Como um instrumento de comunicação e gestão, o anuário da Volkswagen do Brasil registra o caminho sustentável da empresa e ajuda a contar sua história. Há 10 anos, este documento presta contas à sociedade de maneira transparente e confiável. Acompanhe alguns destaques na linha do tempo.

2012
- Recorde histórico de produção, com 852 mil unidades fabricadas, 768 mil comercializadas e 900 mil motores produzidos.
- Inauguração da nova pintura de Taubaté que permitiu a redução do consumo de energia em 30% e do consumo de água em 20%, por veículo produzido.


2013
- Investimento de R$ 520 milhões na fábrica do Paraná.
- Início do programa Think Blue.Factory, no qual a VWB assume o compromisso de reduzir em 25% o consumo de energia elétrica e água e diminuir a emissão de solventes e CO2, até 2018.


2014
- Anúncio do investimento de R$ 10 bilhões em novos produtos e tecnologias no Brasil até 2018.
- Lançamento do motor EA211 – motor 1.0 de três cilindros com maior eficiência energética e menor consumo de combustível.


2015
- Investimento de R$ 460 milhões na fábrica de São Carlos (SP) para produção do motor 1.0l TSI Total Flex, de alto desempenho e baixíssimo consumo de combustível.
- A partir dessa edição, o anuário passou a ser no formato digital.


2016
- A Volkswagen do Brasil foi pioneira no setor ao instituir que toda a energia elétrica consumida em suas operações no país fosse 100% limpa.
- R$ 1.2 milhões investidos em projetos sociais no Paraná, recurso oriundo de incentivo fiscal do programa Paraná Competitivo. Início para acordo de investimentos nos próximos 15 anos.


2017
- Anúncio de investimentos de R$ 7 bilhões e lançamento de 20 novos produtos até 2020.
- Novo Polo inaugurou a Ofensiva de Produtos e introduziu a plataforma MQB, mais moderna, segura e eficiente.
- Lançamento do app VW&Eu para os empregados, ação inédita na indústria automobilística.


2018
- Lançamento do Virtus, primeiro modelo com o Manual Cognitivo que utiliza o sistema de inteligência artificial IBM Watson.
- Certificação do Sistema de Gestão de Energia pela Norma ISO 50.001 nas plantas da Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais.
- O Anuário passa a oferecer ferramentas de acessibilidade e leitura em Libras.


2019
- Lançamento do T-Cross, o primeiro carro 100% conectado da Marca na América Latina.
- Publicação da Política de Diversidade da VWB e conquista do Prêmio AB Diversidade.
- Implementação do Sistema de avaliação de Sustentabilidade em fornecedores.
- Grupo VW assina acordo de Paris com compromisso de ser neutro em CO2 até 2050 e reflete em ações para todas unidades mundialmente.


2020
- Lançamento do Nivus, carro desenvolvido no Brasil e lançado 100% de maneira digital que conta com o VW Play, central de infotainment de última geração.
- Realização da 1ª semana da diversidade da Região SAM, conquista do Prêmio AB Diversidade pelo segundo ano e adesão ao programa de Empoderamento das mulheres da ONU.
- Ações de enfrentamento à Covid-19 (fechamento das fábricas e adoção de 80 medidas de prevenção).
- Inauguração da prensa PXL capaz de ampliar a produção de peças, além de reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.


2021
- Anúncio de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026 para digitalização e descarbonização.
- Lançamento do Taos e apresentação da linha de veículos elétricos ID. 3 e ID. 4.
- Estratégia Way to Zero para descarbonizar a empresa e seus produtos.
- Criação do Centro de P&D de biocombustíveis.
- Parcerias Shell/Raízen, Unicamp e BNDES.

Como um instrumento de comunicação e gestão, o anuário da Volkswagen do Brasil registra o caminho sustentável da empresa e ajuda a contar sua história. Há 10 anos, este documento presta contas à sociedade de maneira transparente e confiável. Acompanhe alguns destaques na linha do tempo.

2012
- Recorde histórico de produção, com 852 mil unidades fabricadas, 768 mil comercializadas e 900 mil motores produzidos.
- Inauguração da nova pintura de Taubaté que permitiu a redução do consumo de energia em 30% e do consumo de água em 20%, por veículo produzido.


2013
- Investimento de R$ 520 milhões na fábrica do Paraná.
- Início do programa Think Blue.Factory, no qual a VWB assume o compromisso de reduzir em 25% o consumo de energia elétrica e água e diminuir a emissão de solventes e CO2, até 2018.


2014
- Anúncio do investimento de R$ 10 bilhões em novos produtos e tecnologias no Brasil até 2018.
- Lançamento do motor EA211 – motor 1.0 de três cilindros com maior eficiência energética e menor consumo de combustível.


2015
- Investimento de R$ 460 milhões na fábrica de São Carlos (SP) para produção do motor 1.0l TSI Total Flex, de alto desempenho e baixíssimo consumo de combustível.
- A partir dessa edição, o anuário passou a ser no formato digital.


2016
- A Volkswagen do Brasil foi pioneira no setor ao instituir que toda a energia elétrica consumida em suas operações no país fosse 100% limpa.
- R$ 1.2 milhões investidos em projetos sociais no Paraná, recurso oriundo de incentivo fiscal do programa Paraná Competitivo. Início para acordo de investimentos nos próximos 15 anos.


2017
- Anúncio de investimentos de R$ 7 bilhões e lançamento de 20 novos produtos até 2020.
- Novo Polo inaugurou a Ofensiva de Produtos e introduziu a plataforma MQB, mais moderna, segura e eficiente.
- Lançamento do app VW&Eu para os empregados, ação inédita na indústria automobilística.


2018
- Lançamento do Virtus, primeiro modelo com o Manual Cognitivo que utiliza o sistema de inteligência artificial IBM Watson.
- Certificação do Sistema de Gestão de Energia pela Norma ISO 50.001 nas plantas da Anchieta, Taubaté e São José dos Pinhais.
- O Anuário passa a oferecer ferramentas de acessibilidade e leitura em Libras.


2019
- Lançamento do T-Cross, o primeiro carro 100% conectado da Marca na América Latina.
- Publicação da Política de Diversidade da VWB e conquista do Prêmio AB Diversidade.
- Implementação do Sistema de avaliação de Sustentabilidade em fornecedores.
- Grupo VW assina acordo de Paris com compromisso de ser neutro em CO2 até 2050 e reflete em ações para todas unidades mundialmente.


2020
- Lançamento do Nivus, carro desenvolvido no Brasil e lançado 100% de maneira digital que conta com o VW Play, central de infotainment de última geração.
- Realização da 1ª semana da diversidade da Região SAM, conquista do Prêmio AB Diversidade pelo segundo ano e adesão ao programa de Empoderamento das mulheres da ONU.
- Ações de enfrentamento à Covid-19 (fechamento das fábricas e adoção de 80 medidas de prevenção).
- Inauguração da prensa PXL capaz de ampliar a produção de peças, além de reduzir custos em função da eficiência energética dos equipamentos.


2021
- Anúncio de investimentos de R$ 7 bilhões na América Latina até 2026 para digitalização e descarbonização.
- Lançamento do Taos e apresentação da linha de veículos elétricos ID. 3 e ID. 4.
- Estratégia Way to Zero para descarbonizar a empresa e seus produtos.
- Criação do Centro de P&D de biocombustíveis.
- Parcerias Shell/Raízen, Unicamp e BNDES.
