A Volkswagen do Brasil apresentou ao mercado a nova estratégia que norteará suas ações em um ciclo de quatro anos (2022 a 2025): o ACELERA VW. Ele atualiza as 5 Batalhas (como são chamadas as frentes de atuação da empresa), traz a estratégia global (ACCELERATE) para o contexto regional e introduz 21 projetos para impulsionar o sucesso e a sustentabilidade dos negócios. Entre os principais objetivos da nova estratégia estão a descarbonização nas fábricas, o crescimento da participação da liderança feminina, o aumento da satisfação dos clientes, a rentabilidade financeira, o reconhecimento como uma das melhores empresas para trabalhar e a nova Ofensiva de Produtos. Ao todo, 21 grupos de trabalho são responsáveis por essas ações que vão mudar os processos na companhia.
Entre as metas estão manter a saúde e segurança dos colaboradores em primeiro lugar, ser um excelente lugar para trabalhar, integrar as pessoas em espaços modernos de coworking, “Liderança Exemplar”, ser uma empresa mais diversa e inclusiva e a mudança de mindset, criando times mais ágeis, digitais e inovadores.
Em 2022, a empresa alcançou um dos objetivos do pilar Pessoas, com a certificação Great Place to Work e agora busca manter o selo. Além disso, deu início ao processo de revisão de contratação, para criar equipes mais diversas e inclusivas, comprometida em atingir 30% de pessoas do gênero feminino em posição de liderança na companhia.
Este pilar reforça a oferta de serviços digitais, biocombustíveis, motores flex e novos modelos de negócios, sempre com foco na tecnologia certa para o futuro, soluções para mercados globais e em melhorar a experiência do cliente. Entre as principais metas estão o desenvolvimento de novos produtos baseados na estratégia de descarbonização, as soluções para carros conectados e a nova Ofensiva de Produtos, com 15 novos veículos flex e elétricos até 2025.
Os quatro primeiros modelos para renovação do portfólio foram apresentados ao longo de 2022 com os lançamentos do Jetta GLI, Novo Polo, o Polo Track (carro de entrada prometido no pacote de investimentos da marca alemã na América do Sul em 2021) e o Gol Last Edition, com uma tiragem especial para a despedida de um modelo histórico para a Volkswagen do Brasil.
Os principais projetos têm foco na otimização de operações e processos, aprimorando as sinergias locais e regionais entre fábricas, marcas e países com impactos na eficiência econômica e diversidade cultural. A meta é simplificar a VW, tornando a empresa cada vez mais ágil, prática, eficiente, digital e sem burocracia.
Atualmente, a Marca busca a ineficiência zero no Planejamento de Produção, redesenhando seus processos para ganhar agilidade na tomada de decisão. Outra novidade em andamento é o Centro de Serviços Compartilhados, que irá centralizar atividades operacionais, procurando mais produtividade em custos e processos.
O objetivo é desenvolver uma cultura centrada no cliente que envolve desde os processos internos até a jornada do consumidor. As ações deste pilar buscam colocar a satisfação do consumidor no centro de todas as discussões, tratando-a como um tema estratégico e sob responsabilidade de todos da empresa.
Entre as metas estão conquistar o Top 3 no ranking da pesquisa de satisfação dos clientes, fortalecer ainda mais a relação com os concessionários por meio de ações como a criação de grupos de trabalho com a Assobrav (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen) e reestruturar a Rede VW.
Fazem parte dessa batalha os pilares dívida zero, redução de CO2 – incluindo parcerias com universidades e centros de pesquisa para avançar com a descarbonização em mercados emergentes –, portfólio mais rentável, manter o fluxo de caixa e lucro operacional positivos e a criação de novas formas de receita para vencer as crises globais que se acumulam desde 2020.
