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Estratégia e Gestão

Estratégia e Gestão

ACCELERATE:

a nova estratégia para impulsionar os negócios

Em 2016, a Volkswagen deu início à sua transformação de longo prazo com a estratégia TRANSFORM 2025+ “Moving People Forward”. Agora, ela se renova e passa a se chamar ACCELERATE. Assim, a Volkswagen quer tornar-se a “marca mais atraente de mobilidade sustentável”

Ao implementar a estratégia ACCELERATE, a companhia se prepara sistematicamente para as grandes mudanças que acontecerão na indústria automotiva, acelerando em áreas de muita importância no futuro: mobilidade com baixa pegada de carbono, integração do software no veículo e a experiência digital do cliente. Na implementação de novos modelos de negócios baseados em dados, a empresa está procurando atrair novos grupos de clientes e criar fontes de faturamento adicionais.

Rumo à neutralidade em carbono

A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris assumindo o compromisso de tornar-se neutra em carbono até 2050. A Marca implementou a estratégia global Way to Zero com o objetivo de descarbonizar seus produtos e processos, para isso prevê investimentos de 14 bilhões de euros nos próximos anos.

Investimentos em descarbonização e inovação

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A relevância do etanol e de biocombustíveis com baixa emissão de carbono como solução imediata para a mobilidade sustentável no Brasil esteve na agenda da Volkswagen do Brasil ao longo de 2021. Uma iniciativa complexa que só será possível com uma frente ampla de atores envolvendo governos, universidades e empresariado. Abaixo estão os principais avanços nessa direção.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis no Brasil

Na América Latina, a estratégia Way to Zero passa pela criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis e tem o Brasil como sede do projeto.  O centro será responsável por desenvolver soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes. Com isso, a empresa busca minimizar as mudanças nas plataformas atuais e reforça a meta global da Marca de se tornar neutra em CO2

A escolha do país para abrigar o projeto coloca a Volkswagen do Brasil em evidência perante o Grupo, capaz de liderar, desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa como fonte complementar às motorizações elétrica, híbrida e a combustão. Além de constituir uma rede de parcerias que envolve governo, universidades e a agroindústria pensando juntos no futuro da mobilidade em toda a América Latina.

Segundo estudo publicado pelo World Wildlife Fund Brasil (WWF), os biocombustíveis podem suprir 72% da demanda brasileira de combustível até 2030 apenas pela otimização das pastagens degradadas atualmente, sem competir com a terra necessária para a produção de alimentos. Várias pesquisas estão em andamento para garantir que essa abordagem permaneça sustentável. Hoje, apenas 1,2% do território brasileiro é utilizado para o cultivo de cana-de-açúcar, com 0,8% para produção de etanol (cana e milho). 

Parceria com Raízen e Shell para a redução das emissões de CO2

O acordo entre as empresas contempla o desenvolvimento de potenciais novas fórmulas de etanol pela Raízen, Shell e o Centro de P&D de biocombustíveis da Volkswagen no Brasil, visando melhorar ainda mais a eficiência energética. A colaboração também contempla trabalhar na expansão do uso de etanol em mercados internacionais.

A parceria prevê o fornecimento de biometano  (gás natural renovável) dos parques de bioenergia da Raízen para substituir o uso do gás natural nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a partir da utilização de resíduos da cana-de-açúcar e etanol. Isso significa uma redução em mais de 80% das emissões de CO2 se comparado com a alternativa fóssil.

Também será feito o fornecimento de energia para a rede de concessionárias Volkswagen por meio das usinas de geração solar da Raízen. A marca ainda pretende implementar uma rede de eletropostos de recarga rápidos, que começará pelo Estado de São Paulo e em breve será conectada com as principais cidades do Brasil, para fornecer uma experiência superior aos clientes com veículos elétricos da Volkswagen.

Pesquisas ligadas ao etanol

A Volkswagen do Brasil e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram uma carta de intenção para o desenvolvimento de duas pesquisas relacionadas ao uso do etanol em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida. Os estudos englobam o reformador de etanol e a célula de combustível a etanol, com baixa emissão de CO2, para utilização no mercado interno e exportação. Eles serão conduzidos pelos pesquisadores do laboratório de biotecnologia e engenharia genética da universidade, com apoio do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Biocombustíveis da VW no Brasil.

Protocolo para inovação com o BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Volkswagen do Brasil assinaram, em novembro, um protocolo que prevê mútua cooperação em prol da descarbonização do setor automotivo por meio de articulações com entidades, parcerias e instrumentos de apoio financeiro que intensifiquem o estudo de soluções tecnológicas sustentáveis baseadas no uso de energia limpa. O BNDES destaca o potencial da economia verde para a mobilidade, considerando a expertise do Brasil em biocombustíveis, como uma resposta rápida e efetiva para a eletrificação automotiva, tendo a favor uma agricultura altamente competitiva com infraestrutura de abastecimento por todo país.

Aporte em fundo ESG

A Volkswagen Previdência Privada (VWPP), entidade fechada sem fins lucrativos, que administra dois planos previdenciários dos colaboradores das marcas do Grupo Volkswagen (aposentadoria e pecúlio) fez um aporte de R$ 200 milhões em fundo exclusivo ESG com a XP Advisory. A VWPP é uma das primeiras entidades de previdência complementar a criar um fundo com a bandeira ESG. Isso representa uma oportunidade de rentabilidade atrelada a uma ação responsável nos aspectos social e ambiental.  Atuando desde 1984, a VWPP conquistou uma posição de destaque entre as maiores entidades brasileiras de Fundos de Pensão com patrimônio de R$ 3 bilhões. É a 56ª maior entidade do país e hoje conta com aproximadamente 19 mil participantes e 3 mil assistidos.

