acessibilidades necessárias para pessoas com deficiência, além de ampliar o diálogo interno em relação aos demais tipos de deficiências e/ou neurodiversidades, visando acolhimento de colaboradores PcDs ou que são aliados da causa.
A Volkswagen do Brasil realizou, entre junho e julho, seu primeiro mapeamento demográfico da diversidade. A pesquisa foi conduzida por uma consultoria externa, integralmente on-line, respeitando a confidencialidade das informações. Os dados gerados servirão para apoiar estratégias futuras e fortalecer ações em prol da Diversidade, Equidade & Inclusão.
participaram de
maneira voluntária e
totalmente anônima
Índice de engajamento médio
Retorno da pesquisa nas áreas administrativas
Engajamento de diretorias predominantemente ligadas à produção
A Volkswagen promoveu, em agosto, a terceira edição da Semana da Diversidade & Inclusão para os colaboradores da Região SAM, nas unidades do Brasil e Argentina simultaneamente. Com o mote “Histórias que conduzem”, os webinars discutiram temas como equidade de gênero na indústria automotiva, capacitismo, gerações no trabalho, equidade racial, inclusão LGBTQIAP+ e inovação. Participaram executivos do Grupo VW, convidados do mercado, pessoas colaboradoras e representantes do Comitê Executivo da empresa.
Historicamente, a presença de mulheres na indústria automobilística é baixa. O estudo Diversidade no Setor Automotivo, feito por Automotive Business em 2021, aponta que a presença delas está estacionada há anos em torno de 20%. Para alavancar esses números e promover a equidade, a Volkswagen do Brasil vem implementando uma série de ações, tanto em desenvolvimento de carreira quanto em novas contratações.
Em 2022, a empresa assinou um acordo com o Bradesco para a captação de uma dívida bancária atrelada a metas ESG (veja o gráfico). Desde 2020 a Volkswagen é signatária do Princípio de Empoderamento das Mulheres, iniciativa Criada pela ONU Mulheres.
2020
2022
2024 (meta)
2020
2022
2024 (meta)
Nota-se um avanço de mais de 78% em relação a 2020, quando a empresa reforçou as ações internas neste indicador, antes mesmo do compromisso ESG.
Aquisição de talentos
com inclusão e equidade
A área de Recursos Humanos faz o monitoramento constante das contratações com a ambição de que 50% dos novos talentos sejam diversos. A meta também é válida para os programas de estágio e trainee da companhia. Em 2022, 54,6% das contratações foram dentro de ao menos um dos cinco Grupos de Diálogo (Gênero, Raça & Etnias, PcD, Gerações e LGBTQIA+). Além disso, a empresa implantou um grupo multifuncional para revisar o processo de Talent Acquisition, impactando principalmente as lideranças, responsáveis por reconhecerem seus vieses inconscientes e conduzirem o processo seletivo.
(GRI 2-7, 202-2, 401-1 e 404-2)
A Volkswagen do Brasil segue com plano de reestruturação da empresa e encerrou 2022 com 12.809 colaboradores. A redução de quase 3% (comparado a 2021) está associada ao planejamento estratégico, em curso desde 2014, e à queda do volume de produção. Nota-se, contudo, um ligeiro aumento no número de colaboradores acima de 50 anos nas fábricas.
Os ajustes no quadro de colaboradores acompanham os Acordos Coletivos celebrados entre empresa e sindicatos locais. Para as saídas, foi privilegiado o mecanismo de Programa de Desligamento Voluntário (PDV) com incentivo financeiro especial e proporcional ao tempo de serviço na companhia. Como escopo desse programa, os empregados se inscrevem voluntariamente para o desligamento e podem replanejar suas vidas após a saída da empresa, valendo-se do incentivo financeiro e das verbas rescisórias legais.
