Cinco estrelas em segurança
(GRI 3-3 e 416-1)
A Volkswagen detém o mais amplo portfólio de produtos à venda no Brasil com cinco estrelas no ranking de segurança do Latin NCAP (New Car Assessment Program), programa independente de avaliação de carros novos para a América Latina e Caribe. Os modelos T-Cross, Taos e Nivus oferecem o máximo de segurança na proteção para os ocupantes de acordo com a avaliação.
A VW saiu na frente como a primeira montadora a obter nota máxima em segurança dentro dos novos protocolos de testes do instituto, válidos entre 2020 e 2024. O SUVW Taos conquistou cinco estrelas em todos os requisitos avaliados, considerando a proteção a adultos, crianças e pedestres, além dos sistemas de assistência ao condutor.
Todos os modelos avaliados da VW têm em comum a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.
(Batalha 2: Produtos + Digital)
Um dos pilares da estratégia ACELERA VW está relacionado ao desenvolvimento dos produtos da Marca e à renovação do portfólio até 2025. A nova ofensiva anunciada pela empresa prevê 15 novos veículos prioritariamente flex e elétricos, além de ações para aumentar a descarbonização e a digitalização da montadora. Os recursos estão inseridos no pacote de investimentos anunciado em 2021, com o aporte de R$ 7 bilhões destinados pelo Grupo na região.
Em 2022, quatro modelos foram lançados no mercado, começando pelo Jetta GLI, o veículo de passeio mais rápido da Marca no País. Na comemoração dos 20 anos do Polo no Brasil, a Volkswagen apresentou dois modelos, avançando na Ofensiva de Produtos: o Polo Hatch e o Polo Track, veículo produzido sobre a plataforma MQB que substituiu o Gol na linha de produção como parte do plano de renovação do segmento de entrada. A edição especial que fez a despedida do Gol completou a lista (saiba mais abaixo).
Ofensiva de produtos em 2022
Gol Last Edition: a despedida de um clássico nacional
Após 42 anos de produção ininterrupta na fábrica de Taubaté, o GOL foi descontinuado. O modelo é o carro mais produzido (+8,5 milhões de unidades), vendido e exportado (+1,5 milhão) na história do mercado brasileiro. Para honrar a despedida desse clássico da indústria automotiva brasileira, a Volkswagen produziu o Gol Last Edition. Numerada e limitada a 1.000 unidades, a versão foi desenvolvida especialmente pelo time de Design da Volkswagen do Brasil e esgotou em apenas 30 minutos de vendas.
PL7 e Rota 2030: VW reduz emissões na linha de veículos novos
(GRI 302)
(Batalha 2: Produtos + Digital)
A Volkswagen reduziu emissões e consumo de todos os seus modelos para atender à nova fase do Proconve (L7), regulamentada pelo Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), e às metas estabelecidas pelo Rota 2030. Com o objetivo de estabelecer novos padrões de emissão dos veículos, incluindo a redução da poluição do ar e a economia de combustível, a engenharia da Marca trabalhou no desenvolvimento do maior portfólio do País, o que inclui 10 modelos, entre eles Gol, Voyage, Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, Taos, Jetta, Saveiro e Amarok, abrangendo 90% dos segmentos de mercado no País.
O PL7 estabeleceu limites ainda mais rígidos para a emissão de gases (que passaram a valer na virada de 2023), exigindo novos testes e análises igualmente severos. Foi necessário reduzir as emissões em, no mínimo, 38% para compostos orgânicos voláteis e óxidos de nitrogênio, em 23% para monóxido de carbono e em 25% para aldeídos em relação à legislação anterior, o PL6.
Quando se fala em consumo de combustível, os clientes Volkswagen também passam a conduzir automóveis mais eficientes. Tais mudanças superam as determinações do Rota 2030, programa federal destinado à cadeia automotiva com o objetivo de apoiar o desenvolvimento tecnológico, inovação, segurança veicular, proteção ao meio ambiente, eficiência energética e a qualidade dos veículos lançados no mercado nacional.
