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Nossa Imagem

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ESG traça o caminho

da Nova Volkswagen

Os pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança) direcionam os rumos da Nova Volkswagen, reorientando negócios, promovendo bem-estar das pessoas e combatendo as mudanças climáticas e desigualdades sociais. As práticas de ESG estão ganhando força no cenário empresarial. A responsabilidade das empresas será cada vez mais exigida pela sociedade. Por isso, a Volkswagen do Brasil incorpora esses valores à sua marca, promovendo uma comunicação transparente.

Retrato do ESG: a nova imagem da Volkswagen

Eletricidade Renovável nas Fábricas

Consumo de Água*

Resíduos por Veículo*

*Nos últimos 10 anos 

30 vezes Top of Mind

O engajamento socioambiental, a inovação na linha de produto e a digitalização da jornada do cliente colocaram a Volkswagen do Brasil pela 30ª vez como a marca de carro mais lembrada pelos consumidores, segundo a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha. Na edição 2021, a empresa conquistou o topo da categoria Carro isoladamente.

Prêmios e reconhecimento

Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen foi eleita a Marca Digital pela AutoEsporte. A publicação informa que nos últimos anos a pandemia impulsionou a presença das fabricantes no ambiente digital, o desafio foi manter a atenção dos clientes nesse espaço vasto de conteúdo. A Volkswagen saiu na frente com o lançamento do Taos e sua estratégia de divulgação, que envolveu o aplicativo “VW Experience” e a campanha nas redes sociais que levou o primeiro lote do modelo esgotar em cinco minutos.

A Volkswagen foi também a única fabricante de automóveis no TOP 5 setorial do prêmio Valor Inovação 2021, realizado pelo jornal Valor Econômico em parceira com a Strategy&. A premiação identifica ideias e iniciativas no mercado capazes de criar valor por meio de novos produtos, processos, modelos de negócios e serviços. O lançamento do Nivus e do VW Play, em 2020, abriram uma nova era em conectividade, streaming e serviços da Volkswagen, a exemplo da criação do plano de assinatura VW Sign&Drive, além da VW e-store que surgiram na sequência e deram mais um passo em direção à conectividade e digitalização da jornada do cliente.  As ferramentas de Digitalização dos Concessionários, o DDX, realidade Virtual e Aumentada também foram importantes para a composição do resultado.  

Na linha de produtos, a família SUVW foi destaque na premiação “Melhor Compra 2021”, da revista Quatro Rodas e levou quatro das sete categorias de SUVs. Além de vencer o prêmio ‘Melhor Compra 2021’ com o Taos, a família SUVW conquistou as categorias ‘SUVs até R$ 100 mil’ com o Nivus Comfortline 200 TSI; ‘SUVs até R$ 130 mil’ com o T‑Cross Comfortline 200 TSI; ‘SUVs até R$ 160 mil’ com o Taos Comfortline 250 TSI; e ‘SUVs até R$ 200 mil’ com o Taos Highline 250 TSI. Para completar, a Volkswagen faturou a categoria ‘Carros até R$ 100 mil’, com o Virtus Comfortline 200 TSI, sagrando-se a marca com mais troféus na edição: seis ao todo – o dobro da segunda fabricante mais premiada.

Outros destaques

Ao todo, a Volkswagen conquistou mais de 16 prêmios para a sua galeria em 2021:

Automóveis e comerciais leves, no Prêmio REI, promovido pela Automotive Business

Desenvolvimento Econômico Sustentável 2021 – Prefeitura de São Bernardo do Campo.

14º Prêmio AEA de Meio Ambiente 2021, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Personalidade do Ano – para o Pablo Di Si

Categoria Evento de Comunicação – Máquina Cohn & Wolfe – Case: Volkswagen: O maior lançamento de comunicação 100% digital do segmento automotivo

  • JettaGLI – Aceleração e Retomada – Mais rápido –Gasolina
  • AmarokV6 – Aceleração e Retomada – Mais rápido –Diesel
  • Polo GTS – Aceleração e Retomada – Mais rápido – Gasolina
  • Polo GTS – Aceleração e Retomada – Mais rápido – Etanol

1 milhão de seguidores

A Volkswagen do Brasil alcançou no início de 2021 a marca de 1 milhão de seguidores em sua página no Instagram. Um marco para a empresa, que passa a ser a única montadora no país a atingir esse número. O perfil @vwbrasil foi criado em dezembro de 2012 com um objetivo de aproximar ainda mais as pessoas da marca, utilizando o meio digital para conectar o caráter humano das publicações. Além de campanhas, o perfil no Instagram traz posts que mostram histórias (textos, fotos ou vídeos) reais com modelos Volkswagen.

