Um ano de muitos obstáculos superados pela determinação do time e a aposta em projetos para o futuro. Assim pode ser resumido 2022 na Volkswagen do Brasil. A crise no fornecimento de insumos e na logística global, observada nos últimos anos, acrescidos de juros e inflação altos, com acesso restrito a crédito, foram alguns dos desafios encarados ao longo do ano.
Além disso, os ajustes para cumprir o Proconve L7 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores), criado há 36 anos e que, desde janeiro, traz limites mais restritos nas emissões, impactaram a produção. Quando as fábricas se preparavam para acelerar a montagem, sentiram os efeitos da escassez de peças no mercado, sobretudo em março. Uma sequela que perdurou por todo o ano, resultando em paralisações e lay-off. Vale ressaltar, contudo, que a Volkswagen do Brasil não recorreu à dilação dos prazos do PL7, mesmo com os efeitos da pandemia sobre a produção, cumprindo integralmente o calendário do governo e assegurando seu compromisso com o compliance e as metas ambientais da empresa.
A estratégia para contornar o engarrafamento econômico teve a flexibilidade como guia, direcionando esforços para caminhos que trouxeram resultados, como o foco em carros com margem de lucro maior. A Volkswagen do Brasil fechou o ano em 3º lugar em participação de mercado (13,7%), um recuo de 1,6 pp comparado ao ano anterior. Apesar dos desafios, a Marca manteve a liderança no segmento A0 SUV, com destaque para o T-Cross, o segundo SUV esportivo mais vendido do ano.
A recuperação veio acelerada no segundo semestre, com ganhos de 1,5 pp em market share comparado com o mesmo período do ano anterior, impulsionada pela resposta positiva aos primeiros lançamentos da nova Ofensiva de Produtos, a exemplo do Novo Polo, com 7.000 unidades vendidas em apenas duas horas e uma estimativa de 100 mil emplacamentos para 2023. Em Taubaté, a planta passou por uma adaptação de linha, com a retirada do Gol e do Voyage, para implementar a plataforma MQB na produção do Polo.
Nas exportações, as restrições governamentais na Argentina e a falta de navios para transporte de automóveis pesaram sobre o volume de carros embarcados em 2022. Ainda assim, a empresa buscou a recuperação ao longo do ano. Ao todo, 88.849 veículos foram enviados para países da África e Região LAM (Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai, Peru, Curaçao e República Dominicana), Argentina e México. Só em junho, a VW embarcou 11.591 carros em 20 navios, o melhor resultado mensal para as exportações desde maio de 2019. No acumulado do ano, Saveiro, Gol e T-Cross foram os modelos mais exportados. Outro destaque foi a marca conjunta de 100 mil unidades exportadas do Polo e Virtus (no compilado desde outubro de 2017 e janeiro de 2018, quando foram respectivamente lançados no mercado externo).
2022 em números
(GRI 2-1, 2-6)
Receita líquida
Pagos em impostos
(diretos e indiretos)
Salários e benefícios
de colaboradores
Investimentos sociais
(GRI 2-1)
46.282 Saveiro
24.640 Polo
13.020 Virtus
56.747 Nivus
79.991 Gol
(produção encerrada em dezembro)
42.584 Voyage
(produção encerrada em dezembro)
130 Polo
83.011 T-Cross
36.696 EA111
322.678 EA211
55.411 EA211 exportação
(Argentina e México)
Importados:
Amarok (General Pacheco – Argentina)
Taos (General Pacheco – Argentina)
Jetta (Puebla – México)
(GRI 201-1)
2020 | 2021 | 2022 | |
Valor econômico direto gerado: receitas | 22.067.503.360 | 25.762.510.850 | 28.200.970.810 |
Valor econômico distribuído: custos operacionais, salários e benefícios de empregados, pagamentos a provedores | 1.920.153.380 | 1.985.677.303 | 1.907.933.350 |
Valor econômico retido: “valor econômico direto gerado” menos “valor econômico distribuído" | 2.836.058.620 | 2.947.430.020 | 2.856.156.186 |
A Volkswagen do Brasil tem posicionado a sua marca no mercado para ser mais diversa, digital, ágil, centrada no cliente e neutra em carbono. Esses cinco pilares representam cada uma das frentes de atuação da estratégia corporativa (nas chamadas 5 Batalhas) para o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções em mobilidade que irão corroborar para uma empresa cada vez mais sólida e sempre com o olhar humano. Em 2022, a VW centrou esforços em novas experiências, buscou estar próxima dos clientes (human approach), ser mais conectada e uma marca amada (loved brand).
Como resultados, a VW foi reconhecida pela 31ª vez como a marca de carro mais lembrada pelos consumidores, segundo a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha. Mais uma vez, a empresa conquistou isoladamente o topo da categoria Carro. Ela foi também a marca que mais venceu essa categoria, em 32 edições do levantamento.
Pelo segundo ano seguido, a Volkswagen do Brasil é a líder entre as fabricantes de automóveis no Prêmio Valor Inovação, atribuído pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy&, consultoria estratégica da PwC. Entre as ações da companhia que se destacaram na premiação estão a calculadora Abasteça Consciente; a ampliação do programa VW Sign & Drive, a jornada de Digitalização na Rede (DDX e o app Meu Volkswagen), e a oferta de aplicativos dentro do VW Play Apps. Além do ranking setorial, a VW subiu oito posições no ranking geral das 150 empresas chegando no 44º lugar.
A VWB recebeu também o prêmio Prêmio BandNews Marcas Mais Admiradas no Brasil na categoria Autos, realizado em parceria com a AtlasIntel e auditoria do Instituto Áquila. O troféu foi atribuído pelos esforços que a companhia vem realizando com foco nos consumidores ao oferecer tecnologia, conectividade e design no atendimento e na experiência em toda a jornada do cliente.
A revista Quatro Rodas elegeu o VW T-Cross como o SUV compacto de menor custo de uso do País, desbancando outros quatro rivais diretos. No cálculo foram incluídos os gastos de combustível, a manutenção, o seguro, o custo mensal e o preço de tabela.
T-Cross
Taos
Jetta GLI
No prêmio Melhor Compra 2022, o SUVW Taos ganhou como melhor SUV até R$ 220 mil na versão Comfortline. Já o Jetta GLI, estreante na premiação, foi o vencedor na categoria carros até R$ 250 mil, reforçando seu pacote único no segmento de sedãs esportivos.
Os esforços da Volkswagen em colocar os temas ESG como frentes principais de sua estratégia foram reconhecidos pelo mercado. Após três meses de eleição aberta e quase 10 mil votos, a VW conquistou o Prêmio AutoData na categoria Sustentabilidade. O Way To Zero Center, inaugurado na fábrica da Anchieta, o acordo com a Raízen para o fornecimento de gás biometano renovável nas fábricas e o projeto de energia renovável para a Rede de Concessionários contribuíram para o resultado.
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de unidades fabricadas
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