O Way to Zero Center, prioridade nessa batalha, foi entregue e opera desde novembro, contribuindo com a meta global de ser neutra em carbono até 2050. Por meio do novo centro, a Volkswagen firmou parceria com 10 universidades e sete empresas como Shell e Bosch. Com a Raízen, a VW deu início ao projeto para substituir o gás natural de origem fóssil por gás natural renovável (biometano) nas unidades de Taubaté e São Bernardo do Campo (SP).
Ao longo dos capítulos do anuário, algumas iniciativas ESG serão indexadas
de acordo com as batalhas que se enquadram, detalhando ações e resutados.
(GRI 302)
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
A Volkswagen do Brasil inaugurou, em novembro, o Way to Zero Center, unidade de pesquisa e desenvolvimento instalado na fábrica Anchieta (SP). O centro abrange projetos e tecnologias que contribuem para a descarbonização na América do Sul e que podem ser exportadas para outros mercados. O nome escolhido remete à própria estratégia global da empresa que determina a neutralização de carbono até 2050.
A equipe terá como foco verificar onde tecnologias locais que contribuem para a redução de CO2 podem ser utilizadas, suportando sua implementação em países da América Latina, Ásia e África; avaliar qual tecnologia tem o melhor impacto ambiental e social, bem como sua viabilidade. A partir do novo centro, a Volkswagen do Brasil quer ser um parceiro-chave do Grupo para estratégias e projetos sustentáveis em mercados emergentes por meio de geração, gestão e intercâmbio de conhecimento sobre tecnologias de baixo carbono.
(GRI 302)
(Batalha 5: Sustentabilidade + Neutra em Carbono)
O Way to Zero Center tem parceria com 10 universidades brasileiras, como Unicamp, Unesp, USP e UFABC; e sete empresas, entre elas Raízen, Shell e Bosch, para o desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e fontes sustentáveis, como biocombustíveis. Outros projetos estão em discussão para avaliar e melhorar a reciclabilidade dos materiais, sempre atentos à neutralidade de carbono durante o ciclo de vida dos veículos da Marca, desde sua manufatura até o seu descomissionamento.
Novos acordos em 2022
O termo firmado com a instituição prevê experimentos e transferência de tecnologia para incluir fibras naturais nas peças termoplásticas para o interior de veículos da VW.
Além de serem mais leves e sustentáveis, a substituição
das cargas minerais pelas fibras naturais resultará em peças com alto índice de reciclabilidade em seu final de vida.
O memorando firmado com o Centro de Inovação da Universidade de São Paulo (InovaUSP) tem três eixos de atuação: semicondutores, no intuito de adquirir amplo conhecimento do componente para que o Brasil possa ser menos dependente da importação e consiga ter conhecimento para a produção local; hardware e software com aplicações automotivas diversas; e motores flex, com o objetivo de reduzir o consumo e emissão de CO2 pelo etanol. Os projetos buscam aproximar indústria e academia com foco na preparação de profissionais para o futuro.
Os projetos contemplados no acordo abrangem soluções para a eficiência e performance de motores movidos a biocombustível e a redução de emissões de poluentes. Outro ponto do memorando prevê novas medidas de segurança no trânsito. A parceria terá enfoque na otimização de sensores e na identificação de características próprias dos cenários de trânsito sul-americanos para sistemas de assistência à condução, além de adequações do sistema de frenagem para possibilitar recuperação de energia e economia de combustível.
A nova fábrica em construção da Raízen – Bioparque Costa Pinto, localizada em Piracicaba (SP) – fornecerá energia renovável para as plantas da VW, substituindo o gás natural de origem fóssil por biometano (saiba mais no capítulo Fábricas). Além disso, a companhia mantém um acordo desde 2021 para a instalação de eletropostos pelo Brasil. Em 2022, a parceria chegou às fábricas Anchieta e Taubaté que receberam um ponto de recarga rápida para veículos elétricos. A energia utilizada nesses carregadores é 100% limpa, proveniente de fontes renováveis (principalmente hídrica), constituindo mais um passo para a descarbonização regional.
Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Visão, Valores e o Propósito da empresa.