Relacionamento com a imprensa

Pelo 11º ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil está entre as “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, na categoria “Automotivo”. A empresa venceu todas as 11 edições passadas, realizada pela revista Negócios da Comunicação em parceria com o Cecom (Centro de Estudos da Comunicação).

O índice de favorabilidade da Marca é acompanhado periodicamente pela Volkswagen e avalia notícias e divulgações que tratam sobre a empresa na imprensa. Em 2021, o índice teve um ganho de três pontos percentuais em relação ao ano anterior.

2021
88%
2020
85%
2019
87%

Juntos pela Integridade: ética e transparência na empresa

(GRI 102-17, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2, 206-1)

Por meio do programa global Together4Integrity – T4I (Juntos pela Integridade), em atividade desde 2019, os valores da empresa (sete princípios listados abaixo) são vivenciados pelos colaboradores em sua rotina de trabalho. Na Volkswagen do Brasil, as ações são acompanhadas e multiplicadas pelos embaixadores da integridade, uma equipe treinada sempre à disposição para sanar dúvidas sobre compliance e conduta ética.

Toda a atuação na empresa é guiada pelas diretrizes expressas no Código de Conduta, Política de Compliance, na Política de Governança em Assuntos Governamentais, entre outros documentos internos e externos que procuram assegurar o cumprimento das determinações.

Conheça os Pilares do Together4Integrity

(GRI 102-17, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2, 206-1)

Ambiente aberto ao diálogo

Encorajamos, protegemos e valorizamos a comunicação de preocupações e suspeitas de irregularidades.

Gestão de risco

Riscos de integridade e compliance são identificados, reconhecidos, gerenciados e mitigados.

Estratégia

Integridade e compliance são pontos centrais da estratégia e negócios.

Cultura de integridade

Os nossos líderes, em todos os níveis da organização, criam e sustentam uma cultura de integridade.

Firme responsabilidade

Tomamos medidas e nos responsabilizamos quando ocorrem irregularidades.

Percepção da integridade

A Volkswagen realizou uma pesquisa* em suas unidades ao redor do mundo para entender como é a percepção sobre integridade e compliance de seus colaboradores. Os brasileiros foram destaque nos resultados e mostram que estão alinhados com os valores da Marca, obtendo o melhor resultado do Grupo.

Responsabilidade individual

98%

98% dos participantes mostram alta responsabilidade individual em situação de violação ao Código de Conduta (sabem como agir, não o ignoram e conhecem os Canais de Denúncia).

Confiança na gestão

95%

95% dos funcionários confiam em seus supervisores diretos, bem como em sua alta gestão e acham que eles lideram pelo exemplo.

Conhecimento e consciência

100%

Todos os funcionários estão cientes de que má conduta tem sérias consequências na empresa.

Espaço para melhoria

85%

85% dos participantes concordam que membros do conselho e colaboradores possuem as mesmas consequências por má conduta; 15% ainda possuem dúvidas, criando assim um espaço para melhoria.

*Pesquisa realizada em março de 2021.

Acompanhamento dos processos

(GRI 102-15, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2)

Na Volkswagen do Brasil, o departamento de Auditoria Interna possui uma equipe de 17 profissionais com formações variadas. Esses profissionais desempenham atividades que buscam melhorar os processos da organização a partir de um plano anual baseado em análises de risco e do Código de Conduta.

Complementam o monitoramento um comitê corporativo composto por representantes das áreas de GRC, Recursos Humanos, Auditoria, Segurança e Jurídico que define estratégias para assegurar o alinhamento da empresa aos princípios do Código de Conduta e demais regulamentos.

Além disso, o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores administrativos (GAP) verifica o quanto cada colaborador atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade está exposta.

Em 2021, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil foram contempladas pela avaliação de riscos relacionados à corrupção, abrangendo 22 áreas de negócios distribuídas nas quatro unidades de produção e no Centro de Distribuição de Peças e Acessórios.

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

(GRI 205-3)

O indicador é considerado confidencial. Os dados apurados são reportados diretamente ao Grupo Volkswagen.

Código de Conduta

(GRI 103-2, 103-3)

Uma das novidades implementadas pela empresa em 2021 foi a versão em áudio do Código de Conduta. O novo formato facilitará o acesso dos colaboradores que poderão consumir o conteúdo em qualquer lugar, além de ser uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência.

