Dez anos no caminho
da sustentabilidade
(GRI 102-14)
Esta edição do Anuário de Sustentabilidade é um marco para a Volkswagen do Brasil. Completamos 10 anos deste importante instrumento público de prestação de contas que registra nossa história de forma transparente. Em uma década, as páginas deste relatório testemunharam a soma de esforços, ideias, trabalho em equipe, inspirações, desejos e muitas conquistas que nos impulsionaram rumo ao que hoje designamos como uma Nova Volkswagen.
Mesmo em um ano desafiador, como foi 2021, avançamos em consonância com as metas do Grupo Volkswagen em neutralidade de carbono. O Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em etanol e outros biocombustíveis. Esse é um ativo que o país ganha e um legado da Marca, que investirá R$ 7 bilhões na América Latina nos próximos cinco anos. Esse aporte fará a expansão dos projetos locais, a começar pelo Polo Track a partir de 2023, abrindo uma nova família de compactos no segmento de entrada. Chamo atenção também para as parcerias com a Shell, Raízen, Unicamp e BNDES. Tudo isso integrado à estratégia Way to Zero, que prevê a neutralidade de carbono até 2050.
A cada dia consolidamos nossa Transformação Cultural. Tenho orgulho da forma como nós trabalhamos a Diversidade & Inclusão, com muitas conquistas e maior conscientização por parte dos nossos colaboradores, concessionários e fornecedores. Acredito que estamos em um ponto muito alto na comunicação com os stakeholders e os 10 anos deste anuário são uma prova disso. Investimos em uma Marca Digital para estarmos mais próximos de nossos clientes. Realizamos a ID. Week, apresentando os modelos 100% elétricos ID.3 e ID.4, e concluímos nossa Ofensiva de Produtos com o lançamento do SUV premium Taos que, ao lado do Nivus e do T-Cross, conquistou a liderança de mercado em SUVs compactos no Brasil e na Argentina. Além disso, criamos a Calculadora Abasteça Consciente, disponível no app Meu VW, para incentivar o uso do etanol (fonte até 80% menos poluente comparada à gasolina) e levamos o VW Sign&Drive, nosso programa de assinatura, para todo o Brasil, só para citar alguns exemplos.
O Anuário de Sustentabilidade 2021 sintetiza nossos esforços no caminho ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês), colocando a Volkswagen do Brasil na vanguarda para a descarbonização e a digitalização dos produtos e processos, sem perder sua principal característica: uma empresa humana. Ao fazermos um balanço dos 10 anos deste anuário identificamos facilmente que essa é a força que nos move e continuará nos movendo por outras muitas décadas.
Celebramos esta edição e compartilhamos com você nossos resultados. Tenha uma prazerosa leitura!
Pablo Di Si
Chairman Executivo da Volkswagen na Região América Latina
Dez anos no caminho
da sustentabilidade
(GRI 102-14)
Esta edição do Anuário de Sustentabilidade é um marco para a Volkswagen do Brasil. Completamos 10 anos deste importante instrumento público de prestação de contas que registra nossa história de forma transparente. Em uma década, as páginas deste relatório testemunharam a soma de esforços, ideias, trabalho em equipe, inspirações, desejos e muitas conquistas que nos impulsionaram rumo ao que hoje designamos como uma Nova Volkswagen.
Mesmo em um ano desafiador, como foi 2021, avançamos em consonância com as metas do Grupo Volkswagen em neutralidade de carbono. O Brasil foi escolhido para sediar o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento em etanol e outros biocombustíveis. Esse é um ativo que o país ganha e um legado da Marca, que investirá R$ 7 bilhões na América Latina nos próximos cinco anos. Esse aporte fará a expansão dos projetos locais, a começar pelo Polo Track a partir de 2023, abrindo uma nova família de compactos no segmento de entrada. Chamo atenção também para as parcerias com a Shell, Raízen, Unicamp e BNDES. Tudo isso integrado à estratégia Way to Zero, que prevê a neutralidade de carbono até 2050.
A cada dia consolidamos nossa Transformação Cultural. Tenho orgulho da forma como nós trabalhamos a Diversidade & Inclusão, com muitas conquistas e maior conscientização por parte dos nossos colaboradores, concessionários e fornecedores. Acredito que estamos em um ponto muito alto na comunicação com os stakeholders e os 10 anos deste anuário são uma prova disso. Investimos em uma Marca Digital para estarmos mais próximos de nossos clientes. Realizamos a ID. Week, apresentando os modelos 100% elétricos ID.3 e ID.4, e concluímos nossa Ofensiva de Produtos com o lançamento do SUV premium Taos que, ao lado do Nivus e do T-Cross, conquistou a liderança de mercado em SUVs compactos no Brasil e na Argentina. Além disso, criamos a Calculadora Abasteça Consciente, disponível no app Meu VW, para incentivar o uso do etanol (fonte até 80% menos poluente comparada à gasolina) e levamos o VW Sign&Drive, nosso programa de assinatura, para todo o Brasil, só para citar alguns exemplos.
O Anuário de Sustentabilidade 2021 sintetiza nossos esforços no caminho ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa, na sigla em inglês), colocando a Volkswagen do Brasil na vanguarda para a descarbonização e a digitalização dos produtos e processos, sem perder sua principal característica: uma empresa humana. Ao fazermos um balanço dos 10 anos deste anuário identificamos facilmente que essa é a força que nos move e continuará nos movendo por outras muitas décadas.
Celebramos esta edição e compartilhamos com você nossos resultados. Tenha uma prazerosa leitura!
Pablo Di Si
Chairman Executivo da Volkswagen na Região América Latina