Marca mais desejável de mobilidade sustentável.
Unidos, arrojado, orientado ao cliente, eficiente, genuíno e consciente.
A caminho da mobilidade neutra em carbono para todos.
Além desses, a empresa assume compromissos internos e externos de integridade, dentre os quais estão:
Internos:
Código de Conduta do Grupo Volkswagen, com versões para colaboradores e parceiros de negócios, com comunicação e capacitações ampliadas em 2020 (saiba mais no capítulo Nossa Imagem); Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia; e a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os colaboradores. Além disso, a empresa conta com a Carta de Relações Laborais, que expressa o compromisso da Volkswagen com direitos e princípios de representatividade e sociais.
Externos:
O Grupo Volkswagen é signatário de compromissos e declarações globais com efeito e atuação em todas as suas unidades pelo mundo, como o acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres para promover a igualdade de gênero, e o Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo. É também a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris, com o objetivo de tornar-se neutra em emissões de carbono até 2050. Nacionalmente, a Volkswagen do Brasil está inserida no Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa).
Estrutura de governança
(GRI 2-1,2-9,20202)
A Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen de sociedade limitada e capital fechado, com atuação independente e autônoma da Matriz.
A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo
Volkswagen (Comex) do Brasil e Região SAM, atualmente formada por 13 membros escolhidos pela Matriz. O grupo se reúne semanalmente, com objetivo de tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios.
Além do Chairman e do CEO, participam seis vice-presidentes e cinco diretores, sendo 11 homens e duas mulheres. Desse total, 54% são brasileiros.
A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por 11 membros, representantes da VW do Brasil e da VW Argentina, e está à frente do processo de regionalização da Marca. Na América Latina, as ações são coordenadas pelo Chairman (Presidente) Executivo, com foco em questões estratégicas de negócios na região.
Chairman Executivo da Volkswagen
na Região América Latina
CEO da Volkswagen do Brasil
Vice-Presidente de Vendas, Marketing e Pós-Vendas SAM
Vice-Presidente de Operações da
Volkswagen do Brasil e Região SAM
Vice-Presidente de Suprimentos da
Volkswagen do Brasil e Região SAM
Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM
Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM
Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil
Chief Information Officer (CIO) da Volkswagen para a Região América do Sul
Diretora de Assuntos Corporativos e
Comunicação da Região SAM e
Sustentabilidade da Volkswagen
do Brasil
Diretor da Qualidade Assegurada
da Volkswagen do Brasil e Região SAM
Diretor de Assuntos Jurídicos da
Volkswagen do Brasil e Região SAM
Diretor de Assuntos Governamentais
da Volkswagen do Brasil e Região SAM
A sustentabilidade é tratada de maneira transversal na Volkswagen do Brasil. Desde 2021, a empresa implementou a diretoria de Sustentabilidade, integrada à área de Comunicação e Sustentabilidade, que coordena as ações ESG (Ambiental, Social e Governança) e reporta diretamente ao Chairman da Região e ao CEO Brasil. Atualmente, seis áreas fixas compõem o Comitê de Sustentabilidade/ESG: Sustentabilidade, Recursos Humanos, Relações Institucionais e Governamentais, Operações, Compras, Desenvolvimento de Produto. Outras áreas de negócios (Jurídico, Finanças, Vendas & Marketing e Governança, Risco e Compliance) participam sob demanda.