Frota sustentável

Mais de 800 veículos Total Flex que fazem parte da frota da Volkswagen do Brasil serão abastecidos exclusivamente com etanol, biocombustível 80% menos poluente se comparado à gasolina*

~1.700 toneladas de CO2 fóssil por ano deixaram de ser emitidas com essa ação.

Isso equivale à captação de carbono de aproximadamente 11.550 árvores no mesmo período.

*Comparado a gasolina sem etanol, base norma VW98000, durante a combustão.

Dívida com metas ESG

A Volkswagen foi a primeira fabricante de veículos do Brasil a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável). A operação, realizada com o banco Bradesco, consiste na emissão de títulos de dívida no valor de R$ 500 milhões atrelados a compromissos claros da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e a redução nas emissões de CO2 de origem fóssil em suas fábricas no prazo de três anos. As metas de equidade de gênero encontram-se logo abaixo, ainda neste capítulo, e a redução de CO2 está detalhada em Nossas Fábricas, atrelada ao Way to Zero.

5 Must Win Battles – as 5 principais batalhas da Volkswagen do Brasil:

#1 Transformação Cultural

Viver e liderar a transformação da VW SAM por meio da Nova Cultura VW, liderança e comunicação.

As principais conquistas de 2021 foram:

  • Segunda semana da diversidade;
  • Modelo híbrido de trabalho;
  • Três cartilhas de Diversidade & Inclusão, segmentadas por público;
  • Prêmios AB Diversidade (em 3 categorias);
  • Top Employer (pelo 4º ano consecutivo);
  • Semana da Sustentabilidade – GoToZero;
  • Projeto de sustentabilidade 1 hora;
  • Plataforma de aprendizagem VW Learning.
  • #2 Ofensiva de Produtos e Inovação

    Realizar com sucesso os lançamentos e criar produtos e serviços inovadores.

    Estão entre as principais conquistas:

  • Lançamento do VW Taos;
  • Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis;
  • Parceria com a Raízen e Shell;
  • Parceria com a Unicamp;
  • Calculadora de CO2 “Abasteça Consciente”;
  • Parceria com a Distrito (ecossistema de startups);
  • Apresentação dos veículos elétricos ID.3 e ID.4 ao mercado;
  • Inclusão de novas funcionalidades no Meu VW;
  • Exportação de conhecimento (Nivus/Taigo, VW Play).
  • #3 Processos Eficientes

    Otimizar e simplificar a organização, processos e sistemas.

    Entre as conquistas de 2021 estão:

  • Times multifuncionais para lidar com a crise de insumos;
  • 25 anos com a certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade);
  • Implantação da Manutenção Digital na fábrica Anchieta;
  • Marco de 12,5 milhões de motores produzidos em 25 anos da fábrica São Carlos;
  • 200 mil unidades do T-Cross fabricadas em São José dos Pinhais;
  • Implantação da plataforma MQB em Taubaté;
  • Certificação ISO 14001:2015 (do Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 50001:2018 (Sistema de Gestão de Energia) no Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo.
  • #4 Proximidade com as Pessoas

    Reconectar a Volkswagen aos stakeholders internos e externos.

    As principais conquistas foram:

  • Carretas do Conhecimento (parceria SENAI e Fundação Grupo VW);
  • Hospital Digital Erasto Gartner;
  • Primeira Semana do Cliente, com mais de seis horas de webinar voltados para o cliente;
  • 2º PVEX (Pós-Vendas Experience) on-line;
  • Top of Mind (da Folha de S.Paulo/ Datafolha, pelo 30º ano);
  • Marca Digital do Ano (da Autoesporte).
  • #5 Resultados Sustentáveis

    Melhorar o resultado do negócio por meio do crescimento rentável.

    As principais conquistas de 2021 foram:

  • Ações de redução e otimização de custos para o turnaround;
  • Anúncio de R$ 7 bilhões em investimentos na região para digitalização e novos produtos;
  • Ações de descarbonização, como o Centro de P&D de Biocombustíveis;
  • Parceria VW e BNDES para ações de descarbonização e inovação;
  • VWPP investiu 200 milhões de reais em um fundo ESG.
  • Visão, Valores e Propósito

    (GRI 102-12 e 102-16)

    Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Visão, Valores e o Propósito da empresa.

    Visão

    Marca mais desejável de mobilidade sustentável.

    Valores

    Unidos, arrojado, orientado ao cliente, eficiente, genuíno e consciente.

    Propósito

    A caminho da mobilidade neutra em carbono para todos.

    Diretrizes e princípios

    Além destes, a empresa assume compromissos internos e externos de integridade, dentre os quais estão:

    Internos

    Código de Conduta do Grupo Volkswagen, com versões para colaboradores e parceiros de negócios, revisado em 2017, com comunicação e capacitações ampliadas em 2019 (saiba mais no capítulo Nossa Imagem); Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia; e a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os colaboradores. Além disso, a empresa conta com a Carta de Relações Laborais (com avanço em pontos importantes e discussões periódicas), que expressa o compromisso da Volkswagen com direitos e princípios de representatividade e sociais.