Ações do Way to Zero no Rock in Rio
(Batalha 4: Clientes + Centrada no Cliente)
A Volkswagen do Brasil aproveitou a cota de patrocínio no Rock in Rio 2022 para apresentar publicamente iniciativas desenvolvidas no programa global Way to Zero, que visa neutralizar as emissões de CO2 da companhia até 2050. O ID. Buzz (a Kombi elétrica) foi um dos destaques e fez a sua estreia na América Latina. Ele estava ao lado do ID.4, SUV elétrico da marca e de outros modelos da família SUVW.
Durante os sete dias de evento, o público pôde participar também da ativação Curta Consciente, um quiz para testar os conhecimentos sobre descarbonização. A atividade incluía orientações sobre proteção climática e emissões de CO2 no combustível, mostrando as vantagens ambientais do uso do etanol.
O Rock in Rio Brasil 2022 trouxe o mote “Por um mundo melhor” com um evento 100% neutralizado em carbono. A Volkswagen, como uma das patrocinadoras, contou com sua participação neutralizada também. O estande próximo ao Palco Mundo foi construído com material reutilizável e as lonas foram destinadas ao projeto Costurando o Futuro, da Fundação Grupo Volkswagen.
Programa Abasteça Consciente amplia parcerias
A Volkswagen do Brasil fechou parceria com Bosch; Localiza; Raízen, licenciada da marca Shell; Volkswagen Financial Services e LM; União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (Unica) para o Programa Abasteça Consciente, que incentiva o uso do etanol para abastecer carros.
O acordo prevê benefícios exclusivos dos parceiros aos clientes VW. Desde 2021, a Volkswagen do Brasil vem discutindo sobre o futuro da indústria automotiva no que diz respeito à descarbonização, adotando uma abordagem que leva em consideração as fontes de energia renovável e a utilização de biocombustíveis como estratégia complementar à adoção dos veículos elétricos. Para incentivar o uso do etanol, que evita a emissão de até 90% de CO2 na atmosfera em comparação à gasolina, a VW oferece aos consumidores a calculadora Abasteça Consciente.
Muito além da questão financeira, a ferramenta mostra qual é a emissão de CO2 de acordo com o combustível escolhido, considerando a metodologia “poço-à-roda”, ou seja, desde o cultivo ou a extração de recursos naturais, seu processo de produção e transporte, até sua combustão nos motores. Assim, o cliente pode olhar – ao mesmo tempo – para o bolso e para o meio ambiente. Em um ano, mais de um milhão de simulações foram feitas pelos clientes na calculadora.
A Volkswagen lançou em 2022 a Digital Garage, um ambiente para armazenar, trocar e comercializar cards digitais colecionáveis. Acelerando forte na digitalização e antenada com as tendências, a Marca é a primeira montadora a colocar no mercado uma coleção de cards NFTs e desenvolver uma plataforma para fãs colecionarem itens criados pela própria fabricante.
NFT é a sigla para Non-Fungible Token, ou token não fungível. Trata-se da combinação de um item qualquer (imagem, vídeo, música, ou mesmo um objeto) com um “smart contract” registrado em blockchain, o que garante sua autenticidade e torna esse item único.
Só nos primeiros 30 dias, a plataforma contabilizou mais de 58 mil acessos, 97 opções de cards disponíveis em 3.600 pacotes, um leilão arrematado por mais de R$ 3 mil e compradores de cards digitais de 12 países.
O VW Nivus, primeiro modelo totalmente desenvolvido na América Latina, celebrou em setembro a marca de 100 mil unidades produzidas em São Bernardo do Campo (SP). O Nivus revolucionou a maneira da Volkswagen desenvolver os seus veículos, em um projeto inovador, 100% digital, sem que fosse necessário fazer um único protótipo físico. Para efeito de comparação, no passado eram utilizados até 70 protótipos físicos. O modelo já foi exportado para 15 países nas Américas Central e do Sul. Em julho de 2021, ele passou a ser produzido e comercializado na Europa, sob o nome de VW Taigo.