O Código de Conduta da Volkswagen define os princípios básicos aos quais todos os colaboradores devem aderir. O documento oferece orientação e suporte para o gerenciamento de questões éticas presentes no dia a dia, reforçando o compromisso da empresa com o atendimento de regulamentos internos e externos.

Integridade alinhada

(GRI 103-2, 103-3, 205-2)

Para manter a cultura de integridade, a empresa realiza treinamentos de reciclagem sobre o Código de Conduta e Anticorrupção a cada dois anos. Os treinamentos on-line envolvem todos os colaboradores: executivos, mensalistas, líderes, encarregados e estagiários. Esses treinamentos são obrigatórios e não realizá-los pode resultar em medida disciplinar prevista na política interna.

A corrupção no Brasil é crime previsto no Código Penal (Decreto Lei nº 2848/1940) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12846/2013). Na Volkswagen do Brasil, o conceito está definido na Política de Compliance e é mais amplo do que o previsto em lei. Orientações específicas sobre o tema podem ser consultadas por todos os colaboradores na Cartilha Anticorrupção.

Aspectos relacionados ao tema foram abordados nos seguintes treinamentos: Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência, Prevenção à Lavagem de Dinheiro & Financiamento de Terrorismo e Respeito & Diversidade. O programa de treinamentos é revisado anualmente a fim de que os públicos sujeitos a maior exposição aos riscos de corrupção sejam constantemente capacitados.

Diretores comunicados1 e treinados2 sobre procedimentos anticorrupção3

(GRI 205-2)
WordPress Tables

Colaboradores comunicados1 e treinados2 sobre procedimentos anticorrupção3

(GRI 205-2)
WordPress Tables

Nota de rodapé:

1: Colaboradores que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a Compliance e Integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros.
2: Colaboradores que receberam treinamentos específicos sobre o tema de Compliance e Integridade (públicos identificados com maiores riscos em razão das atividades exercidas).
3: Os comunicados e treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção também se estendem aos parceiros comerciais. Em 2021, 100% dos cerca de 2.536 parceiros que se relacionam com a Volkswagen do Brasil foram comunicados sobre o tema. Além das comunicações, treinamentos com este foco também foram promovidos para 2.533 profissionais que atuam nas empresas parceiras, identificados como aqueles com as maiores exposições a riscos durante o exercício de suas atividades.

Carta Norma

Colaboradores administrativos (executivos, mensalistas, terceiros, prestadores de serviço) e colaboradores horistas (líderes e encarregados das áreas de Desenvolvimento do Produto, Engenharia de Manufatura, QA  – Peças Compradas, Vendas & Marketing e Suprimentos) receberam a Declaração sobre Padrões de Conduta – Carta Norma 2021 para preenchimento. O objetivo é identificar e analisar eventuais conflitos de interesses, atendendo aos requisitos do Código de Conduta e da Política de Compliance.

A novidade é a adoção do formulário eletrônico em 2021, com preenchimento on-line pelo Portal VW, contribuindo para a celeridade da análise dos dados e da confidencialidade das informações.

Canais de Denúncias

Os Canais de Denúncias são uma importante ferramenta para reportes de má conduta ou violações que possam afetar a empresa. No Grupo Volkswagen, estes canais estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, por telefone ou via Internet a todos os seus stakeholders. As plataformas reúnem as denúncias que chegam à montadora, tratadas de modo padronizado e direcionadas às áreas responsáveis pela apuração. Denúncias também podem ser enviadas para o endereço em São Bernardo do Campo (SP).

O público interno possui ainda abertura para reportar casos passíveis de denúncia via Intranet, telefone 0800 ou por e-mail. Na Volkswagen do Brasil, os canais recebem cerca de 100 denúncias por ano. A avaliação das manifestações recebidas é de responsabilidade da área de Gestão, Risco e Compliance e dá subsídios para melhoria de processos internos e importantes avaliações de potenciais atos de corrupção.

Canais de Denúncias Matriz

0800 59127 43

Canais de Denúncias Local

0800 770 5 770

ESG traça o caminho

da Nova Volkswagen

Os pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança) direcionam os rumos da Nova Volkswagen, reorientando negócios, promovendo bem-estar das pessoas e combatendo as mudanças climáticas e desigualdades sociais. As práticas de ESG estão ganhando força no cenário empresarial. A responsabilidade das empresas será cada vez mais exigida pela sociedade. Por isso, a Volkswagen do Brasil incorpora esses valores à sua marca, promovendo uma comunicação transparente.