Objetivos e metas de sustentabilidade¹
Responsabilidade social
Ano-base | Compromisso | Prazo | Status 2022 |
2012 | Estruturação de programa de estímulo ao voluntariado. | 2022 | Com o apoio da Fundação Grupo Volkswagen, a empresa criou um grupo de trabalho corporativo que tem como objetivo discutir um calendário anual para ações de voluntariado e projetos sociais, além de formar líderes para o programa. |
2020 | Aumentar de 14% para 26,3% o número de mulheres em cargos executivos.* | 2024 | O número de mulheres em cargos executivos passou de 13,8% em 2020 para 18,3% em 2022. |
2020 | Aumentar de 9% para 25,7% o número de mulheres como gerentes e gerentes-executivas.* | 2024 | Houve um aumento significativo na progressão da meta, saltando de 8,9% em 2020 para 16,5% em 2022. |
Responsabilidade Ambiental
Ano-base | Compromisso | Prazo | Status 2022 |
2012 | Energia (MWh/veículo produzido) = 0,88 | 2025 | Em 2022, a Volkswagen do Brasil atingiu 1,72 MWh/veículo produzido. Com o resultado, a meta estipulada para o indicador não foi atingida devido à redução no volume de veículos produzidos, o que afetou a eficiência energética e ambiental. Ainda assim, a empresa implantou diversas ações com foco na eficiência energética das fábricas. |
2012 | CO2 (kg/veículo produzido) = 89 | 2025 | Em 2022, a Volkswagen do Brasil registrou 150 kg de CO2/veículo produzido. Com o resultado, a empresa não atingiu a meta estipulada para o indicador devido à redução no volume de veículos produzidos, o que afetou a eficiência energética e ambiental. Ainda assim, a VW possui 100% da sua energia elétrica proveniente de fonte renovável nas plantas produtivas, certificado pelo I-REC a partir de 2022. (Valor conforme GHG Protocol) |
2020 | Transferir as emissões de CO2 de origem fóssil do escopo 1 para biogênica em 12%, por meio da substituição de 20% do gás natural de origem fóssil por biometano (Garantia na Geração).* | 2024 | Parceria firmada entre a Volkswagen do Brasil e a Raízen para possibilitar a transferência de CO2 de origem fóssil para origem biogênica e a substituição do gás natural de origem fóssil para o biometano. |
Nota de rodapé:
1 Conheça os compromissos ambientais da Volkswagen do Brasil expressos na Política Ambiental e de Energia.
* Objetivos atrelados à dívida ESG com o Bradesco.
A Fundação Grupo Volkswagen investe em educação e desenvolvimento de comunidades e direciona suas ações para duas causas prioritárias: mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão. Os recursos provêm de um fundo constituído pela Volkswagen. Fazem parte da governança da Fundação representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services.
Entre os projetos de destaque da Fundação Grupo VW estão o Costurando o Futuro, Carretas do Conhecimento, Mobilidade em Transformação, Brincar, além de ações de voluntariado, assistência social e apoio a organizações sem fins lucrativos. Anualmente, a instituição divulga os resultados de suas ações no Relatório de Atividades. Mais informações estão disponíveis em: https://fundacaogrupovw.org.br/transparencia/
Para apoiar uma causa acesse: https://doe.fundacaogrupovw.org.br/
(GRI 3-3, 203-1)
Setor | 2020 | 2021 | 2022 |
Educação | R$ 4.382.570,61 | R$ 2.128.588,57 | |
Esporte | R$ 200.000,00 | ||
Ações sociais | R$ 162.032,94 | R$ 461.127,37 | R$ 265.195,27 |
Saúde | R$ 5.546.110,74 | R$ 2.280.245,18 | R$ 3.192.882,86 |
TOTAL | R$ 5.708.143,68 | R$ 7.123.943,16 | R$ 5.786.666,70 |
Fonte | 2020 | 2021 | 2022 |
Recursos próprios / investimento direto | R$ 278.196,00 | R$ 304.666,00 | |
Incentivos fiscais | R$ 5.546.110,74 | R$ 6.662.815,79 | R$ 5.321.471,43 |
Doações de empregados para entidades filantrópicas | R$ 162.032,94 | R$ 182.931,37 | R$ 160.529,27 |
TOTAL | R$ 5.708.143,68 | R$ 7.123.943,16 | R$ 5.786.666,70 |
Descrição | Projetos | CNPJ beneficiado | Valores 2022 |