    Externos

    A empresa é signatária de compromissos como as declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa), os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres para promover a igualdade de gênero. É também a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris, com o objetivo de tornar-se climaticamente neutra até 2050. Em 2021, o Grupo Volkswagen voltou a fazer parte do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

    Pacto Global

    Cinco anos após a crise das emissões de diesel, o Pacto Global das Nações Unidas decidiu reintegrar o Grupo Volkswagen. A conclusão bem-sucedida do monitoramento feito pelos EUA e o ambicioso programa de proteção climática desenvolvido pela Marca foram determinantes para a decisão da ONU. Fundado em 2000, o Pacto Global é um apelo às empresas em todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

    Estrutura de Governança

    (GRI 102-5, 102-18)

    Sociedade limitada, de capital fechado, a Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen com atuação independente e autônoma da Matriz.

    A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen (Comex) do Brasil e Região SAM, estrutura atualmente formada por 12 membros escolhidos pela Matriz. O grupo se reúne semanalmente, com objetivo de tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios.

    Além do presidente, participam sete vice-presidentes e quatro diretores, sendo 11 homens e uma mulher. Deste total, 60% são brasileiros.

    A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por nove membros, representantes da VW do Brasil e da VW Argentina, e está à frente do processo de regionalização da Marca. Em 2021, a Volkswagen criou a cadeira de Chairman (Presidente) Executivo na região América Latina, com foco em questões estratégicas de negócios na região.

    Composição do Comitê Executivo em 2022

    Volkwagen Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe)

    Volkwagen do Brasil

    Pablo Di Si

    Chairman Executivo da Volkswagen na Região América Latina

    Ciro Possobom

    Vice-Presidente de Finanças e Estratégias de TI da Volkswagen Região América do Sul e Chief Operating Officer Brasil

    Thomas Owsianski

    Vice-Presidente de Vendas e Marketing SAM & Presidente e CEO do Grupo VW Argentina

    Miguel Sanches

    Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Luiz Eduardo Alvarez

    Vice-Presidente de Suprimentos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Douglas Pereira

    Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Matthias Michniacki

    Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Joern Kuch

    Diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Roger Corassa

    Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil

    Marcelo Quio

    Diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Antonio Megale

    Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Priscilla Cortezze

    Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Região SAM e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil

    Sustentabilidade ganha destaque em 2021

    A Volkswagen do Brasil implementou a diretoria de Sustentabilidade integrada à diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, com reporte direto ao Chairman da Região e COO Brasil (Chief Operating Officer) para estabelecer uma visão única para os assuntos relacionados à Sustentabilidade na empresa visando fortalecer os fatores ESG (Ambiental, Social e Governança) na estratégia de negócios. A nova área é responsável por coordenar o relacionamento com os principais stakeholders e fóruns externos sobre o tema, apoiar a criação do recém-anunciado Centro de P&D de Biocombustíveis no Brasil e gerenciar as metas do Way to Zero, que prevê a neutralidade em CO2 na empresa até 2050.

    A Fundação Grupo Volkswagen passa a fazer parte da nova estrutura, assim como o comitê de Sustentabilidade/ESG, englobando as áreas de Compras, Finanças, Recursos Humanos, Jurídico, Operações, Relações Governamentais, Sustentabilidade e Vendas e Marketing.

    A troca de experiência e o diálogo amplo sobre a sustentabilidade estiveram entre as primeiras ações realizadas pela área em 2021, como a Semana da Sustentabilidade “Go to Zero”, evento on-line que reuniu, durante cinco dias, quase mil participantes para debater temas de ESG e as iniciativas adotadas pelas fábricas em linha com o programa global da VW Zero Impact Factory, que estabelece e gerencia metas ambientais relacionadas aos processos de produção nas fábricas.

    Responsabilidade Social

    WordPress Tables

    Responsabilidade Ambiental

    WordPress Tables

    Nota de rodapé:

    1: Conheça os compromissos ambientais da Volkswagen do Brasil expressos na Política Ambiental e de Energia.

    Fundação Grupo Volkswagen

    Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, a Fundação abraça duas causas prioritárias: Mobilidade Urbana & Comunidades Sustentáveis, e Mobilidade Social & Inclusão. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Fazem parte da governança da Fundação representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services.

    Movendo pessoas pelo conhecimento

    Mais de 3 milhões de brasileiros já foram beneficiados pela Fundação Grupo Volkswagen, dos quais mais de 85 mil beneficiários diretos e indiretos somente em 2021. Além disso, mais de 6 mil pessoas foram impactadas por projetos realizados pela Fundação com recursos do Grupo Volkswagen. No ano, os investimentos sociais gerenciados pela organização ultrapassaram R$ 8,5 milhões, entre recursos próprios e das empresas do Grupo.

    Sua participação pode somar esforços para que os projetos da Fundação cheguem ainda mais longe. Clique aqui e saiba como contribuir.

    Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação Grupo Volkswagen podem ser encontradas no Relatório de Atividades da instituição

    Outros investimentos sociais

    Cerca de R$ 2,3 milhões foram aplicados pela Volkswagen do Brasil para impulsionar a transformação digital da saúde no Paraná. A montadora e o governo estadual realizaram em dezembro o lançamento do Projeto “Hospital Digital: Inovação, Aplicação e Prática” no Complexo Erasto Gaertner, referência em Oncologia no país.

