VW progride na descarbonização
e redução de impactos das fábricas
A Volkswagen do Brasil empenha em todos os seus produtos e soluções de mobilidade o compromisso de reduzir os impactos ambientais – da extração da matéria prima pelos fornecedores ao descarte de materiais. Em 2022, a empresa contratou uma consultoria especializada para avaliar, propor novas ações e validar a estratégia de descarbonização. Essas iniciativas estão alinhadas aos programas globais da VW, como o Zero Impact Factory e Way to Zero.
Reduzir aproximadamente 50,4% das emissões de CO2 até 2030 (com base nos dados de 2018) e diminuir os indicadores ambientais por unidade produzida em aproximadamente 30% até 2025 (com base nos dados de 2010).
Atingir a neutralização de carbono até 2050.
A iniciativa global Zero Impact Factory tem como objetivo a redução de 50,4% nas emissões absolutas de CO2 até 2030 (com base em 2018) e NetZero até 2050. O programa Zero Impact Factory é a continuação do programa anterior, Think Blue. Factory, que começou em 2010, focando em em cinco indicadores quantitativos com metas mensais nas fábricas: consumo de energia, consumo de água, geração de resíduo, emissão de solventes e CO2. Além disso, a Zero Impact Factory acrescenta 11 aspectos qualitativos, como conformidade ambiental, arquitetura e percepção, planejamento, digitalização, uso eficiente de água, eficiência de energia e proteção do clima, eficiência em materiais, solo, biodiversidade, poluentes e mobilidade.
A gestão dos dados é feita on-line e compartilhada anualmente com a matriz alemã, onde passa por auditoria independente de organismo verificador. Periodicamente, a própria matriz envia auditores externos para a checagem completa dos indicadores.
Em 2022, 112 ações de melhoria ambiental foram implantadas nas fábricas dentro do programa, que resultaram em uma redução de energia elétrica equivalente aos gastos mensais de 165 mil residências e ao consumo de água de 267 mil residências em um mês.
Indicadores ambientais | Meta por veículo 2022 | Resultado por veículo produzido | Números absolutos |
Consumo de energia (kWh) | 1.651 | 1.854 | 597.356.997 |
Emissões de CO2 (kgCO2) | 121,94 | 139,70 | 45.773.969 |
Resíduos para eliminação térmica ou aterro (kg) | 0,41 | 0,20 | 64.320 |
Emissões de VOC – compostos orgânicos voláteis (kg) | 3,77 | 4,81 | 1.514.352 |
Água (m³) | 2,67 | 3,82 | 1.249.382 |
As paradas de produção nas fábricas da VW do Brasil impactaram alguns indicadores, que ficaram abaixo do esperado como energia, CO2 e água, principalmente no segundo semestre. Porém, mesmo com as paradas, a empresa conseguiu, com grande esforço, melhorar os indicadores de resíduos e VOC (Compostos Orgânicos Voláteis).
A Volkswagen do Brasil será a primeira fabricante de veículos do País com uma parceria para a produção de gás natural renovável (biometano). O projeto passará a operar no segundo semestre de 2023 na unidade em Taubaté (SP) e em 2024 na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
O biometano é proveniente do aproveitamento dos resíduos da produção de açúcar e etanol a partir da cana-de-açúcar para a produção de energia renovável, com menor pegada de carbono. O total produzido pelo bioparque da Raízen em Piracicaba (SP) e disponibilizado no Sistema Interligado Nacional (SIN), com crédito de energia gerado às fábricas da Volkswagen, pode chegar a 50 mil m3 diários de biogás, representando uma redução de mais de 90% nas emissões de CO2 se comparado com a alternativa fóssil.
O montante contratado pela VW corresponde à aproximadamente 65% do volume utilizado nas duas fábricas – Taubaté e Anchieta. A redução, a partir da aquisição do biometano, permite transferir aproximadamente 30% das emissões fósseis das duas unidades em emissões biogênicas. Com o gás natural, a VW deixará de emitir cerca de 19 mil toneladas de CO2 de origem fóssil por ano.