Em agosto de 2020, a VW promoveu negociação conjunta com os sindicatos de todas as suas fábricas, considerando o impacto da Covid-19, com queda considerável na produção fabril. Foram objetos dessa negociação, entre outros, a abertura de um novo Plano de Demissão Voluntária, para adequação do efetivo. A negociação tem validade até 2025, o que contribuiu significativamente para o resultado alcançado. De modo geral, os índices de rotatividade da VW do Brasil são baixos, o que contribui para a consolidação de equipes bem treinadas e de alta performance.
A Volkswagen Previdência Privada (VWPP) manteve em 2022 o Programa Despertar para o Futuro, que propõe ao participante informações e reflexões sobre a transição pós-carreira. O conteúdo foi revisado após as turmas de 2021 e realizado de forma 100% digital, com maior abrangência. A WPP ganhou também uma página no LinkedIn, lançando mais um canal de comunicação com os participantes, assistidos e público geral, com temas relacionados à previdência complementar.
Para 2023, a VW do Brasil estabeleceu como meta que 22,35% das posições executivas (Supervisor e acima) sejam ocupadas por mulheres e que 21,05% estejam em posições de Gerente e Gerente Executivo na Empresa. Essas definições a curto prazo firmam o compromisso progressivo da montadora com a equidade de gênero.
Região | 2020 | 2021 | 2022 | ||||||
Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | |
Anchieta | 741 | 6.861 | 7.602 | 713 | 6.422 | 7.135 | 740 | 6.140 | 6.880 |
Curitiba | 122 | 2.116 | 2.238 | 115 | 2.020 | 2.135 | 102 | 1.970 | 2.072 |
Regionais | 28 | 144 | 172 | 18 | 130 | 148 | 18 | 128 | 146 |
São Carlos | 97 | 811 | 908 | 94 | 757 | 851 | 90 | 728 | 818 |
Taubaté | 139 | 2.892 | 3.031 | 165 | 2.710 | 2.875 | 233 | 2.612 | 2.845 |
Vinhedo | 13 | 39 | 52 | 15 | 28 | 43 | 15 | 33 | 48 |
Total | 1.140 | 12.863 | 14.003 | 1.120 | 12.067 | 13.187 | 1.198 | 11.611 | 12.809 |
Tipo de contrato | 2020 | 2021 | 2022 | ||||||
Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | Homens | Mulheres | Total | |
Colaboradores temporários (tempo determinado) | 52 | 8 | 60 | 47 | 28 | 75 | 146 | 95 | 241 |
Colaboradores Permanentes (tempo indeterminado) | 12.811 | 1.132 | 13.943 | 12.020 | 1.092 | 13.112 | 11.465 | 1.103 | 12.568 |
Total | 12.863 | 1.140 | 14.003 | 12.067 | 1.120 | 13.187 | 11.611 | 1.198 | 12.809 |
Nota de rodapé:
¹Os dados foram considerados com base em relatórios do sistema SAP. Headcount Cars & Lights, incluindo os colaboradores em layoff.
Região | 2020 | 2021 | 2022 | ||||||||||||
Tempo determinado | Tempo indeterminado | Tempo determinado | Tempo indeterminado | Tempo determinado | Tempo indeterminado | ||||||||||
Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Total | |
Anchieta | 0 | 0 | 741 | 6.861 | 7.602 | 0 | 0 | 713 | 6.422 | 7.135 | 740 | 6.140 | 6.880 | ||
Curitiba | 7 | 52 | 115 | 2.064 | 2.238 | 0 | 0 | 115 | 2.020 | 2.135 | 102 | 1.970 | 2.072 | ||
Regionais | 0 | 0 | 28 | 144 | 172 | 0 | 0 | 18 | 130 | 148 | 18 | 128 | 146 | ||
São Carlos | 1 | 0 | 96 | 811 | 908 | 1 | 1 | 93 | 756 | 851 | 90 | 728 | 818 | ||
Taubaté | 0 | 0 | 139 | 2.892 | 3.031 | 27 | 46 | 138 | 2.664 | 2.875 | 95 | 146 | 138 | 2.466 | 2.845 |
Vinhedo | 0 | 0 | 13 | 39 | 52 | 0 | 0 | 15 | 28 | 43 | 15 | 33 | 48 | ||
Total | 8 | 52 | 1.132 | 12.811 | 14.003 | 28 | 47 | 1.092 | 12.020 | 13.187 | 95 | 146 | 1.103 | 11.465 | 12.809 |
Nota de rodapé:
¹Os dados foram considerados com base em relatórios do sistema SAP. Headcount Cars & Lights, incluindo os colaboradores em layoff.