    O aporte financeiro possibilitou que o hospital conquistasse o estágio 4 da certificação da Health Information and Management Systems Society (HIMSS), associação internacional que chancela a excelência em desenvolvimento tecnológico hospitalar. Também foram realizadas outras quatro entregas em tecnologia que impactam diretamente na experiência do paciente, na segurança dos processos assistenciais, na redução de custos e na entrega de valor do Erasto Gaertner: a disponibilização de totens de autoatendimento, pulseiras de rastreamento digital, o aplicativo de consulta para os pacientes e um portal de assinaturas e certificação digital.

    Esse apoio, bem como a realização do projeto Carretas do Conhecimento nas cidades paranaenses, executado pela Fundação Grupo Volkswagen, é fruto das contrapartidas do Protocolo de Intenções, firmado entre a Volkswagen do Brasil e o governo do Estado do Paraná em 2013, dentro do programa Paraná Competitivo, que possibilitou investimentos de R$ 2 bilhões destinados ao desenvolvimento e produção do SUV T‑Cross na fábrica de São José dos Pinhais.

    Volkswagen ilumina comunidade do ABC

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    Moradores do Pós-balsa, em São Bernardo do Campo (SP), contam agora com 45 postes elétricos sustentáveis abastecidos a partir de energia solar. A ação social, resultado da parceria entre a Volkswagen do Brasil, Fundação Grupo Volkswagen e a ONG Litro de Luz, surgiu com a campanha de lançamento do VW Taos, que enfatizou a tecnologia de iluminação IQ.Light.

    O projeto tem como objetivo principal levar luz para comunidades carentes por meio de uma solução solar simples, acessível e sustentável. Em todas as etapas, os moradores da região foram envolvidos nas discussões para mapeamento dos locais de maior circulação e necessidade de iluminação. Além da instalação dos postes, que contribuirá com a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento econômico da comunidade, foram produzidos 15 lampiões sustentáveis para ajudar os pescadores que atuam na represa Billings e iniciam a jornada de trabalho na madrugada. Outros 45 postes serão instalados pelo projeto na região em 2022.

    Carretas do Conhecimento Paraná

    Ao longo de 2021, mais de 5.400 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional foram ofertadas pelo projeto Carretas do Conhecimento, realizado pela Volkswagen do Brasil em parceria com o Governo do Paraná, a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR. No ano, 98 localidades paranaenses receberam o projeto. As unidades móveis são equipadas com sala de aula, oficinas e toda a infraestrutura necessária para formações profissionais.

    Foram disponibilizadas dez opções de cursos nas áreas de panificação, elétrica residencial, elétrica automotiva, confecção, mecânica básica, mecânica automotiva, manutenção de motos, refrigeração, informática, automação, pneumática e hidráulica.

    O projeto é mais uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela empresa com o Governo do Paraná em 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais.

    Voluntariado

    O projeto Uma Hora para o Futuro incentiva a ação voluntária dos colaboradores da Volkswagen do Brasil com a doação do valor equivalente a uma hora de trabalho por ano em prol de causas sociais. Em 2021, quatro instituições nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) foram beneficiadas pelo projeto que arrecadou mais de R$ 182 mil.

    Além disso, em 2021, a Fundação Grupo Volkswagen realizou a primeira turma-piloto do Programa de Voluntariado Corporativo, que envolveu colaboradores da Volkswagen do Brasil. Os voluntários puderam participar de atividades on-line do projeto Carretas do Conhecimento, compartilhando conhecimentos técnicos e de carreira com jovens e adultos participantes dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Fundação em parceria com o SENAI-SP e SENAI-RJ.

    Investimentos sociais promovidos pela Volkswagen do Brasil em 2021

    WordPress Tables

    ACCELERATE:

    a nova estratégia para
    impulsionar os negócios

    Em 2016, a Volkswagen deu início à sua transformação de longo prazo com a estratégia TRANSFORM 2025+ “Moving People Forward”. Agora, ela se renova e passa a se chamar ACCELERATE. Assim, a Volkswagen quer tornar-se a “marca mais atraente de mobilidade sustentável”

    Ao implementar a estratégia ACCELERATE, a companhia se prepara sistematicamente para as grandes mudanças que acontecerão na indústria automotiva, acelerando em áreas de muita importância no futuro: mobilidade com baixa pegada de carbono, integração do software no veículo e a experiência digital do cliente. Na implementação de novos modelos de negócios baseados em dados, a empresa está procurando atrair novos grupos de clientes e criar fontes de faturamento adicionais.

    Rumo à neutralidade em carbono

    A Volkswagen foi a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris assumindo o compromisso de tornar-se neutra em carbono até 2050. A Marca implementou a estratégia global Way to Zero com o objetivo de descarbonizar seus produtos e processos, para isso prevê investimentos de 14 bilhões de euros nos próximos anos.

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    Investimentos em descarbonização e inovação

    A relevância do etanol e de biocombustíveis com baixa emissão de carbono como solução imediata para a mobilidade sustentável no Brasil esteve na agenda da Volkswagen do Brasil ao longo de 2021. Uma iniciativa complexa que só será possível com uma frente ampla de atores envolvendo governos, universidades e empresariado. Abaixo estão os principais avanços nessa direção.

    Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis no Brasil

    Na América Latina, a estratégia Way to Zero passa pela criação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis e tem o Brasil como sede do projeto.  O centro será responsável por desenvolver soluções tecnológicas baseadas em etanol e outros biocombustíveis para mercados emergentes. Com isso, a empresa busca minimizar as mudanças nas plataformas atuais e reforça a meta global da Marca de se tornar neutra em CO2

    A escolha do país para abrigar o projeto coloca a Volkswagen do Brasil em evidência perante o Grupo, capaz de liderar, desenvolver e exportar soluções tecnológicas a partir do uso da energia limpa como fonte complementar às motorizações elétrica, híbrida e a combustão. Além de constituir uma rede de parcerias que envolve governo, universidades e a agroindústria pensando juntos no futuro da mobilidade em toda a América Latina.

    Segundo estudo publicado pelo World Wildlife Fund Brasil (WWF), os biocombustíveis podem suprir 72% da demanda brasileira de combustível até 2030 apenas pela otimização das pastagens degradadas atualmente, sem competir com a terra necessária para a produção de alimentos. Várias pesquisas estão em andamento para garantir que essa abordagem permaneça sustentável. Hoje, apenas 1,2% do território brasileiro é utilizado para o cultivo de cana-de-açúcar, com 0,8% para produção de etanol (cana e milho). 

    Parceria com Raízen e Shell para a redução das emissões de CO2

    O acordo entre as empresas contempla o desenvolvimento de potenciais novas fórmulas de etanol pela Raízen, Shell e o Centro de P&D de biocombustíveis da Volkswagen no Brasil, visando melhorar ainda mais a eficiência energética. A colaboração também contempla trabalhar na expansão do uso de etanol em mercados internacionais.

    A parceria prevê o fornecimento de biometano  (gás natural renovável) dos parques de bioenergia da Raízen para substituir o uso do gás natural nas fábricas da Volkswagen no Brasil, a partir da utilização de resíduos da cana-de-açúcar e etanol. Isso significa uma redução em mais de 80% das emissões de CO2 se comparado com a alternativa fóssil.

    Também será feito o fornecimento de energia para a rede de concessionárias Volkswagen por meio das usinas de geração solar da Raízen. A marca ainda pretende implementar uma rede de eletropostos de recarga rápidos, que começará pelo Estado de São Paulo e em breve será conectada com as principais cidades do Brasil, para fornecer uma experiência superior aos clientes com veículos elétricos da Volkswagen.

    Pesquisas ligadas ao etanol

    A Volkswagen do Brasil e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) assinaram uma carta de intenção para o desenvolvimento de duas pesquisas relacionadas ao uso do etanol em sistemas de propulsão veicular elétrica e/ou híbrida. Os estudos englobam o reformador de etanol e a célula de combustível a etanol, com baixa emissão de CO2, para utilização no mercado interno e exportação. Eles serão conduzidos pelos pesquisadores do laboratório de biotecnologia e engenharia genética da universidade, com apoio do Centro de Pesquisa & Desenvolvimento de Biocombustíveis da VW no Brasil.

    Protocolo para inovação com o BNDES

    O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Volkswagen do Brasil assinaram, em novembro, um protocolo que prevê mútua cooperação em prol da descarbonização do setor automotivo por meio de articulações com entidades, parcerias e instrumentos de apoio financeiro que intensifiquem o estudo de soluções tecnológicas sustentáveis baseadas no uso de energia limpa. O BNDES destaca o potencial da economia verde para a mobilidade, considerando a expertise do Brasil em biocombustíveis, como uma resposta rápida e efetiva para a eletrificação automotiva, tendo a favor uma agricultura altamente competitiva com infraestrutura de abastecimento por todo país.

    Aporte em fundo ESG

    A Volkswagen Previdência Privada (VWPP), entidade fechada sem fins lucrativos, que administra dois planos previdenciários dos colaboradores das marcas do Grupo Volkswagen (aposentadoria e pecúlio) fez um aporte de R$ 200 milhões em fundo exclusivo ESG com a XP Advisory. A VWPP é uma das primeiras entidades de previdência complementar a criar um fundo com a bandeira ESG. Isso representa uma oportunidade de rentabilidade atrelada a uma ação responsável nos aspectos social e ambiental.  Atuando desde 1984, a VWPP conquistou uma posição de destaque entre as maiores entidades brasileiras de Fundos de Pensão com patrimônio de R$ 3 bilhões. É a 56ª maior entidade do país e hoje conta com aproximadamente 19 mil participantes e 3 mil assistidos.

    Frota sustentável

    Mais de 800 veículos Total Flex que fazem parte da frota da Volkswagen do Brasil serão abastecidos exclusivamente com etanol, biocombustível 80% menos poluente se comparado à gasolina*

    ~1.700 toneladas de CO2 fóssil por ano deixaram de ser emitidas com essa ação.

    Isso equivale à captação de carbono de aproximadamente 11.550 árvores no mesmo período.

    *Comparado a gasolina sem etanol, base norma VW98000, durante a combustão.

    Dívida com metas ESG

    A Volkswagen foi a primeira fabricante de veículos do Brasil a fechar um acordo para captação de uma dívida bancária com compromissos ESG (Ambiental, Social e Governança), chamada Sustainable-Linked Loan (título de dívida sustentável). A operação, realizada com o banco Bradesco, consiste na emissão de títulos de dívida no valor de R$ 500 milhões atrelados a compromissos claros da montadora de aumentar a participação de mulheres na liderança e a redução nas emissões de CO2 de origem fóssil em suas fábricas no prazo de três anos. As metas de equidade de gênero encontram-se logo abaixo, ainda neste capítulo, e a redução de CO2 está detalhada em Nossas Fábricas, atrelada ao Way to Zero.