Incentivos fiscais | Reforma do heliponto e do subsolo do Anexo da Mulher para ativação do Banco de Leite Humano no Hospital do Trabalhador de Curitiba | Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e da Cultura – FUNPAR | CNPJ 78.350.188/0001-95 | R$3.192.882,86 |
Incentivos fiscais | Carretas do Conhecimento Paraná | Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, Departamento Regional do Paraná | CNPJ 03.776.284/0001-09 | R$2.128.588,57 |
Investimento direto | ONG Um Litro De Luz | Associação Um Litro de Luz Brasil | CNPJ 20.326.780/0001-71 | R$ 104.666 |
Investimento direto | Maratona de São Bernardo do Campo | Ivan Gomes Junior Assessoria Esportiva ME | CNPJ: 17.853.047/0001-09 | R$200.000 |
Doações de colaboradores para entidades filantrópicas | Projeto 1 Hora para o Futuro | Centro Cultural Afro-Brasileiro Francisco Solano Trindade | CNPJ: 03.409.038/0001-00 | R$160.529,27 |
Entidade Filantrópica Projeto Esperança São Pedro Apóstolo | CNPJ: 04.960.194/0001-28 | |||
ACORDE - Associação de Capacitação, Orientação e Desenvolvimento do Excepcional | CNPJ: 57.716.185/0001-52 | |||
TOTAL | R$5.786.666,70 |
(GRI 3-3, 203-1)
A Volkswagen do Brasil possui um Protocolo de Intenções firmado com o governo estadual paranaense desde 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais para a produção do T‑Cross. A contrapartida social em 2022, dentro do acordo, foi realizada nas áreas da saúde e da educação para a qualificação profissional, com aportes no Hospital Geral do Trabalhador de Curitiba, em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), e as Carretas do Conhecimento, uma parceria com o SENAI-PR. Em 2022, os projetos realizados no âmbito do Programa Paraná Competitivo tiveram a gestão técnica da Fundação Grupo Volkswagen.
A Volkswagen do Brasil investiu mais de R$ 3 milhões em duas obras no Hospital do Trabalhador em Curitiba para ampliação do heliponto e a reforma das instalações do subsolo do Anexo da Mulher, que passou a abrigar o Banco de Leite Humano. Os projetos foram executados em parceria com a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) e tiveram a gestão técnica da Fundação Grupo Volkswagen.
A obra no heliponto permitiu a reativação do local (fechado desde 2018), contribuindo para a redução do tempo de chegada de vítimas graves e instáveis ao hospital e, dessa forma, aumentando a chance de salvar esses pacientes. O heliponto é importante também para o transporte de órgãos para transplante. A criação do Banco de Leite Humano, por sua vez, é um espaço de estímulo ao aleitamento materno e à administração de leite humano aos recém-nascidos enfermos ou prematuros.
Em março, a Volkswagen do Brasil entregou o projeto arquitetônico, que contou com investimento de R$ 835 mil, para o Hospital Geral de Colombo Maria Chemin Lazarotto, em Colombo (PR), desenvolvido em parceria com a Santa Casa de Misericórdia.
O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, e a Prefeitura de Colombo irão aportar agora mais de R$ 65 milhões para realizar a obra. Nessa primeira fase, o Hospital Geral de Colombo terá 126 leitos de internação efetivos e capacidade para realizar 15 mil exames e 400 cirurgias por mês.
As Carretas do Conhecimento são unidades móveis equipadas com salas de aula, oficinas e toda a infraestrutura necessária para a formação profissional. Em 2022, elas passaram por 63 localidades do Paraná com 2.292 vagas gratuitas, em mais de 120 turmas nos períodos da tarde e da noite, com cursos de qualificação, totalizando mais de 10 mil horas de atividades.
Foram abertas opções de cursos nas áreas de mecânica de automóveis, eletricidade automotiva, automação industrial, panificação, corte e costura, instalação de aparelhos de ar-condicionado, mecânica industrial, mecânica de motocicletas, informática e eletricidade predial. Entre 2019 e 2022, as Carretas ofereceram cerca de 10 mil vagas no estado do Paraná. A execução é feita em parceria com a Fundação Grupo Volkswagen e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e visa impulsionar a empregabilidade e o empreendedorismo nas regiões onde atua.