2020 | 2021 | 2022 | |||||||
Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | Mulheres | Homens | Total | |
Executivos | 49 | 306 | 355 | 57 | 323 | 380 | 73 | 327 | 400 |
Gestores de unidades e especialistas | 19 | 123 | 142 | 17 | 107 | 124 | 21 | 114 | 135 |
Mensalistas | 518 | 1.815 | 2.333 | 473 | 1.651 | 2.124 | 499 | 1.665 | 2.164 |
Horistas | 494 | 10.509 | 11.003 | 499 | 9.850 | 10.349 | 551 | 9.424 | 9.975 |
Aprendizes | 60 | 110 | 170 | 74 | 136 | 210 | 54 | 81 | 135 |
Total | 1.140 | 12.863 | 14.003 | 1.120 | 12.067 | 13.187 | 1.198 | 11.611 | 12.809 |
¹ Nota de rodapé:
Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.
2020 | 2021 | 2022 | |
Abaixo de 30 anos | 1.001 | 966 | 1.001 |
Entre 30 e 50 anos | 11.112 | 10.362 | 9.683 |
Acima de 50 anos | 1.890 | 1.859 | 2.115 |
Total | 14.003 | 13.187 | 12.809 |
¹Nota de rodapé:
Os estagiários não estão considerados no quadro total de colaboradores.
2020 | 2021 | 2022 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Abaixo de 30 anos | 65 | 0,09 | 33 | 0,11 | 134 | 0,20 | 95 | 0,32 | 115 | 0,17 | 87 | 0,27 |
Entre 30 e 50 anos | 68 | 0,01 | 4 | 0,01 | 41 | 0,00 | 25 | 0,03 | 157 | 0,02 | 94 | 0,12 |
Acima de 50 anos | 4 | 0,00 | 1 | 0,02 | 3 | 0,00 | 0 | 0,00 | 9 | 0,00 | 5 | 0,07 |
Total | 137 | 0,01 | 38 | 0,03 | 178 | 0,01 | 120 | 0,11 | 281 | 0,02 | 186 | 0,16 |
2020 | 2021 | 2022 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Fábrica Anchieta | 96 | 0,01 | 13 | 0,02 | 75 | 0,01 | 58 | 0,08 | 130 | 0,02 | 79 | 0,11 |
Fábrica São José dos Pinhais | 13 | 0,01 | 10 | 0,08 | 26 | 0,01 | 15 | 0,13 | 1 | 0,00 | 4 | 0,04 |
Fábrica São Carlos | 3 | 0,00 | 2 | 0,02 | 3 | 0,00 | 2 | 0,02 | 4 | 0,01 | 2 | 0,02 |
Fábrica Taubaté | 24 | 0,01 | 13 | 0,09 | 66 | 0,02 | 44 | 0,27 | 133 | 0,05 | 98 | 0,42 |
Escritórios VW Regionais | 1 | 0,01 | 0 | 0,00 | 8 | 0,06 | 0 | 0,00 | 12 | 0,09 | 2 | 0,11 |
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo | 0 | 0,00 | 0 | 0,00 | 0 | 0,00 | 1 | 0,07 | 1 | 0,03 | 1 | 0,07 |
Total | 137 | 0,01 | 38 | 0,03 | 178 | 0,01 | 120 | 0,11 | 281 | 0,02 | 186 | 0,16 |
2020 | 2021 | 2022 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Abaixo de 30 anos | 82 | 0,12 | 32 | 0,11 | 75 | 0,11 | 48 | 0,16 | 104 | 0,15 | 50 | 0,15 |
Entre 30 e 50 anos | 532 | 0,05 | 45 | 0,06 | 433 | 0,05 | 87 | 0,11 | 309 | 0,03 | 46 | 0,06 |
Acima de 50 anos | 354 | 0,19 | 21 | 0,42 | 512 | 0,28 | 10 | 0,19 | 312 | 0,15 | 9 | 0,12 |
Total | 968 | 0,08 | 98 | 0,09 | 1.020 | 0,08 | 145 | 0,13 | 725 | 0,06 | 105 | 0,09 |
2020 | 2021 | 2022 | ||||||||||
Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | Homens | Mulheres | |||||||
Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | Total | Taxa (%) | |
Fábrica Anchieta | 435 | 0,06 | 36 | 0,05 | 554 | 0,09 | 94 | 0,13 | 413 | 0,07 | 52 | 0,07 |
Fábrica São José dos Pinhais | 368 | 0,17 | 23 | 0,19 | 117 | 0,06 | 22 | 0,19 | 50 | 0,03 | 18 | 0,18 |
Fábrica São Carlos | 17 | 0,02 | 4 | 0,04 | 56 | 0,07 | 6 | 0,06 | 38 | 0,05 | 8 | 0,09 |
Fábrica Taubaté | 138 | 0,05 | 33 | 0,24 | 261 | 0,10 | 15 | 0,09 | 209 | 0,08 | 24 | 0,10 |
Escritórios VW Regionais | 7 | 0,05 | 1 | 0,04 | 19 | 0,15 | 6 | 0,33 | 14 | 0,11 | 2 | 0,11 |
Centro de Peças e Acessórios Vinhedo | 3 | 0,08 | 1 | 0,08 | 13 | 0,46 | 2 | 0,13 | 1 | 0,03 | 1 | 0,07 |
Total | 968 | 0,08 | 98 | 0,09 | 1.020 | 0,08 | 145 | 0,13 | 725 | 0,06 | 105 | 0,09 |
Além dos colaboradores diretos, cerca de 10 mil terceiros (prestadores de serviços especializados) atuam nas fábricas da Volkswagen do Brasil. Todas as empresas que atuam dentro da VW são monitoradas para a cumprimento das ações previstas no Manual de Saúde, Segurança e Ergonomia para Empresas Contratadas (que está em sua 13ª versão, atualizada em 2022), encorajando seus colaboradores ao conhecimento das normas para que possam desenvolver suas atividades evitando acidentes.
Em 2022, a média de treinamentos por pessoa chegou a quase 47 horas na soma das atividades voltadas aos executivos e aos colaboradores de todas as áreas, 247% a mais comparado a 2021 (com média de 19 horas). O crescimento exponencial das atividades de capacitação está relacionado ao lançamento de novos produtos, que ocasionou o aumento das horas de treinamento dos horistas, além da plataforma VW Learning, que disponibiliza cursos e treinamentos on-line aos colaboradores. Outro destaque foram os treinamentos direcionados às mulheres das fábricas, que saltou de uma média anual de 23h (em 2021) para 103 horas em 2022 (saiba mais abaixo). A capacitação dedicada à liderança registrou 36 horas em média por gestor.
Em 2022, a empresa deu destaque às ações
de qualificação da liderança, com a atualização das iniciativas, e com foco em mulheres em cargos de chefia e inovação. A Volkswagen manteve o programa de Mentoria Feminina ao longo do ano, com o objetivo de aperfeiçoar suas profissionais por meio da troca de experiências; implantou o programa Agile Promoters, que tem como objetivo o mindset ágil para lideranças e analistas, uma iniciativa aplicada na VW Learning com momentos presenciais; e deu sequência ao Coaching Executivo, que trabalha os 5 princípios de liderança da VW.