(GRI 416-1 e 416-2)
A Volkswagen foi pioneira em crash tests no Brasil. Desde 1971, a empresa conta com um Laboratório de Segurança Veicular que atua tanto na criação e projeto de novos modelos quanto no aperfeiçoamento de veículos em produção.
Atualmente, sistemas de segurança ativos e de assistência à condução têm papel importante na proteção de motoristas e passageiros dos veículos, bem como pedestres. Além dos testes tradicionais, realizados há décadas, os engenheiros e técnicos do Laboratório de Segurança Veicular trabalham no desenvolvimento e aperfeiçoamento de sistemas baseados em digitalização e processamento de dados. A evolução digital possibilita a interação de sistemas como os freios ABS com sensores variados, que vão de acelerômetros a câmeras, radar e ultrassom.
Entre os recursos mais conhecidos que equipam os carros da Volkswagen estão o controle eletrônico de estabilidade, distribuição eletrônica da força de frenagem, detector de fadiga, frenagem pós-colisão, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, assistente de frenagem de emergência, front-assist, alerta de distância, detector de ponto cego, airbags frontais e laterais e ISOFIX® com top-tether para fixação de cadeirinhas de crianças no banco traseiro.
Em 2022, não foi identificado qualquer não cumprimento a regulamentos de não-conformidade relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde dos clientes e segurança dos produtos.
Novas ações para a
eficiência energética
(GRI 2-27, 302-5, 307-1)
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
A Volkswagen reforçou seu compromisso com foco em desenvolver e produzir veículos cada vez mais tecnológicos e eficientes, dentro da estratégia Way to Zero. Entre as tecnologias que ajudaram na redução de emissões e na diminuição do consumo dos automóveis da linha VW estão as atualizações de motor e transmissão, sistema de
ar-condicionado com embreagem magnética, melhorias aerodinâmicas, a adoção de pneus com compostos de baixa resistência ao rolamento (“verdes”), além do Start-Stop para quase todos os modelos. A economia no consumo energético chegou a 16% (com variações de 4% a 16% de acordo com a versão e o modelo).
A empresa adotou o tanque de combustível multicamadas e o novo catalisador no sistema de escapamento com otimização de metais preciosos nos componentes; aumentou o volume do filtro de carvão ativado; redesenhou componentes do motor e introduziu peças para melhorar a aerodinâmica dos carros.
(GRI 3-3)
A digitalização está cada vez mais presente nos processos da Volkswagen, trazendo benefícios como alta tecnologia, produtividade, ergonomia e novos negócios. A empresa possui uma área de Inovação Aberta responsável, entre outras coisas, por acelerar as parcerias com startups, universidades e grandes empresas. No primeiro semestre, a VW implantou o BTO (Business Transformation Office), com o objetivo de promover a transformação da companhia por meio da inovação, digitalização e mindset ágil, premissas que seguem em linha com a estratégia ACELERA VW.
Para a economia, isso se reverte em novas receitas. Para o meio ambiente, as ações de digitalização se refletem em novas maneiras educar e incentivar a sustentabilidade como, por exemplo, a calculadora de emissões de CO2 e o Manual Cognitivo, que reduz significativamente a quantidade de papel dos manuais que acompanham os veículos da Marca. A empresa tem ampliado sua experiência dentro e ao redor do carro, entregando melhores serviços e conveniência com o uso de ferramentas digitais e em constante atualização de dados, a exemplo do VW Play (sistema de infotainment desenvolvido integralmente no Brasil) e a jornada digital do cliente, que investe em soluções tecnológicas para a ampliar a experiência com a Marca.
O gerenciamento dessas ações é garantido em testes e protótipos internos, com fases de validação antes de ser lançado ao mercado, roadmap (mapeamento digital) de correções e melhorias, feedbacks de clientes, dados analíticos e análise de mercado (mensurados por downloads, registros, interações, tempo de uso etc.), além do atendimento ao cliente e da transparência nas informações.