Por meio do programa global Together4Integrity – T4I (Juntos pela Integridade), em atividade desde 2019, os valores da empresa (sete princípios listados abaixo) são vivenciados pelos colaboradores em sua rotina de trabalho. Na Volkswagen do Brasil, as ações são acompanhadas pelos embaixadores da integridade, uma equipe treinada para disseminar uma cultura de integridade, que oferece suporte e orientação sobre os temas de ética e compliance.
Toda a atuação na empresa é guiada pelas diretrizes expressas no Código de Conduta, na Política de Compliance e na Política de Governança em Assuntos Governamentais, entre outros documentos internos e externos que procuram assegurar o cumprimento das determinações. Em 2022, a empresa não registrou nenhuma ação judicial movida por concorrência desleal, práticas de truste e monopólio em que a organização tenha sido identificada como participante. Não foram identificadas pelo setor Jurídico da empresa qualquer não conformidade no cumprimento a leis, regulamentos ou multas. A companhia também não apresentou nenhuma não conformidade com regulamentos e códigos voluntários relativos a comunicações de marketing, incluindo publicidade, promoção e patrocínio.
Riscos de integridade e compliance são identificados, reconhecidos, gerenciados e mitigados.
Encorajamos, protegemos e valorizamos a comunicação de preocupações e suspeitas de irregularidades.
Integridade e compliance são pontos
centrais da estratégia de negócios.
Os nossos líderes, em todos os níveis da organização, criam e sustentam uma cultura de integridade.
Tomamos medidas e nos responsabilizamos quando ocorrem irregularidades.
A terceira edição do Perception Workshop do Programa de Integridade T4I (Together for Integrity) conectou mais de 150 colaboradores de diversas áreas e unidades da Volkswagen do Brasil com a missão de fazer um diagnóstico sobre como as pessoas percebem a ética, integridade e compliance no dia a dia de trabalho. O workshop colocou em debate casos relacionados aos temas com diversidade, PCMS e segurança da informação. Os painéis foram disponibilizados para acesso a todos os colaboradores na plataforma VW Learning.
A Volkswagen do Brasil está comprometida com a responsabilidade pelos direitos humanos, agindo de forma ética e com integridade para garantir que boas condições de trabalho, bem como liberdade de associação e negociações coletivas sejam mantidas dentro do Grupo. Sobre o tema das condições de trabalho, a empresa possui uma declaração sobre a “Lei da Escravidão Moderna”, bem como o Código de Conduta para funcionários e o Código para Parceiros de Negócios.
Pilares dos direitos humanos na VW
Em 2022 a Volkswagen do Brasil realizou diversas ações de conscientização com os colaboradores sobre a LGPD, como o Treinamento Obrigatório sobre Privacidade e Proteção de Dados e a elaboração do Aviso de Privacidade Interno e Externo em Visual Law. Além disso, ela lançou treinamentos específicos para a integração de novos colaboradores, capacitação para terceiros e informativos para concessionários.
Outro desdobramento relevante foi a publicação de duas novas políticas relacionadas ao tema (Política de Retenção e Exclusão de Dados Pessoais e a Política de Resposta a Incidentes com Dados Pessoais), com ações de disseminação programadas para 2023.
A área Jurídica em parceria com os Embaixadores da Privacidade deu início à revisão do RoPA (Record of Processing Activities), esse trabalho busca atualizar o mapeamento de atividades que contenham dados pessoais na Volkswagen para o monitoramento constante da LGPD na companhia. Essas ações, em conjunto, garantiram a integridade dos dados coletados pela VW de clientes e colaboradores. A empresa não registrou nenhum vazamento, furto ou perda de informações que violem a privacidade em 2022.