A empresa ainda mantém Fóruns de Comunicação realizados nas unidades para o alinhamento de informações e metas entre todos os níveis hierárquicos, além do “Café Virtual com o COO” e o do “Comex Responde”, rodadas de bate-papo com os colaboradores sobre temas profissionais e organizacionais, de maneira descontraída, incentivando a quebra de silos.
Novos conteúdos na VW Learning
A plataforma de ensino e aprendizagem da Volkswagen chegou para 100% dos colaboradores em 2022, com novas parcerias e conteúdos para treinamento e qualificação profissional. Atualmente, a VW Learning registra em média 6.650 acessos por mês, sendo 40% de horas de treinamento (obrigatórios ou não). Os outros temas mais procurados são Excel, Power BI e transformação digital. Com a Copa do Desenvolvimento, os acessos aumentaram em 260% e a plataforma teve mais 19 mil horas de engajamento. A empresa fechou parceria com a Trillio, para a promoção de competências e habilidades comportamentais.
2020 | 2021 | 2021 | |||||||
Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | |
Homens | - | - | - | 11.931 | 224.559,86 | 18,82 | 11.611 | 478.292,00 | 41,19 |
Mulheres | - | - | - | 1.046 | 24.183,75 | 23,12 | 1.198 | 123.528,00 | 103,11 |
Total | - | - | - | 12.977 | 248.743,61 | 19,17 | 12.809 | 601.820,00 | 46,98 |
2020 | 2021 | 2022 | |||||||
Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | Número total de empregados | Horas de treinamento | Média de horas de treinamento | |
Executivos | 355 | 13.448,33 | 37,88 | 380 | 10.250,67 | 26,98 | 429 | 15.631,00 | 36,44 |
Mulheres | - | - | - | 57 | 1.900,50 | 5,88 | 77 | 2.440,00 | 31,69 |
Homens | - | - | - | 323 | 8.350,17 | 146,49 | 352 | 13.191,00 | 37,47 |
Mensalistas | 2.475 | 28.926,17 | 11,69 | 2.248 | 31.648,76 | 14,08 | 2.270 | 33.658,00 | 14,83 |
Mulheres | - | - | - | 490 | 8.406,38 | 17,16 | 516 | 7.852,00 | 15,22 |
Homens | - | - | - | 1.758 | 23.242,38 | 13,22 | 1.754 | 25.806,00 | 14,71 |
Horistas | 11.003 | 175.594,03 | 15,96 | 10.349 | 206.844,18 | 19,99 | 10.110 | 552.531,00 | 54,65 |
Mulheres | - | - | - | 499 | 13.876,87 | 27,81 | 605 | 113.236,00 | 187,17 |
Homens | - | - | - | 9.850 | 192.967,31 | 19,59 | 9.505 | 439.295,00 | 46,22 |
Total | 13.833 | 217.968,53 | 15,76 | 12.977 | 248.743,61 | 19,17 | 12.809 | 601.820,00 | 46,98 |
Retorno ao trabalho e taxas de retenção
após licença-maternidade/paternidade
Uma escolha equitativa de gênero para licença-maternidade/paternidade e outros direitos relacionados a essas licenças podem promover maior retenção de colaboradores, assim como aumentar o engajamento e a produtividade dos trabalhadores. Na Volkswagen, a taxa de retorno entre homens em mulheres em 2022 foi em média 99% e a retenção, ou seja, a permanência por um ano após a licença, foi de 97%.
No ano de 2022, 58 mulheres saíram de licença maternidade, o que representa 4,84% do efetivo feminino da Volkswagen do Brasil. Dessas, 98% continuaram a fazer parte do efetivo após o período de 12 meses do retorno. Todas as fábricas da empresa possuem em acordo coletivo de trabalho a extensão da licença maternidade totalizando 6 meses. O número de licença paternidade representa 1,94% do total de empregados do gênero masculino.