Qualidade e eficiência ambiental auditadas:
manutenção dos certificados ISO
(Batalha 3: Processos + Ágil)
A auditoria externa do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) voltou a ocorrer de forma presencial em todos os processos da organização em 2022, após as restrições do período pandêmico. O resultado obtido na VW Brasil foram: sete não conformidades menores, duas oportunidades de melhoria e 12 pontos positivos. A avaliação, realizada pelo organismo certificador IQA (TÜV), referendou a manutenção do certificado ISO 9001. O documento é um dos requisitos para que a companhia possa, entre outras coisas, importar e exportar seus produtos.
Antes da avaliação externa, a empresa promoveu uma auditoria interna em todos os seus processos. Mais do que uma obrigatoriedade do sistema de gestão da qualidade, o procedimento é tido como uma ferramenta de melhoria contínua, otimizando processos administrativos e produtivos.
Sistema de Gestão de Compliance Ambiental
e de Energia (SGCAE)
(GRI 3-3, 2-27)
Todas as fábricas da Volkswagen do Brasil passaram por um rigoroso processo de auditorias do SGCAE, tanto internas quanto externas, os quais resultaram na manutenção do ISO 14001 (Gestão Ambiental) e do ISO 50001 (Gestão de Energia) em todas as plantas produtivas e na unidade de peças e acessórios em Vinhedo.
O monitoramento da legislação ambiental é feito de maneira complementar por uma empresa terceirizada, que envia atualizações mensais à Volkswagen. Além disso, o Comitê de Gerenciamento de Riscos Ambientais se reune trimestralmente para a prevenção de potenciais impactos negativos. Durante o período deste relatório, não foram identificados impactos negativos ambientais reais.
Ações alinhadas ao Grupo
A Volkswagen do Brasil vem desde 2019 trabalhando na implementação e aprimoramento contínuo de um Sistema de Gestão de Compliance Ambiental que segue as normas corporativas desenvolvidas pelo Grupo Volkswagen. Nesse período, a empresa passou por cinco atualizações de versões da Política de Compliance Ambiental do Grupo Volkswagen e quatro verificações totais no sistema de gestão. Durante o processo, milhares de procedimentos e documentos foram testados a fundo pelos Monitores dos EUA, pelo órgão externo de auditoria e por representantes da VWAG. Somente no último teste, mais de 600 documentos, procedimentos e evidências operacionais foram avaliados e atestaram as conformidades em todas as plantas exigidas pelo Grupo.
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
Toda energia elétrica consumida nas fábricas da VW no Brasil provém de fontes renováveis, conforme padrão internacional do protocolo GHG (inventário de emissões de gases de efeito estufa). A novidade obtida em 2022 foi a inclusão dos certificados I-RECs, que garantem a rastreabilidade da fonte. Além disso, a empresa foi ao mercado para contratar 50% de toda a energia para consumo futuro com um ganho expressivo em relação aos valores médios dos contratos atuais e flexível às variações de mercado.
O “Certificado Internacional de Energia Renovável”, ou “I-REC”, serve para comprovar que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte renovável, assinalando o compromisso da empresa em diminuir o impacto ambiental. O certificado representa também o engajamento com a diminuição de gases nocivos e do impacto gerado pelo consumo de energia, chamados de Escopo 2 no inventário de emissões de CO2.
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
A Volkswagen lançou em abril o projeto Reservas Verdes, que previa um aumento de aproximadamente 25% das áreas de preservação ambiental das fábricas totalizando, entre as reservas legais e as novas áreas, cerca de 1,3 milhão de metros quadrados de áreas verdes, o que equivale a aproximadamente 120 campos de futebol ou o tamanho do Parque do Ibirapuera (SP). A ação fez parte das celebrações do Dia da Árvore. Todas as quatro unidades de produção da VW no Brasil atingiram a meta ao longo de 2022.
Laboratório de emissões completa
45 anos com atualizações
(Batalha 2: Produtos + Digital)
Pioneiro no Brasil, o Laboratório de Emissões Veiculares da Volkswagen do Brasil foi inaugurado em 1977 com o objetivo de promover pesquisas sobre consumo e gases de escape. Com a criação do Proconve (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), o laboratório assumiu a responsabilidade de atender os requisitos das leis de emissões. Para isso, recebeu um aporte de cerca de R$ 50 milhões.