    A transformação de uma cultura

    As chamadas “cinco batalhas” (5 Must Win Battles) são objetivos alinhados à estratégia da Volkswagen do Brasil e da Região SAM que direcionam todos os programas e iniciativas na jornada de Transformação Cultural da empresa. Nos últimos cinco anos, foram responsáveis por transformações profundas, tanto nas tecnologias quanto no relacionamento com as pessoas.

    A Volkswagen do Brasil mostrou que sabe propor soluções rápidas, criativas e de baixo custo. Criou a maior Ofensiva de Produtos e Inovação da sua história e fez a transformação digital, com processos modernos e enxutos, que hoje são referência para o Grupo VW.

    A diversidade acelerou a Nova Volkswagen, uma empresa cada vez mais humana, inclusiva, justa e que celebra as diferenças. A Volkswagen do Brasil buscou integrar os times (quebra de silos) e novas formas de se comunicar, para ficar mais próxima das pessoas, mesmo distante fisicamente por conta da pandemia.

    5 Must Win Battles – as 5 principais batalhas da Volkswagen do Brasil:

    #1 Transformação Cultural

    Viver e liderar a transformação da VW SAM por meio da Nova Cultura VW, liderança e comunicação.

    As principais conquistas de 2021 foram:

  • Segunda semana da diversidade;
  • Modelo híbrido de trabalho;
  • Três cartilhas de Diversidade & Inclusão, segmentadas por público;
  • Prêmios AB Diversidade (em 3 categorias);
  • Top Employer (pelo 4º ano consecutivo);
  • Semana da Sustentabilidade – GoToZero;
  • Projeto de sustentabilidade 1 hora;
  • Plataforma de aprendizagem VW Learning.
  • #2 Ofensiva de Produtos e Inovação

    Realizar com sucesso os lançamentos e criar produtos e serviços inovadores.

    Estão entre as principais conquistas:

  • Lançamento do VW Taos;
  • Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Biocombustíveis;
  • Parceria com a Raízen e Shell;
  • Parceria com a Unicamp;
  • Calculadora de CO2 “Abasteça Consciente”;
  • Parceria com a Distrito (ecossistema de startups);
  • Apresentação dos veículos elétricos ID.3 e ID.4 ao mercado;
  • Inclusão de novas funcionalidades no Meu VW;
  • Exportação de conhecimento (Nivus/Taigo, VW Play).
  • #3 Processos Eficientes

    Otimizar e simplificar a organização, processos e sistemas.

    Entre as conquistas de 2021 estão:

  • Times multifuncionais para lidar com a crise de insumos;
  • 25 anos com a certificação ISO 9001 (Sistema de Gestão de Qualidade);
  • Implantação da Manutenção Digital na fábrica Anchieta;
  • Marco de 12,5 milhões de motores produzidos em 25 anos da fábrica São Carlos;
  • 200 mil unidades do T-Cross fabricadas em São José dos Pinhais;
  • Implantação da plataforma MQB em Taubaté;
  • Certificação ISO 14001:2015 (do Sistema de Gestão Ambiental) e ISO 50001:2018 (Sistema de Gestão de Energia) no Centro de Peças e Acessórios em Vinhedo.
  • #4 Proximidade com as Pessoas

    Reconectar a Volkswagen aos stakeholders internos e externos.

    As principais conquistas foram:

  • Carretas do Conhecimento (parceria SENAI e Fundação Grupo VW);
  • Hospital Digital Erasto Gartner;
  • Primeira Semana do Cliente, com mais de seis horas de webinar voltados para o cliente;
  • 2º PVEX (Pós-Vendas Experience) on-line;
  • Top of Mind (da Folha de S.Paulo/ Datafolha, pelo 30º ano);
  • Marca Digital do Ano (da Autoesporte).
  • #5 Resultados Sustentáveis

    Melhorar o resultado do negócio por meio do crescimento rentável.

    As principais conquistas de 2021 foram:

  • Ações de redução e otimização de custos para o turnaround;
  • Anúncio de R$ 7 bilhões em investimentos na região para digitalização e novos produtos;
  • Ações de descarbonização, como o Centro de P&D de Biocombustíveis;
  • Parceria VW e BNDES para ações de descarbonização e inovação;
  • VWPP investiu 200 milhões de reais em um fundo ESG.
  • Visão, Valores e Propósito

    (GRI 102-12 e 102-16)

    Princípios internos e externos pautam a atuação do time da Volkswagen do Brasil, com destaque para Visão, Valores e o Propósito da empresa.

    Visão

    Marca mais desejável de mobilidade sustentável.

    Valores

    Unidos, arrojado, orientado ao cliente, eficiente, genuíno e consciente.

    Propósito

    A caminho da mobilidade neutra em carbono para todos.

    Diretrizes e princípios

    Além destes, a empresa assume compromissos internos e externos de integridade, dentre os quais estão:

    Internos

    Código de Conduta do Grupo Volkswagen, com versões para colaboradores e parceiros de negócios, revisado em 2017, com comunicação e capacitações ampliadas em 2019 (saiba mais no capítulo Nossa Imagem); Carta Social da Volkswagen, que discorre sobre os direitos sociais e as relações industriais na companhia; e a Carta Norma, com o objetivo de identificar e analisar eventuais conflitos de interesses entre os colaboradores. Além disso, a empresa conta com a Carta de Relações Laborais (com avanço em pontos importantes e discussões periódicas), que expressa o compromisso da Volkswagen com direitos e princípios de representatividade e sociais.