Posicionamento firme
contra a LGBTfobia
Um post da Volkswagen do Brasil foi alvo de comentários preconceituosos nas redes sociais em 2022. A empresa se posicionou e reforçou seu compromisso com o comportamento inclusivo e a cultura do respeito, que faz parte da sua essência, princípios e valores. A resposta contundente com as premissas da empresa gerou repercussão positiva à Marca.
Nota à comunidade
“A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da Marca. Nossa premissa é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio.
Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos”.
(GRI 205-1, 205-2)
Na Volkswagen do Brasil, o departamento de Auditoria Interna possui uma equipe de 17 profissionais com formações variadas e que buscam melhorar os processos da organização a partir de um plano anual baseado em análises de risco e do Código de Conduta.
Complementam o monitoramento um comitê corporativo composto por representantes das áreas de GRC, Recursos Humanos, Auditoria, Segurança e Jurídico que define estratégias para assegurar o alinhamento da empresa aos princípios do Código de Conduta e demais regulamentos.
Além disso, o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores administrativos (GAP) verifica o quanto cada colaborador atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade está exposta.
Em 2022, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil foram contempladas pela avaliação de riscos relacionados à corrupção, abrangendo 22 áreas de negócios distribuídas nas quatro unidades de produção e no Centro de Distribuição de Peças e Acessórios. O processo sistemático da Volkswagen do Brasil avalia riscos relacionados à corrupção que estão distribuídos nas áreas de negócios a partir de três variantes significativas: corrupção ativa, corrupção passiva e conflitos de interesse.
Denúncias, suspeitas ou indícios de corrupção são investigados e tratados pelos comitês responsáveis. Cada caso é analisado e as ações corretivas são tomadas, na medida do possível, procurando minimizar os efeitos negativos. Se forem casos ligados à administração pública, por exemplo, a empresa tem como política prestar todo e qualquer auxílio às autoridades competentes, visando o esclarecimento e possível ressarcimento, quando cabível. A Volkswagen comunica de maneira periódica a importância da conduta ética e íntegra a todos os colaboradores da companhia, inclusive parceiros de negócios.
(GRI 2-23)
O Código de Conduta da Volkswagen define os princípios básicos aos quais todos os colaboradores devem aderir. O documento oferece orientação e suporte para o gerenciamento de questões éticas presentes no dia a dia, reforçando o compromisso da empresa com o atendimento de regulamentos internos e externos. Desde 2021, a VW também disponibiliza uma versão em áudio, como ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência.
Capacitação on-line – a empresa disponibiliza cursos e treinamentos aos colaboradores por meio da VW Learning, plataforma de ensino digital. Em 2022, foram atualizados e relançados os módulos sobre Anticorrupção, Código de Conduta, Canal de Denúncia e, recentemente, o de Prevenção à Lavagem de Dinheiro.
(GRI 205-2)
Para manter a cultura de integridade, a empresa realiza treinamentos de reciclagem sobre o Código de Conduta e Anticorrupção a cada dois anos. Todos os empregados são comunicados, treinados e alertados de maneira periódica. A liderança recebe treinamento específico e a Volkswagen questão de mostrar que os valores da empresa são cuidados de cima para baixo (“tone from the top“). Os treinamentos são obrigatórios e não realizá-los pode resultar em medida disciplinar prevista na política interna.
A corrupção no Brasil é crime previsto no Código Penal (Decreto Lei nº 2848/1940) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12846/2013). Na Volkswagen do Brasil, o conceito está definido na Política de Compliance e é mais amplo do que o previsto em lei. Orientações específicas sobre o tema podem ser consultadas por todos os colaboradores na Cartilha Anticorrupção.
Aspectos relacionados ao tema foram abordados nos seguintes treinamentos: Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência, Prevenção à Lavagem de Dinheiro & Financiamento de Terrorismo e Respeito & Diversidade. O programa de treinamentos é revisado anualmente a fim de que os públicos sujeitos a maior exposição aos riscos de corrupção sejam constantemente capacitados.