2020 | 2021 | 2022 | ||
Total de colaboradores com direito a usufruir de licença-maternidade/paternidade | Homens | 12.863 | 12.067 | 11.611 |
Mulheres | 1.140 | 1.120 | 1.198 | |
Total de colaboradores que entraram de licença-maternidade/paternidade | Homens | 401 | 231 | 225 |
Mulheres | 60 | 37 | 58 | |
Total de colaboradores que retornaram ao trabalho após o término da licença-maternidade/paternidade | Homens | 401 | 231 | 225 |
Mulheres | 58 | 37 | 57 | |
Total de colaboradores que voltaram a trabalhar após a licença-maternidade/paternidade e que ainda estavam empregados 12 meses após o retorno | Homens | 396 | 228 | 218 |
Mulheres | 56 | 36 | 56 | |
Taxa de retorno (colaboradores que retornaram após o término da licença) | Homens | 100% | 100% | 100% |
Mulheres | 97% | 100% | 98% | |
Taxa de retenção (permanência no trabalho após 12 meses da data de retorno da licença) | Homens | 99% | 99% | 97% |
Mulheres | 93% | 97% | 97% |
As atividades de Saúde, Segurança e Ergonomia são organizadas e administradas de modo a cumprir tanto a legislação vigente (Portaria n° 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e demais normas aplicáveis) quanto os mais altos padrões da engenharia, medicina e ergonomia da Volkswagen.
A gestão é acompanhada e avaliada por meio das auditorias, inspeções, avaliações de posto de trabalho e monitoramento biológico. O Programa de Gestão de Riscos (PGR) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são as ferramentas de controle da exposição dos colaboradores aos riscos na companhia. O primeiro tem foco na preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, por meio da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle de riscos ambientais existentes ou que venham a surgir. Alinhado a este e às Normas Regulamentadoras (NRs), o PCMSO tem como foco a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho.
As ações preventivas de saúde dos trabalhadores são baseadas nos pilares do Programa Viva Bem Volkswagen, voltados à saúde física, mental e social. Cabem aos membros do Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) prestarem a assessoria necessária para o desenvolvimento e aplicação de medidas preventivas e, se necessário, medidas corretivas de riscos ocupacionais. A avaliação dessas medidas bem como seu gerenciamento trazem mais comprometimento dos trabalhadores com a conduta prevencionista, que é o objetivo principal da Saúde Ocupacional dentro da Volkswagen.
Acidentes de trabalho
(GRI 403-9)
Indicadores | 2020 | 2021 | 2022 | |||
Número | Índice | Número | Índice | Número | Índice | |
Óbitos resultantes de acidente de trabalho | 0 | - | 1 | - | 0 | - |
Acidentes de trabalho com consequência grave (exceto óbitos) | 1 | 0,1 | 4 | 0,4 | 3 | 0,3 |
Acidentes de trabalho de comunicação obrigatória | 106 | 11,7 | 119 | 11,5 | 124 | 12,1 |
Taxa de dias perdidos | 427 | 47,2 | 1.549 | 150,3 | 1.375 | 134,3 |
O número de horas trabalhadas | 9.052.016 | - | 10.308.770 | - | 10.238.551 | - |
As ações voltadas para a prevenção de acidentes, conscientização dos empregados têm gerado um resultado positivo na sensibilização dos colaboradores. Os principais acidentes registrados durante o ano foram corte nas mãos e dedos, entorses e traumas, sem perdas de membros. Para os próximos meses a empresa planeja uma análise dos acidentes e do fluxo de afastamentos, além da revisão do índice de segurança, a implantação dos Guardiões da Segurança; modernização do sistema entrega de EPIs, reforços nas atividades de comunicação e conscientização e o início da implantação ISO 45001 – Gestão de Segurança Trabalho.