Além dos ensaios recorrentes de desenvolvimento de motores, controle da produção e homologação do produto, a mais recente atuação do Laboratório de Emissões foi prover os ensaios necessários para que a Volkswagen atendesse à fase 7 do Proconve, que entrou em operação no início de 2023. A empresa adquiriu quatro equipamentos para Real Drive Emission, uma espécie de laboratório móvel instalado na traseira do carro para coletar os gases e fazer a medição em tempo real rodando na rua. Em 2022, o laboratório foi preparado para realizar ensaios em veículos elétricos e vem trabalhando em projetos futuros que devem cumprir às novas legislações vigentes no País.
ensaios por ano
células de medição
profissionais dedicados
em dois turnos
Certificado
na NBR ISO 17025
A Volkswagen do Brasil busca manter o diálogo e a proximidade com a sociedade para aumentar não só a satisfação dos clientes, mas também o relacionamento com todos os stakeholders. Em julho, a fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), abriu suas portas para realizar o sonho do Adriano, de 7 anos.
Tudo começou quando garoto gravou um vídeo na porta da fábrica pedindo: “Volkswagen, deixa eu visitar você”. Rapidamente o time da Anchieta se mobilizou para atender esse desejo. O pequeno fã da VW está dentro do espectro autista e foi acompanhado pelos pais, com direito a uniforme sob medida e carteirinha personalizada. A iniciativa emocionou todos os colaboradores na convenção nacional da VW e conquistou o Prêmio Maior da Galera, no programa de reconhecimento da Marca, contabilizando milhares de votos entre os participantes.
Ao todo, a fábrica da Anchieta realizou 51 ações em 2022 que resultaram na redução de 13.559 MWh e ganho financeiro de R$ 5,3 milhões, entre elas:
– Desativação de 10 transformadores elétricos, com redução de 2.987 MWh, que equivalem ao consumo de 1.000 residências populares.
– Substituição de 2.540 lâmpadas convencionais por LED em 2022. Desde 2017, 63 mil lâmpadas foram substituídas na fábrica, com ganho de R$ 2,9 milhões e uma redução de 8.406 MWh, o equivalente ao consumo de uma cidade de 5.500 habitantes.
– Instalação de 8 inversores de frequência nos sistemas de bombeamento de água, com ganhos de 520 MWh. A medida possibilitou a redução do contrato de energia, gerando uma economia de R$ 555 mil por ano.
A fábrica Anchieta continua atuando em projetos para a estabilidade, eficiência e a qualidade dos processos, por meio de projetos de automação (Fahrwerk na Montagem, Bin-Picking na Armação), digitalização (Digital Maintenance, IMON Digital), Pokayokes (Inspeções automáticas do assoalho, controle de flanges), e se prepara para mais automações com recursos de indústria 4.0 que vão melhorar a ergonomia em todas as áreas.
Volume total de produção:
veículos
Unidades produzidas por modelo:
Saveiro
Nivus
Polo
VIRTUS
Taubaté é modernizada
com a chegada do Polo Track
A fábrica da Volkswagen em Taubaté (SP) se preparou em 2022 para receber a fabricação do Novo Polo Track. O modelo faz parte do pacote de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026 e é o primeiro de uma família de veículos compactos do segmento de entrada. A partir de agora, todas as fábricas da Volkswagen na América do Sul estão preparadas para produzir carros baseados na matriz MQB (Matriz Modular Transversal, padrão nos veículos VW).
Cerca de 80 novos robôs foram adquiridos na Armação, que refletiu aumento de 33% da capacidade de produção. A unidade traz a combinação de dois modelos de robôs de última geração, de tecnologias distintas, que atuam juntos na construção do que há de mais moderno na automação de carrocerias. Com a aquisição do equipamento de solda a laser trifocal, a fábrica de Taubaté se torna a única da VW no Brasil com flexibilidade de soldar peças (teto e laterais), com diferentes matérias-primas.
Na Montagem, a principal mudança ocorreu na ampliação e adaptação do Fahrwerk – onde é feita a união do conjunto motriz (motor, transmissão e suspensão) com a carroceria, habilitando a unidade de Taubaté a fabricar novos modelos com a plataforma MQB. Todos os colaboradores foram treinados para a chegada do novo compacto, somando um total de mais de 40 mil horas investidas em capacitação. Na Pintura, uma equipe de especialistas recebeu qualificação para reprogramar toda a linha de robôs, sistemas de visão e equipamentos da área para a chegada do novo produto.