(GRI 205-2)
2020 | 2021 | 2022 | ||||
Comunicados | Treinados | Comunicados | Treinados | Comunicados | Treinados | |
Total de membros da Diretoria da empresa | 12 | 12 | 13 | |||
Diretores comunicados/treinados | 12 | 12 | 12 | 12 | 13 | 13 |
% de diretores comunicados/treinados | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% | 100% |
(GRI 205-2)
2020 | 2021 | 2022 | ||||
Fábricas, Centro de Peças e Acessórios e escritórios na região Sudeste | Comunicados | Treinados | Comunicados | Treinados | Comunicados | Treinados |
Número total de colaboradores comunicados/treinados | 100% | 10.155 | 100% | 8.367 | 100% | 11.359 |
1: Colaboradores que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a compliance e integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros.
2: Colaboradores que receberam treinamentos específicos sobre o tema de compliance e integridade (públicos identificados com maiores riscos em razão das atividades exercidas).
3: Os comunicados e treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção também se estendem aos parceiros comerciais.
Colaboradores administrativos (executivos, mensalistas, terceiros, prestadores de serviço) e colaboradores horistas (líderes e encarregados das áreas de Desenvolvimento do Produto, Engenharia de Manufatura, QA – Peças Compradas, Vendas & Marketing e Suprimentos) declararam na Carta Norma eventuais conflitos de interesses, atendendo aos requisitos do Código de Conduta e da Política de Compliance. Desde 2021, o formulário é eletrônico com preenchimento on-line pelo Portal VW, contribuindo para a celeridade da análise dos dados e da confidencialidade das informações.
Os membros do Comex (Comitê Executivo) referendam também a autodeclaração “Vivendo a Integridade”. O documento inclui temas como meio ambiente, cultura, esporte, produtos, fornecedores e, em 2022, foi atualizado com o tema empregados.
Os Canais de Denúncias são uma importante ferramenta para reportes de má conduta ou violações que possam afetar a empresa. No Grupo Volkswagen, estes canais estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, por telefone ou via internet a todos os seus stakeholders. As plataformas reúnem as denúncias que chegam à montadora, tratadas de modo padronizado e direcionadas às áreas responsáveis pela apuração.
Todos os canais podem ser encontrados no website, intranet e aplicativo para os empregados, assegurando um fácil acesso para todos. Na Volkswagen do Brasil, os canais recebem cerca de 100 denúncias por ano. A avaliação das manifestações recebidas é de responsabilidade da área de Governança Risco e Compliance e dá subsídios para melhoria de processos internos e importantes avaliações de potenciais atos de má conduta.
Em 2022, a empresa intensificou a comunicação sobre má conduta relacionados à diversidade, incentivando o uso dos canais internos para casos de racismo e xenofobia (atitude de discriminação fundamentada contra um grupo racial ou étnico), sexismo (atitude de discriminação fundamentada no gênero), etarismo (discriminação contra pessoas com base em estereótipos associados à idade), LGBTfobia e intolerância religiosa, além de assédio sexual e moral. Como efeito, o número de denúncias relacionados à diversidade e assédio cresceu na empresa, sendo devidamente tratadas pelas áreas responsáveis.
A nova Lei Federal 14.457, que instituiu o Programa Emprega Mais Mulheres em 2022, estabeleceu regras e leis que devem ser cumpridas para combater o assédio, principalmente contra as mulheres. A lei determina também, de maneira inédita, uma responsabilidade pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ), que passará a tratar o assunto alinhado a boas práticas, com foco na diversidade, inclusão e bem-estar das pessoas.
(GRI 205-3)
O indicador é considerado confidencial. Todos os casos são recebidos pelo Canal de Denúncias, avaliados e tratados pelo time de Compliance da empresa. Em seguida, os dados apurados são reportados diretamente ao Grupo Volkswagen.
Canais de Denúncias Matriz
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