Desde o início do projeto, aspectos de segurança dos ocupantes são extremamente relevantes e previstos em detalhes. A proteção dos pedestres é um item que tem também recebido cada vez mais atenção.
Os componentes incorporados aos veículos são elaborados sob os mais modernos processos laboratoriais, com a utilização de recursos como simulações de predições veiculares – do componente, do veículo completo e da sua interação com os demais durante os crash tests, testes de emissões, desempenho, durabilidade, ruídos, integração eletrônica etc.
A certificação do produto é feita por meio de ensaios destrutivos em crash tests, etapa indispensável que antecede a sua liberação ao mercado. Durante o processo, manequins antropométricos de última geração permitem certificar os valores biomecânicos obtidos em órgãos vitais. Os resultados superam os padrões de segurança exigidos por lei.
A montadora dá início à fabricação do produto somente após a certificação da eficiência dos componentes e do veículo completo. O modelo precisa atender às especificações aprovadas no projeto.
As áreas de Marketing e Assistência Técnica são as responsáveis por divulgar os aspectos de segurança veicular aos consumidores, orientando-os sobre a utilização dos recursos disponíveis.
A orientação sobre os recursos de segurança disponíveis e sua correta utilização é uma preocupação constante da montadora. Ela está retratada em detalhes nas mídias e no manual do proprietário. Além deste, a Volkswagen disponibiliza aos clientes orientações de segurança veicular e um caderno de direção segura, com instruções para ajustes dos componentes de segurança, visando obter a posição ergonomicamente mais segura de direção e alcançar o melhor desempenho do sistema em caso de colisão.
Todas as etapas que integram o ciclo de vida dos produtos e serviços da Volkswagen do Brasil são estruturadas com base no Sistema de Gestão da Qualidade da empresa (ISO 9001), que se soma a outras normas internas.
(GRI 417-1, 417-2)
(Batalha 4: Clientes + Centrada no Cliente)
Todos os produtos são identificados por meio de rótulos e gravações, que atendem às exigências legais (segurança do produto, meio ambiente, qualidade e telecomunicações) e trazem informações complementares da própria Volkswagen do Brasil sobre a funcionalidade e o uso correto de determinados equipamentos e para a manutenção dos veículos. O Guia VW, também conhecido como Manual do Proprietário, é disponibilizado (em livreto e/ou digital) a todos os clientes, com informações apresentadas de modo didático para facilitar o uso correto pelos consumidores, garantindo sua segurança.
Com foco em otimização de processos, redução de custos e conscientização ambiental, a equipe de Pós-Vendas buscou informações comuns entre os veículos para unificar o documento. Atualmente, já estão implementados um manual para toda a linha de veículos nacionais, um para os exportados para a Argentina e outro para importados. Para os mercados LAM e norte da África, a estratégia está em desenvolvimento. Estabelecendo conexões com plataformas digitais, foi possível criar manuais impressos mais enxutos (apenas 60 páginas), que abrangem temas de segurança e legislação. Os textos direcionam o leitor para saber mais no site da VW ou no App Meu VW, dispondo de manuais digitais exclusivos por modelo e com o conteúdo na íntegra (chegando a 350 páginas). Além das informações disponíveis no manual de instruções e no Guia Volkswagen, o cliente também tem à disposição o Manual Cognitivo, que aplica inteligência artificial para entender e responder às dúvidas.
Com relação à proteção do meio ambiente, vale destacar que existem mais de duas dezenas de observações no manual. A Volkswagen do Brasil participa do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular coordenado pelo INMETRO e, desde 2017, etiqueta 100% dos veículos. Não foram registradas nenhuma advertência, multa ou penalidade por não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a informações e rotulagem de produtos da Volkswagen do Brasil em 2022.
© Volkswagen 2023
Busca