Nova estratégia para acelerar resultados

(GRI 2-22)

A agilidade nas respostas e as soluções aos desafios, aliadas à otimização dos nossos processos e a um time forte, inventivo, marcaram 2022 na Volkswagen do Brasil. Este ano demos uma nova cara à nossa estratégia de negócios com o ACELERA VW, um projeto com cinco frentes de atuação (Pessoas, Produtos, Processos, Clientes e Sustentabilidade) que guiará nossas ações até 2025. A partir dele, reforçamos nossas iniciativas ESG (ambientais, sociais e de governança) e o foco total no cliente, injetando forças para a segunda Ofensiva de Produtos, que prevê 15 lançamentos no mercado.

O cuidado com as Pessoas, no âmbito da Nossa VW, resultou no selo Great Place to Work (GPTW). Demos importantes passos em 2022 para sermos uma empresa mais diversa e inclusiva, especialmente na ampliação de mulheres na liderança, avançando em nosso compromisso público de ter essa participação em 30% nos próximos três anos.

Na linha de Produtos, iniciamos com sucesso a renovação do nosso portfólio a partir das entregas do Jetta GLI, Novo Polo (recorde em pré-venda) e a passagem de bastão do Gol, com uma edição especial de despedida, para o Polo Track, que renovou nosso segmento de entrada. Ressalto ainda o desempenho da Marca entre os SUVs compactos e os investimentos para a descarbonização dos nossos produtos, com modelos elétricos que serão em breve apresentados.

Seguimos nossas metas para simplificar a VW com Processos enxutos e digitais, potencializar as operações e garantir a segurança no fornecimento de peças, tornando nossos resultados mais eficientes. Tudo isso nos direciona a uma cultura centrada no Cliente, fortalecida a cada ano para alçar nossa Marca entre as Top 3 em vendas na pesquisa CSI (Customer Satisfaction Index).

Não poupamos esforços para ampliar a Sustentabilidade na empresa, com metas para zerar as emissões nas fábricas e, financeiramente, atingir a dívida zero até 2024. Inauguramos o Way to Zero Center e firmamos parceria com 10 universidades, impulsionando pesquisas locais sobre eficiência energética e uso de fontes de energia de baixo carbono. Outra ação importante foi o acordo com a Raízen no fornecimento de gás biometano renovável para operação de nossas fábricas. Hoje somos certificados em todas as plantas pelo uso de energia elétrica 100% proveniente de fontes renováveis.

Por fim, destaco que, entre todos os obstáculos de 2022, a escassez de componentes (sobretudo semicondutores), mudanças na legislação e a crise na logística global tiveram impacto considerável na produção da Volkswagen do Brasil, principalmente no primeiro quadrimestre do ano. O que poderia ser sinal de um ano adverso foi transformado em recuperações e viradas ao longo dos meses seguintes graças ao empenho e à criatividade da nossa equipe. Garantimos, assim, resultados positivos pelo terceiro ano consecutivo, pavimentando caminhos para que a empresa acelere nos próximos anos.

Agora, em 2023, comemoramos os 70 anos da VW no Brasil. Lançamos o olhar para o futuro cientes do nosso progressivo crescimento rumo à sustentabilidade ao longo dessas sete décadas.

O resumo do que percorremos em 2022 está reunido nos próximos capítulos.
Tenha uma boa leitura!

Ciro Possobom
CEO da Volkswagen do Brasil

Busca

Pular para o conteúdo