– A troca do processo de pintura automotivo de solvente concentrado para solução isenta de solvente (VOC 0) gerou um grande ganho no indicador “Emissão de VOC”, do Zero Impact Factory, a partir de uma redução da emissão de aproximadamente ½ ton de VOC por ano, contribuindo assim na luta contra as mudanças climáticas.
– Implementação de 37 medidas de redução de consumo de energia elétrica em toda planta, somando um ganho de 9.350 MWh com ações de grande porte como iluminação natural em depósitos, compressores mais eficientes, instalação de motores com inversores de frequência e a substituição de 26.438 lâmpadas quentes por LED, só essa ação contribiu com a redução de 5.408 MWh/ano, gerando economia de R$ 2,1 milhões.
– A contratação do fornecimento de biometano em detrimento ao uso de gás natural, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa da fábrica de Taubaté a partir do segundo semestre de 2023.
Na área de logística, a fábrica implantou o rebocador autônomo, que possibilita a movimentação de materiais na planta com equipamento 100% autônomo. Ele atua entre as áreas da Montagem Final e Depósito de Embalagens, guiado por meio de fio indutivo no piso e por diversos sensores para identificar os obstáculos, reconhecendo pessoas ou objetos que estiverem no campo de visão. Como o Pinking by Tablet – sequenciamento (seleção / separação) de materiais de alta complexidade por tablets –, a fábrica eliminou a impressão de 2 milhões de folhas A4 por ano. Já na área de Manufatura, o sistema Smart Inspection modernizou a montagem, com sistema de câmeras que detectam defeitos nos veículos, garantindo produtos de máxima qualidade.
Volume total de produção:
veículos
Unidades produzidas por modelo:
GOL
VOYAGE
polo
São José dos Pinhais engaja
colaboradores no ESG
A fábrica de São José dos Pinhais esteve empenhada no #Project1Hour, uma iniciativa global da Volkswagen para a preservação ambiental, que contou com a participação de todos os colaboradores da planta. Durante o evento, a unidade colocou em debate iniciativas para preservar o planeta, tanto no trabalho como na vida pessoal. A ação envolveu workshops sobre conscientização ambiental, plantio de mudas de árvores nativas da região, palestras sobre a diversidade do ecossistema local, visita de colaboradores às áreas de reflorestamento da fábrica e doação de mudas para a comunidade e funcionários.
O #Project1Hour é realizado anualmente em todas as unidades do Grupo Volkswagen pelo mundo, mobilizando cerca de 660 mil colaboradores. A iniciativa lança o convite para interromper o trabalho por pelo menos uma hora e dedicar esse tempo para pensar formas de contribuir para a proteção climática.
– Instalação de sistema de reuso de água da estanqueidade, com redução de mais de 90% do volume utilizado, economizando mais de 20 milhões de litros de água por ano, número suficiente para abastecer 600 famílias de 4 pessoas por ano.
– Aumento da temperatura da água gelada utilizada pelo processo da Pintura com ganho de mais de 2.500 MWh por ano, o equivalente ao consumo anual médio de aproximadamente 16 mil residências.
– Substituição de quase 90% da iluminação predial e de processo da fábrica para tecnologia LED, de alta eficiência, com consumo até 8 vezes menor.
Em 2022, a parceria da fábrica de São José dos Pinhais com uma start-up resultou no Autaza, projeto de verificação da conformidade da superfície do veículo com uso de inteligência artificial, trazendo ganhos na qualidade do produto e na agilidade na inspeção. Outra novidade foi o uso de drones nos armazéns da Logística para controle de inventário. O equipamento escaneia a etiqueta do material e envia as informações ao sistema da empresa (saiba mais abaixo).
Volume total de produção:
unidades
T-Cross
A equipe de São Carlos desenvolveu um projeto ao longo de 2022 para substituir as embalagens de papelão por retornáveis que resultou na redução de 152 toneladas de resíduos pela fábrica. A iniciativa firma uma relação de proximidade entre fornecedores e equipe VW, integrando os times de Engenharia do Produto, Logística Central, Qualidade e Compras. O projeto visa o desenvolvimento de embalagens retornáveis, buscando a otimização de transporte, garantia da qualidade do produto, menor custo de desenvolvimento e, principalmente, a não geração de resíduos. A solução inteligente refletiu positivamente nos indicadores de descarte de materiais e emissão de CO2, em função de um transporte mais otimizado.