Retrato do ESG: a nova imagem da Volkswagen

Eletricidade Renovável nas Fábricas

Consumo de Água*

Resíduos por Veículo*

*Nos últimos 10 anos 

30 vezes Top of Mind

O engajamento socioambiental, a inovação na linha de produto e a digitalização da jornada do cliente colocaram a Volkswagen do Brasil pela 30ª vez como a marca de carro mais lembrada pelos consumidores, segundo a pesquisa Top of Mind, realizada pelo Datafolha. Na edição 2021, a empresa conquistou o topo da categoria Carro isoladamente.

Prêmios e reconhecimento

Pelo segundo ano consecutivo, a Volkswagen foi eleita a Marca Digital pela AutoEsporte. A publicação informa que nos últimos anos a pandemia impulsionou a presença das fabricantes no ambiente digital, o desafio foi manter a atenção dos clientes nesse espaço vasto de conteúdo. A Volkswagen saiu na frente com o lançamento do Taos e sua estratégia de divulgação, que envolveu o aplicativo “VW Experience” e a campanha nas redes sociais que levou o primeiro lote do modelo esgotar em cinco minutos.

A Volkswagen foi também a única fabricante de automóveis no TOP 5 setorial do prêmio Valor Inovação 2021, realizado pelo jornal Valor Econômico em parceira com a Strategy&. A premiação identifica ideias e iniciativas no mercado capazes de criar valor por meio de novos produtos, processos, modelos de negócios e serviços. O lançamento do Nivus e do VW Play, em 2020, abriram uma nova era em conectividade, streaming e serviços da Volkswagen, a exemplo da criação do plano de assinatura VW Sign&Drive, além da VW e-store que surgiram na sequência e deram mais um passo em direção à conectividade e digitalização da jornada do cliente.  As ferramentas de Digitalização dos Concessionários, o DDX, realidade Virtual e Aumentada também foram importantes para a composição do resultado.  

Na linha de produtos, a família SUVW foi destaque na premiação “Melhor Compra 2021”, da revista Quatro Rodas e levou quatro das sete categorias de SUVs. Além de vencer o prêmio ‘Melhor Compra 2021’ com o Taos, a família SUVW conquistou as categorias ‘SUVs até R$ 100 mil’ com o Nivus Comfortline 200 TSI; ‘SUVs até R$ 130 mil’ com o T‑Cross Comfortline 200 TSI; ‘SUVs até R$ 160 mil’ com o Taos Comfortline 250 TSI; e ‘SUVs até R$ 200 mil’ com o Taos Highline 250 TSI. Para completar, a Volkswagen faturou a categoria ‘Carros até R$ 100 mil’, com o Virtus Comfortline 200 TSI, sagrando-se a marca com mais troféus na edição: seis ao todo – o dobro da segunda fabricante mais premiada.

Outros destaques

Ao todo, a Volkswagen conquistou mais de 16 prêmios para a sua galeria em 2021:

Automóveis e comerciais leves, no Prêmio REI, promovido pela Automotive Business

Desenvolvimento Econômico Sustentável 2021 – Prefeitura de São Bernardo do Campo.

14º Prêmio AEA de Meio Ambiente 2021, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Personalidade do Ano – para o Pablo Di Si

Categoria Evento de Comunicação – Máquina Cohn & Wolfe – Case: Volkswagen: O maior lançamento de comunicação 100% digital do segmento automotivo

  • JettaGLI – Aceleração e Retomada – Mais rápido –Gasolina
  • AmarokV6 – Aceleração e Retomada – Mais rápido –Diesel
  • Polo GTS – Aceleração e Retomada – Mais rápido – Gasolina
  • Polo GTS – Aceleração e Retomada – Mais rápido – Etanol

1 milhão de seguidores

A Volkswagen do Brasil alcançou no início de 2021 a marca de 1 milhão de seguidores em sua página no Instagram. Um marco para a empresa, que passa a ser a única montadora no país a atingir esse número. O perfil @vwbrasil foi criado em dezembro de 2012 com um objetivo de aproximar ainda mais as pessoas da marca, utilizando o meio digital para conectar o caráter humano das publicações. Além de campanhas, o perfil no Instagram traz posts que mostram histórias (textos, fotos ou vídeos) reais com modelos Volkswagen.