Flexibilização e diálogo com os sindicatos
A Volkswagen do Brasil mantém uma relação construtiva com as entidades de representação sindical. Esse tipo de relacionamento participativo é espelhado no modelo alemão, em que os comitês sindicais estão estruturados e encontram legítima representatividade inclusive no Conselho Diretor do Grupo VW.
100% dos empregados horistas e mensalistas (Operacionais e Administrativos) das unidades da Volkswagen do Brasil estão abrangidos por acordos de negociação coletiva, que envolvem assuntos referentes a data-base, programa de participação nos resultados, banco de horas, calendários anuais de produção contendo dias adicionais de produção e compensação de feriados ponte, cláusulas sociais, adequação de efetivo, possibilidades de outsourcing (terceirização), entre outros. Executivos não são abrangidos pelas negociações coletivas e acordos, as definições são oriundas de contrato individual de trabalho, procedimentos internos, políticas da VW e legislação trabalhista vigente.
Em todas as fábricas da Volkswagen do Brasil, a Representação Interna de Empregados (RIE) desenvolve o papel de interface entre os colaboradores e os níveis hierárquicos da companhia, criando alternativas para melhoria do clima organizacional e a solução conjunta de demandas internas. Os representantes sindicais são eleitos periodicamente e detêm mandato, em parte, com tempo livre para desenvolvimento de suas atividades de representação. Em 2022, a RIE completou 40 anos de diálogo, construindo acordos importantes que garantem previsibilidade para os colaboradores e as fábricas.
A Volkswagen do Brasil reconhece que há interesses comuns dos colaboradores e da empresa que podem ser mais bem equacionados se encaminhados conjuntamente. A comunicação permanente e construtiva aumenta a confiança recíproca, desenvolve o respeito mútuo, estimula a cooperação e promove a integração e a harmonia no ambiente do trabalho, reduzindo as tensões, desentendimentos e confrontos. Ainda, a busca por soluções socialmente responsáveis deve orientar as ações dos interlocutores das relações do trabalho, inclusive nas questões correspondentes às condições de trabalho, conforme orienta a Carta dos Direitos Sociais e Relações Industriais da Volkswagen, desde junho de 2002.
O diálogo com os representantes faz parte de uma agenda regular da Volkswagen. Durante as Reuniões de Fluxo, que voltaram ao formato presencial em 2022, informações como o atual cenário da VW, perspectivas e desafios com foco nas relações de trabalho são alianhados entre as partes, mantendo uma relação equilibrada e transparente para a sustentabilidade dos negócios.
A companhia procura manter uma política interna de remuneração competitiva, de modo a atrair e reter os melhores profissionais do mercado, valorizando seu comprometimento e desempenho. Os salários são atualizados conforme os Acordos Coletivos firmados pela montadora, com negociações específicas para cada fábrica, considerando a realidade da região onde estão inseridas.
Em 2022, a relação percentual entre o salário mínimo vigente no Brasil no período e o menor salário pago pela montadora, considerando todas as fábricas, era de 38%.
Adicionalmente à remuneração direta, todos os colaboradores contam com um pacote de benefícios. Considerado referência no mercado, o pacote abrange plano médico, previdência privada, refeição, transporte fretado e auxílio-creche, entre outros.
(Batalha 3: Processos + Ágil)
A VW do Brasil lançou em suas fábricas um espaço de atendimento aos colaboradores para aprimorar a atuação do RH no dia a dia e a experiência com a chamada Nossa Volkswagen (employer branding). Na área digital, o Conecta RH atualizou os canais de atendimento por telefone, criou o sistema Facilita VW (acessível pelo app e pelo portal) para a abertura e acompanhamento de solicitações ao RH, e levou os serviços da área para a palma da mão dos colaboradores, com uma seção no aplicativo VW&EU.
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