– Implementação do Sistema Abrandador na da torre de resfriamento, utilizando um ciclo fechado de água, no qual ela vai para o sistema da fábrica e quando atinge uma certa temperatura, volta para a torre para resfriar. Anteriormente, esse ciclo só podia ser feito três vezes e com o novo sistema subiu para cinco, ou seja, a fábrica passou a utilizar 40% menos água no sistema de resfriamento.
– Substituição de todas as lâmpadas da fábrica por LED. De 21 fábricas monitoradas pelo Grupo VW, São Carlos está entre as melhoras na categoria meio ambiente, que demonstra o nível de conscientização da planta.
– Adoção de um novo processo na separação de sucata que possibilitou o reaproveitamento do metal duro e resultou em uma valorização de cerca de 10.000% na receita com a reciclagem.
São Carlos pratica o paperless, transformado alguns manuais da fábrica em cartilhas digitais, acessadas por QR Code. A unidade tem investido também na digitalização dos processos, colocando pontos de rede em máquinas mais antigas, gerando assim mais dados para munir a tomada de decisão. Ao lado de Anchieta, a fábrica de São Carlos fez a digitalização do controle das manutenções preventivas, preditivas e corretivas.
EA111
EA211
EA211 Exportação
(Argentina e México)
Volume total de produção:
414.785
motores
Inventário realizado
por drone
Para otimizar o processo logístico e minimizar erros de armazenagem, as equipes de Logística SAM e TI (Tecnologia da Informação) da Volkswagen do Brasil, em parceria com as empresas T-Systems e Sesé, implementaram na fábrica Anchieta um projeto que utiliza drones para inventariar o estoque da fábrica. A técnica trouxe ganhos de produtividade e precisão nas informações, além de aumentar a segurança, já que todas as leituras dos códigos de barras são realizadas pelos equipamentos, até de peças em locais mais difíceis (armazenadas no alto), e enviadas em tempo real para o sistema.
O projeto ficou entre as três melhores iniciatvas de inovação do Grupo VW no RPP Awards (Rollout Programm Produktion), programa da marca VW para compartilhamento de inovação, tecnologia e melhores práticas na área de Operações. Anchieta e São José dos Pinhais já utilizam o sistema que, em breve, integrará todas as fábricas no Brasil.
Fábricas da VW são destaque no campeonato mundial
Taubaté foi a grande vencedora de 2022 na categoria Fit 4 Finish (F4F), da premiação Race 4 Performance, realizada pela matriz da VW na Alemanha. O F4F avalia a otimização dos processos em toda a operação para envio do carro com qualidade máxima ao cliente final. O mapeamento da cadeia produtiva, que resultou em ações de balanceamento e reestruturação de áreas de retrabalho, foi decisivo para a premiação. A estratégia de Taubaté possibilitou uma economia de R$ 1,62 milhão e o melhor VBZ (indicador de produtividade medido pelas horas trabalhadas dividido pelo tempo gasto de produção) entre as plantas da VW (2,53 h/veíc.).
Durante todo o ano de 2021, 14 fábricas em todo o mundo foram avaliadas por critérios de Qualidade, Produtividade, Logística e Eficiência. No prêmio Performer of The Year, Taubaté terminou na 2ª posição, atrás de Puebla, no México. As fábricas da Anchieta e de São José dos Pinhais também apareceram em destaque no ranking, ocupando a 3ª e 6ª posições.
Os números representam o consolidado das quatro fábricas da Volkswagen (Anchieta, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais) e o Centro de Peças e Acessórios (PAC), em Vinhedo (SP).
(GRI 302-3)
2020 | 2021 | 2022 | |
Consumo de energia dentro da organização (em GJ) | 1.989.548,1 | 2.199.342,3 | 2.090.244,8 |
Consumo de energia fora da organização (em GJ) | 19.584,2 | 17.265,1 | 17.680,9 |
Consumo de energia total da organização (em GJ) | 2.009.132,3 | 2.216.607,4* | 2.107.997,2 |
Intensidade energética (dentro da organização) | 5,7 | 5,8 | 6,0 |
Intensidade energética (fora da organização) | 0,06 | 0,05 | 0,05 |
Intensidade energética (total da organização) | 5,8 | 5,8 | 6,1 |
Notas de rodapé:
1Intensidade energética é a razão do consumo absoluto de energia por veículo produzido.