Relacionamento com a imprensa

Pelo 11º ano consecutivo, a Volkswagen do Brasil está entre as “Empresas que Melhor se Comunicam com Jornalistas”, na categoria “Automotivo”. A empresa venceu todas as 11 edições passadas, realizada pela revista Negócios da Comunicação em parceria com o Cecom (Centro de Estudos da Comunicação).

O índice de favorabilidade da Marca é acompanhado periodicamente pela Volkswagen e avalia notícias e divulgações que tratam sobre a empresa na imprensa. Em 2021, o índice teve um ganho de três pontos percentuais em relação ao ano anterior.

2021
88%
2020
85%
2019
87%

Juntos pela Integridade: ética e transparência na empresa

(GRI 102-17, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2, 206-1)

Por meio do programa global Together4Integrity – T4I (Juntos pela Integridade), em atividade desde 2019, os valores da empresa (sete princípios listados abaixo) são vivenciados pelos colaboradores em sua rotina de trabalho. Na Volkswagen do Brasil, as ações são acompanhadas e multiplicadas pelos embaixadores da integridade, uma equipe treinada sempre à disposição para sanar dúvidas sobre compliance e conduta ética.

Toda a atuação na empresa é guiada pelas diretrizes expressas no Código de Conduta, Política de Compliance, na Política de Governança em Assuntos Governamentais, entre outros documentos internos e externos que procuram assegurar o cumprimento das determinações.

Conheça os Pilares do Together4Integrity

(GRI 102-17, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2, 206-1)

Ambiente aberto ao diálogo

Encorajamos, protegemos e valorizamos a comunicação de preocupações e suspeitas de irregularidades.

Gestão de risco

Riscos de integridade e compliance são identificados, reconhecidos, gerenciados e mitigados.

Estratégia

Integridade e compliance são pontos centrais da estratégia e negócios.

Cultura de integridade

Os nossos líderes, em todos os níveis da organização, criam e sustentam uma cultura de integridade.

Firme responsabilidade

Tomamos medidas e nos responsabilizamos quando ocorrem irregularidades.

Percepção da integridade

A Volkswagen realizou uma pesquisa* em suas unidades ao redor do mundo para entender como é a percepção sobre integridade e compliance de seus colaboradores. Os brasileiros foram destaque nos resultados e mostram que estão alinhados com os valores da Marca, obtendo o melhor resultado do Grupo.

Responsabilidade individual

98%

98% dos participantes mostram alta responsabilidade individual em situação de violação ao Código de Conduta (sabem como agir, não o ignoram e conhecem os Canais de Denúncia).

Confiança na gestão

95%

95% dos funcionários confiam em seus supervisores diretos, bem como em sua alta gestão e acham que eles lideram pelo exemplo.

Conhecimento e consciência

100%

Todos os funcionários estão cientes de que má conduta tem sérias consequências na empresa.

Espaço para melhoria

85%

85% dos participantes concordam que membros do conselho e colaboradores possuem as mesmas consequências por má conduta; 15% ainda possuem dúvidas, criando assim um espaço para melhoria.

*Pesquisa realizada em março de 2021.

Acompanhamento dos processos

(GRI 102-15, 103-2, 103-3, 205-1, 205-2)

Na Volkswagen do Brasil, o departamento de Auditoria Interna possui uma equipe de 17 profissionais com formações variadas. Esses profissionais desempenham atividades que buscam melhorar os processos da organização a partir de um plano anual baseado em análises de risco e do Código de Conduta.

Complementam o monitoramento um comitê corporativo composto por representantes das áreas de GRC, Recursos Humanos, Auditoria, Segurança e Jurídico que define estratégias para assegurar o alinhamento da empresa aos princípios do Código de Conduta e demais regulamentos.

Além disso, o processo de avaliação de desempenho dos colaboradores administrativos (GAP) verifica o quanto cada colaborador atua em conformidade com os regulamentos e procedimentos aos quais a sua atividade está exposta.

Em 2021, 100% das unidades da Volkswagen do Brasil foram contempladas pela avaliação de riscos relacionados à corrupção, abrangendo 22 áreas de negócios distribuídas nas quatro unidades de produção e no Centro de Distribuição de Peças e Acessórios.

Casos confirmados de corrupção e medidas tomadas

(GRI 205-3)

O indicador é considerado confidencial. Os dados apurados são reportados diretamente ao Grupo Volkswagen.