    Externos

    A empresa é signatária de compromissos como as declarações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as diretrizes e convenções da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção (Empresa Limpa), os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women’s Empowerment Principles – WEPs, na sigla em inglês), iniciativa criada pela ONU Mulheres para promover a igualdade de gênero. É também a primeira fabricante de automóveis a aderir ao Acordo de Paris, com o objetivo de tornar-se climaticamente neutra até 2050. Em 2021, o Grupo Volkswagen voltou a fazer parte do Pacto Global da ONU, maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

    Pacto Global

    Cinco anos após a crise das emissões de diesel, o Pacto Global das Nações Unidas decidiu reintegrar o Grupo Volkswagen. A conclusão bem-sucedida do monitoramento feito pelos EUA e o ambicioso programa de proteção climática desenvolvido pela Marca foram determinantes para a decisão da ONU. Fundado em 2000, o Pacto Global é um apelo às empresas em todo o mundo para que alinhem suas operações e estratégias com os Dez Princípios nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção.

    Estrutura de Governança

    (GRI 102-5, 102-18)

    Sociedade limitada, de capital fechado, a Volkswagen do Brasil é uma subsidiária do Grupo Volkswagen com atuação independente e autônoma da Matriz.

    A Governança Corporativa é liderada pelo Comitê Executivo Volkswagen (Comex) do Brasil e Região SAM, estrutura atualmente formada por 12 membros escolhidos pela Matriz. O grupo se reúne semanalmente, com objetivo de tratar das atividades da empresa e assegurar o alinhamento às estratégias estipuladas para os negócios.

    Além do presidente, participam sete vice-presidentes e quatro diretores, sendo 11 homens e uma mulher. Deste total, 60% são brasileiros.

    A empresa conta, ainda, com um Comitê Executivo para Região SAM, que engloba, além do Brasil e Argentina, outros 27 países da América do Sul, Central e Caribe. O comitê é formado por nove membros, representantes da VW do Brasil e da VW Argentina, e está à frente do processo de regionalização da Marca. Em 2021, a Volkswagen criou a cadeira de Chairman (Presidente) Executivo na região América Latina, com foco em questões estratégicas de negócios na região.

    Composição do Comitê Executivo em 2022

    Volkwagen Região SAM (América do Sul, América Central e Caribe)

    Volkwagen do Brasil

    Pablo Di Si

    Chairman Executivo da Volkswagen na Região América Latina

    Ciro Possobom

    Vice-Presidente de Finanças e Estratégias de TI da Volkswagen Região América do Sul e Chief Operating Officer Brasil

    Thomas Owsianski

    Vice-Presidente de Vendas e Marketing SAM & Presidente e CEO do Grupo VW Argentina

    Miguel Sanches

    Vice-Presidente de Operações da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Luiz Eduardo Alvarez

    Vice-Presidente de Suprimentos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Douglas Pereira

    Vice-Presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Matthias Michniacki

    Vice-Presidente de Desenvolvimento do Produto e Baureihe da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Joern Kuch

    Diretor da Qualidade Assegurada da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Roger Corassa

    Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Volkswagen do Brasil

    Marcelo Quio

    Diretor de Assuntos Jurídicos da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Antonio Megale

    Diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen do Brasil e Região SAM

    Priscilla Cortezze

    Diretora de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Região SAM e Sustentabilidade da Volkswagen do Brasil

    Sustentabilidade ganha destaque em 2021

    A Volkswagen do Brasil implementou a diretoria de Sustentabilidade integrada à diretoria de Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa, com reporte direto ao Chairman da Região e COO Brasil (Chief Operating Officer) para estabelecer uma visão única para os assuntos relacionados à Sustentabilidade na empresa visando fortalecer os fatores ESG (Ambiental, Social e Governança) na estratégia de negócios. A nova área é responsável por coordenar o relacionamento com os principais stakeholders e fóruns externos sobre o tema, apoiar a criação do recém-anunciado Centro de P&D de Biocombustíveis no Brasil e gerenciar as metas do Way to Zero, que prevê a neutralidade em CO2 na empresa até 2050.

    A Fundação Grupo Volkswagen passa a fazer parte da nova estrutura, assim como o comitê de Sustentabilidade/ESG, englobando as áreas de Compras, Finanças, Recursos Humanos, Jurídico, Operações, Relações Governamentais, Sustentabilidade e Vendas e Marketing.

    A troca de experiência e o diálogo amplo sobre a sustentabilidade estiveram entre as primeiras ações realizadas pela área em 2021, como a Semana da Sustentabilidade “Go to Zero”, evento on-line que reuniu, durante cinco dias, quase mil participantes para debater temas de ESG e as iniciativas adotadas pelas fábricas em linha com o programa global da VW Zero Impact Factory, que estabelece e gerencia metas ambientais relacionadas aos processos de produção nas fábricas.

    Responsabilidade Social

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    Responsabilidade Ambiental

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    Nota de rodapé:

    1: Conheça os compromissos ambientais da Volkswagen do Brasil expressos na Política Ambiental e de Energia.

    Fundação Grupo Volkswagen

    Desde 1979, a Fundação Grupo Volkswagen investe em ações de educação e desenvolvimento de comunidades com recursos dos rendimentos de um fundo constituído pela Volkswagen. Atualmente, a Fundação abraça duas causas prioritárias: Mobilidade Urbana & Comunidades Sustentáveis, e Mobilidade Social & Inclusão. Além disso, apoia tecnicamente ações de responsabilidade social de empresas do Grupo Volkswagen no Brasil. Fazem parte da governança da Fundação representantes da Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volkswagen Financial Services.