2Tipos de energia incluídos na taxa de intensidade: energia elétrica, gás natural e diesel.
3 Os indicadores de intensidade energética tiveram um aumento no ano de 2022, comparado ao ano 2021. Houve uma redução na quantidade de veículos produzidos por dia trabalhado, o que afetou a eficiência energética e ambiental.
(GRI 302-1)
2020 | 2021 | 2022 | |
Combustível de fontes não renováveis (diesel e gás natural) | 803.118,2 | 949.310,3 | 881.451,6 |
Energia consumida (eletricidade) | 1.186.429,9 | 1.250.031,9 | 1.208.793,1 |
Energia vendida (eletricidade) | 0 | 74,99 | 71,56 |
Total de energia consumida | 1.989.548,1 | 2.199.342,3 | 2.090.244,8 |
Nota de rodapé:
1 Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory, VW 98000 e GHG Protocol.
(GRI 302-2)
Notas de rodapé:
1 Os números correspondem às somas dos valores de energia consumidos no escritório financeiro do Jabaquara, em São Paulo, e no Centro de Peças e Acessórios da cidade de Vinhedo.
2 O valor reportado em 2022 se manteve próximo ao valor de 2021 devido à continuidade do trabalho híbrido instalado em 2021.
Reduções de consumo de energia em decorrência de melhorias implementadas (em GJ) 1 2
(GRI 302-4)
2020 | 2021 | 2022 | |
Aumento de temperatura da água resfriada durante o inverno de 6°C para 8°C (Curitiba) | 21.193,0 | 12.222,7 | 8.693,3 |
Mudança da iluminação geral para tecnologia LED (Taubaté) | 1.685,9 | 11.467,8 | 19.470,2 |
Mudança da iluminação geral para tecnologia LED (São Carlos) | 80.899,4 | 8.956,8 | 7.229,2 |
Redução da pressão do compressor de 12 bar para 10 bar (Anchieta) | 810 | 5.940 | 7.920 |
Total | 104.588,3 | 38.587,3 | 43.312,6 |
Notas de rodapé:
1Foram escolhidas as maiores reduções do ano 2022 (uma por planta). A soma de todas as ações de redução pode ser identificada no GRI 302-1.
2 Somente os valores reportados em 2022 são relativos às novas ações inseridas no índice. As ações referentes aos números de 2020 e 2021 encontram-se nas edições anteriores do anuário.
(GRI 3-3, 305)
Na Volkswagen do Brasil, o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) é a ferramenta utilizada para acompanhar as emissões atmosféricas e orientar a gestão do tema. O documento passou por verificação externa em 2018, atestando a confiança dos valores reportados pela montadora e a conformidade às normas e metodologias estipuladas pelo programa GHG Protocol. A verificação é prevista para ocorrer a cada cinco anos.
Direcionado à responsabilidade ambiental e climática, o GHG Protocol é um programa que garante o registro e compartilhamento público dos volumes de emissões de GEE, de modo voluntário, pelas empresas que atuam no País. Mais informações sobre o programa e a consulta dos inventários publicados estão disponíveis no site www.ghgprotocolbrasil.com.br.
Todos os indicadores são acompanhados possui um sistema Corporativo do Sistema de Gestão de Compliance Ambiental e de Energia (GSCAE), seguindo a norma interna KRL17 (que traz orientações ambientais da matriz alemã) e VW 98.000.
Emissões diretas de gases de efeito estufa (tCO2 equivalente) – Escopo 1
(GRI 305-1)
2020* | 2021** | 2022*** | |
Geração de eletricidade, calor ou vapor | 45.650,1 | 54.124,8 | 50.510,6 |
Emissões fugitivas | 2.652,7 | 4.957,2 | 1.601,4 |
Total de emissões brutas de CO2 | 48.302,8 | 59.082 | 52.112 |
*Para os valores reportados em 2020, após a publicação do anuário foi realizada uma auditoria por órgão certificador independente que validou os novos valores inseridos no anuário.