Código de Conduta

(GRI 103-2, 103-3)

Uma das novidades implementadas pela empresa em 2021 foi a versão em áudio do Código de Conduta. O novo formato facilitará o acesso dos colaboradores que poderão consumir o conteúdo em qualquer lugar, além de ser uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência.

O Código de Conduta da Volkswagen define os princípios básicos aos quais todos os colaboradores devem aderir. O documento oferece orientação e suporte para o gerenciamento de questões éticas presentes no dia a dia, reforçando o compromisso da empresa com o atendimento de regulamentos internos e externos.

Integridade alinhada

(GRI 103-2, 103-3, 205-2)

Para manter a cultura de integridade, a empresa realiza treinamentos de reciclagem sobre o Código de Conduta e Anticorrupção a cada dois anos. Os treinamentos on-line envolvem todos os colaboradores: executivos, mensalistas, líderes, encarregados e estagiários. Esses treinamentos são obrigatórios e não realizá-los pode resultar em medida disciplinar prevista na política interna.

A corrupção no Brasil é crime previsto no Código Penal (Decreto Lei nº 2848/1940) e na Lei Anticorrupção (Lei nº 12846/2013). Na Volkswagen do Brasil, o conceito está definido na Política de Compliance e é mais amplo do que o previsto em lei. Orientações específicas sobre o tema podem ser consultadas por todos os colaboradores na Cartilha Anticorrupção.

Aspectos relacionados ao tema foram abordados nos seguintes treinamentos: Código de Conduta, Antitruste, Gerenciamento de Riscos, Verificação de Parceiros de Negócios, Lei de Defesa da Concorrência, Prevenção à Lavagem de Dinheiro & Financiamento de Terrorismo e Respeito & Diversidade. O programa de treinamentos é revisado anualmente a fim de que os públicos sujeitos a maior exposição aos riscos de corrupção sejam constantemente capacitados.

Diretores comunicados1 e treinados2 sobre procedimentos anticorrupção3

(GRI 205-2)

WordPress Tables

Colaboradores comunicados1 e treinados2 sobre procedimentos anticorrupção3

(GRI 205-2)

WordPress Tables

Nota de rodapé:

1: Colaboradores que receberam ao menos dois comunicados sobre temas relacionados a Compliance e Integridade, como o Código de Conduta e as Políticas internas, entre outros.
2: Colaboradores que receberam treinamentos específicos sobre o tema de Compliance e Integridade (públicos identificados com maiores riscos em razão das atividades exercidas).
3: Os comunicados e treinamentos sobre políticas e procedimentos anticorrupção também se estendem aos parceiros comerciais. Em 2021, 100% dos cerca de 2.536 parceiros que se relacionam com a Volkswagen do Brasil foram comunicados sobre o tema. Além das comunicações, treinamentos com este foco também foram promovidos para 2.533 profissionais que atuam nas empresas parceiras, identificados como aqueles com as maiores exposições a riscos durante o exercício de suas atividades.

Carta Norma

Colaboradores administrativos (executivos, mensalistas, terceiros, prestadores de serviço) e colaboradores horistas (líderes e encarregados das áreas de Desenvolvimento do Produto, Engenharia de Manufatura, QA  – Peças Compradas, Vendas & Marketing e Suprimentos) receberam a Declaração sobre Padrões de Conduta – Carta Norma 2021 para preenchimento. O objetivo é identificar e analisar eventuais conflitos de interesses, atendendo aos requisitos do Código de Conduta e da Política de Compliance.

A novidade é a adoção do formulário eletrônico em 2021, com preenchimento on-line pelo Portal VW, contribuindo para a celeridade da análise dos dados e da confidencialidade das informações.

Canais de Denúncias

Os Canais de Denúncias são uma importante ferramenta para reportes de má conduta ou violações que possam afetar a empresa. No Grupo Volkswagen, estes canais estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, por telefone ou via Internet a todos os seus stakeholders. As plataformas reúnem as denúncias que chegam à montadora, tratadas de modo padronizado e direcionadas às áreas responsáveis pela apuração. Denúncias também podem ser enviadas para o endereço em São Bernardo do Campo (SP).

O público interno possui ainda abertura para reportar casos passíveis de denúncia via Intranet, telefone 0800 ou por e-mail. Na Volkswagen do Brasil, os canais recebem cerca de 100 denúncias por ano. A avaliação das manifestações recebidas é de responsabilidade da área de Gestão, Risco e Compliance e dá subsídios para melhoria de processos internos e importantes avaliações de potenciais atos de corrupção.

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