    Movendo pessoas pelo conhecimento

    Mais de 3 milhões de brasileiros já foram beneficiados pela Fundação Grupo Volkswagen, dos quais mais de 85 mil beneficiários diretos e indiretos somente em 2021. Além disso, mais de 6 mil pessoas foram impactadas por projetos realizados pela Fundação com recursos do Grupo Volkswagen. No ano, os investimentos sociais gerenciados pela organização ultrapassaram R$ 8,5 milhões, entre recursos próprios e das empresas do Grupo.

    Sua participação pode somar esforços para que os projetos da Fundação cheguem ainda mais longe. Clique aqui e saiba como contribuir.

    Mais informações sobre as ações desenvolvidas pela Fundação Grupo Volkswagen podem ser encontradas no Relatório de Atividades da instituição

    Outros investimentos sociais

    Cerca de R$ 2,3 milhões foram aplicados pela Volkswagen do Brasil para impulsionar a transformação digital da saúde no Paraná. A montadora e o governo estadual realizaram em dezembro o lançamento do Projeto “Hospital Digital: Inovação, Aplicação e Prática” no Complexo Erasto Gaertner, referência em Oncologia no país.

    O aporte financeiro possibilitou que o hospital conquistasse o estágio 4 da certificação da Health Information and Management Systems Society (HIMSS), associação internacional que chancela a excelência em desenvolvimento tecnológico hospitalar. Também foram realizadas outras quatro entregas em tecnologia que impactam diretamente na experiência do paciente, na segurança dos processos assistenciais, na redução de custos e na entrega de valor do Erasto Gaertner: a disponibilização de totens de autoatendimento, pulseiras de rastreamento digital, o aplicativo de consulta para os pacientes e um portal de assinaturas e certificação digital.

    Esse apoio, bem como a realização do projeto Carretas do Conhecimento nas cidades paranaenses, executado pela Fundação Grupo Volkswagen, é fruto das contrapartidas do Protocolo de Intenções, firmado entre a Volkswagen do Brasil e o governo do Estado do Paraná em 2013, dentro do programa Paraná Competitivo, que possibilitou investimentos de R$ 2 bilhões destinados ao desenvolvimento e produção do SUV T‑Cross na fábrica de São José dos Pinhais.

    Volkswagen ilumina comunidade do ABC

    Moradores do Pós-balsa, em São Bernardo do Campo (SP), contam agora com 45 postes elétricos sustentáveis abastecidos a partir de energia solar. A ação social, resultado da parceria entre a Volkswagen do Brasil, Fundação Grupo Volkswagen e a ONG Litro de Luz, surgiu com a campanha de lançamento do VW Taos, que enfatizou a tecnologia de iluminação IQ.Light.

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    O projeto tem como objetivo principal levar luz para comunidades carentes por meio de uma solução solar simples, acessível e sustentável. Em todas as etapas, os moradores da região foram envolvidos nas discussões para mapeamento dos locais de maior circulação e necessidade de iluminação. Além da instalação dos postes, que contribuirá com a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento econômico da comunidade, foram produzidos 15 lampiões sustentáveis para ajudar os pescadores que atuam na represa Billings e iniciam a jornada de trabalho na madrugada. Outros 45 postes serão instalados pelo projeto na região em 2022.

    Carretas do Conhecimento Paraná

    Ao longo de 2021, mais de 5.400 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional foram ofertadas pelo projeto Carretas do Conhecimento, realizado pela Volkswagen do Brasil em parceria com o Governo do Paraná, a Fundação Grupo Volkswagen e o Senai-PR. No ano, 98 localidades paranaenses receberam o projeto. As unidades móveis são equipadas com sala de aula, oficinas e toda a infraestrutura necessária para formações profissionais.

    Foram disponibilizadas dez opções de cursos nas áreas de panificação, elétrica residencial, elétrica automotiva, confecção, mecânica básica, mecânica automotiva, manutenção de motos, refrigeração, informática, automação, pneumática e hidráulica.

    O projeto é mais uma das contrapartidas do Protocolo de Intenções firmado pela empresa com o Governo do Paraná em 2013, por meio do Programa Paraná Competitivo, que viabilizou a realização de investimentos na fábrica de São José dos Pinhais.

    Voluntariado

    O projeto Uma Hora para o Futuro incentiva a ação voluntária dos colaboradores da Volkswagen do Brasil com a doação do valor equivalente a uma hora de trabalho por ano em prol de causas sociais. Em 2021, quatro instituições nas cidades de São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP), São Carlos (SP) e São José dos Pinhais (PR) foram beneficiadas pelo projeto que arrecadou mais de R$ 182 mil.

    Além disso, em 2021, a Fundação Grupo Volkswagen realizou a primeira turma-piloto do Programa de Voluntariado Corporativo, que envolveu colaboradores da Volkswagen do Brasil. Os voluntários puderam participar de atividades on-line do projeto Carretas do Conhecimento, compartilhando conhecimentos técnicos e de carreira com jovens e adultos participantes dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Fundação em parceria com o SENAI-SP e SENAI-RJ.

    Investimentos sociais promovidos pela Volkswagen do Brasil em 2021

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