** Houve um pequeno crescimento de emissões em 2021 devido ao aumento de dias trabalhados.
Os dados de 2020 e 2021 incluíam “emissões por transporte de materiais, produtos, resíduos, empregados e passageiros”, que a partir de 2022 foi considerado no escopo 3 (GRI 305-3). Dessa forma, as somas dos anos 2020 e 2021 não conversam mais com os relatórios referentes.
2020* | 2021* | 2022 | |
Emissões biogênicas de CO2 (t CO2 equivalente)* | 2.903,42 | 3.795,88 | 6.192,15 |
*Dados corrigidos em relação à publicação de 2021, primeiro ano que o indicador foi reportado. O pequeno crescimento observado de 2020 para 2021 foi devido ao aumento de dias trabalhados.
.
Emissões indiretas provenientes da aquisição de energia – Escopo 2
(GRI 305-2)
Após a definição, em 2016, do uso exclusivo de fontes renováveis para a geração da energia elétrica utilizada pela Volkswagen do Brasil, as emissões de CO2 geradas pela eletricidade passaram a ser nulas.
A partir de 2022 entrou em vigor o certificado I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), que comprova que a energia elétrica consumida é proveniente de uma fonte renovável, assinalando o compromisso da empresa em diminuir o impacto ambiental.
2020 | 2021 | 2022 | |
Emissões indiretas provenientes da aquisição de energia (t CO2 equivalente) | 22.115,1 | 43.835,3 | 14.403,9 |
Nota de rodapé:
Ano-base: 2010 – Programa Think Blue. Factory (total das emissões no ano-base: 22.956 tonCO2e ano) e 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 28.619 ton. CO2e ano).
(GRI 305-3)
2020* | 2021** | 2022 | |
Bens e serviços adquiridos | - | - | 127,8 |
Transporte e distribuição de materiais e peças | 9.740,9 | 21.637,7 | 18.786,5 |
Viagens a negócios | 561,1 | 1.239,2 | 1.398,7 |
Transporte de colaboradores | 5.468,6 | 5.865 | 4.820 |
Transporte e distribuição de veículos | 144.028,5 | 222.132,2 | 231.608,1 |
Total | 159.799 | 250.874,1 | 256.741,4 |
Nota de rodapé:
*Para os valores reportados em 2020, após a publicação do anuário foi realizada uma auditoria por órgão certificador independente que validou os novos valores inseridos no anuário.
** Houve um pequeno crescimento de emissões em 2021 devido ao aumento de dias trabalhados.
Gases incluídos no cálculo: CO2, CH4, N2O.
Ano-base: 2018 – GHG Protocol (total das emissões no ano-base: 264.340 tonCO2e).
(GRI 305-5)
2020 | 2021 | 2022 | |
Reduções provenientes de emissões indiretas da aquisição de energia (Escopo 2) – Projeto I-REC Total | 22.115,1 | 6.541,4 | 14.404 |
Nota de rodapé:
Emissão evitada com o uso de 100% da energia elétrica proveniente de fontes renováveis com I-REC (PCH + plantas).
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory, VW 98000 e GHG Protocol.
Valores de 2020 e 2021 atualizados em comparação com os relatórios anteriores, conforme novas regras do GHG Protocol, considerando Escopo 2 (I-REC).
Emissões de substâncias que destroem a camada de ozônio (SDO)
(GRI 305-6)
Não é utilizado CFC-11 na Volkswagen do Brasil.
(GRI 305-7)
2020 | 2021 | 2022 | |
Nox | 102,1 | 151,8 | 141,6 |
SOx | 1,5 | 0,2 | 0,1 |
Compostos orgânicos voláteis (COV) | 1.287,2 | 1.435,3 | 1.514,3 |
Nota de rodapé:
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados para o Zero Impact Factory e VW 98000.
A identificação de novas oportunidades de reúso da água, com a consequente diminuição da demanda pelo recurso, é prioridade na gestão de consumo de água pela companhia.
(GRI 303-1)
A empresa assume o compromisso com a melhoria contínua do seu sistema de gestão e do desempenho ambiental para alcançar a compatibilidade entre processos, atividades, produtos e serviços e o meio ambiente, bem como com a preservação dos recursos naturais. A redução do consumo de água está prevista entre os indicadores da iniciativa global Zero Impact Factory (- 30% com base nos dados de 2010).
A gestão dos dados de consumo é feita mensalmente. A Volkswagen dispõe de um sistema on-line de gerenciamento de ações, que permite o monitoramento constante da quantidade de ações, os ganhos previstos e cronograma de implantação, sendo possível gerar relatórios e fazer benchmarking, além de pesquisar ações implementadas em outras plantas do Grupo VW. Anualmente, todos os indicadores ambientais são reportados para a matriz alemã e passam por auditoria externa.
(GRI 303-3)
2020 | 2021 | 2022 | |
Água de superfície (total)* | 183,5 | 212,3 | 271,1 |
Água subterrânea (total) | 115.976,9 | 115.167,5 | 71.945 |
Água de terceiros | 944.535 | 1.067.832,5 | 1.177.315,8 |
Captação total | 1.060.695,4 | 1.183.212,3 | 1.249.531,9 |
Nota de rodapé:
* A captação de águas pluviais foram consideradas no indicador água de superfície.
(GRI 303-4 e 303-5)
2020 | 2021 | 2022* | |
Descarte total de água | 1.315.011,7 | 1.024.751 | 929.695,9 |
Consumo total de água (= captação total de água - descarte total de água) | -254.499,8 | 158.248,9 | 319.564,9 |
Nota de rodapé:
Para água de concessionária foram somados os consumos totais das plantas Anchieta, Taubaté, Curitiba e São Carlos. Não há consumo de água de superfície e efluentes de outra organização.
Números calculados de acordo com os consumos reais reportados em m³ para o Zero Impact Factory e VW 98000.
Devido aos efeitos da pandemia, a escassez de semicondutores e seus desdobramentos, como fechamento de fábricas durante alguns meses, redução de produção e outros, os indicadores totais foram fortemente influenciados.
* Em 2022, a Volkswagen do Brasil descartou mais água do que consumiu devido ao grande volume de água armazenada nas fábricas.
(GRI 306-3)
2020 | 2021 | 2022 | |
Peso total dos resíduos gerados (toneladas métricas) | 61.837,6 | 71.464,1 | 74.593,8 |
Resíduos perigosos | 3.709,6 | 5.064,1 | 4.012,9 |
Resíduos não perigosos | 58.128 | 66.400,1 | 70.580,9 |
A maioria dos resíduos gerados pela Volkswagen do Brasil são compostos não perigosos encaminhados para reciclagem, dos quais os metais são a maior parte. Os demais resíduos são direcionados para reutilização, reciclagem, compostagem, processamento térmico ou aterro. O descarte é feito diretamente pela companhia ou por terceiros, ou ainda confirmado diretamente pela VW.
(GRI 306-4)
Resíduos perigosos | 2020 | 2021 | 2022 |
Reutilização | 0,00 | 2,42 | 318,6 |
Reciclagem | 1.036,5 | 782,1 | 754,1 |
Total | 1.036,5 | 784,5 | 1.072,7 |
Resíduos não perigosos | 2020 | 2021 | 2022 |
Reutilização | 95,5 | 306,1 | 1.620,9 |
Reciclagem | 55.055,2 | 63.320,5 | 66.912 |
Compostagem | 260,9 | 301,3 | 251,1 |
Total | 55.411,6 | 63.927,9 | 68.784 |
(GRI 306-5)
Resíduos perigosos | 2020 | 2021 | 2022 |
Incineração (com recuperação de energia) | 2.670,2 | 3.598,6 | 2.937,8 |
Incineração (sem recuperação de energia) | 2,9 | 3,8 | 2,4 |
Confinamento em aterro | 0,0 | 677,1 | 0,0 |
TOTAL | 2.673,08 | 4.279,5 | 2.940,2 |
Resíduos não perigosos | 2020 | 2021 | 2022 |
Incineração (com recuperação de energia) | 2.215,2 | 2.056,6 | 1.734,8 |
Incineração (sem recuperação de energia) | 0,00 | 0,00 | 0,00 |
Confinamento em aterro | 501,2 | 415,7 | 62,2 |
TOTAL | 2.716,3 | 2.472,2 | 1.796,9 |
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